Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Nao aceita, mas mesmo sem o ipool funcionando gostei dele.

  2. #22

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    valew...

  3. #23

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Eu sou novato em redes estou o won 5000 até agora não tenho que reclamar apenas tiver um dor de cabeça no won de 14 dbi.

  4. #24

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    vc fala da wom mimo? que problema vc teve?

  5. #25

    Padrão

    Estava fuçando sobre o WOM no site da intelbras e...
    20/02/2015 VERSÃO 5.0-BETA
    Novidades:
    * Modo cliente (auto TDMA) compatível com o protocolo da linha WISP+

    Melhorias:
    * Apelidos de IP (WAN em PPPOE)
    * Exibição do valor da MTU em todos os modos da WAN

    Correções:
    * WOM não reinicializa após atualização de firmware
    * Conexão com Cliente WDS ativo em um Mikrotik como AP + WDS
    * Autenticação WPA/WPA2 (Enterprise) com erro no modo cliente bridge
    Vou testar agora mesmo!

  6. #26

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Ja estou testando, WOM 5000 com iPoll em modo cliente e usando VLAN!

  7. #27

    Padrão

    Testei em bancada e tá legal...
    Estável pelo menos. Não travou (ainda) e praticamente não perde mais pacote.
    Robson, como está o seu teste?

    Amanhã vou mandar um won mimo pra testar em uma base que já roda iPoll pra ver como se comporta.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    vc fala da wom mimo? que problema vc teve?
    Fez o teste em Bancada com dois wom para um ptp de 2,5km com visada 100%, quando coloquei amplos nos lugares não deu sinal quando deu foi -84 e não conectou , deixei para o outro dia quando cheguei o sinal tava -75.
    Lembrado nesse lugar e em região rural não tem interferência de outras redes.

  9. #29

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    Jonas vc ta falando da WOM 5000 Mimo?
    Boa tarde, estou falando do SISO. Tenho algumas unidades em produçao ainda que nao tive tempo "$$$" kkk pra trocar pro sxt ou airgrid.

    Meu maior problema foi ccq, terrivel por sinal. Ele conecta 100% mas com passar dos dias ele começa a dar umas quedas a 40 a 60% e do nada sobe pra 100% dinovo, isso estava matando um rocket meu e me fez perder 1 SEMANA subindo e descendo uma torre de 60mts, trocando cabos,fonte,patch panel,radio,pig tail.

    Até que resolvi bloqueando todos do painel e fui liberando um a um até achar a zica. Instalei uma wom NOVA e problema continuo.

    Retirei e instalei uma sxt, nunca mais voltei la.

    Distancia da torre 900mts, visada 1000% sinal -60. Outra coisa que acho pessimo nelas é sinal, enquanto ubnt eu consigo uma snr de 30 a 35 no mesmo ponto com wom nao consigo nada acima de 25 alem de variar muito mesmo.

  10. #30

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Pra ilustra melhor, ele esta a 900mts do pop visada 200% e mesmo assim fico esse sinal lixo de -69 e olha o ccq, conforme vc vai atualizando a pg ele fica alternando entre 100% e 20%
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wom lixo.jpg
Visualizações:	248
Tamanho: 	53,9 KB
ID:      	57514

  11. #31

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Realmente amigo, está ruim mesmo. Eu consegui uma para testar também. Meu ap é uma NanostationM5, associei nela com a WOM 5000 SISO, distancia de 1km, sinal ficou em -79, link muito instável. Tirei e coloquei uma SXT e ficou sinal em -70 e súper estável. Porém eu gostaria de saber se alguém está utilizando a WOM 5000 mimo associada a um painél da intelbras.... Aí sim seria a prova ideal para não ter desculpas para a intelbras.

  12. #32

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Pois é parceiro ai esta recebendo de uma basestation 20dbi 90° c/ rocket m5, na mesma rua tenho sxt e nano loco sinal entre -57 e -60 ccq 100%

  13. #33
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    É verdade... a nova versão do FW 5.0-BETA tem compatibilidade TDMA com as bases APC 5M e 5M-90... Testando...

    J.C.

  14. #34
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Testando em um enlace de 700 metros. WOM 5000 mimo + WOM 5000 (os dois atualizados com o firmware versão 5.0-beta)

    Uptime: 02 dias
    Situação: Estável
    Throughput: 20 mbps

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         download.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	155,3 KB
ID:      	57548

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Testando em um enlace de 700 metros. WOM 5000 mimo + WOM 5000 (os dois atualizados com o firmware versão 5.0-beta)

    Uptime: 02 dias
    Situação: Estável
    Throughput: 20 mbps

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         download.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	155,3 KB
ID:      	57548

    Como ficou o nivel de sinal e CCQ?

  16. #36
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Encontrei o texto abaixo em meu arquivo e acho que cabe compartilhar, pois foram as grandes questões que enfrentei quando comecei a usar Intelbras na minha rede... Espero que ajude...

    J.C.

    "Para quemestá com dúvidas nas configurações da CPE WOM 5000 e também quer melhorar osinal do rádio. Segue abaixo, algumas dicas que irão ajudá-los.


    Por que o nível de sinalrecebido no WOM é bem menor se comparado ao NanoLoco?

