+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dicas: Start-Up Provedor de internet a cabo

    Pessoal, boa tarde!

    Eu e meus sócios estamos pra começar a montar um provedor de internet pra uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes. Cada um ficou com uma tarefa, a minha é levantar o máximo de informações para ensinar aos sócios que ainda não conhecem muito bem o mercado.

    O nosso link chega num lugar a uns 100km da cidade que queremos distribuir. Precisaremos de três pontos pra que o sinal chegue (uma no link, uma visada e um na própria cidade). Não queremos optar por rádio, e sim fibra óptica. Queremos inicialmente cabear algumas regiões e ir progredindo com o tempo.

    Alguém com experiência na área? Quero levantar algumas informações, como: Como normalmente é negociado espaços nas ERBs para colocar os equipamentos? Preço? Quais equipamentos precisaríamos pra iniciar as atividades? Preço? Existe uma estimativa atual para o km do cabeamento?

    Caso existam pessoas dispostas a compartilhar o conhecimento, ótimo! Caso contrário, estamos dispostos a pagar pra um treinamento que nos deixem completamente por dentro de tudo que precisamos saber.

  2. #2

    Padrão Re: Dicas: Start-Up Provedor de internet a cabo

    Galandriel. Primeiro demarque a cidade a ser atendida contando as residencias e marcando a cada 200 casas com o GoogleEarth, assim terá uma visão da densidade demográfica da cidade. Use mão de obra especializada no backbone , fique atento a torções e excesso de força no arrasto, compre caixas de emenda e spliters de boa qualidade, verifique se área por onde passa o backbone é acometida de queimadas, caso positivo compre cabos adequados, fuja de equipamentos chingling, use de preferência Furukawa ou Parks. É melhor gastar um pouco com planejamento do que perder muito com investimento errado.Tenha calma. Caso seja necessário posso lhe ajudar desde o planejamento até boas práticas de mercado. Abraço e boa sorte.

    Att.

    Emerson Catanha
    [email protected]
    35-3021-3672

  3. #3

    Padrão Re: Dicas: Start-Up Provedor de internet a cabo

    Emerson, bom dia!

    Agradeço muito a resposta. Poderia me dizer - por mais que seja superficialmente - como seria a lógica desde a captação do sinal até a distribuição usando fibra?

    Sobre os equipamentos nós também pensamos como você: focaremos na qualidade dos equipamentos e da mão de obra para economizar no futuro com manutenção.

    Temos interesse na sua ajuda sim, como funcionaria?

  4. #4

    Padrão Re: Dicas: Start-Up Provedor de internet a cabo

    Bom dia. Primeiro me diga em qual cidade você vai iniciar o provedor, assim posso ver a melhor maneira de chegar o link. Por exemplo se você estiver em Minas Gerais, o melhor é comprar link da Eletrobrás e retirá-lo de uma sub-estação de energia,pois sempre há fibras disponíveis. Sempre tente adquirir link direto de um PTT em fibra, terá menor latência e maior garantia. Aqui sempre indico Cemig Telecom. Ativamos um POP na sub estação e ligamos direto ao Backbone, chegando até seu rack, dele derivamos as saidas da OLT e seguimos o planejamento que deve ser feito com antecedência. Caso você tenha interesse, vou até sua cidade , verifico a topografia,disponibilidade de fibras na região, tenho engenheiro com RT, para entrar com o projeto dos postes necessários , assim conseguimos a liberação de uso dos mesmos junto a operadora, aqui pagamos R$ 5,50 por mês de cada poste,se você ainda não tiver SCM, também dou andamento. Mas antes de tudo deve-se fazer o mapeamento da cidade com o Google Earth, a partir daí calcula-se postes, custos,equipamentos e previsão de mercado e serviços a serem agregados, tipo IPTV, telefonia, video monitoramento de imagens e alarmes, interligação PTP entre empresas, etc... Me passe um email com a localização que te passo um orçamento de cada etapa.Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Dicas: Start-Up Provedor de internet a cabo

    Emerson, te enviei um e-mail.

    Gostaria de um orçamento detalhado de cada etapa se possível.