Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Ola pessoal como anda a novela da ubnt ( ja pode chamar de serie com temporadas acho que ja deve tar na 5 temporadada a saga continua) sobre queimas da porta lan e perca de potencia nos equipamentos ubnt
    Quando que vai acabar isso? nos modelos novos (somente a carcaça pelo que eu vejo) anda queimando pior que os modelos anteriores, o que ta acontecendo mais e a perca de potencia chega a cair 10 dbi de potencia na maioria dos casos.
    Vcs sabem sei isso um dia tera solução, quem ta passando ainda por isso ja estão buscando algumas soluçoes ? Tipo indo pra outros fabricantes ou buscando soluçoes barata para proteger os equipamento nos clientes ou ja desistiram da ubnt?
    Me deem suas posições para buscarmos uma solução para esse triste cenario.

  2. #2

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Em quais situações isso ocorre contigo,e com que freqüência? Qual vc usa? 2.4 Ou .5.8 ghz ? Uso de potência no cliente ? Etc... Vc pode ser mais específico?

  3. #3

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Airgrid Modelo Novo deu uma parada nesses problemas.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Ola pessoal como anda a novela da ubnt ( ja pode chamar de serie com temporadas acho que ja deve tar na 5 temporadada a saga continua) sobre queimas da porta lan e perca de potencia nos equipamentos ubnt
    Quando que vai acabar isso? nos modelos novos (somente a carcaça pelo que eu vejo) anda queimando pior que os modelos anteriores, o que ta acontecendo mais e a perca de potencia chega a cair 10 dbi de potencia na maioria dos casos.
    Vcs sabem sei isso um dia tera solução, quem ta passando ainda por isso ja estão buscando algumas soluçoes ? Tipo indo pra outros fabricantes ou buscando soluçoes barata para proteger os equipamento nos clientes ou ja desistiram da ubnt?
    Me deem suas posições para buscarmos uma solução para esse triste cenario.

    Ola amigos, estava com umas nano station loco m5 com a porta em 10MB coloquei o firmware openwrt via tftp e voltou a 100Mb não sei dizer o que ocorre mas em 6 equipamentos que troquei estão funcionado perfeitamente a mais de 1 mês. OBS: em 2 nano que estava em 10mb não consegui fazer o acesso via tftp ai não teve jeito.

  5. #5

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Citação Postado originalmente por gmgustavocruz Ver Post
    Em quais situações isso ocorre contigo,e com que freqüência? Qual vc usa? 2.4 Ou .5.8 ghz ? Uso de potência no cliente ? Etc... Vc pode ser mais específico?
    eu trabalho num provedor e aos monte problema de potencia elas geralmente cai 10 dbi de potencia redondo eles usam 5.8ghz essas novas argrid ta dando mais problemas que as antigas
    vo falar uma coisa tambem tem muito instalador ze ruela aqui tambem e deixa a potencia no maximo isso acaba ajudando a dar problema de potencia mais existem outros radios que isso e muito dificil de ocorrer e correto vc usar a potencia certa no ambiente certo mais e se um dia vc precisar realmente usar aquela potencia no maximo? se o equipamento não suporta isso pra que então ter tanta potencia assim

  6. #6

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Queima de lan e outro problema e tambem aquele problema de acesso a interface do airos que vc pinga a antena mais não tem acesso ao firmware ou seja 4 problemas que a ubiquiti pode apresentar queima da lan problema de potencia e problema no componente que da acesso a interface do firmware e aquele problema de ficar so em tftp

  7. #7

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Tenho 200 LOCO M5 e nao tenho ennhum desses problemas. Todos instalados com estabilizador de tensao.

  8. #8

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Que tipo de estabilizador de tensão voce usar amigo?

  9. #9

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Sim mais e quando cai raio perto das antenas dos cliente e induzir pelo cabo de rede descargas eletricas, estabilizador nenhum vai segurar pois ele vai subir pelo cabo.

  10. #10

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Citação Postado originalmente por infojet Ver Post
    Que tipo de estabilizador de tensão voce usar amigo?
    Qualquer um ajuda pois isola satisfatoriamente os transientes proveniente da rede eletrica (apresenta comportamento altamente indutivo visto dede a rede eletrica). Porem como tem muitas marcas vagabundas que queimam sosinhas , compramos SMS , barato e eficiente.

