+ Responder ao Tópico

1. Os nobreaks na falta de energia da rede pública não volta a energia, a menos que os relês de comutação estejam com problema o que é raro isso acontecer. Se for para economizar energia acho que está fazendo errado, por que que qualquer nobreak uma vez conectado à tomada está consumindo energia em até 15% da sua capacidade conforme o estado da bateria atingindo a marca dos 200kw consumidos num mês. Se a falta de energia no local for baixa, é mais vantagem comprar um motogerador a gasolina de no minimo 3000 watts que se acha por volta de R$1500,00 solução encontrada aqui por bancos e redes de lojas e farmácias que trabalham no sistema on-line com a matriz ou receita.
    Caso resolva usar um motogerador, chame um eletricista de sua confiança para que seja instalado uma chave de reversão, e alguns deles tem sáida de 12V já incluso e com partida elétrica como opcionais.

2. Caro Rubem, obrigado por sua contribuição. Acompanho suas postagens desde o início deste tópico. Comprarei o inversor, e pesquisei algumas idéias para o aquecimento da água no inverno rigoroso aqui do sul. Espero conseguir baixar a conta de luz, que está sendo o insumo mais caro da criação.
    Mais uma vez, obrigado!!

3. Obrigado Nilton!

4. Nunca calculei o gasto de fontes diferentes de calor, mas em aviários geralmente se usa gás (E isso obriga a acordar no meio da madrugada pra ir desligar aquecedor) ao invés de eletricidade, suspeito que tem um bom motivo financeiro pra isso.

Aquecimento solar de água só tem um problema no inverno: Precisa sol! :-)

Energia solar fotovoltaica terá captação bem baixa em dias nublados, mas o aquecimento com serpentinas e cia precisa calor do sol.

Em aquecimento pra reservatório, se usa aqueles painéis de dutos retos porque assim a água circula naturalmente, o painel fica abaixo do fundo do reservatório por isso está sempre cheio, a água quente se expande, mas ao invés de voltar empurrando muita água, é mais fácil ela ir pra cima, com isso o painel reto faz o recalque da água, eleva ela.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ABAAAAQSUAA-1.jpg
Visualizações:	83
Tamanho: 	80,0 KB
ID:      	63487

Mas na parte de baixo desse painel, entre a saída do reservatório e a entrada do painel, dá pra acrescentar um aquecedor mais simples e deixar ele em linha reta jogado em baixo: Mangueira enrolada.

É muuuuuuuito simples pegar uma mangueira e enrolar, ela sozinha não faz o recalque de muita água, ou pelo menos não comparado ao painel com os dutos retos pra cima.

Ou seja, o que sempre proponho é painel dutado comum pra recalque, e painel de mangueira enrolada pra aquecer um volume maior.

Pode só jogar as mangueiras no sol

Nome:	         aquecedor_solar+016.JPG
Visualizações:	768
Tamanho: 	343,4 KB
ID:      	63488
    Fazer uma coisa mais bonitinha

Nome:	         93049da60c79902d078cef82acceaf98.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	156,0 KB
ID:      	63489Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         splyucca_spiral1.jpg
Visualizações:	57
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	63493
    Mas a única coisa que melhora de fato um pouco o rendimento (Não apenas a estética) é colocar dentro de uma caixa com vidro ou plástico na frente, pra evitar que o VENTO esfrie a mangueira:

Nome:	         espira.jpg
Visualizações:	60
Tamanho: 	114,5 KB
ID:      	63490

Se tem sol e vento gelado, esse plastico ou vidro na frente (Não encostando na mangueira) ajuda muito.

Se já tem bombas, e colocar a água pra passar por dentro dos canos, ela vai aquecer MUITO. Naturalmente a água circula pouco, ela aquece um pouco e já se expande, já sobe pro reservatório, mas se colocar a água pra circular a força vai aquecer pouco em casa passada (0,5°C por passada, digamos), mas uma bomba com capacidade pra digamos 500l.hora vai fazer a água passar várias vezes, no fim do dia o calor total acumulado é muito maior. Ou seja, agrega uma espiral simples de fazer na bomba de aeração e terá aquecimento otimizado.

