+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Comunicaçao dois radios Nano Station loco M5

    Fiz o enlace de dois rádios 1 Nano station loco M5 5ghz 13dbi(servidor) / 2 Nano station loco M5 2.4ghz 13dbi(client), distancia de 2,6 km com visada. Os pings estão entre 5~20 mas a internet esta muito lenta. qual seria o problema, a distancia ou configuração?

  2. #2

    Padrão Re: Comunicaçao dois radios Nano Station loco M5

    (Detalhe bobo, M5 não pode ser 2,4GHz)

    Mas qual o datarate usado? Coloca fixo em MCS9 (Desmarcando caixa automatic), coloca a potencia fixa nuns 24dBm, coloca o canal fixo, na aba advanced coloca a distancia em uns 3 ou 3,5Km (Desmarcando a caixa automatic).

    No modo automatico (TX Rate com a caixa automatic marcada) a tendência é o equipto usar o maior datarate possível, tipo MCS14 ou MCS15, mas quando tem sinal insuficiente ocorrem muitas perdas antes do software reduzir o datarate pra um valor menor e que tenha sinal suficiente, ocorre de ele ficar idiotamente insistindo em MCS12 mas tem CCQ de 80%, enquanto reduzindo pra MCS9 ou 10 poderia ter 98% de CCQ.
    (Veja os sinais, na aba status mostra o CCQ e nível de sinal, o nível de sinal não pode ser baixo, wifi precisa muito sinal no clima tropical do brasil)

    2,6Km acho muita distancia pra uma CPE domestica, nem a linha mais cara (Low cost, baixo custo, é a linha mais comum, tem Nanostation M5 que é mais parudo, toda a etapa de RF é melhor, o ganho da antena é maior) acho que não te daria uma conexão boa nessa distancia, bom mesmo é antena direcional nessa distancia (Tipo Airgrid, NanoBridge ou NanoBeam).

    Veja sempre uns 15 a 20dB acima da sensibilidade pra usar cada datarate (MAX TX Rate) do datasheet:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf
    MCS9 tem sensibilidade de -93, eu usaria com sinal então de uns -73 a -77 (15 a 20dB de signal margin, usa algo proximo ao SNR, se há discussão sobre numeros exatos pra SNR mínimo, imagina pra signal margin acima da sensibilidade!)

    E por fim, veja se tem zona de fresnel limpa mesmo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_Fresnel
    Imagina um tunel limpo indo da CPE A até a CPE B, pra uns 2,5Km de distancia a zona de fresnel (diametro do tunel que deve estar limpo) é de uns 4m. Coisa tipo arvore, rede de alta tensão ou telhado de zinco na zona de fresnel atrapalha MUITO.