+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão basestation am-5g20-90 + rocket "Ap" - AirGrid23 "cliente" qual distacia

    Olá
    Gostaria de saber se alguém de vocês tem essa experiencia, de ter um basestation am-5g20-90 com rocket no modo ap com airmax ativado e nos clientes airgrid de 23. no meu caso todos os clientes estão acima de 6 km do pop. ai vem o problema, até uns 7 km eu consigo no cliente um sinal de -65 potencia no máximo, mais o sinal retorno do meu rocket fica -70, faço aliamento perfeito e máximo que consigo e -70 lembrando que esta dentro do anglo de 90° visada limpa, assim que aumenta a distancia só vai piorando o sinal de recepção e de retorno.

    Gostaria de saber se é assim mesmo esses equipamentos da ubnt, qual equipamento tem de melhor para esse cenário, qual equipamentos vocês estão usando?


    Obs: eu tenho essa solução da ubnt que atende cliente de 2 km e no máximo 3.5 km e funciona muito bem, só que passou de 6 km num fica bom.

  2. #2

    Padrão Re: basestation am-5g20-90 + rocket "Ap" - AirGrid23 "cliente" qual distacia

    Mas 6Km pra PTMP em 5GHz é muita coisa.

    Se o sinal está baixo e o alinhamento está ótimo (Até porque em 6Km os 4 ou 5º de angulo te permite alinhar mais fácil) então está faltando potencia de transmissão.

    Qual o datarate usado? Cada datarate tem sua potencia, quanto maior o datarate menor a potencia, pode conferir no datasheet:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/airgri...asheet_web.pdf

    No caso do M5 HP 23dBi são 19dBm de potencia em MCS7, baixando pra MCS2 a potencia sobe pra 25dBm, isso são 6dB de diferença, e 6dB são 200% de diferença!

    Se já está usando MCS1 ou MCS2, -70 é sinal suficiente pra eles, conforme o datasheet eles tem sensibilidade de -96 a -97 nesses datarates baixos, com relação a -70 isso significa signal margim de 26 ou 27dB, que é suficiente.

    (Já com MCS7 a sensibilidade é de -75, com relação a -70 isso são apenas 5dB de signal margin, que é insuficiente, trate o signal margin como algo proximo ao SNR, a UBNT fala pouco em signal margin mas fala em pelo menos 20dB em 16QAM (MCS3 e 4), eu só tive desempenho ótimo (100% da banda passante permitida pelo datarate) com 35dB de signal margin em MCS7 (Ou MCS15)).

    Enfim, aumenta a potencia ou diminui o datarate. Aumentar potencia só poluio o espectro se não usa bandas grandes (MCS7 é pra quem vende planos de 20Mbps) melhor reduzir os datarates.

    O TX Rate dos clientes pode ser o MÍNIMO do equipto que isso vai atrapalhar pouco a navegação. Com TX Rate no cliente de 6,5M (MCS0) teria throughput de uns 3Mbps, não significa que você poderia vender upload pro cliente de 3Mbps, significa que o limite pra trafego de snmp e broadcast cliente>torre é de 3Mbps e isso não permite um download muito bom acima de uns 15Mbps (Pra mim que o ratio deve ser no maximo 5:1, algo tipo MCS7 ou MCS6 no TX rate da torre precisa pelo menos MCS1 no client, já MCS5 ou menos na torre pode ser usado com MCS0 na torre. Mas como a sensibilidade e potencia são similares em MCS0, 1 e 2 pode usar MCS1 ou 2 em todos os clientes.

    Ah, você não está desperdiçando 40MHz? Em 40MHz você tem ainda menos potencia e sensibilidade pior, você "perde" uns 10dB no todo, com sinal -70 em 20MHz você tem estabilidade de MCS4, mas pra ter MCS4 estável (Com toda a banda passante) em 40MHz você precisa quase -60! 40MHz não só polui um canal mais largo, também exige mais potencias. Não tem segredo, um datarate X ou Y precisa do sinal X ou Y indepente da largura do canal, 26M em 10MHz (MCS6) ou 26M em 20MHz (MCS4) ou 26M em 40MHz (MCS1) precisam o MESMO sinal, mas a potencia de emissão em MCS6 fica limitada demais em 10MHz, então o meio-termo ideal entre poluição por canal largo versus poluição por alta potencia é canal de 20MHz.