    Em versõesantigas do WOM 5000, existia um erro de exibição do sinal recebido. A partir daversão 2.0 este problema foi corrigido.
    Porém, existeainda mais um motivo da diferença de sinal: Data Rate / Modulação. Quanto menoro datarate, maior a potência do sinal transmitido pelo equipamento. Estadiferença de potência pode chegar a mais de 5 dBm (dependendo do equipamentoutilizado) entre o maior (MCS7) e menor (MCS0) datarate.
    Osequipamentos da UBNT exibem a informação de sinal de acordo com o menordatarate, ao passo que o WOM 5000 em versões de firmware anteriores a 2.2,exibe o nível de sinal conforme a modulação real utilizada. A partir da versão2.2, o WOM 5000 utiliza a mesma técnica da UBNT.

    Por que onível de sinal recebido no meu AP é menor se comparado ao NanoLoco?
    O WOM 5000sai configurado de fábrica seguindo as normas da ANATEL (country code =Brasil). Desta forma, existem as restrições de potência de irradiação de acordocom o canal de operação do equipamento. O WOM 5000 irá alterar a potência detransmissão, em tempo real, de acordo com a norma.
    Trocar o paíspara “Compliance Test” fará com que o equipamento opere sem restrições. Estaprática é contra as normas da ANATEL e o usuário do equipamento assume totalresponsabilidade sobre seu funcionamento.

    Por que ao configurar oWOM 5000 como AP, os clientes demoram para conectar?

    O DFS(Seleção Dinâmica de Frequência) é um dos requisitos mandatórios da ANATEL paraoperação na faixa de canais que vão do 5470 ao 5725 MHz. Basicamente o DFSserve para evitar interferência com sinais de radar que operam nesta faixa decanais. Se seu equipamento está configurado nesta faixa, ele poderá levaralguns minutos para iniciar a operação normal, pois ele deverá fazer umavarredura especial em todos os canais desta faixa de frequência antes deiniciar qualquer transmissão.

    Por que meuWOM 5000 não se conecta no meu AP quando oculto o SSID?
    Mesmaresposta anterior. O cliente não poderá transmitir nenhuma informação dentrodesta faixa de canais. Portanto, o cliente ficará esperando o quadro BEACON(quadro de gerenciamento que contém diversas informações do AP) contendo o SSIDdesejado para associação.
    Ao ocultar oSSID, o BEACON vindo do AP não possui esta informação. Na faixa de canais ondeo DFS não é mandatório, o cliente age de forma ativa, enviando um quadroespecial requisitando informações do AP com o SSID desejado.

    O que é ecomo funciona o controle de piso de ruído?
    O controle depiso de ruído é um mecanismo que atua na eliminação de interferência. Atravésdesta técnica, é possível fazer com que o equipamento opere com maisestabilidade em ambientes com muita interferência. Para uma explicação maisamigável, acesse este LINK
    O querealmente importa para o equipamento, é a relação sinal/ruído (SNR). Este valordeve estar idealmente no mínimo em 15 dB (em distâncias de até 10Km).
    Quando o WOMestá configurado como cliente, somente o sinal que vem do AP deve serconsiderado. Logo, podemos configurar o piso de ruído de forma automática,deixando seu valor entre 15-20 dB.
    Já em modo APcom mais de 1 cliente associado, temos diferentes níveis de sinal vindo dosclientes. Neste caso, para melhorar a performance, o ideal é configurar o pisode ruído manualmente de acordo com o cliente que tem o PIOR sinal (recebidopelo AP), deixando a margem de 15-20 dB de SNR. Exemplo: Se o sinal do piorcliente conectado no WOM é -60 dBm, podemos ajustar o nível do piso de ruídopara -75 dBm.
    Todos ossinais que estiverem abaixo ou próximo do piso de ruído serão ignorados.Portanto, se você configurar o piso de ruído para -60 dBm, todos os clientesque tiverem um sinal em torno de -60 dBm não conseguirão se comunicar com seuAP.
    Para verificar a eficiência desta técnica, consulte nossos testes práticosneste LINK


    Como habilitoping na WAN do WOM 5000?
    Acesse a aba“Firewall” e marque a opção: “Ativa ping na WAN”.

    O que é ocampo distância do enlace? Devo mudar o valor deste campo?
    Este campo éresponsável pelo ajuste do ACK timeout, utilizado para otimizar a performancede enlaces outdoor. Se a distância do seu enlace é de até 5 Km, você podedeixar no valor padrão ou fazer um ajuste mais fino, colocando este valorpróximo da distância real do enlace. Se colocar um valor abaixo da distânciareal, terá grande perda de performance e muitas retransmissões de pacotes. Secolocar muito acima, poderá ter uma pequena perda de performance, mas nada tãoimpactante quanto colocar um valor abaixo da distância real.

    Esperamos queapós estes esclarecimentos, todos possam desfrutar do melhor que o rádio tem aoferecer.
    Att,
    SuporteIntelbras."

  17. #37
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Nível de sinal -> -55 dBm
    Nível de Ruído -> -90 dBm
    SNR -> 35 dB
    CCQ -> 100%

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nivel_de_sinal.jpg
Visualizações:	384
Tamanho: 	64,0 KB
ID:      	57552

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         client.jpg
Visualizações:	361
Tamanho: 	69,0 KB
ID:      	57551

  18. #38

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Blz... valew pessoal pels informações...

  19. #39

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    Eu estou usando aqui a WOM 5000 SISO associada a uma nanostationM5 há 2km de distancia. Sinal em -85 e canal 5900. Funciona muito bem e está passando 6megas down e 2.5 de up. Do nada começa a perder pacotes que chega a ficar com CCQ em 0%, mas também para esse nivel de sinal é querer demais...
    Vou continuar testando...

  20. #40
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Wom 5000 mimo 2015 - experiências

    fredericoafd,

    tráfego na wom 5000 siso

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	287
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	57662