  11. #11

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Amigo pode ser falta de um aterramento bom isso ocorre muito, pode ser problema no protótipo, diversas coisas mas quem pode responder isso com complexa exatidão é o @rubem.

  12. #12

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    VC compra outro e Brazil rapido e facil

  13. #13

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Amigo pode ser falta de um aterramento bom isso ocorre muito, pode ser problema no protótipo, diversas coisas mas quem pode responder isso com complexa exatidão é o @rubem.
    Não me coloque no meio disso, ter que explicar que na california (Terra da UBNT) se usa sistema de 4 fios com 120 e 208V com relação a cada fase, com neutro aterrado em todas as caixas centrais das resistencias (Portanto sempre com um aterramento bem perto), com fiação muito mais grossa (Por hábito dos morados, não por padrão), com muito menos raios que no brasil, com o hábito de usar protetores de surto em ethernet ( https://www.ubnt.com/accessories/eth...rge-protector/ ) em toda CPE e aterrar ele (Afinal o neutro está aterrado na caixa central da casa, toda a casa tem neutro, tá fácil puxar o GND do equipto até ele).

    Fora que o solo arenoso do brasil tem resistividade alta, o raio demora a acabar seu DDP com relação a terra muito mais lentamente, percorre area maior e portanto cria um campo eletromagnético mais extenso pra induzir alta tensão numa area potencialmente maior (Com mais CPE's).

    E sempre espero que quem sofre com isso descreva melhor o problema, se ethernet deixa de funcionar totalmente, se passa a operar direito só em 10M (E como fica o ping em 10M? 5ms e uns 5% de perdas? Isso não é um funcionamento correto), se isso ocorre com cabos ethernet expostos ou se ocorre também onde eles são curtos, se tem mastro de ferro preso em parede ou se eles estão isolados da terra por telhado ou madeira, ou pior, se é usado cano de plastico, se é rede 127V com neutro ou se é rede 220V fase-fase sem neutro na estória... enfim, espero umas descrições melhores do ambiente onde isso ocorre e do problema em sí, o que vejo por aqui é unica e exclusivamente queima por alta tensão induzida em raio, isso não é protegido por DPS, DR ou estabilizador (Queima até CPE desligada), só protege com protetor de ethernet.
    (Tá, tem umas queimas de fonte, mas em 220V, onde não há neutro aterrado por perto, onde a fonte é o elo mais fraco até chegar no aterramento (Lá no transformador da cia eletrica, longe pacas))


    Sobre estabilizador, eu insisto: Ele atua como um filtro LC, a pouca proteção deles é por operar como um filtro LC, mais barato que um estabilizador com antiquados reles (Levam 10ms pra atracar, nesse tempo a eletricidade percorre uns 15Km! Proteção inútil, lerda demais, só ajuda em variação lenta, e variação lenta só existe em casa com instalação feita por porco que usa fiação fina) e microprocessador programáveis em fundo de quintal tipo PIC é usar um filtro LC então, que é basicamente um filtro de linha decente. A web tá cheia de textos sobre a inutilidade e lerdeza dos estabilizadores, e sobre a necessidade de filtros LC decentes. E... boas fontes tem um filtro LC na entrada, as da UBNT tem uma bobina (L) depois da retificação (Hein?) e somente varistor direto em AC. A meu ver devia ter LC e um PTC em serie ANTES da retificação, sem varistor mesmo, esse tipo de filtragem é bem simples de colocar num filtro de linha ou num protetor específico pra fonte UBNT (Fonte UBNT minha queimada queimou a ponte retificadora, um dos terminais está direto em AC, não a toa que queimou em raio, com cabo não-blindado, sem protetor de surto, o DC pulou pro neutro pela ponte retificadora.
    (Ah, lembrando que em fonte UBNT o aterramento é inútil na fonte, ele passa reto da entrada até os RJ45 de saída, o aterramento não protegeria a fonte, e se não usar cabo blindado e conector blindado o aterramento não serviria pra nada, o que tem utilidade pra fonte é neutro com bom aterramento! Mas se há indução de alta tensão nos pares 4, 5, 7 e 8 a proteção é varistor num protetor de surto pra POE). Isso se a queima de fontes for um problema, se queimar uns 5% por ano tá dentro do normal)

  14. #14
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Air grid XW está dando mais problema do que a XM, queima lan, perde potencia e alguns equipamentos param de funcionar do nada,
    paramos de comprar por esse motivo.

