+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Fibra Optica

    Caros colegas, venho aqui pedir uma ajuda pois tenho conhecimento teórico apenas em Fibras e preciso de uma ajuda.

    Vou comentar primeiramente sobre o cenário. Em uma torre de 80 metros quero quero levar um cabo de fibra optica até o topo e de la derivar com conversores de midia para UTP blindado por que essa torre é de FM e tem muita interferencia e tem acontecido muitos problemas com aquilo que alguns como Luciano Franz chama de cross-talk e por muitas vezes as interfaces LAN dos rádios tem modulado de 100 para 10 e não volta nem a pau. Decidi então levar uma fibra até lá em cima e apartir desta fibra derivar para os rádios com conversores de mídias que ficariam do lado do rádios em caixas de metal. pois bem, minha pergunta é a seguinte:

    O que usar ? se eu levar um cabo de 24 fibras, o que eu teria que ligar embaixo ? uma vez que eu não sei se uma fibra envia e recebe ou precisaria de uma pra tx e outra pra rx, como disse sou leigo em fibras e desculpa as perguntas digamos bestas rsrs?

    um conversor de mídia envia e recebe na mesma fibra ?

    se eu coloca-se um switch em baixo de fibra optica daria certo ?

    tenho essas dúvidas e espero que possa obter uma luz com os colegas.

    Com isso tudo espero ter um me equipamento todo em baixo da torre como switchs e etc e la em cima apenas rádios e POEs.

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    acompanhando..

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Caros colegas, venho aqui pedir uma ajuda pois tenho conhecimento teórico apenas em Fibras e preciso de uma ajuda.

    Vou comentar primeiramente sobre o cenário. Em uma torre de 80 metros quero quero levar um cabo de fibra optica até o topo e de la derivar com conversores de midia para UTP blindado por que essa torre é de FM e tem muita interferencia e tem acontecido muitos problemas com aquilo que alguns como Luciano Franz chama de cross-talk e por muitas vezes as interfaces LAN dos rádios tem modulado de 100 para 10 e não volta nem a pau. Decidi então levar uma fibra até lá em cima e apartir desta fibra derivar para os rádios com conversores de mídias que ficariam do lado do rádios em caixas de metal. pois bem, minha pergunta é a seguinte:

    O que usar ? se eu levar um cabo de 24 fibras, o que eu teria que ligar embaixo ? uma vez que eu não sei se uma fibra envia e recebe ou precisaria de uma pra tx e outra pra rx, como disse sou leigo em fibras e desculpa as perguntas digamos bestas rsrs?

    um conversor de mídia envia e recebe na mesma fibra ?

    se eu coloca-se um switch em baixo de fibra optica daria certo ?

    tenho essas dúvidas e espero que possa obter uma luz com os colegas.

    Com isso tudo espero ter um me equipamento todo em baixo da torre como switchs e etc e la em cima apenas rádios e POEs.

    Grato.
    Amigo, não vejo muita viabilidade de usar fibra optica nesse cenário seu não..na minha opinião.Passa mais detalhes de qual cabo utp vc está utilizando e como é feita a subida desse cabo? Tem muita torção desse cabo na subida? informe a categoria do cabo, marca, se sobe cabo de energia e se o mesmo sobe paralelo ao cabo de rede...etc

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    O que usar ? se eu levar um cabo de 24 fibras, o que eu teria que ligar embaixo ? uma vez que eu não sei se uma fibra envia e recebe ou precisaria de uma pra tx e outra pra rx, como disse sou leigo em fibras e desculpa as perguntas digamos bestas rsrs?
    Não precisa de cabo de 24 fibras. O que você vai fazer com as outras 23? Ao menos que queira uma fibra para cada rádio (e consequentemente dois conversores para cada um), elas não vão ter utilidade alguma.
    Um cabo drop de 1 (se usar conversor WDM) ou 2 fibras já serve para seu caso.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    um conversor de mídia envia e recebe na mesma fibra ?
    Há dois tipos de conversores de mídia: os comuns, com fibra separada para TX e RX, e o conversor WDM, que usa 1 fibra para TX e RX, juntos. No caso do conversor WDM, em uma ponta vai o conversor modelo A e na outra o B (não pode ser A nem B nas duas pontas). Se for o conversor comum, a fibra ligada na porta TX de um conversor tem que ligar na porta RX do outro, e vice-versa.

    No seu caso, você pode colocar um conversor embaixo e outro em cima da torre.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    se eu coloca-se um switch em baixo de fibra optica daria certo ?
    Sim, dá certo. Porém tem que ter atenção quanto à combinação do módulo (Mini-GBIC/SFP/etc.) óptico do switch com o conversor de mídia.
    Se for um módulo normal, com TX e RX separado, você precisa de um conversor do mesmo tipo, que usa 2 fibras. Aí é só ter atenção para colocar a fibra ligada no TX do switch no RX do conversor, e vice-versa.
    Agora, se usar um módulo WDM, fica mais complicado. Tem que ver as especificações, para saber qual é o comprimento de onda de TX e de RX, para comprar o conversor adequado (ele tem que usar os mesmos comprimentos de onda, só que invertido: o que é TX no módulo é RX no conversor, e vice-versa), que não sei se vai ser o A ou B, nunca verifiquei isso.

