+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ajuda para configurar bullet e cpe

    Boa tarde pessoal,
    preciso de ajuda para configurar uma rede, que estou compartilhando com meu cunhado.
    Vamos lá.
    Minha banda larga é de 5mb da OI, meus downloads aqui em casa geralmente ficam em 520 kbps
    Meu modem é um dlink 500b está na faixa de ip 10.1.1.1
    Para chegar a net ao meu computador eu uso um roteador wifi 150mbps na mesma faixa de ip 10.1.1.24
    Deixo o modem conectado nele na porta COM1.
    O bullet eu deixei na faixa 10.1.1.25 e deixo ele na porta COM2 do roteador.
    o modelo do bullet é Ubiquiti Bullet 2-hp 2.4ghz 800mw com uma antena Omni Aquário 15 Dbi 2,4 Ghz.
    Meu cunhado mora a mais ou menos 500 metros daqui de casa.
    O CPE dele é um Tp-link Tl-wa5210g 2.4ghz
    Tanto meu Bullet, quanto o cpe dele, estao perfeitamente visados e alinhados, sem árvore ou qualquer outra obstrução que possa compremeter o sinal.
    O sinal fica em 34dbm.
    O cpe dele fica na faixa 10.1.1.26. E na casa dele tem um roteador wifi para abastecer os 'gadgets' dele, o mesmo fica na faixa 10.1.1.27.

    Ok, meu problema é, que na casa dele a internet fica em 58kbps o download.
    E eu queria compartilhar minha banda larga com ele completa.
    ou seja, quero que ele consiga fazer os downloads la à 520 kbps também.
    Eu entendo que quando eu e ele estiver usando ao mesmo tempo, essa velocidade vai ser dividida entre os dois e tal.
    Mas acho que os aparelhos estao desconfigurados.

    Outra coisa que pode ajudar.
    Quando reparei a velocidade lenta la na casa do meu cunhado, eu vim pra casa e conectei meu computador no sinal do bullet.
    E fiz um teste de velocidade com o bullet e meu computador para saber onde é o problema, e meu bullet está entregando a velocidade total ao meu computador, só que eu entendo que meu computador está à uns 10 metros do bullet.

    Gente, logo de cara ja peço desculpas se eu não devia ter criado um tópico ou algo assim.
    Mas eu preciso mesmo de ajuda, sou novato nisso.
    Obrigado desde já!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Detalhe bobo: Porta COM é de comunicação serial, padrão dos anos 80. COM1 e COM2 seriam portas seriais, absolutamente diferente de ethernet.

    Ignora faixas de IP e portas usadas, isso não tem relação com o throughput. Você tem que ver a qualidade da conexão entre o Bullet e a CPE TP-Link. Se não tiver visada boa em 500m terá conexão péssima mesmo. Omni é ridícula pra alta distancia, ela manda sinal pra todo lado, se tem só 1 pessoa conectada nela é bobeira mandar sinal pra todo lado se na verdade ele só é aproveitado em 1 lado, pra esse tipo de ligação ponto-a-ponto existe antena direcional.

    Como está a configuração do Bullet? É um Bullet 2 (Velharia) ou um Bullet M2? Se for um Bullet 2, está em modo B ou G? Qual o datarate usado (11M em B, 54M em G)? Teste fixar em B, com datarate de 11M, potencia nuns 22dBm, ack-timeout (Distance) em 1Km.

    Outro detalhes, 520Kbps com conexão de 5Mbps é pouco. O que você tem de velocidade de download é na verdade provavelmebte 520KB/s, o b é de bits e o B é de bytes, 1 bytes tem 8 bits, então uma conexão de 5 megabits por segundo significa 625 megabytes por segundo. É o poder da tecla shift do teclado! B e b são totalmente diferentes.
    (O limite de modo B com datarate de 11M que sugeri testar é uns 4Mbps (11M é DATARATE, e datarate não significa velocidade real, seu roteador de 150M mal deve chegar em 60Mbps na real (Que vem a ser 7,5MB/s), isso é o throughput, a velocidade REAL cosneguivel numa rede), e 4Mbps de rede B em 11M são 500KB/s, é POSSIVEL ter essa velocidade em B, mas PRECISA visada e zona de fresnel)

    Se não tiver visada entre omni e CPE, veja se não tem como reposicionar, erguer. Se não, teste assim mesmo fixar em modo B (Nada de B/G auto), com datarate em 11M (Desmarque "automatic"), sugiro isso porque B em 11M tem desempenho menor ruim sem visada ou sem zona de fresnel. Sem visada não terá 4 ou 5Mbps NUNCA em 500m, mas dá pra conseguir algo na casa dos 1Mbps pelo menos (Você tem hoje 400Kbps, afina 50KB/s multiplicado por 8 dá 400).

