+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Opinão Switch Backbone

    Pessoal, estou migrando o backbone para Gbit e queria opinião dos colegas sobre bons switches Gbit com suporte a Layer3 de preferência 12 ou 24 v e que tb tenham um bom custo beneficio.

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Tudo vai depender do backplane e forwarding que você precisa.

  3. #3

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Deu uma olhada nos EdgeSwitch da UBNT? Me parecem muito interessantes.
    Ótimo produto tenho 2 rodando a algum tempo, no entanto o suporte a L3 é limitado, permite apenas a criação de rotas estáticas e PBR baseados em route-maps, não tendo suporte a protocolos de roteamento dinâmico.

    Seguem o Datasheet e o Admin Guide que já servem para avaliar o produto:

    http://dl.ubnt.com/datasheets/edgemax/EdgeSwitch_DS.pdf

    http://dl.ubnt.com/guides/edgemax/Ed...AdminGuide.pdf

    Dos modelos que temos na rede somente o PowerConnect 6248 da dell que tem suporte pleno a L3 mais o custo não é dos mais baixos, no entanto se conseguir comprar com um BNDES (pelo menos para o core) é um baita equipamento, suporte Staking, alimentação DC redundante, e a configuração dispensa comentários. Pra quem gosta de GUI é completa e intuitiva, já para os fãs da CLI (e conhecedores do IOS) é muito semelhante a um Cisco.

    Temos também alguns HP Gigabit mais não são os mais avançados se limitando ao mesmo patamar do EdgeSwitch.

    A grande vantagem do EdgeSwitch pra nós está sendo a sua implementação em POP's que já tinham pelo menos 2 TOUGHSwitches para alimentar todos os equipamentos por ter mais portas (além de recursos) e ser PoE, além de possibilitar a interligação com fibra direto no Switch não mais necessitando de Conversores de Mídia.

    Agora, OSPF em Switch no seu cenário é mesmo necessário? Eu particularmente tenho somente uma rota estática para o default router usado na VLAN de administração, todos os demais recursos utilizados são L2.

    Duas coisas que a Ubiquiti deveria implementar no EdgeSwitch que existem no TOUGHSwitch é a possibilidade de interromper o fornecimento de energia em determinada porta por alguns segundos (Power Cycle) para reiniciar o equipamento ligado a mesma, não precisando desativar o PoE na porta e reativá-lo, e também o gráfico de consumo instantâneo geral/por porta, essa informação facilita muito uma leitura em real time do tráfego em determinado POP ou porta (equipamento).

  4. #4

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Duas coisas que a Ubiquiti deveria implementar no EdgeSwitch que existem no TOUGHSwitch é a possibilidade de interromper o fornecimento de energia em determinada porta por alguns segundos (Power Cycle) para reiniciar o equipamento ligado a mesma, não precisando desativar o PoE na porta e reativá-lo, e também o gráfico de consumo instantâneo geral/por porta, essa informação facilita muito uma leitura em real time do tráfego em determinado POP ou porta (equipamento).
    Isso tem no TSW

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sw.JPG
Visualizações:	302
Tamanho: 	78,9 KB
ID:      	57428

  5. #5

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Datacom Série DM4000
    Extreme
    Cisco

  6. #6

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por Vicctor Ver Post
    Isso tem no TSW

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sw.JPG
Visualizações:	302
Tamanho: 	78,9 KB
ID:      	57428

    Sim, sim. Tenho vários TS-8 na rede, inclusive submeti uma requisição no fórum da Ubiquiti pedindo os gráficos da tela inicial. O Power Cycle um outro usuário tinha pedido 17 horas antes rsrs.

  7. #7

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Datacom Série DM4000
    Extreme
    Cisco
    Qual o valor aproximado deste DataCom, e quais os modelos de Cisco e Extreme? Por que acho que o PowerConnect ainda sai mais barato. Caro por caro tem os Switches da Juniper tmb, muito bons!

  8. #8

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    @marcioelias;
    Eu nunca usei eles..
    Só tenho DM3000.

    Mas acompanho listas onde grandes empresas fazem parte e usam bastante o Extreme.
    Gostam do Datacom também.
    Parece que o Extreme tem um protocolo de redundância melhor.. mas o Datacom tem GUI.
    Eles não são baratos.
    Na verdade nenhum Switch L3 decente será.
    Mas analisando melhor não sei se seria a melhor opção para o colega que iniciou o tópico.
    O powerconnect foi citado na lista que comentei, mas pelo que dizem ele é mais "office" não é ruim, mas não é um equipamento TOP para esse segmento de backbone redundante L2.. etc..

    Talvez para o que ele queira, até as CCR1036 sirvam, ou até mesmo as CCR1009.
    Aqui fechamos anel com 1009... nada a reclamar.
    Mas uso ela puramente L2.

    Agora, se quer fazer um backbone em L3 com MPLS.. já não sei se as 1009 dariam conta de tudo.
    @jodrix;
    Descreve seu cenário para podermos te ajudar melhor.

    Att.

  9. #9

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Agora, OSPF em Switch no seu cenário é mesmo necessário? Eu particularmente tenho somente uma rota estática para o default router usado na VLAN de administração, todos os demais recursos utilizados são L2.
    Marcio sim é necessário, pois no final quero uma L2 cercada de L3, portanto vou usar OSPF, MPLS, iBGP e VRF(OBS: estou em processo de migração).

    klabundee a Topologia final ficaria +- assim, tem alguns detalhes que ainda tenho que analisar...


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia Final.jpg
Visualizações:	291
Tamanho: 	150,3 KB
ID:      	57448

    OBS: o Backbone em anel ficaria entre os PE´s.

    Ja estive pensando nas CCR´S problema é rodar os IBGPs, pelo que sei so funcionam em pleno vapor (Todos os núcleos) se for PPC RB1100AH

    Sugestões são bem vindas ...

  10. #10

    Padrão Re: Opinão Switch Backbone

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Marcio sim é necessário, pois no final quero uma L2 cercada de L3, portanto vou usar OSPF, MPLS, iBGP e VRF(OBS: estou em processo de migração).

    klabundee a Topologia final ficaria +- assim, tem alguns detalhes que ainda tenho que analisar...




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Topologia Final.jpg
Visualizações:	291
Tamanho: 	150,3 KB
ID:      	57448

    OBS: o Backbone em anel ficaria entre os PE´s.

    Ja estive pensando nas CCR´S problema é rodar os IBGPs, pelo que sei so funcionam em pleno vapor (Todos os núcleos) se for PPC RB1100AH

    Sugestões são bem vindas ...
    É, o único equipamento mais em conta com suporte a tudo isso é Mikrotik. Não estamos usando MPLS na rede ainda justamente pela deficiência em equipamentos mais acessíveis com suporte a este protocolo que não sejam Mikrotik.

    No fórum da Ubiquiti o feature request que trata de MPLS para EdgeRouter está recebendo muitos "Kudos" espero que eles olhem por nós, por que em matéria de router, achei muito mais interessante, porém limitado neste quesito. Switch também, o EdgeSwitch é um baita equipamento, falta implementações mais robustas em roteamento.