+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle PCQ após PPPOE

    Bom dia pessoal, estou com uma situação em um cliente que atendo, acredito que não tenha como fazer da forma que vou explicar, mas não custa nada perguntar (já pesquisei e não encontrei).

    É um cliente rural, na torre tenho uma RB servindo de NAS, e numa porta LAN dela tenho um bullet atendendo a fazenda.
    Este bullet autentica por PPPOE, faz NAT e distribui por DHCP para as casas dos funcionários na fazenda.

    Acontece que o plano deste cliente é de 1M e eu gostaria de na RB fazer um controle de banda estilo PCQ, para que dividisse a banda entre as casas de forma igual, evitando que uma casa utilize 1M sozinho e fique lento para as outras casas. E é isso que hoje está acontecendo.

    No caso, como o bullet autentica por PPPOE, pelo que vi na RB ela só encherga o IP da WAN do Bullet, então por isso estou com dificuldade em controlar as casas, que no caso são clientes do Bullet e não da RB.

    Existe alguma forma de fazer o que pretendo, sem que preciso colocar o Bullet em Bridge e retirar a autenticação PPPOE e nem trocar o Bullet por um Groove?

    Obrigado desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Controle PCQ após PPPOE

    Deixa tentar explicar melhor, meu tópico realmente ficou meio confuso.

    Existe uma torre nesta fazenda, nesta torre tenho uma RB que é um NAS que autentica PPPOE através de RADIUS.

    Ligada numa porta desta RB, existe um bullet ligado a uma omni, este bullet autentica por PPPOE, ou seja, ao autenticar é gerada uma queuee na RB, limitando o cliente a 1 MB. OBS: Autentico outros clientes nesta torre também.

    Esta OMNI existe apenas para transmitir um plano de 1MB entre as casas dos funcionários desta fazenda.

    Acontece que como o bullet que possui os clientes (Através de DHCP) e a WAN do Bullet está limitada na RB a 1M, e a RB não enxerga os clientes do bullet, quando uma casa começa a usar, ele consegue usar todo o link sozinho, e qdo outra casa quer usar, fica só com o resto, ficando lento. Eu gostaria de com PCQ dividir por exemplo 512k p/ cada, depois 256 etc.

    Mas para isso a RB precisaria conseguir enxergar a faixa de rede dos clientes, que no caso só é conhecida pelo bullet.

    Não sei se consegui ser mais claro. Qualquer coisa só perguntar.

    Obrigado!

  3. #3

    Padrão Re: Controle PCQ após PPPOE

    basicamente quer fazer com q todos os usuários dividam por igual o 1M certo?

    isso aqui vai te dar uma luz http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Queues_-_PCQ

  4. #4

    Padrão Re: Controle PCQ após PPPOE

    Amigo, quanto ao PCQ já conheço a forma de configuração.

    Acontece que o PCQ eu terei que fazer na RB, mas o Bullet está em modo Router, autenticando por PPPOE na Porta LAN(WAN) e transmitindo pela interface wireless aos clientes, que obtem IP por DHCP.

    Ou seja, para a RB só existe 1 cliente, que é o IP da WAN do Bullet, então o PCQ nunca irá entrar em ação dividindo a banda, pois sempre haverá apenas 1 cliente consumindo, no caso o Bullet.

    Eu precisaria fazer alguma regra onde a RB tivesse como dividir entre os clientes da rede, o problema é que os clientes são clientes do Bullet e não da RB.

    O Bullet está fazendo NAT para um range de IPs privados.