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  1. É complicado a TV falar em consumo real porque o consumo varia conforme o brilho, conforme o volume, conforme o processamento. Esses 49W provavelmente são o consumo máximo. Se mantiver a sala com menos luz dá pra diminuir o brilho e tal pra ter consumo um pouco menor, é bem capaz de na prática ficar em 40W mesmo.

    Um conversor DC-DC de US$ 10 do Ebay, ou aquela fonte automotiva pra notebook que passei os links servem bem pra essa TV, o rendimento passando de 12 pra 19V deve ficar nuns 86%, praticamente o mesmo da fonte AC original (Só que não teria a perda no inversor).
    Você pode até ligar as 2 fontes juntas, isolando com diodo (1 diodo de uns 8A entre cada) pra não precisar trocar de fonte, seria só colocar um interruptor pra ligar cada um.
    (E se usar o conversor dc-dc ajustavel você pode ajustar ele pra algo tipo 0,2V a mais que a fonte AC da TV, assim a maior parte do consumo viria do conversor e não da fonte original, o consumo sempre vem de quem tem a tensão maior)

    Sobre o inversor, a intenção seria alimentar o que com ele?
    Esse tipo de inversor usa onda quadrada, pra fins de marketing chamam de "senoidal modificada", a teoria é que isso devia acontecer, você aplica uma onda quadrada e o transformador "atenua" pra uma senoidal:
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    Mas na prática o normal é a carga não ser planejada com perfeição (Resistencia do trafo conforme os mosfets usados, por exemplo), e na prática você tem isso aqui:
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    O problema é que o pico (Acima de uns 120V) não tem energia suficiente pra girar algo tipo um motor, se aplicar um consumo meio alto o topo da onda fica aplainado, tipo:
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    Ou http://s997.photobucket.com/user/Dak..._0837.jpg.html

    Ou esse aqui que mostra melhor a falta de pico, aplainada por alto consumo:
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    Esse é exatamente o problema de nobreak, eles usam inversor com onda modificada (Tá mais pra onda quadrada modificada do que pra "senoidal por aproximação".

    Pra ter senoidal de verdade, pra motor girar sem problemas, se usar PWM, mais ou menos assim:
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    A saída 1 é um conjunto de mosfets, a saida 2 é outro conjunto de mosfets. Precisa um CI complexo pra gerenciar isso, pra alterar a largura dos pulsos de maneira variada e pra mandar os pulsos ora pra uma e ora pra outra saída. Geralmente se usa microcontrolador:
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    Sou uma anta em materia de programação então programar PIC não é comigo, não sei usar isso. Tem CI's dedicados, dá pra fazer circuito até simples:
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    Inversor com PWM gerando senoidal não só tem senoidal mais limpa e portanto apta a rodar motores, o rendimento melhor muito!
    O rendimento desse circuito com onda quadrada que postou deve render algo péssimo tipo 60%. Pra algo tipo fonte chaveada isso serve, qualquer fonte chaveada tem uma ponte retificadora na entrada, ou seja, passa tudo pra DC, então se a AC é limpa ou suja, se é senoidal ou quadrada tanto faz. Já motor depende muito da forma de onda.

    Um circuito com componentes baratos infelizmente exige muito ajuste (Conforme o trafo), tipo esse:
    http://www.homemade-circuits.com/201...sine-wave.html
    3 LM555, 1 LM4017, não sai caro. O problema é o ajuste de frequencia e analizar a forma de onda, isso exige osciloscopio.

    Por isso inversor senoidal, ou nobreak senoidal é um bicho bastante caro, o circuito é complexo.
    Um inversor simples é coisa barata, uma lampada fluorescente compacta é um inversor de uns 200VDC pra uns 800VAC, é um circuito com ponte retificadora na entrada (Se for 127V tem dobrador de tensão!), filtragem por capacitor, depois um par de 13007 faz a oscilação que é aplicada num transformador, e no outro lado deste se obtem 800 a 1000V, que vão pra lampada e ionizam ela. Um inversor desse sai barato, R$ 10 numa lampada fluorescente compacta com eles. Inversão simples não tem segredo, mas... tem rendimento péssimo, e não serve pra motor indutivo, ou seja, não serve pra geladeira, pra ventilador de mesa ou de teto.

