+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Pessoal,

    Preciso de uma orientação na aquisição de um equipamento que atenda as minhas necessidades.

    Enfim... vamos ao cenário:

    Na casa do meu pai tem um link de internet de 8MB, eu estou a 150 metros da casa dele, onde tenho visada tudo tranquilo.

    Então sem conhecimento nenhum eu comprei um CPE da Sky Range para fazer esse enlace e linkar a minha casa com a casa do meu pai, somente para usar da internet.

    A configuração até que foi tranquilo, mas os problemas começaram a partir da instalação externa desse equipamento.

    Pra começar a fonte PoE tem um limite de 15 metros para o cabo de rede, isso limitou demais a minha instalação, mas consegui fazer.

    Depois de tudo configurado e funcionando eu tive vários problemas com travamento do equipamento onde eu tinha que reinicia-lo quase de diariamente.

    Depois de um ano mais o menos eu tive uma perda significante na transmissão de dados. No inicio eu estava conseguindo transmitir os 8MB Full, depois caiu pela metade, hoje minha taxa de download não passa de 5MB.

    Achei que poderia ser um problema na firmware do equipamento, mas no site do fabricante o Sky Range foi descontinuado. Instalei um firmware da ApRouter os problemas com o travamento pararam, mas o problema com a transmissão de dados não, continuo não atingindo os 8MB

    Já tentei todo tipo de configuração possível. Mudando o canal, potência, tipo de transmissão e nada. Acredito de deva ser mesmo um problema de Hardware no equipamento.


    Agora eu queria a ajuda de vocês para me indicar qual equipamento eu devo comprar que atenderá as minhas necessidades de acordo com o cenário descrito acima.

    - As duas casas estão a 150 metros de distancia uma da outra
    - Tenho visada
    - Preciso transmitir 8MB de internet
    - Preciso necessariamente usar uma fonte PoE, pois não tenho como levar energia até a parte externa da casa.


    Conto com a ajuda de vocês!

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Fonte POE funciona com mais de 15m de cabo, geralmente até 30m, mas tem que caprichar na crimpagem, usar padrão tia568a ( https://www.google.com.br/search?q=tia568a ), usar plug RJ45 bom e cabos bons.

    Sobre essas SkyRange, são umas nhacas antigas, com chipset RTL8186 de 2003, não dá pra conseguir mais que uns 15-16Mbps com elas.

    Teria que colocar em modo somente G, no datarate de 36M, colocar ack-timeout em uns 90uS, potencia nuns 50%, senha WPA2-AES, que dá pra conseguir mais de 8Mbps dá, mas essas nhacas velhas são instaveis, travam muito mesmo (Todo roteador ou CPE com chipset RTL8186 travam demais pro meu gosto), por isso citei usar potencia em 50% e datarate bem abaixo do limite, pra não esquentar tanto o coitado do chipset.

    Mas pra 20 ou 30m de cabo POE seria bom usar fonte POE de 12V, e não aquela fonte POE original da GTS de 10,5V. Essa nhaca funciona com 12V sem problemas, usei varias dessas CPE's com fonte 12V sem problemas.

    Além de visada, cuida com ruído ou reflexo, tem que colocar a CPE ACIMA das coisas, não do lado de parede, ou acima de telhado de zinco, e além de visada precisa zona de fresnel, um tunel de uns 2m sem obstaculos (Por isso tem que colocar CPE em mastro acima da casa, não na lateral, nem simplesmente "deixar" em cima do telhado, precisa ficar pelo menos 1,5m acima do telhado pra ter throughput decente).

    "Como conseguir 8Mbps de trafego" com essas CPE's velhas é fácil, mas conseguir usar elas com alto trafego um dia todo sem travamento é um desafio e tanto.

  3. #3

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Pensei nessa cpe
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tl-wa7210n-_JM
    Mas nesse preço aí é melhor comprar um nanostation loco 2.4.

  4. #4

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Esta Sky Range é muito ruim.... Temos algumas lacradas na caixa. Não vale nem o trabalho de abrir a embalagem.

    Além disso, voce quer passar 8MB. Em 2.4 não vai conseguir isso na maior parte do tempo. Mesmo fixando o data rates em 54mbps que teoricamente daria mais througput a prática mostra ser diferente. O @rubem tem explicado isso em diversos tópicos.

    A 7210 da TP-link que foi citada, tem mais chance pois trabalha em N. Mas aqueles 150mbps é só rótulo. Na prática também não tem como atingir isso. Só que acho o firmware da TP-link muito limitado. Por exemplo não deu para fixar o data rates em valores menores. Fica no default.

  5. #5

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Muito obrigado pessoal,

    Realmente essa CPE da Sky Range é de péssima qualidade. Mas como eu não tinha experiência nenhima, a primeia que eu vi, eu comprei.

    Mas como não pretendo cometer esse erro novamente, pesquisei e cheguei até esse fórum.

    Hoje eu já desisti desse equipamento que tenho instalado aqui, nem fico mais esquentando a cabeça. Vou tentam seguir as dicas que vocês me passaram, mas sem esperanças que de certo.

    Enfim... Agora preciso da ajuda de vocês pra me indicarem qual equipamento comprar e substituir esse que tenho aqui.

