Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Boa noite,

    tenho uma AP Ubiquiti Air Grid M5 HP em funcionamento. Nela possuo 3 clientes conectados que estão funcionando em perfeita forma. Meu problema é o seguinte:

    Gostaria de conectar uma WOM 5000 nessa minha AP ubiquiti. Já tentei muitas coisas, e nada deu certo. A minha WOM no site survel ele encontra a minha AP, mas não se conecta. Da só sinal de ruído.

    Alguém sabe como me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Mas como está a configuração do Airgrid e do Wom? Está usando canais aceitos no brasil pro Airgrid?
    (Evite o compliance test, coloca o país correto, pois o Wom5000 não tem essa pilantragem de compliance test pra usar 50dBm EIRP em 5180MHz como uns provedores pilantras ou analfabetos usam, o limite legal é bem baixo e o wom5000 não foge desses limites, se colocar o Airgrid em compliance test vai poder configurar em canais não permitidos que o wom nunca vai conectar)

    O WOM tem dupla-polarização e o airgrid polarização simples, se você setar a antena dele pra horizontal e o Airgrid ficar na vertical vai ter sinal bem baixo mesmo.

    E se o Wom5000 escaneia sinal baixo, ele está dentro do angulo do Airgrid?
    Aigrid tem angulo de maior ganho de uns 6º, é uma antena altamente direcional. WOM5000 tem antena mais aberta, acho que mais de 30°, mas pra ter conexão os 2 equiptos precisam estar no angulo de maior ganho do outro.

    Se está escaneando sinal baixo tipo -85 é porque não estão corretamente apontados, o WOM pode ser ajustado porcamente, mas Airgrid virado 3º pro lado já faz o sinal cair.

  3. #3

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Amigo desativa o AirMax no AirGrid!

  4. #4

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas como está a configuração do Airgrid e do Wom? Está usando canais aceitos no brasil pro Airgrid?
    (Evite o compliance test, coloca o país correto, pois o Wom5000 não tem essa pilantragem de compliance test pra usar 50dBm EIRP em 5180MHz como uns provedores pilantras ou analfabetos usam, o limite legal é bem baixo e o wom5000 não foge desses limites, se colocar o Airgrid em compliance test vai poder configurar em canais não permitidos que o wom nunca vai conectar)

    O WOM tem dupla-polarização e o airgrid polarização simples, se você setar a antena dele pra horizontal e o Airgrid ficar na vertical vai ter sinal bem baixo mesmo.

    E se o Wom5000 escaneia sinal baixo, ele está dentro do angulo do Airgrid?
    Aigrid tem angulo de maior ganho de uns 6º, é uma antena altamente direcional. WOM5000 tem antena mais aberta, acho que mais de 30°, mas pra ter conexão os 2 equiptos precisam estar no angulo de maior ganho do outro.

    Se está escaneando sinal baixo tipo -85 é porque não estão corretamente apontados, o WOM pode ser ajustado porcamente, mas Airgrid virado 3º pro lado já faz o sinal cair.
    Bom dia Rubem,

    ambas as antenas estão configuradas para o país Brasil. Tanto a Air Grid e a WOM 5000 estão com a polarização horizontal. A minha Air Grid já está instalada em um poste, mas a WOM 5000 está na bancada, mas fica a menos de 5 metros do poste. Minha WOM consegue captar 3 pontos de sinais, as vezes fica cheio, com 4 pontos.

    Já adicionei o MAC da WAN no meu AP Air Grid e não funcionou. Minha WOM a rede esta em modo de operação Bridge e a Wireless esta em modo Cliente.

  5. #5

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Citação Postado originalmente por RobsonCostta Ver Post
    Amigo desativa o AirMax no AirGrid!
    Já fiz isso também, não conectou do mesmo jeito

  6. #6

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Testa no Airgrid fixar a largura do canal em 20MHz, marcar e desmarcar channel shifting (Marca e aplica, desmarca e aplica), fixar num canal entre 5765 e 5845MHz, sem DFS ativo (Desmarca, ele só é necessario de 5,1 a 5,4GHz).