    Dá pra ligar a sua geladeira com inversor de onda quadrada, MAS precisa muito ajuste. O ideal é ter um trafo de tensão MENOR (O de nobreak é de tensão meio alta), mas enfim, é só questão de fazer o gerador, tentar ligar a geladeira, e acompanhar no osciloscopio a forma de onda no ato da tentativa de ligar a geladeira, ver se há deformação no topo ou na rampa de subida da onda e tentar corrigir isso com capacitor antes ou depois do trafo, ou simplesmente com tensão mais alta, talvez com um circuito (Por rele) pra reduzir a tensão ou desligar uns capacitores depois de a geladeira ter entrado no giro normal pelo enrolamento de marcha (Teria que acoplar algo no rele de partida da geladeira), enfim, seria um inversor específico pra geladeira, porque acredite, esses motores com enrolamento de partida a parte são a grande dificuldade. SE fosse outro tipo de motor poderia colocar algo tipo uma "partida manual", com uma cordinha pra aceleração inicial, e então ligar o inversor, assim excluiria o enrolamento de partida e usaria só o enrolamento de marcha, mas geladeira tem motor lacrado.

    Fora comprar inversor senoidal (Ou um osciloscopio pra fazer os ajustes finos pra um inversor pra geladeira) não vejo um jeito simples de ligar geladeira em 12V, por isso insisto em não usar ela em 12V se não for preciso.

    (Mas se quiser insistir, eu diria pra usar 4 mosfets de 60A ou mais num inversor de onda quadrada pra geladeira de 90W, somente 2 mosfets devem cozinhar de calor rapidinho, algo nesse estilo:
    https://fahriemjeblog.files.wordpres...rschematic.png
    Ou com mais mosfets paralelos.
    Ou mesmo com mosfets invertendo a polarização no trafo, tipo isso:
    http://danyk.cz/menic230_5_en.html

    (Mas veja lá em baixo a forma de onda no osciloscopio, não tem nada a ver com senoidal, raramente um motor puramente indutivo gira com esse tipo de onda. Se ele já está girando alguns se mantem, mas iniciar o gira eles não conseguem, eles aquecem sem girar até queimar, ou ficam consumindo demais até queimar o inversor)

    Tem geladeira 12/24V na www.elber.ind.br, uns R$ 2,5 mil pela de 280 litros... então nem trocar de geladeira é uma opção barata, melhor deixar ela na rede AC mesmo, e usar os 12V pra outras coisas, sem inversor de preferência (Exceto inversor pra lampada fluorescente, que é um uso muito bom, tipo esses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nte-15-20w-_JM
    Liga um deles numa dessa:
    http://www.luzcasa.com.br/Produto-LA...o-100-100.aspx
    E putz, são 1200 lumens com 14W de consumo. Lampada fluorescente compacta que tem 1200 lumens é uma de uns 21W. Ou seja, não só terá uma ótima lampada (Essas T5 tubulares são ótimas), terá até mais luz com menor consumo, sem falar que o consumo é feito de uma fonte gratis.
    (Na sala eu uso só 700 lumens, pra TV ficar com menor brilho e tal, mas em local de trabalho preciso uns 1200 a 1400 lumens mesmo)

    Esse tipo de tubular T5 dura tanto quanto as antigas T10 de 40W, usando umas 3h.dia dura 10 anos, começa a pretear os cantos em uns 8 anos. Fluorescente compacta barata as vezes preteia os cantos em muito menos tempo, a longo prazo não são um bom investimendo, nem pra sistema 12V nem pra lampada comum na rede AC.

  2. Rubem comprei a placa solar de 150w e led´s de 3w de 3,4 a 3,6v.
    Vc poderia de ajudar sobre os led´s, qual o resistor eu poderia colocar para usar na bateria em 12v.
    Resistor para 01 led, para 02 led´s, para 03 led´s e 04 led´s em sistema tambem de em série.
    E vou fazer o inversor com o cd 4047 com o trafo do no-break SMS de 1.2Kva, para testar na geladeira, ou esse com IR 2153.
    http://danyk.cz/menic230_5_en.html
    Última edição por Amanda; 28-04-2015 às 20:48. Razão: adicionar informações.



  3. Com led de potencia grande é melhor evitar resistor, o resistor vai dissipar muita coisa.

    Bom, vamos fazer a conta com a maior tensão do led e a maior da bateria. 3,6V no led e 13,8V na bateria.
    13,8 - 3,6 = 10,2V.
    3W em 3,6V = 3 / 3,6 = 0,83A
    10,2/0,83 = 12,2 ohms.
    Resistor de 12 ohms.

    MAS... o resistor vai ter que transformar em calor 10V / 0,8 = 8 watts!!!!!!
    Ou seja, o led vai consumir 3W, mas o resistor vai ter que jogar no lixo 8W em calor. Precisaria resistor 12 ohms por 10 watts. Raro e caro.

    Melhor colocar 2 ou 3 leds em serie, com apenas 1 resistor.