    Pelo que vi aqui no forum o mais usado são esses NanoStation da Loco.

    Esses seriam indicados para o meu caso? Posso comprar dois modelos iguais e configurar um como AP e outro como client? Ou preciso comprar um modelo para cada função ?

    Qual seria o melhor o M5 ou o M2?

    Mais uma bem vez obrigado pessoal!

  6. #6

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Qual seria o melhor o M5 ou o M2?

    M5

  7. #7

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Mas a M2 é bem inferior? Pois a diferença de preço é considerável...

  8. #8

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Amigo compra 2 Nanos M5 ou 2 AirGrid M5 e resolve de uma vez teus problemas. Muito melhor que ficar experimentando um e outro. Tenho mais de 10 clientes pendurados em 1 Nano M5 passando mais de 10MB e nunca tive problemas com travamento ou througput baixo.

  9. #9

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Citação Postado originalmente por joceliomarques Ver Post
    Amigo compra 2 Nanos M5 ou 2 AirGrid M5 e resolve de uma vez teus problemas. Muito melhor que ficar experimentando um e outro. Tenho mais de 10 clientes pendurados em 1 Nano M5 passando mais de 10MB e nunca tive problemas com travamento ou througput baixo.
    O barato acaba caro, compra 2 nanolocom5 e seja feliz por 8 anos

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xenyx Ver Post
    O barato acaba caro, compra 2 nanolocom5 e seja feliz por 8 anos

    Vou acabar fazendo isso mesmo viu!!!


    Então eu posso comprar dois M5 e um eu configuro com AP e outro como Client?

    Vocês podem me indicar algum lugar aqui em SP pra eu comprar?

    Obrigado!

  11. #11

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Citação Postado originalmente por caadusouza Ver Post
    Mas a M2 é bem inferior? Pois a diferença de preço é considerável...
    Não é o caso de ser inferior. São os mesmos rádios. Só que um trabalha na frequencia de 2.4 (M2) e o outro na frequencia de 5.x(M5)
    Nesta última faixa vai passar mais banda, pois é uma característica desta frequencia.

  12. #12

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Pessoal,


    Comprei duas unidades da Nanostation Loco M5 13dbi.

    Depois da instalação eu posto os resultados!!


    Com relação a fonte PoE, estou usando o padrão tia568a para crimpagem, com cabos de rede da marca Furokawa, só não me recordo do modelo/lote.

    Com esse cenário, qual a metragem de cabo aceitável que eu posso trabalhar? Na minha CPE antiga eu estava com 15m, mas a instalação não ficou legal, preciso de 25/30M pra ficar bacana. Até essa metragem o Loco M5 13dbi aguenta bem? A fonte que veio no equipamento é de 24v.

    Obrigado mais uma vez pessoal!

  13. #13

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Pessoal,

    Fiz a instalação e ficou bom demais!!!

    Nem se compara com a outra CPE que eu tinha aqui.


    Agora só queria saber se tem como melhorar alguma coisa com relação ao sinal na par relacionada a configuração.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.JPG
Visualizações:	182
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	57449Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP1.JPG
Visualizações:	123
Tamanho: 	74,4 KB
ID:      	57450Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP2.JPG
Visualizações:	137
Tamanho: 	58,5 KB
ID:      	57451Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP3.JPG
Visualizações:	153
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	57452Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Client.JPG
Visualizações:	158
Tamanho: 	95,3 KB
ID:      	57453Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Client1.JPG
Visualizações:	202
Tamanho: 	69,8 KB
ID:      	57454Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Client2.JPG
Visualizações:	133
Tamanho: 	59,3 KB
ID:      	57455Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Client3.JPG
Visualizações:	134
Tamanho: 	58,9 KB
ID:      	57456



    Ai estão as minhas configurações, tanto no AP quando no Client.

    Preciso fazer algum ajuste fino ou é isso ae mesmo?

    Obrigado mais um vez!

  14. #14

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Ficou faltando eu mostrar o teste de velocidade!!!

    Como eu disse, eu pego esses 8MB da casa do meu pai e qui em casa eu tenho mais 2MB, porém eu comprei um equipamento para fazer a soma das duas internet, por isso esse resultado de download acima dos 8MB.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	68,3 KB
ID:      	57457

  15. #15

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    Se você não precisa banda passante maior que uns 50Mbps, mude a largura de canal de 40 pra 20MHz, afinal 40MHz POLUI uma largura bem maior que 20MHz. A vizinhança agradece qualquer poluição a menos.
    (Channel widht é a largura do canal, um canal de 40MHz passa mais banda (Mas não tem ping menor) porém ocupa o dobro do espectro, o dobro da largura usada pelo uso de 20MHz, e 20MHz é mais que suficiente pra uns 50-70Mbps de trafego real com uma par da Nanostation)


    Sobre comprimento de cabo POE, dá pra usar 30m com fonte UBNT de 15 ou 24V em Nanostation.

  16. #16

    Padrão Re: Preciso de Ajuda/Orientação - CPE

    @caadusouza nao faço ideia de onde tu pode comprar mais vc só configura como disse. AP e outro Client, prontinho