  15. #15

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    O estabilizador cumpre duas funçoes principais de proteção.

    1) Atua como filtro de linha altamente eficiente pois seu circuito de entrada é altamente indutivo devido ao autotransformador. Em combinação com os circuitos de proteção (capacitivos e indutivos) se transforma em uma proteção interessante para trsansientes de raios entrando pela rede eletrica.

    2) Como regulador de tensão da rede eletrica ocasionada por altos consumos que faz cair da tensão inicial para valores de ate 10% menores (ou mais) . Nesta função , o Estabilizador nao precissa ser "Rapido" por esse motivo utiliza reles de entrada que vão selecionando as espiras do autotransformador para elevar a tensão ao valor correto.

    Deve-se considerar que a rede eletrica percorre miles de quilometros e faz uma malha nas cidades , ela esta sempre aterrada no neutro.

    A probabilidade de cair um raio nela é muito grande pois seu potencial é baixo comparada com resto das edificações.

    Se cai raio na rede eletrica , a probabilidade de indução e elevação de tensão tambem é alta.

    Se a rede queima permanentemente fontes de PC (altamente protegidas por circuitos especificos) imagina se nao vai queimar os radios conetados na redes mediante fontes muitos simples.

    Agora se conetar os radios utilizando o neutro original (aquele terceiro pino das fontes originais dos UBNT), aterrado, a probabilidade de conter o surto de tensão aumenta em muito. Porem as residencias brasileira não tem (na grande maioria) de fio de aterramento na instalação eletrica, é ai que entra a importancia do Estabilizador de tensão.


    Tudo isto pode ser corroborado pelas recomendaçoes das Companhias Eletricas "Quando chover, tire todo os eletrodomesticos da tomada" Entao porque nos deixamos um equipamento microprocessado (os radinhos) com circuitos delicados, ligados nas tomadas? Se em regiones de alta atividade atmosfericas , a rede queima ate geladeiras (alta imunidade aos transientes) não vai poupar eses equipamentos com fontes tao vulneraveis.


    De forma muito suscinta tentei explicar o que acontece no mundo real da engenharia de proteção contra surtos eletricos.

  16. #16

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Não me coloque no meio disso, ter que explicar que na california (Terra da UBNT) se usa sistema de 4 fios com 120 e 208V com relação a cada fase, com neutro aterrado em todas as caixas centrais das resistencias (Portanto sempre com um aterramento bem perto), com fiação muito mais grossa (Por hábito dos morados, não por padrão), com muito menos raios que no brasil, com o hábito de usar protetores de surto em ethernet ( https://www.ubnt.com/accessories/eth...rge-protector/ ) em toda CPE e aterrar ele (Afinal o neutro está aterrado na caixa central da casa, toda a casa tem neutro, tá fácil puxar o GND do equipto até ele).

    Fora que o solo arenoso do brasil tem resistividade alta, o raio demora a acabar seu DDP com relação a terra muito mais lentamente, percorre area maior e portanto cria um campo eletromagnético mais extenso pra induzir alta tensão numa area potencialmente maior (Com mais CPE's).

    E sempre espero que quem sofre com isso descreva melhor o problema, se ethernet deixa de funcionar totalmente, se passa a operar direito só em 10M (E como fica o ping em 10M? 5ms e uns 5% de perdas? Isso não é um funcionamento correto), se isso ocorre com cabos ethernet expostos ou se ocorre também onde eles são curtos, se tem mastro de ferro preso em parede ou se eles estão isolados da terra por telhado ou madeira, ou pior, se é usado cano de plastico, se é rede 127V com neutro ou se é rede 220V fase-fase sem neutro na estória... enfim, espero umas descrições melhores do ambiente onde isso ocorre e do problema em sí, o que vejo por aqui é unica e exclusivamente queima por alta tensão induzida em raio, isso não é protegido por DPS, DR ou estabilizador (Queima até CPE desligada), só protege com protetor de ethernet.
    (Tá, tem umas queimas de fonte, mas em 220V, onde não há neutro aterrado por perto, onde a fonte é o elo mais fraco até chegar no aterramento (Lá no transformador da cia eletrica, longe pacas))