Se nem tem tanto sol, um painel solar fotovoltaico de 250W 24V deve captar uns 50W 21V em dia nublado, é pouco pra um painel que custa R$ 1 mil, não sei se compensa fazer algo com isso.

E tem a queima de material. Uma espiral com fio de cobre (Pra duto de freio, em caminhões ou carretas, toda loja de peças tem) enrolada sobre um fogo qualquer aquece muita água. Madeira, plástico, folhas, depois do fogo iniciado uma mini-fornalha queima de tudo.

Isso é aberto, exige mais fogo:

Nome:	         8c48a9a6c60dd268e454c2b92895fa22.jpg
Visualizações:	51
Tamanho: 	78,5 KB
ID:      	63494
    Mas é só confinar num recipiente, os aquecedores a gás são fechados e otimizam ao máximo a troca de calor com dutos mais fechadinhos

Nome:	         polaris-water-heater.jpg
Visualizações:	45
Tamanho: 	16,5 KB
ID:      	63495
    Com tubo de freio dá pra fazer coisa similar pra colocar em cima de uma fonte qualquer queimando, tipo
    Nome:      solar-water-heater-heat-exchanger.jpg
Visitas:     188
Tamanho:  19,3 KB

Tirar a água a 10°C, passar por um aquecedor desse, e voltar ela a 25°C, talvez não seja uma boa, mas se essa volta por feita no aerador, que espalha a água pela superfície, talvez não fique tão desconfortável, com circulação forçada a água nessas espiras não aquece tanto a cada passada, ao longo das horas aqueceria 1 ou 2°C de milhares de litros, enquanto que com circulação natural (Água quente subindo sozinha) teria alguma centenas de litros uns 40°C mais quente, pra humanos num ofurô tanto faz, mas peixe sei que sofre com essas diferenças térmicas.

(Aqui mais pro norte tem árvore que perde galhos aos monte, a árvore chamada canela perde galhos demais, é plantar e ir pegando o que cai. Mais pro sul do país não lembro de nenhuma assim, talvez seria caso de ver quanto custa um metro cúbico de eucalipto pra lenha por aí, acho que pra aquecer uma casa um inverno na serra do RS gasta uns 2m³ (Segundo um parente meu que mora na roça perto de Vacaria), não sei dos preços, aqui no fim de MT uma carga de pickup com lenhas diversas sai uns R$ 90, deve ter quase 3m³, e tenho a impressão que gera o dobro de calor que 2 botijões de gás que vão ficar uns R$ 120)

Esse é daqueles problema que realmente resolve com eletricidade é o pior jeito, é mais simples controlar a temperatura com exatidão, mas está gastando energia estável e pura em uma resistência elétrica que aqueceria igual com energia suja e instável.

===========================
    E eu tô suando aqui, tá uns 35ºC aqui dentro, se existir algum inverno aqui ele significa baixar pra 25°C (Vou suar igual), e eu falando em aquecer água.

5. Cheguei às mesmas conclusões nilton... Mas estou num pouco receoso em colocar um aquecedor a gás... Estou mais inclinado a utilizar o processo da mangueira preta, talvez 100 ou 200 metros em espiral com a água movimentada pela bomba seja uma solução adequada enquanto pesquiso mais sobre o aquecedor a gás.
    Realmente, a questão é mais simples se utilizar eletricidade, mas o preço dos painéis solares ainda estão proibitivos para pequeno produtor. Penso em, talvez, comprar um segundo aerogerador de 2000 watts, e colocar ele, solito no inversor, enquanto o outro permanece no banco de baterias. Seria o máximo se o aerogerador pudesse manter sozinho o consumo, desligado da rede publica, mas ainda não consegui volume de vento que mantivesse isso. Talvez eu conseguisse se o meu banco de baterias fosse maior...

Tópicos Similares

1. Placar Solar + Carregador de Bateria
    Por mathcardoso no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 14-12-2015, 20:44
  2. Sistema Solar com segundo carregador de Bateria
    Por weslly21 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 5
    Último Post: 02-03-2015, 02:19
  3. Sistema Solar com segundo carregador de Bateria
    Por weslly21 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 2