    Espero ter ajudado.

    Citação Postado originalmente por qloukura Ver Post
    Amigo, não vejo muita viabilidade de usar fibra optica nesse cenário seu não..na minha opinião.Passa mais detalhes de qual cabo utp vc está utilizando e como é feita a subida desse cabo? Tem muita torção desse cabo na subida? informe a categoria do cabo, marca, se sobe cabo de energia e se o mesmo sobe paralelo ao cabo de rede...etc
    Nem cabo blindado costuma resolver esses problemas em torres de rádio FM, devido à potência muito alta e frequência muito próxima à utilizada por Fast Ethernet.
    Lembro-me de ter acompanhado um caso onde colocaram cabo blindado e aterraram e mesmo assim continuou modulando para 10Mbps. O jeito foi fazer o que o autor do tópico está querendo, que foi subir com fibra óptica.

    Lembrando que, em situações assim (o melhor seria sempre), é obrigatório usar caixa hermética metálica (preferencialmente de alumínio). Com caixa de plástico a interferência chega até nos conectores RJ45 e causa problemas mesmo se usar fibra óptica (depois do conversor de mídia ainda tem um pedaço de cabo de par metálico, certo?).


    Até logo.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Nossa amigo TsouzaR , fico muito feliz pela ajuda, uma vez que me esclareceu muito minhas dúvidas ! Eu pensei em levar uma fibra para cada rádio que tem la em cima por que colocaria uma mini caixa hermética de metal do lado de cado rádio para acomodar somente o poe e o conversor de mídia. Fico com medo de levar uma única fibra e la em cima converter para UTP blindado e mesmo assim continuar o efeito do cross-talk. Hoje neste cenário possuo uma caixa de metal grande la em cima que acomoda vários POE's e uma rb 750. porém em rádios como UBNT (airgrid e nano loco) noto uma certa facilidade para receber esta interferência. Estou usando cabo UTP de 2 modelos, um blindado com capa de alumínio cat e5 e outro sem blindagem! Pra você ter uma ideia, coloquei uma SXT para fazer um link com escritório e mantive ela no modo N mesmo passando 100 a 120Mb TCP Real e derrepente quando eu iria gerar test de banda ou ate testar com estes da internet, o processamento dela subia pra 100% e rebotava do nada, tive que tirar o suporte que acomodava ela e descer ela uns 8 metros pra ficar longe das antenas da FM e mesmo assim não tinha funcionando, quando olhando de baixo pra cima tirei o suporte que acomodava a antena( aquele bracinho) e fixei ela "colada" na torre sem o suporte, a mesma saiu da direção das antenas da torre de FM e parou este problema. Mas o cross-talk continua e o throughput nessa torre ta subindo e preciso mais confiança neste ponto. Atualmente levo a energia com um cabo PP bem grosso e inumeras vezes medi la em cima a tensão e está certinho 127... Essa torre recebe Sinal através dessa SXT e vai com o cabo de Rede direto pra caixa grande de alumínio. Porém no cenário que estou propondo, pretendo descer com fibra dessa RB ate embaixo, cair no switch e voltar com fibra para cima e alimentar os outros enlaces e setoriais.
    Gostaria que o Sr
    TsouzaR comenta-se sobre qual marca de conversor ou switch usar em baixo. Sou muito grato! obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste sxt noturno.png
Visualizações:	362
Tamanho: 	7,2 KB
ID:      	57508  

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Amigo, usa uma OLT em baixo e leva uma unica fibra e la em cima mais perto dos radios e colocar um spliter de 8/16/32 ou 64 pontas e leva para cada radio uma fibra e nas pontas vc coloca um ONU, ou um caso mais simples é os conversores da TP-LINK que faz wds eu tenho eles a pronta entrega com eles vc leva uma fibra do seu switech até o radio eu entrego eles em par por R$ 230,00 + o frete.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Caros colegas, venho aqui pedir uma ajuda pois tenho conhecimento teórico apenas em Fibras e preciso de uma ajuda.

