Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. A intenção seria colocar o equipto num rack acessível da rua?

Se for isso, podia usar conversor de fibra e levar fibra desse rack até o alto, com um cabo PP 2,5mm levando DC.
    Porque fibra? Pra diminuir a queima de ethernet em caso de raio por perto (Não tem cabo longo pra induzir alta tensão)

Se usar ethernet, seria só colocar protetor ethernet no alto e em baixo. Nessas horas RB classica ainda é uma boa, 4 cartões R52HN numa RB435AH resolve muita coisa e usa só 1 cabo ethernet, põe um protetor de surto no alto (Na porta da RB) e outro em baixo dentro do rack e tá tudo resolvido).

Mas você tem tantas queimas? Tenho RB433 e 600 ligadas 24x7 desde 2010 sem manutenção, tem para-raios meia-boca em cima, descendo por fio isolado da torre, em aterramento meia-boca e isso tem evitado queimas de lan. Noutra torre fiquei uns 3 anos sem para-raios (Uma aste de aço pontuda do alto, nada especial, cordoalha de aço desdendo isolada, isolador barato de ceramica, em meia-duzia de aste barata de cobre) e aí sim tive varias queimas, agora coloquei 1 aste aterrando cada esticador da torre, e protetor de surto nas portas ethernet (Um em cada lado dos cabos) e resolveu essa temporada de chuvas (As queimas são entre setembro e novembro). Ainda acho mais seguro ter para-raios, mas... um aterramento meia-boca e protetor ethernet já ajuda muito por aqui.

E a meu ver um grande problema é descer cabo ethernet de torre. Em repetição sem isso fiquei 4 anos sem sequer precisar reiniciar, com RB ligada em cartão em PTP e em setorial, RB do lado das antenas, do lado da fonte, só subindo cabo DC, os únicos problemas que tive foi fonte com capacitor estufado, mas isso é simples de resolver, é só planejar a troca, capacitor estufa por tempo e calor, por precaução troca a cada 20 meses e troca os capacitores da fonte, deixa ela na reserva com capacitores novos (Mas bons, tipo Rubycon, baratinhos no Ebay) e assim vai trocando, de modo que a cada 20 meses tenha fonte com capacitores Rubycon 0Km. Medo de descarga via rede eletrica e está usando a rede eletrica de quem aluga o local? Instala pra pessoa um DPS no disjuntor de casa, custa meio caro mas depois que você explicar pra pessoa que aquilo protege a rede eletrica inteira e não só seu equipto o locador vai ficar muito feliz.

A princípio as CPE's e soluções tipo Rocket são um ODU, já são feitas pra ficar lá no alto, alimentadas via POE, com o gerenciamento e fonte POE em baixo, se o problema é via cabo é só colocar protetor de surto ethernet, o brasil tem mais raios que outros lugares mas aqui parece que isso é menos usado, devia ser é MAIS usado, toda CPE domestica devia ter.
    (Eu precisei ter ethernet de notebook queimada pra "aprender" o valor de um protetor de R$ 30)

2. Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Já pensei em tudo pra não ter equipamentos em cima ou algo pra facilitar a manutenção (ate em elevador pra torre), mas a solução definitiva que encontrei pra isso foi em pontos críticos sempre deixar equipamentos de backup, deixo o ptp montado e funcionando e em alguns casos até deixo desligado da régua POE!

Com isso você tem o tempo necessário para a manutenção.

Mas groove e rbmetal facilita e muito ma manutenção as rb433 tão ficando pra trás, cartão, pigtails e cabos as vezes da muito trabalho!

