+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Abertura Antena

    Olá pessoal, preciso de ajuda em um quesito, como saber que antena é melhor para cliente sendo que o ganho das duas é igual 15dbi porém uma tem abertura de 60º horizontal e outra vertical com abertura de 14º? qual sofre ou gera mais interferência, noto que a horizontal é muito mais fácil de alinhar o que podem me falar?

  2. #2

    Padrão Re: Abertura Antena

    A melhor antena vai ter o angulo necessario só pra sua torre, vai ter algo tipo uma viseira-de-burro que impede de receber sinal dos lados ou de tras. Mas... isso seria uma antena cara e bem díficíl de alinhar (Antena de 4º você tem que mirar muito bem, 0,5º pro lado e você perde 10dB de sinal!).

    Antena mais aberta facilita a instalação (Não precisa apontar com muita precisão), mas ela recebe com ganho maior os sinais de uma area maior, podem receber mais sinais de torres proximas ou CPE's proximas, se realmente TEM ou não esses sinais pra atrapalhar é outra estória.
    Pra cliente com banda pequena (<2Mbps) em 5GHz isso afeta pouco, tem poucas chances de justo nos 60º de angulo da antena ter um SSID com sinal alto o suficiente pra atrapalhar. Em 2,4GHz tem mais chance de problema já que tem menos canais pra usar, e um AP 2,4GHz dentro da casa de um vizinho pode atrapalhar, antena de 60º geralmente pega muito bem o sinal dos AP's domesticos na vizinhança, tem que colocar CPE ou antena 2,4GHz de 45º ou de 60º bem alta pra minimizar o incômodo que os AP's domesticos na vizinhança criam. Nesse cenário (2,4GHz, AP's na vizinhança) uma antena direcional (Disco ou grade, estas tem 4 a 10º de angulo) te dá uma conexão melhor. Dá mais trabalho fixar e alinhar, aí tem que ver se quer qualidade de sinal, ou facilidade de instalação, ou estética da antena instalada, ou preço da antena e material pra instalação...

    Sobre optar por vertical ou horizontal, dependendo do tipo de obstrução na zona de fresnel as vezes um se sai melhor que o outro, mas é questão de testar, pra mim vertical sobre com obstrução abaixo da zona de fresnel, e horizontal sobre com obstruções nas laterais (Passar entre 2 arvores? Melhor ir de vertical). Mas com zona de fresnel obstruída tem mais chance de problemas que de sucesso, é bom evitar instalação com visada meia-boca seja lá qual antena ou polarização usar, essa regra boba e simples faz uma diferença gigante na qualidade de uma rede mas pouca gente dá atenção pra ela.