    Na aba advanced não lembro bem o que tem no Airgrid, mas tem o tipo de noise imunity, se tiver deixa ele em normal, esse tipo de algoritmo de filtragem não devia atrapalhar, mas... um monte de coisa que não devia acaba devendo...

    Bom, que devia conectar, isso devia.
    O WOM não está com iPool ativo? Não lembro o que tem no setup dele que possa impedir conexão.

  7. #7

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Foi tentar fazer isso rubem. Já fiz muitas alterações para testar.

    Mas, o que seria iPool exatamente?

  8. #8

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Kilgara, Boa Tarde!
    Segue o link do vídeo sobre o Protocolo iPoll e nossos canais de suporte técnico.


    http://www.intelbras.com.br/suporte-tecnico

  9. #9

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Vc usa um airgrid como multiponto? Como e?

  10. #10

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Não conhecia esse protocolo iPool. Não uso esse protocolo.

  11. #11

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Citação Postado originalmente por xenyx Ver Post
    Vc usa um airgrid como multiponto? Como e?
    Bom...a Air Grid é uma AP que conecta com 3 clientes. Cada cliente estão em pontos diferentes e se conecta na AP. Estou precisando conectar mais um cliente, que será a WOM 5000. Mas a Intelbras não esta conectando.

  12. #12

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Testa no Airgrid fixar a largura do canal em 20MHz, marcar e desmarcar channel shifting (Marca e aplica, desmarca e aplica), fixar num canal entre 5765 e 5845MHz, sem DFS ativo (Desmarca, ele só é necessario de 5,1 a 5,4GHz).

    Na aba advanced não lembro bem o que tem no Airgrid, mas tem o tipo de noise imunity, se tiver deixa ele em normal, esse tipo de algoritmo de filtragem não devia atrapalhar, mas... um monte de coisa que não devia acaba devendo...

    Bom, que devia conectar, isso devia.
    O WOM não está com iPool ativo? Não lembro o que tem no setup dele que possa impedir conexão.
    Boa noite,

    fiz todas as combinações de testes possíveis, mas nada aconteceu. Minha WOM não conseguiu se conectar com a Air Grid M5. O firmware da minha WOM é 3.3.a. Fiz o teste de ping, tanto na WOM 5000 quanto na Air Grid M5 e ambas dão ping. Porém, não conseguem se conectar. Alguém tem alguma sugestão para me ajudar?

  13. #13

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Alguém poderia me ajudar em relação ao Sensitivity Threshold que existe na aba Advenced da Air Grid M5? O que significa isso? Ainda não consegui entender direito...

  14. #14

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Esse campo é o limiar inferior de sensibilidade.
    Se você colocar ele em -96 ele não vai aceitar sinais menores que -96.
    Se colocar ele em -70 ele não vai aceitar sinais menores que -70.

    Cada datarate tem sua sensibilidade (6,5M tem -96 de sensibilidade, 65M tem sensibilidade de uns -65, isso são 30dB de diferença de sensibilidade!), por isso esse campo pode ser alterado, o usuario devia definir qual o sinal mínimo pro datarate escolhido e setar nesse ponto.
    Mas... quem usa modo automatic não pode, tem que deixar no default em -96, afinal no automatic o datarate precisa variar automaticamente (Mas costuma ir pro maximo e ficar lá, com conexão péssima por falta de sinal).

    Enfim, esse campo só tem utilidade pra PTMP. Seria algo assim:
    Vai trabalhar com MCS5, 6, 14 ou 15? Seta -60
    Vai trabalhar com MCS2, 3, 11 ou 12? Seta -70
    Vai trabalhar com MCS1 ou 9? Seta pra -80

    Mas se deixar no default, que é uns -96, só o que vai acontecer é que cliente com sinal ruim (-81, digamos) vai conectar. Enquanto se setar isso pra -80 esse cliente vai ter conexão barrada (E deve ter! Afinal -80 é sinal baixo, é sinal pra datarate tipo 6,5M, duvido que alguém use datarate desse em PTMP)

  15. #15

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Entendi. Vou fazer uns teste alterando esse valores de data rate e Sensitivity Threshold amanha.

