Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    O Picostation virou secundário faz muito tempo, por isso é difícil encontrar. Eu sempre achei que foi produto micado, que vendeu pouco, o 2, 2HP e o M2 sempre foram raros aqui, mas nos EUA esses produtos vendem muito pra consumidor final, não pra provedor.

    Os Unifi são os substitutos, mas o approach agora é diferente, tem software junto. A etapa de RF do Unifi Outdoor (UAP Outdoor+) tem o AR9287, mais parudo da familia, tem tudo pra ser muito bom. E usando ele como AP em ambiente cheio de smartphones (O PIOR cliente pra um AP é um smartphone, antena se movendo, polarização mudando, potencia baixa, antena minúscula) tem relato de estabilidade com 20 ou 30 smartphones em ambiente indoor com obstaculos.
    Mas... um Unifi Outdoor+ é basicamente um Rocket M2 com suporte ao software Unifi Controller, se não usar esse software não vejo porque não pagar menos pelo Rocket M2.

    Não tem opção moderna pra SISO da UBNT, se Bullet M2 e Picostation M2 são insuficientes o jeito é pagar mais caro por hardware com suporte a MIMO mas usar só 1 chain (Desperdício de dinheiro então). E... se for pra pagar caro por UAP-outdoor pra subutilizar com poucos clientes (2 ou 3 por setorial de início) vejo mais futuro usando setorial com algo ridículo tipo Airgateway-LR, aquele micro-AP baratinho (Preço de Bullet 2 (Não de M2) mas com suporte a N. Se é por amor a UBNT acho melhor usar alguma porcaria moderna com suporte a N tipo AirRouter ou AirGateway ao invez de velharia tipo Bullet 2 ou Picostation 2.

    A MK também está ruim de opções pra SISO 2,4GHz (Só Groove), mas tem RB (Com e sem enclosure) com MIMO por preço baixo o suficiente pra desativar um chain.

  2. #42

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    OK. Quando você ainda tinha provedor e utilizava 2.4,o que usava como AP??? Esse picostation eu o havia comprado para utilizar para celulares e com a antena original dele,não tive muito sucesso. Então, tinha um painel parado e duas opções: Usar o painel com cartão engenius com rb 433l em modo B ou G,ou testar o modo N em ambiente outdoor com o picostation,pura experiência! Válida! No próximo AP que eu adquirir para usar em 2.4,ou eu vou de groove, ( SEMPRE CRESCI OS OLHOS NO UNIFI OUTDOOR E NOS ROCKETS M2,MAS JÁ LI TÓPICOS EM QUE ELE NÃO AGRADOU EM MODO AP EM TORRE). Já o unifi nunca vi relatos. Enfim,tem sido de grande valia este bate papo.

  3. #43

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Eu? Eu sempre usei cartão e setorial.
    EMP8602, XR2, R52, Compex, Wistrin e nem lembro mais quais outros em A, B ou G. E R52HN em N, seja 2,4 ou 5,8GHz.

    Mas setorial sai caro, e sempre tive o azar de ter muito cliente pra um lado e zero do outro, tipo ter 30 simultaneos num painel de 90° e ter 2 no painel 90° logo do lado. A solução rápida quando notava isso era pendurar omni ou CPE como AP, e também não tive resultado bom com Picostation nem com Omnitik. Digo, elas cumprem o que prometem, alcance tipo 500m desde que com visada perfeita. Mas é ter 1 visada ruim e todos os outros clientes tem a rede transformada em lixo, em setorial isso também ocorre mas num nível muito menor (Ou os cartões e a config. do MK é que não me davam dor de cabeça).

