+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    Boa Noite,

    Estou tentando fazer um ponto a ponto usando um nanostation 5(o mais antigo, sem airmax) como estação e um airgrid m5 23dbi como AP. Configurei os dois corretamente (pelo menos acho que sim), desativei o airmax do airgrid e setei 20mhz para o nano se conectar. Eles conectaram passou o ip corretamente, mas o sinal esta pessimo (-88db), sendo que a visada esta boa e a distancia entre eles e no maximo 600metros nao consigo acessar a internet. Estou sem entender, alguem pra me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    O Nanostation 5 tem dupla-polarização, o Airgrid tem polarização simples.

    No setup do NS 5 tem opção de colocar na polarização vertical, horizontal ou automatica, se o Airgrid está na vertical coloque o NS 5 na opção vertical.

    Acho que é esse seu problema, com polarizaçlão errada dá uns 30-35dB a menos de sinal, nessa distancia em 54M devia ter mesmo uns 55dB de sinal, se está tendo 30dB a menos que isso suspeitaria de polarização errada.

    Mas veja se não é ponteira do Airgrid que não está virada:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airgrid-m-VP-HP.jpg
Visualizações:	1302
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	57511



    Outro porém: O NS5 tem potencia baixa em 54M, são só 19dBm de potencia (75mW) em 54M. Já se o TX rate for menor, tipo 24M, a potencia usavel sobe pra 24dBm, são 5dBm a mais de potencia, isso siginifica uns 170% a mais de potencia. Te recomendaria então colocar ambos com TX rate em 24M, se tiver sinal suficiente (-55, digamos) TESTE subir pra 36M. Em 600m não tenho certeza se devia ter sinal suficiente com 19dBm de potencia pra 54M, mas pra datarate de 48M tenho certeza que devia ter sinal suficiente, afinal são 22dBm de potencia (Eu limitaria a potencia em 20 ou 21dBm no NS5, e uns 14dBm no Airgrid).

  3. #3

    Padrão Re: SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O Nanostation 5 tem dupla-polarização, o Airgrid tem polarização simples.

    No setup do NS 5 tem opção de colocar na polarização vertical, horizontal ou automatica, se o Airgrid está na vertical coloque o NS 5 na opção vertical.

    Acho que é esse seu problema, com polarizaçlão errada dá uns 30-35dB a menos de sinal, nessa distancia em 54M devia ter mesmo uns 55dB de sinal, se está tendo 30dB a menos que isso suspeitaria de polarização errada.

    Mas veja se não é ponteira do Airgrid que não está virada:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airgrid-m-VP-HP.jpg
Visualizações:	1302
Tamanho: 	42,4 KB
ID:      	57511



    Outro porém: O NS5 tem potencia baixa em 54M, são só 19dBm de potencia (75mW) em 54M. Já se o TX rate for menor, tipo 24M, a potencia usavel sobe pra 24dBm, são 5dBm a mais de potencia, isso siginifica uns 170% a mais de potencia. Te recomendaria então colocar ambos com TX rate em 24M, se tiver sinal suficiente (-55, digamos) TESTE subir pra 36M. Em 600m não tenho certeza se devia ter sinal suficiente com 19dBm de potencia pra 54M, mas pra datarate de 48M tenho certeza que devia ter sinal suficiente, afinal são 22dBm de potencia (Eu limitaria a potencia em 20 ou 21dBm no NS5, e uns 14dBm no Airgrid).
    Muito obrigado pelas dicas, irei testar e postarei se deu certo!!

  4. #4

    Padrão Re: SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    Amigo rubem mt obrigado pela sua ajuda, fiz como vc disse mudei a polarização do nano para vertical, mudei o datarate para 48M e setei a potencia de ambos em 20dbm. Ficou bacana, sinal melhorou para -63db e o ccq 100%.

    Obrigado,

  5. #5

    Padrão Re: SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    Citação Postado originalmente por r.junior Ver Post
    Muito obrigado pelas dicas, irei testar e postarei se deu certo!!
    R. Junior, boa tarde! esta dica vai me servir!
    Cara isto se aplica também para os modelos novos de airgrid montei um ptp com as grades na posição vertical, quer dizer então que os leds devem ficar para baixo ou para cima?

  6. #6

    Padrão Re: SINAL RUIM "enPONTO A PONTO NANO 5 COM AIRGRID M5

    Leds pro lado
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         __UBNT_AirGrid_M_500028de94f0a.jpg
Visualizações:	380
Tamanho: 	46,8 KB
ID:      	63165Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AIR__38326_zoom.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	92,4 KB
ID:      	63166

    Se virar pra horizontal vira TUDO, nunca monte a ponteira a não ser como na foto, mas o conjunto todo pode ficar na vertical, na horizontal, em 45º, isso tanto faz.
    https://under-linux.org/attachment.php?attachmentid=57511&d=1424680252

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AGHP5G27_AP8.jpg
Visualizações:	382
Tamanho: 	17,1 KB
ID:      	63167

    https://under-linux.org/attachment.php?attachmentid=35581&d=1337390964




    E se a duvida é virar 90° pra esquerda ou pra direita, tanto faz, não existe wifi de ponta-cabeça.