  16. #16

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Abaixo esta as configurações da minha WOM 5000 cliente. O nível de sinal da wireless está -51. Vou ver se eu deixar o Sensitivity Threshold em -50 funciona. Mas, o estranho é que quando a minha WOM fica -51, os leds de sinais dele ficam cheios. Quando minha WOM 5000 fica com -85, minha WOM so fica com 2 leds de sinais acesos. Acho que na WOM quando menor for o nivel de sinal, melhor é. Alterei o Modo IEEE para a/n, a e n na WOM, mas nada aconteceu. Não conseguir conectar com a Air Grid. Tem como alterar o modo IEEE na Air Grid? Ela fica por padrão no a/n Mixed.E não permiti ser alterado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         conf.png
Visualizações:	496
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	57048

  17. #17

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Por isso odeio UBNT, não tem como sair no maldito A/N, quando tem sinal baixo cai pra datarates de A (Tipo 24M) ao invez de usar os de N (19M, por exemplo).

    Esse sinal em -51 ou -54 é até bem alto, com ele poderia usar datarate grande, mas... estão com datarate de 1M, tem algo errado aí (Devia estar nuns 52M pelo menos)

    Mas uns prints das config's do Airgrid (Não do status), e das outras abas de config. da Wom5000.


    Sobre usar o canal de 5680MHz, nessa faixa tem que limitar a potencia EIRP a 27dBm em UBNT (Se a antena tem 12dBi, então tem que limitar a potencia de emissão a 15dBm, que é potencia baixa. E nessa faixa tem que usar DFS ativo. Não é esse seu problema (Não é isso que não está permitindo conexão), mas a lei diz que entre 5,4 e 5,6GHz tem que usar DFS e limitar a potencia a 27dBm, por isso insisto: Use 5725 a 5850MHz, essas frequencias não exigem DFS e podem ter potencia EIRP alta (40dBm). Lei é lei, quem quer viver no brasil tem que seguir isso:
    Faixa Média: (5.4) 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm)
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw (27 dBm), ubiquiti e mikrotik não possuem TPC.
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

    A Intelbras não permite que o equipto trabalhe fora dos parametros legais (Não tem essa pilantragem do Compliance test pra uns espertinhos acharem que resolveram tudo, quando na verdade está apenas poluindo o espectro por bobeira).

    (Alias, 1M não é datarate de N, o menor datarate em N é 6,5M, por isso manda um print das config's do Wom e do Airgrid, tem algo muito errado nessa conexão, o default no UBNT é "Alow multicast data" desativado, mas mesmo com ele ativo nunca tinha visto liberar conexão de 1M)

  18. #18

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Não sei ajuda.
    Tenho BASESTATION AM-5G20-90 com Rocket M5 tenho o mesmo problema wom 5000 não conecta de forma alguma, pensei que o problema de Rocket. substitui e mesmo assim não conecta de forma alguma e tomei a conclusão que é antena pois só não funciona com ela.

  19. #19

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Amanha envio mais prints das configurações das antenas. Agora não tenho acesso a elas. Olhei os diagramas de irradiações da WOM 5000 e da Ubiquiti Air Grid M5. A WOM tem uma largura de feixe grande demais, enquanto que a Air Grid são altamente diretivas. Deve ter desativado DFS da WOM, pois em outros lugares pesquisando, o pessoal deixou desativado e falaram que deu certo.

  20. #20

    Padrão Re: WOM 5000 com Ubiquiti Air Grid M5 HP

    Bom dia,

    mais alguns prints das configurações das antenas.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advancedAirGrid.png
Visualizações:	634
Tamanho: 	50,0 KB
ID:      	57071Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mainAirGrid.png
Visualizações:	388
Tamanho: 	65,1 KB
ID:      	57072Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wirelessAirGrid.png
Visualizações:	438
Tamanho: 	60,7 KB
ID:      	57073
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         intel.png
Visualizações:	358
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	57074Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireIntel.png
Visualizações:	340
Tamanho: 	51,9 KB
ID:      	57075Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireles.png
Visualizações:	392
Tamanho: 	50,3 KB
ID:      	57076