    Se colocar os 3 leds em serie, com resistor de 4,7 ohms, vai ter brilho ótimo com bateria cheia (13,5 a 13,8V), mas com a bateria baixa (11V) vai ficar fraco, talvez seria legal um chave seletora entre resistor de 4,7 ohms e um de 2,2 ohms. Como os leds consomem 3W vai precisar arranjar resistor de 3W. Seria algo tipo 3 leds de 3W gerando luz, e um resistor consumindo 3W gerando apenas calor. Não é um rendimento tão bom.
    (Lampadas 12V usando dezenas de leds pequenos (5050, por exemplo) porque vai um resistor pequeno a cada 2 ou 3 leds, cada um dissipa pouco calor (Os leds menores aguentam mais sobretensão), no fim das contas o desperdício percentual é menor)

    Calcula aqui se não quiser fazer a conta:
    http://www.robotizando.com.br/calculadora_leds.php


    Pra não desperdiçar energia com led de alto consumo tem os drivers, tipo:
    http://www.dx.com/p/4w-led-constant-...5#.VUEt5ThVVlY
    E as fontes de corrente constante, tipo:
    http://www.dx.com/p/7w-led-constant-...3#.VUEt4ThVVlY
    Eles trabalham com PWM geralmente, rendimento tipo 85 a 95% geralmente, aceitam um range de tensão grande sem que o brilho do led varie.

    Com resistor é bem complicado não desperdiçar algo tipo 1/3 ou 1/4 do gasto total em resistores.


    Eu optei por leds de 34V recentemente por isso, se é pra colocar circuito prefiro um step-up passando de 5-30V pra 34V assim posso ligar em bateria 6V, em bateria 12V danificada (Com 8V, digamos), posso ligar em sistema 24V. Se é pra render só 85% eu prefiro algo que me sirva em todo lugar.

    Poderia usar circuito tipo esse com 1 probleminha:
    http://www.dx.com/p/lm2596-dc-dc-ste...e-green-350239
    Ajustado pra saída em 3,6V seria tudo ok, MAS o limite de 3A é na SAÍDA, e 3,6V *3A = 11W, seRIA pra 3 leds 3W em paralelo. Mas isso é corrente de pico, o que isso geralmente suporta como media é 1,8A, e 3,6 * 1,8 = 6,48W. Ou seja, se quer que o circuito dure, só 2 leds 3W em cada conversor dc-dc. Aí a coisa fica cara.

    Leds bom pra uso em sistema 12V (Que varia de 11 a 14V conforme a carga da bateria) é led de tensão mais alta que tem aquela meleca amarela de silicone em cima, tipo:
    http://www.dx.com/p/10w-7000k-750-lu...2#.VUEw4zhVVlY
    Se olhar bem vai ter 3 conjuntos de 3 leds em sequencia internamente, são 9 leds ao todo, o silicone dissipa algum calor, mas o grosso da dissipação é por baixo, sob luz total isso aquece, então você coloca sobre um bom dissipador de calor, aumenta muito a vida útil da coisa. Alias, eles até tem range maior de tensão, 9 a 11V, enquanto 3 leds de 3,4-3,6V aceitam em serie 10,2 a 10,8V, tudo porque isolados não conseguem dissipar muito calor.

    Se você tem led de lente maciça, tipo esses:
    http://www.dx.com/p/jr-3w-410nm-3w-4...3#.VUEyujhVVlY
    Complicado dar alguma sobretensão e esperar que sobrevivam (Os meus desses tem ótima luz, mas queimam demais).
    Mas se for led com gel ("Geleado" existe?), tipo:
    http://www.dx.com/p/jz-3w-3w-270lm-6...3#.VUEy0ThVVlY
    Aí é bem mais tranquilo colocar um resistor de valor levemente menor, desde que coloque os leds em local ventilado (Ou em cima de algo metalico, com pasta termica passa dissipar mais calor).

    Esses macicos de 3W 3,6V eu coloquei em lanterna de cabeça, em bateria de lithium (Que chega a 4,1V carregada) com resistor de 4,7 ohms e a luz era fraca, baixei pra 1 ohm e queimou o led, ainda uso em laterna de cabeça um desses, mas a luz é amarelada já que não quero arriscar queimar mais led testando resistores menores.

  4. esse cara é humano ?

  5. Citação Postado originalmente por weslly21 Ver Post
    esse cara é humano ?
    Velho eu pago MUITO pau para as explicações dele. É o tipo de pessoa e de cerebro que você não encontra em todos os lugares. Sério.

    Eu entrei neste topico aqui para perguntar de uma coisa que quero começar a instalar em casa. Gostaria de começar a instalar um sistema de painéis solares aqui em casa de forma que eu consuma MENOS energia da rede elétrica publica e comece a economizar uns trocados e que eu vá aumentando o numero de painéis no decorrer do tempo.

    Já salvei o tópico nos favoritos pq passei os olhos e vi que tem um monte de assunto bacana e que quero aprender.

    Rubem, tem muito segredo em fazer isso?






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