+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dois servidores mikrotik na mesma rede

    ola galera sou novo aqui no forum mas ja curto o forum a muito tempo tenho aprendido muito aqui no forum desde já muito obrigado a minha duvida é o seguinte tenho um pequeno provedor a mas de 3 anos comecei usando hotspot e agora pppoe antes tava usando no mesmo sever mikrotick mas a uma semana coloquei dos servidor na mesma rede ou seja um autenticando pppoe e outro hotspot sendo que esta na mesma rede ha augum problema usando dessa forma ate o momento não tive problemas des de já muito obrigado abraços

  2. #2

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    nao da problema desde que voce desmarque o protocolo IPv4 dos clientes que estao usando o servidor pppoe.
    o ideal seria migrar tudo para uma única tecnologia.
    voce pode trabalhar com hotspot mas teria que usar o dhcp server com radius e com switch que tenha a opção de repasse de dhcp para diminuir o broadcast na rede.
    Em outros países como a Europa nao se usa o pppoe e so é mais utilizado por brasileiros pois e bem simples de ser implementado e permite ser usando com equipamentos "simples".

  3. #3

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    nao da problema desde que voce desmarque o protocolo IPv4 dos clientes que estao usando o servidor pppoe.
    o ideal seria migrar tudo para uma única tecnologia.
    voce pode trabalhar com hotspot mas teria que usar o dhcp server com radius e com switch que tenha a opção de repasse de dhcp para diminuir o broadcast na rede.
    Em outros países como a Europa nao se usa o pppoe e so é mais utilizado por brasileiros pois e bem simples de ser implementado e permite ser usando com equipamentos "simples".
    Muito interessante! lá eles usam oque no Estados Unidados?

  4. #4

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    Tenha falado com algumas pessoas que tem provedores fora do Brasil e la eles usam muito o DHCP com Radius e switch com controle de broadcast para não imunda o backbone de solicitações de ip.
    Eles tem um controle muito bom e investe em equipamentos fazendo a separação do backbone da rede cliente.
    Todo backbone fica em layer2 com MPLS/VLAN.

    da uma olhada neste link: http://adrenaline.uol.com.br/forum/i...ima-milha.html, ele fornece um panorama das rede no Brasil.

    pesquisa na internet "tecnologias de rede para provedores", em inglês é claro,1 e voce vai ver que todo material e sobre dhcp e quase nada em pppoe.

  5. #5

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    obriga amigo pela explicação agora este protocolo que tenho que desativa é na maquina do cliente ou é no mikrotik antes eu usava hotspot e pppoe juntos na mesma maquina só que como tenho 2 links e o balanceamento de cargas não usava os 2 links com cargas iguias ou seja usava praticamente 100% do link 1 o link 2 não chegava nem a 1 porcento ai como tenho auguns clientes usando pppoe e outros hotspot ai teve essa ideia a e o momento aparente mente ta sem problemas auguem ai ja usou assim dos server mikrotik na mesma rede um autenticando pppoe e outro hotspot sendo que ambos estão ligado a porta lan de saida no mesmo Switch des de já obrigado a todos

  6. #6

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    Citação Postado originalmente por gilbertosantos Ver Post
    obriga amigo pela explicação agora este protocolo que tenho que desativa é na maquina do cliente ou é no mikrotik antes eu usava hotspot e pppoe juntos na mesma maquina só que como tenho 2 links e o balanceamento de cargas não usava os 2 links com cargas iguias ou seja usava praticamente 100% do link 1 o link 2 não chegava nem a 1 porcento ai como tenho auguns clientes usando pppoe e outros hotspot ai teve essa ideia a e o momento aparente mente ta sem problemas auguem ai ja usou assim dos server mikrotik na mesma rede um autenticando pppoe e outro hotspot sendo que ambos estão ligado a porta lan de saida no mesmo Switch des de já obrigado a todos
    Em cada maquina dos clientes voce desmarca o protocolo IPv4. Se o cliente usar roteador wifi ou nao, voce so configura o wan via pppoe e nao desmarca nada no pc do cliente.

  7. #7

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    obrigado mas ai vai mi dar um trabalho da zorra mas e os que usam roteador os qui estão autenticando com o roteador a algum problema em relação das duas portas lan estarem juntas no mesmo Switch a agum problema aqui eu uso os Switch da intelbras abraços e obrigado que deus o abençoe cada vez mas só mas uma coisa como estão na mesma rede a algum problema de conflitar um com o outro

  8. #8

    Padrão Re: dois servidores mikrotik na mesma rede

    O grande problema do brasileiro é que ele não gosta de gastar!
    Que utilizar dhcp com controle via radius + eap é muito mais eficiente isto é fato. O problema é os custos com certificados validos, ou "informar" o cliente que esta sendo utilizado certificado invalido.
    Que o DHCP não é somente para redes /24 podendo ser utilizado com redes menores também é outro fato.
    Aqui no Brasil a unica empresa que ví até hoje utilizar isto é a NET.
    E uma solução que ví parecida utilizando VLAN é a da Copel, mas ainda tem PPPOE sobre.
    Seria muito interessante maiores informações de como utilizar o DHCP com Radius+EAP e tambem utilizar a autenticação EAP para as redes wireless.