    Vou comentar primeiramente sobre o cenário. Em uma torre de 80 metros quero quero levar um cabo de fibra optica até o topo e de la derivar com conversores de midia para UTP blindado por que essa torre é de FM e tem muita interferencia e tem acontecido muitos problemas com aquilo que alguns como Luciano Franz chama de cross-talk e por muitas vezes as interfaces LAN dos rádios tem modulado de 100 para 10 e não volta nem a pau. Decidi então levar uma fibra até lá em cima e apartir desta fibra derivar para os rádios com conversores de mídias que ficariam do lado do rádios em caixas de metal. pois bem, minha pergunta é a seguinte:

    O que usar ? se eu levar um cabo de 24 fibras, o que eu teria que ligar embaixo ? uma vez que eu não sei se uma fibra envia e recebe ou precisaria de uma pra tx e outra pra rx, como disse sou leigo em fibras e desculpa as perguntas digamos bestas rsrs?

    um conversor de mídia envia e recebe na mesma fibra ?

    se eu coloca-se um switch em baixo de fibra optica daria certo ?

    tenho essas dúvidas e espero que possa obter uma luz com os colegas.

    Com isso tudo espero ter um me equipamento todo em baixo da torre como switchs e etc e la em cima apenas rádios e POEs.

    Grato.

    uma fibra SM "single mode" vc ja pode ate pedir elas conectorizadas eu escolheria com conector LC o azul na imagem que mandei em anexo à TL-SG5412F imagine ela como se fosse uma switch mais em fibra. use esses conversores TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321B MODULO CONECTOR para cada radio e embaixo use também 1 modulo desses.
    NAO ENTENDO MUITO BEM ESSA É APENAS UMA DAS POSSIBILIDADES QUE TEM PRA FAZER ISSO AI.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Colegas vocês são 10 ! agradeço muito a atenção e lhes pergunto, qual dos 2 meios citados fica mais digamos barato ? Se os Srs vendem ja compro com vocês mesmo. Grato

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Ai eu pergunto para os Srs o seguinte; la em cima da torre aonde recebo o link na SXT, se eu descer com uma fibra desta SXT ate o pe da torre usando TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A E TL-SM321B. chegando la embaixo vou ligar em um switch de rede gigabit normal e subir denovo outra fibra unica para alimentar setoriais e novamente usarei TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A e la em cima colocar um splitter 1:32 e usar TL-SM321B para ligar cada setorial. Daria certo ?

  10. #10
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Ai eu pergunto para os Srs o seguinte; la em cima da torre aonde recebo o link na SXT, se eu descer com uma fibra desta SXT ate o pe da torre usando TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A E TL-SM321B. chegando la embaixo vou ligar em um switch de rede gigabit normal e subir denovo outra fibra unica para alimentar setoriais e novamente usarei TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A e la em cima colocar um splitter 1:32 e usar TL-SM321B para ligar cada setorial. Daria certo ?

    não da certo, com o spliter.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Teria que ter então o Switch aí daria certo ? Usando o Conversor de Mídia Gigabit SFP MC220L com o par
    Módulo SFP Bi-Direcional WDM 1000Base-BX TL-SM321A e B para descer o link pela fibra ate o switch que o sr citou daria certo né ? e depois usando os modulo STF do switch para subir uma unica fibra e derivar com spliter 1:32 com conversores TL-SM321B na ponta daria ? Se sim, o Sr tem eles ? Grato

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por ramoncaldeira Ver Post
    uma fibra SM "single mode" vc ja pode ate pedir elas conectorizadas eu escolheria com conector LC o azul na imagem que mandei em anexo à TL-SG5412F imagine ela como se fosse uma switch mais em fibra. use esses conversores TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321B MODULO CONECTOR para cada radio e embaixo use também 1 modulo desses.
    NAO ENTENDO MUITO BEM ESSA É APENAS UMA DAS POSSIBILIDADES QUE TEM PRA FAZER ISSO AI.

    NEste caso acima citado eu levaria entao uma fibra ate cada rádio e com este switch da tplink so precisaria na ponta de cada fibrar usar o modo 321B ?

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    nao levaria uma fibra ate esse equipamento ai teria que ter um modulo pra cada antena e esse modulos ligados a essa siwtch de fibra e embaixo na torre outro conversor com modulo sfp pra levar e receber dados...

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por ramoncaldeira Ver Post
    nao levaria uma fibra ate esse equipamento ai teria que ter um modulo pra cada antena e esse modulos ligados a essa siwtch de fibra e embaixo na torre outro conversor com modulo sfp pra levar e receber dados...
    O sr vende ?

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Ok , vamos ver se entendi,

    Saindo do Rádio que leva o link até a torre usarei o par 321A e B para descer até o switch e conectarei no switch via rabo de rede ok. agora para cada rádio la em cima subiria uma fibra com outros modulos 321A e B certo ? Grato

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Nossa amigo TsouzaR , fico muito feliz pela ajuda, uma vez que me esclareceu muito minhas dúvidas ! Eu pensei em levar uma fibra para cada rádio que tem la em cima por que colocaria uma mini caixa hermética de metal do lado de cado rádio para acomodar somente o poe e o conversor de mídia.