    Eu sempre atribui muita culpa de desempenho ruim à etapa de RF porque um cartão é basicamente só uma etapa de RF, trocando algo tipo um EMP8602 por um R52 ou um Compex wm54, ou mesmo Wistron, ambos com chipset de RF razoavel, mas com power amplifier e switch bem barato, o desempenho caia muuuuuuito, com a mesma potencia setada com um cartão o cliente recebia sinal -70 e a resposta chegava de volta com -72, mas trocando pelo cartão mais barato, com a mesma configuração (Datarate, encriptação, ssid, potencia, ack-timeout, etc), o sinal caia pra -74, a resposta chegava em -76, diferença pequena, mas o CCQ caia 20% ou então 3 em cada 10 pings eram perdidos. Já quando se troca ATÉ a antena (Passando pra omni, picostation, unifi, cpe como AP) a tendência é ter diferença ainda maior, até uma troca de setorial 90° 14dBi por uma 120° 12dBi te obriga a rever instalação de 2 ou 3 clientes, que com uma tinham conexão boa, e com a outra tem metade dos pings perdidos. Eu atribuo muito disso a reflexo em objeto na borda da zona de fresnel ou algo do tipo, mas é algo que atrapalha uma antena e não atrapalha outra (Assim como também sempre tive muito de "Essa antena não funciona nesse cliente, mas naquele ela funciona", sempre comprei tudo que é equipamento pra cliente, tudo que era barato eu ainda compro (Espero ansioso pela TPLink 210), em algum lugar todo equipamento sempre serviu, cliente distante precisa antena de alto ganho e hardware sensível, cliente proximo precisa antena pequena e hardware com ajuste de potencia melhor que "25% / 50% / 100%). Agora atendendo empresas o problema é indoor, você troca omni por CPE aí um notebook chinfrin ou um tablet vagabundo não conecta, você se obriga a manter um AP de mesa barato pra uns equiptos vagabundos, você otimiza a configuração pros notebooks mas aí as porcarias do smartphones não conectam, boto um Rocket M2 com setorial TPLink interna 6dBi trafegando 50Mbps rumo a meia duzia de notebooks, mas aí uma porcaria de Android 4.4 não conecta em 2 smartphones, vou mudar a config. do Rocket pra aceitar a conexão dos smartphones de m*erda ou vou colocar um APzinho de R$ 40 pra eles? Vou na 2ª opção. Em torre eu estava fazendo assim ultimamente, separando setorial em N pra conexão boa, mas quem tem velharia B ou queria pagar menos noutras setoriais. Testei isso com omni, omni em B, mas putz, 2 clientes sem visada decente atrapalhavam tanto que derepente todos os 6 conectados tinham uns 500Kbps de trafego real, pra conexãozinha ridícula de 500Kbps serve, perde menos de 10% dos pacotes mas pelo menos sai barato... só que é uma rede pra lá de lixo, não tem palavrão que descreve o quão ridícula uma rede dessa é.

  4. #44

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Ótimo! Hoje eu verifiquei se os wrn240 Intelbras aceitavam fixar seus data rates,mas não é possível com o firmware nativo. Que tipo de equipamento você utilizava em clientes 2.4ghz em modo "N" fixo?Fiquei curioso,pois até até agora com roteadores mais baratos,não obtive essa opção...

  5. #45

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Essa é nova pra mim.

    Em modo cliente, na config. wireless em modo somente B, somente G, ou somente N, a opção "Taxa máxima de TX" fica indisponível?
    Não é por usar repetição/WDS?

    Repetição eu só usei com velharias com RTL8186 (péssimo, péssimo, péssimo, não permite encriptação própria, uma porcaria), com TPLink 743, e com Smartlan Aprio, mas o desempenho é péssimo, detona com a rede então é melhor ficar longe dessa opção, economiza R$ 40 (De um AP barato) mas detona com a qualidade. Mas sem repetição, apenas como cliente, não lembro de algum radio que impeça de fixar o datarate.

    Elsys, Gothan, GTS, TP-Link, C3Tech, Tenda, Aquario, Intelbras, não lembro de cor todos que usei, mas não lembro de algum que impeça de fixar o datarate em modo cliente (Menos ainda como AP, setups simples as vezes tem um modo resumido e precisa clicar no modo avançado, mas acho que não é o caso dos Intelbras).

    O que eles tem de ruim a meu ver é o ajuste de potencia, as vezes em potencia de 100% sinal -50 na torre, baixa pra 75% da potencia só que aí o sinal cai pra -70, falta um stepping melhor na maioria dos firmwares de radios comuns.

    (Ah, não sei engane com a potencia do WRN240, ele só tem essa potencia alta em B, se colocar algo tipo MCS3 em N terá o mesmo alcance que um Smartlan, TPLink, ou Gothan que custam metade ou 1/3 do preço do Intelbras, o amplificador de potencia tem ganho menor em datarate maior mas a maioria dos amplificadores é antigo e só tem potencia alta em B, isso é comum em roteador de mesa, por R$ 140 eu esperaria mais dos Greatek, Aquario ou Intelbras, mas pra usar em N eles são iguais os roteadores baratos, pra esse tipo de roteador o jeito é usar antena de ganho alto, 24dBi mesmo, porque a potencia em N é bem baixa, em MCS7 (Modo automatico tende a usar ela) é mais baixa ainda)