    (Se quiser usar G pode, mas terá que configurar datarate baixo tanto no Bullet como na CPE, wifi é bidirecional e precisa configurações otimizada nos 2 (dois) lados, só configurar o Bullet em G não resolve. Se fixar ele em B a CPE automaticamente será limitada a 11M, que permite potencia boa nele, e ela tem sensibilidade muito boa com datarate de 11M)

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Depois de uma atualização do Chrome. Os downloads mostram em KBytes/s e nao mais em Kbits/s.
    Outra coisa, tem que ver que modo da antena ele esta usando na CPE, a horizontal, vertical ou adaptativo. a w5210g é meio chata nesse quesito. Ela costuma ficar melhor se setado na "vertical" nas configuraçoes avançadas do wireless. Outra coisa, tá usando o bullet com que antena?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Me desculpe pelos erros na hora de descrever os bits ou bytes, mas vamos lá.
    Sim meu bullet é do antigo, e pelo meu ver ele não estava tão fora de configuração:
    Essa é a configuração que estava nele:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1 antes.JPG
Visualizações:	388
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	57539Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2 antes.JPG
Visualizações:	294
Tamanho: 	79,9 KB
ID:      	57540

    Agora a configuração que está!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1 agora.JPG
Visualizações:	410
Tamanho: 	81,1 KB
ID:      	57542Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2 agora.JPG
Visualizações:	402
Tamanho: 	82,0 KB
ID:      	57543.
    As antenas estão bem visadas e quase na mesma altura.
    Quanto ao Cpe? sobre a posição da antena dele vertical ou horizontal ou adaptive, estava em horizontal, eu setei pra vertical, salvei, na hora que ele reinicio, não consegui mais acessar ele pelo 10.1.1.26
    Mas meu sobrinho disse por whats que a internet la esta normal.
    Quanto a velocidade de download da internet 5mb da Oi, eu sempre reclamei sobre a velocidade contratada não ser a mesma entregue. Mas eles alegam que eu moro muito longe da distribuição, nisso eles tem razão, eu fico a dois bairros de distância.
    Desculpe por algum erro nas imagens, qualquer coisa me mostrem o erro.
    Agradeço muito a ajuda

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Primeiro, acho que essa versão é a 4.0.1, ou mais antiga. Atualize para 4.0.3. Use somente G. Data rate deixe no Auto. na segunda tela (advanced) deixe marcado SuperG: Fast Frame, Bursting e Compressão. No Multicast Data: marque Alow All. No Multicast Rate> deixe no 18. Mas primeiro atualize e selecione somente G e coloque auto.

    Lá na CPE coloque ela no modo Somente G também, Antena Vertical, Coloque ela como router, ache a aba management e coloque ip 255.255.255.255 e salve, para conseguir acessar ela pela wireless.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Ih, já está em B, já está no modo que daria melhor rendimento.

    Daria pra testar colocar o ack-timeout em 90, e desmarcar o auto-adjust (Senão ele muda sozinho).


    Além de visada tem que ter zona de fresnel:
    http://www.matik.com.br/content/view/22/26/
    Imagina um tunel redondo indo de uma antena até outra, quanto maior a frequencia mais estreito é o tunel, e quanto maior a distancia mais largo é o tunel. Em 2,4GHz em 500m o tunel deve ter LIMPO (Sem folha de arvore, fio de eletricidade, canto de telhado) o diametro de 3m, ou seja, 1,5m pra baixo da antena, pra cima, e pra cada lado. Então as antenas deveriam estar pelo menos 1,5m acima do telhado (Um mastro alto).

    Também perde desempenho quando está sobre telhado metalico, seja zinco ou aluminio, ou se tiver um telhado desse na borda da zona de fresnel também atrapalha.
    Se uma das antenas estiver do lado de algo (E não acima) existe reflexo que atrapalha.
    São detalhes bobos na instalação que criam conexão lenta assim, ao invez de chegar nos 4Mbps que modo B permitiria mal chega em 500 ou 1000Kbps.

    Geralmente a solução é colocar as antenas mais altas, em modo B não tem muito o que configurar, aumentar o ack-timeout diminui as perdas quando a zona de fresnel não está limpa mas não faz milagre. Trocando a omni por antena direcional não necessariamente teria muita melhora, sem zona de fresnel limpa teria que usar antena de ganho maior ou coisa assim, geralmente é mais facil subir as antenas do que trocar uma delas.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Olha, andei pesquisando sobre atualização da firmware, e ja está atualizado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	100
Tamanho: 	17,6 KB
ID:      	57544Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar2.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	46,0 KB
ID:      	57545
    No entanto mathcardoso vou tentar aumentar a velocidade de transmissão pelo modo B mesmo, ultimo caso eu tento pelo G, porque sua ideia parece boa.
    rubeml O bullet esta em uma barra de 6 metros, o Cpe em uma marra de 3 metros, pela altura das casas eles estão quase pareados, e sobre a zona de fresnel, tem bastante espaço para esse tal TUBO entre eles.
    hoje a tarde vou configurar o Cpe do meu cunhado, dai mando imagens pra checar se esta tudo certo.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    hei amigos, com essas dicas consegui alcançar 175kbps em um teste.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para configurar bullet e cpe

    Citação Postado originalmente por Hoile Ver Post
    hei amigos, com essas dicas consegui alcançar 175kbps em um teste.
    Kbits ou Kbytes?
    Testou como?