Agora sem subir em torre só se for atender na fibra, mas dai terá os postes!
    Rb ainda tem o seu espaço pega uma rb 435g que nem o rubens falou vc faz um bonding nela mesmo, com 2 cartoes, pode criar duas rede uma em cada cartao ela e bem flexivel. Da trabalho mais se vc deixar tudo certinho o unico trabalho e de trocar um cartao ou ela mesma e não trocar tudo. esses dias troquei um ponto a ponto simples entres argrid de 27 por 2 rb433 cartao n com duas grades de 27 dbi hyperlink passou bem mais de banda que as argrid

Esse protetor aqui parece bom Rubens http://produto.mercadolivre.com.br/M...etrico-lan-_JM pena que e 10/100 diferente do da ubiquiti que e 10/100/1000 mais esse do link e da lcon ta bem mais barato que comprar o da ubnt por aqui pois tão pedindo 70 reais se der para comprar no py sai bem mais em conta 13 dolares

3. Protetor gigabit deVIA ser até mais barato, já que usa componentes mais baratos (8 diodos saem mais em conta que um 2 varistor pro POE). Eu montei os meus seguindo o esquema da L-com ( http://www.l-com.com/images/lightnin...-data-line.gif ) mas sem centelhadores (Não achei de 3 terminais).

Isso é circuito tão simples que não sei como não tem 20 fabricantes vendendo no brasil por R$ 15 ou 20, isso tem custo de produção extremamente baixo. Tem que dar uma pressionada pra fabricantes tipo Intelbras, Greatek, ProEletronic e Aquario, afinal eles DIZEM que fabricam de tudo, mas parece que só importam projeto chines, se um chines não oferecer o projeto pronto parece que eles tem medinho de fabricar isso, e só temos no mercado os extorsivos Clamper de R$ 70.

4. Algumas foto do da ubnt comprei uns 5 e achei muito caro 70 reais se eu precisar demais vou buscar no py

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG00080.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	166,7 KB
ID:      	57402Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG00082.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	170,1 KB
ID:      	57403Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG00083.jpg
Visualizações:	211
Tamanho: 	163,9 KB
ID:      	57404Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG00086.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	159,5 KB
ID:      	57405Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG00084.jpg
Visualizações:	364
Tamanho: 	184,4 KB
ID:      	57406

5. Vê-se que a Ubiquiti também não achou centelhadores duplos e está usando simples :-)

Me decepcionei, achei que a UBNT usaria uma ponte retificadora além dos centelhadores, como todo mundo usa.

Com centelhador duplo seria só fazer isso:
    http://www.faqs.org/patents/img/20110235229_09.png
    Mas como tá difícil achar eles no mercado, ao invez de 4 duplos precisa 8 simples.

Mas ainda confio mais no projetor da L-com, com a ponte retificadora com diodo zener de 10V toda descarga superior a 10V induzida nos fios é dissipada, sem queimar lan.

(O problema nem é o custo inicial de R$ 70 (Se usar os de R$ 70), mas sim o reparo quando tiver descarga. Por mais simples que seja manusear um soldador poucas eletronicas ou "técnicos" sabem o que é um centelhador e tem em estoque, aí você mesmo precisa ter o componente, eo caso dos SMD usados pela UBNT, só ví a venda até hoje (Mesmo no Ebay) os de 75V, e... 75V é demais pra ethernet! Eu já usei varistor de 30V como proteção e ele RACHOU (Ou seja, teve mais de 30V e por tempo razoavel, senão não racharia), nessas horas dou mais crédito pra solução da L-com e quase todos os outros fabricantes com ponte retificadora e diodo. Ou então você inutiliza o protetor (Ou o par, dependendo da descarga) por falta de conseguir reparar, afinal se a descarga existe isso vai dissipar ela, ao invez de queimar lan vai queimar o protetor, então o protetor tem que ser barato ou ser consertável)

Tópicos Similares

1. Como fazer cabo serial da RB SXT...
    Por dmnetcatende no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 13-01-2015, 21:45
  2. Problema com RB Metal 2.4
    Por weslly21 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 04-06-2013, 18:14
  3. Problemas com cabos RGC213 e RGC58
    Por andreseabra no fórum Redes
    Respostas: 5