  6. #46

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         configurações-baiscas.png
Visualizações:	171
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	57798Você tem razão em termos... Mexi em umas configurações em uma pcba da Krazer,e vi que ela aceita fixar data rates. Já no intelbras,tentei tirar a prova mais uma vez,e enviarei aqui umas screenshots para você ver:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         modo-de-operação.png
Visualizações:	148
Tamanho: 	44,0 KB
ID:      	57795Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-avançado.png
Visualizações:	208
Tamanho: 	61,4 KB
ID:      	57797
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         configurações-baiscas.png
Visualizações:	108
Tamanho: 	61,8 KB
ID:      	57796  

  7. #47

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Hum... pior que é, mais um roteador de madame!

    E o Win240 que tem setup decente, até estranhei fotos de um roteador branco, já que o WRN150 é preto ou tinha certeza que o WRN240 era esse roteador preto. Esse WRN240 tá igual o WRN150, setup completamente noob. E o WRN240 nem tem potencia alta, não entendi bem porque ele é tão caro, o Win240 até tem motivos.


    Pior que fui olhar bem os Greatek, e eles também tem uma versão de setup capado, pra dona-de-casa, o R1500, e a versão com setup de gente, config. mais esmiuçadas, o R2501.

    Bom, usando esses roteadores como cliente o jeito é usar B (Cujo maior datarate ainda bem sensibilidade alta), ou então usar N com canal de 10MHz, não resolve todo o problema em sinais baixos mas melhora um pouco o alcance.

  8. #48

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Enfim,vou postar as poucas opções 2.4ghz que posso utilizar aqui,seguem as imagens:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wrn240.PNG
Visualizações:	167
Tamanho: 	27,8 KB
ID:      	57806JÁ DISCORREMOS SOBRE ESSE ROTEADOR NESTE TÓPICO,E É O QUE VOCÊ DISSE,EM "B" BACANA,MAS POUCA POTÊNCIA EM N.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         smartlan.PNG
Visualizações:	154
Tamanho: 	23,8 KB
ID:      	57807SMARTLAN,NÃO ACEITA EM SEU FIRMWARE EM MODO CLIENTE,FIXAR DATA RATES,A OPÇÃO SIMPLESMENTE SE OFUSCA QUANDO VOCÊ ESCOLHE A OPÇÃO CLIENTE WISP.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe-intel.PNG
Visualizações:	148
Tamanho: 	25,0 KB
ID:      	57808CPE INTELBRAS,CONHEÇO A DA TPLINK E É BOA EM MODO "B" E ATÉ EM "G"!MAS ESSA VERSÃO DA INTELBRAS NESSE PREÇO É SALGADO DEMAIS!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe-intelbras.PNG
Visualizações:	235
Tamanho: 	20,8 KB
ID:      	57809ESSA CPE,ACHO QUE SAIU DE LINHA,É MUITO DIFÍCIL DE ENCONTRAR,MAS NUNCA A EXPERIMENTEI.

    VAMOS AO QUE NUNCA EXPERIMENTEI:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         elsys.PNG
Visualizações:	171
Tamanho: 	24,0 KB
ID:      	57810ELSYS,NÃO TIVE CORAGEM AINDA...HEHEHE

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         globaltronic.PNG
Visualizações:	169
Tamanho: 	23,0 KB
ID:      	57811GLOBALTRONIC,EU TAMBÉM NÃO TIVE CORAGEM...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe-proeletronic.PNG
Visualizações:	151
Tamanho: 	19,1 KB
ID:      	57812ESSA EU ATÉ TENHO CORAGEM DE USAR EM MODO "B".POIS TENHO AP EM MODO "B".

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cpe-oiw.PNG
Visualizações:	211
Tamanho: 	26,0 KB
ID:      	57813ESSA CPE DA OIW ME SEDUZ,PELO FATO DE TER MODO "N",MAS TENHO DÚVIDAS QUANTO AO CUSTOXBENEFÍCIO...

    ENFIM... ALÉM DESTAS POUCAS OPÇÕES,POSSO ADQUIRIR O WR741ND POR UNS 82,00$ EM DIVERSOS VENDEDORES...BOA NOITE!

  9. #49

    Padrão Re: 2.4 ghz, Alguém opera ou já operou nas bandas G e N ?