    Sobre estabilizador, eu insisto: Ele atua como um filtro LC, a pouca proteção deles é por operar como um filtro LC, mais barato que um estabilizador com antiquados reles (Levam 10ms pra atracar, nesse tempo a eletricidade percorre uns 15Km! Proteção inútil, lerda demais, só ajuda em variação lenta, e variação lenta só existe em casa com instalação feita por porco que usa fiação fina) e microprocessador programáveis em fundo de quintal tipo PIC é usar um filtro LC então, que é basicamente um filtro de linha decente. A web tá cheia de textos sobre a inutilidade e lerdeza dos estabilizadores, e sobre a necessidade de filtros LC decentes. E... boas fontes tem um filtro LC na entrada, as da UBNT tem uma bobina (L) depois da retificação (Hein?) e somente varistor direto em AC. A meu ver devia ter LC e um PTC em serie ANTES da retificação, sem varistor mesmo, esse tipo de filtragem é bem simples de colocar num filtro de linha ou num protetor específico pra fonte UBNT (Fonte UBNT minha queimada queimou a ponte retificadora, um dos terminais está direto em AC, não a toa que queimou em raio, com cabo não-blindado, sem protetor de surto, o DC pulou pro neutro pela ponte retificadora.
    (Ah, lembrando que em fonte UBNT o aterramento é inútil na fonte, ele passa reto da entrada até os RJ45 de saída, o aterramento não protegeria a fonte, e se não usar cabo blindado e conector blindado o aterramento não serviria pra nada, o que tem utilidade pra fonte é neutro com bom aterramento! Mas se há indução de alta tensão nos pares 4, 5, 7 e 8 a proteção é varistor num protetor de surto pra POE). Isso se a queima de fontes for um problema, se queimar uns 5% por ano tá dentro do normal)
    Falou tudo,
    Não adianta ficar reclamando se não dá aos equipamentos a condição ideal de trabalho, cedo ou tarde da zica. Um bom aterramento é INDISPENSÁVEL.

  17. #17

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    O problema e obrigar o cliente a fazer aterramento. Me lembro dos radinhos ap router dificilmente aquilo queimava no mais um capacitor estufado por ficar tanto tempo no sol tem muitos com mais de 10 anos e ainda funcionam e rb tenho varias a unica queimada que eu tenho foi por que o raio caiu na ponta da antena e trafegou pelo cabo rgc213 e torrou a mesma mais nesse caso sem jeito tambem. Se esses radios toleram condiçoes climaticas mais severas e a ubnt não o que ela veio fazer aqui so nos dar prejuizo?
    Eles deviam mudar o seu conceito e colocar um protetor nessas antenas para amenizar variaçoes e descargas eletricas pelo menos amenizavam, mais não e so isso e a perca de potencia? Muitos falam que e erro de projeto mais se e por que não concertam isso, fica tão caro assim para a ubnt remodelar os seus equipamentos? Eu acho os equipamentos da ubt um excelente equipamento com qualidade de sinal excelente, praticidade nem se fala, mais o que adianta se dura tão pouco E preferivel usar rbs com caixas hemeticas de ferro,da um trabalho maior mais as vezes se faz varios link ne um equipamento só, e descendo so um cabo de rede.
    A ubnt deveria reconsiderar e arrumar a casa pois muitos ja tão caindo fora, o que e uma pena pois a praticidades deles e fenomenal.
    Eu to começando a usar protetor antisurto da ubiquiti nas antenas em ptp vou ver como eles vão se sair se se sair bem pelo menos uma coisa vai amenizar que e a queima da lan, mais e a perca de potencia isso ai so eles para resolverem.

  18. #18

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Uma coisa que eu notei em varias antenas que perdem a potencia e tambem o ping que fica oscilando de 5 10 ate 20 ms por cabo direto no pc e uma lentidão enorme para acessar o firmware

  19. #19

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    compro todas queimadas pago 10 reais

  20. #20

    Padrão Re: Como anda a novela da ubnt sobre queima de portas lan e perca de potencia?

    Citação Postado originalmente por emiliano Ver Post
    compro todas queimadas pago 10 reais
    Amigo emiliano melhore sua oferta e tenho aprox 300 aqui para te vender.