    Ah sim, pode fazer isso.
    Mas vai precisar fixar uma caixa de emenda óptica na torre. É dentro dessa caixa que se faz a separação das várias fibras do cabo.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    porém em rádios como UBNT (airgrid e nano loco) noto uma certa facilidade para receber esta interferência.
    É, com esse tipo de rádio (incluindo SXT) vai ser difícil evitar a interferência, porque não tem como colocá-los dentro de uma caixa metálica para proteger o conector RJ45.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Gostaria que o Sr
    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    TsouzaR comenta-se sobre qual marca de conversor ou switch usar em baixo. Sou muito grato! obrigado.
    Todas marcas são praticamente a mesma coisa, mas recomendo Intelbras. Preste atenção ao escolher o conversor para verificar o tipo (multimodo ou monomodo). Um conversor para 500m serve. Pode usar até mesmo fibra multimodo (mais barata), já que a distância é pequena, mas se não tiver com recursos financeiros escassos, monomodo é mais interessante (não é tão grande a diferença de preços e é pouca a distância mesmo).

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    Amigo, usa uma OLT em baixo e leva uma unica fibra e la em cima mais perto dos radios e colocar um spliter de 8/16/32 ou 64 pontas e leva para cada radio uma fibra e nas pontas vc coloca um ONU, ou um caso mais simples é os conversores da TP-LINK que faz wds eu tenho eles a pronta entrega com eles vc leva uma fibra do seu switech até o radio eu entrego eles em par por R$ 230,00 + o frete.
    Uma OLT mais básica, para 64 ONUs (vai usar mal 10% disso), custa aproximadamente R$2.500,00. Ainda teria que colocar uma ONU para cada equipamento lá encima, cada uma custando uns R$250. É um enorme desperdício de dinheiro, além de uma rede PON não ser a solução para o problema do @umbradomini.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Ai eu pergunto para os Srs o seguinte; la em cima da torre aonde recebo o link na SXT, se eu descer com uma fibra desta SXT ate o pe da torre usando TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A E TL-SM321B. chegando la embaixo vou ligar em um switch de rede gigabit normal e subir denovo outra fibra unica para alimentar setoriais e novamente usarei TP-LINK MC220L com esses modulos TL-SM321A e la em cima colocar um splitter 1:32 e usar TL-SM321B para ligar cada setorial. Daria certo ?
    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    e depois usando os modulo STF do switch para subir uma unica fibra e derivar com spliter 1:32 com conversores TL-SM321B na ponta daria ?
    Conversor de mídia é usado para rede ponto-a-ponto. Não pode usar splitter e conectar vários equipamentos na mesma fibra. Isso só é possível em rede PON, usando OLT, mas não é a solução para seu problema (rede PON é para atendimento de cliente, não interligação de equipamentos - questão de escolha da tecnologia correta e também de custos).

    Você vai precisar de 1 fibra e 2 conversores de mídia para cada equipamento (um em cada ponta). Vai precisar de um cabo com várias fibras dentro. Há cabos com 2, 4, 8, 12, etc. fibras, escolha o que for suficiente para conectar todos equipamentos, não precisa pegar um cabo de 24 fibras para ficar mais do que a metade sem uso.

    Citação Postado originalmente por umbradomini Ver Post
    Ok , vamos ver se entendi,

    Saindo do Rádio que leva o link até a torre usarei o par 321A e B para descer até o switch e conectarei no switch via rabo de rede ok. agora para cada rádio la em cima subiria uma fibra com outros modulos 321A e B certo ? Grato
    Se for usar o switch TP-Link que recomendaram, com várias portas SFP, não precisa de conversor de mídia embaixo para receber o link, só lá encima. Um módulo A no switch e conversor B (ou vice-versa) encima da torre.
    Não tenho certeza se essa nomenclatura de lado A e B é padronizada ou cada fabricante faz do seu jeito, então preste atenção nos comprimentos de onda de TX e RX, que tem que ser inversos nas pontas.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica

    Amigo TsouzaR , neste caso entao usarei fibra monomodo sendo que para cada midia seriam 2 fibras correto ? 1 tx e outra rx ? vcs estao me ajudando legal, pq nisso eu so perdido mesmo ! hehe

  18. #18
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Ajuda com Fibra Optica


    FURUKAWA - Sistema de Exames FCP Online - SEO


    Prezado (a),

    Segue o convite para você participar do novo treinamento da Furukawa em instalação de rede óptica externa. O treinamento aborda instalação aérea, subterrânea, caixa de emenda e terminação em rede óptica e será realizado no campo de prática externa do nosso centro de treinamento autorizado em São José dos Campos/SP.

    Para mais informações, veja o convite no link abaixo e entre em contato com nosso centro de treinamento autorizado.

    http://www.furukawa.com.br/files/emk...tem-marco.html

    Att,
    Caroline Marques
    [email protected]