    Sobre a WOG212, a versão antiga dela é apenas B/G, é igual TL-WA5210G no setup, essa sei que não tem nada avançado no setup, como cliente de rede B usei muito e pra isso era ótima.
    Mas tem versão B/G/N da WOG212, só fiquei sabendo ano passado, não sei se é velha ou não, mesmo ano passado comprei WOG212 nova e ainda era B/G, mas talvez era estoque velho. Se na versão BGN o setup é diferente ou é pobre igual da B/G não sei, eu preferi nunca arriscar, os Elsys 2N eram mais em conta.

    Quanto a Oiwtech, em modo cliente pelo menos 1 dos roteadores de mesa N tem datarate selecionável, acho que é o 2431 (O 2421 também tem mas é velharia B/G), não tenho tanta certeza do modelo porque externamente são iguais, e a CPE N também tem taxa de dado selecionavel, essa tenho certeza (A B/G tem porque é com a nhaca do RTL8186, ainda sofro com umas delas toda semana).

    Os roteadores de mesa da TPLink usei muito em B o 543 e 743, sendo os 743 como repetidores, não lembro se testei e como configurei em N, acho que usei 743 só até metade de 2013, depois disso que comecei com N. Pro preço o 743 eram suficientes na época deles, mas hoje estão caros demais pra porcaria que são. Tentei usar coisa tipo 741 ou outro TPLink mais em conta, mas acabei só usando como AP porque como cliente e trocando de firmware tinha algum problema ou instabilidade, e nunca foram baratos pra compensar o trabalho de trocar firmware. Na verdade peguei nojo do 741, muita gente recomendando e muito distribuidor elogiando, mas por um preço péssimo e sem nem operar direito como cliente (Tem que trocar firmware, o que a meu ver dá na mesma que ficar trocando componente pra melhorar produto, eu só faria isso se fosse um produto barato, mas ele é bem caro pro meu gosto)

    CPE Elsys eu ainda uso muito, comprei umas duzias da CPE 2N e então tive que usar. Em modo cliente a opção taxa de dados é alterável.

    Da Aquario saiu de linha o roteador de mesa que usava RTL8196, que era o APR2411. O que tem agora é com Ralink, RT5350 ou 3050, sempre esqueço, eles tem setup com a velocidade selecionavel na opção "Avançado", no firmware de RTL8196 dá pra selecionar em modo cliente, já no setup desses Ralink (Acho que 2410) não lembro bem, imagino que sim.

    Alias, todos os com chipset RTL8196 tem o mesmo look-and-feel no setup, com a taxa de dados selecionável na aba Avançado, essa aba não muda independente do modo pelo que notei em todos os roteadores com esse chipset (Não sei se é com RTL8196b, 8196c, 8196e...). Com RTL8196 tem Gothan, Ekotech, APRouter, Elsys, e claro, o Win240, todos com setup mais customizável.

    (Os Eternatec eu lembro que comprei e usei, tem deles BGN, mas não lembro setup, chipset, nem nada, como não anotei pra comprar denovo provavelmente eram ou caros ou basicões demais)

    Os Gothan GWR100 paguei R$ 45 a 55 até ano passado, os Elsys tem o 2N02 e o 2N12, ambos com setup igual, foram uns R$ 69. Os Ekotech eram mais de R$ 80, e o Win240 uns R$ 120, então preferia Gothan sempre, mas tive muito Elsys (AP e CPE) porque comprei via bndes. O que me incomodava neles sempre foi não ter seleção de potencia decente (Como UBNT ou MK), mas o resto nunca dei bola.


    Os APRIO 150 tem RTL8196 pelo que lembro, eu tinha certeza que a taxa de dados é selecionável também no modo cliente, usei uns 30 ou 40 deles nos últimos anos, mesmo em B sempre tiveram sinal baixo (Por potencia baixa), acabava limitando o uso deles a uns 500m, mesmo com grade de 20 ou 24dBi o sinal deles sempre chegava baixo demais se fosse em distancia maior.

    Em G acho que só testei equipto com RTL8186, CPE tipo Kozumi, GTS, Smartlan, Aquario, Oiw, Intelbras, fora os roteadores de mesa e PCBA's em caixas hermeticas também com RTL8186, fora dessa desgraça desse Realtek de 2003 só usei NS2, Bullet2, e umas CPE's da Engenius linha EOC (Que com anteninha built-in de 5dBi se saim melhor que PCBA RTL8186 "200/400mW" + Grade de 24dBi no mesmo mastro com distancia tipo 1000m em 24M em G, ou em 11M em B. Quando testei isso comecei a ter raiva de RTL8186).