+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    Pessoal estou colocando um cano galvanizado de 1 polegada com altura de 6 metros para uma omni da UBNT e, 5.8 + Rocket M5.

    O prédio que irei utilizar tem 3 andares.

    A questão é, tenho que registrar essa "torre" no corpo de bombeiro, tenho que levar um bombeiro para avaliar ou assinar algum laudo liberado, mostrando que não existe risco, tenho que instalar um para-raio ou alguma outra proteção???

    OBS: No caso vai ficar somente 5 metros a cima do prédio porque 1 metro vai ficar pra baixo como base de sustentação.


    Obrigado pela ajuda!!

  2. #2

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    Esse tipo de dados varia de um município pro outro (E são 5573 no brasil, pelo que lembro). Na lei organica do município (Que devia estar no site da camara de vereadores ou no site da sua prefeitura) devia constar se torres ou construções acima de X altura precisam ou não de autorização especial, registro, de laudo do corpo de bombeiros, de termo de responsabilidade sobre o aterramento assinado por engenheiro eletrico.

    Mas acho que nenhum município do brasil cobra isso, a maioria das cidades mal tem codigo de posturas que trata do uso de calçadas ou areas publicas mesmo. O pouco que há é a obrigatoriedade de eng. civíl assinando a obra estrutural, os detalhes/acessorios não tem normatização.

    O aterramento seria proteção pro seu equipto, bem fácil queimar se for o objeto mais alto na região. Terá estaios né? Não use fios finos porque risco de raio em estaio existe. Um cabo 35mm descendo pela lateral do prédio até uns 10-12 astes (Dependendo da resistencia do solo da sua região pode precisar 20 ou 30 astes) fincadas em solo que recebe chuvas as vezes sai barato e já protege muuuito o seu equipto e não sai muito caro (Comparado a um aterramento "profissional com cabo isolado, ponta de franklin, e malha com 20 ou 30 astes enterrada em solo com gel).


    E é de bom tom colocar lampada em cima, serve até pra alinhar antena de tardezinha ou em dias nublados. A normatização da aeronautica fala hora em obrigatoriedade somente acima de 30m pra torres, ora em possibilidade de uso de lampada piscante (60-90 piscadas por minuto) de baixa intensidade (Menos de 800 lumens) em estrutura menor que 45m, mas de qualquer maneira predio de 4 ou 5 andares (Portanto na altura da sua antena no mastro acima do predio) não possui obrigatoriedade de luz piloto ou para-raios.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    No alto de um prédio não tem como fincar um metro para sustentação, a menos que seja usado na lateral coisa que não recomendo. Normalmente nessa altura dificilmente existe alguma legislação específica para o assunto, mas os fiscais vão criar certos empecilhos e engenheiros irão te denunciar ao CREA. Eu fui denunciado por colocar uma antena de TV(recepção) a 4 metros de altura acima do telhado e 12 metros a nivel da via na frente e 7 metros com terreno ao fundo, mastro colocado ao centro do telhado com estais. E estação cliente está colocado neste mastro a 1,40 de altura.
    Muitos aqui estão instalando antenas na lateral da parede e algumas voltado para rua ou vizinhos, fato que eu não aconselho.

  4. #4

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    Então, o prédio aqui tem 1 metro a cima de parede no canto, não será na lateral. Como estou no Nordeste (terra sem lei) e no interior do Ceará vou prosseguir por minha conta em risco. Aqui existem 6 provedores de internet somente aparece como registrados 2 provedores para essa cidade...será que os outros 4 estão ilegais?

  5. #5

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    tá ai o prédio que irei colocar o cano de 6 metros...lá em cima tem aquela parede que vai servir de apoio.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         printlocalantena.png
Visualizações:	164
Tamanho: 	839,3 KB
ID:      	57516

  6. #6

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    Estaia bem e reza pra nao queimar nada, senao vai ter que baixar o mastro com tudo.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cano de 6m em cima de prédio de 3 andares - Legislação e segurança.

    Esta parede se não for de caixa d'água não tem problema; Eu acho melhor colocar no centro e estaiar ou por com canos de 2 metros, só que com vários mastros.