+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Normas da CEMIG para uso de postes

    Olá pessoal.

    Sei que aqui tem gente de provedor com rede cabeada em Minas Gerais, então gostaria de pedir a quem tiver, algum documento com as normas técnicas da CEMIG para uso dos postes.

    Preciso saber tudo o que pode, não pode, deve ou não deve fazer ao usar os postes dessa concessionária. Coisas, como por exemplo:
    - obrigatoriedade ou não do uso de cordoalha, e se deve ser metálica ou dielétrica;
    - permissividade ou não de passar cabos e fixar equipamentos em postes com transformador;
    - permissividade ou não de transmitir energia elétrica, em corrente alternada ou contínua, no backbone e cabos de atendimento (drop) e qual a tensão máxima;
    - algum detalhe quanto à maneira como os cabos e caixas devem ser fixados aos postes;
    - permissividade ou não de fixar caixas de emenda nos cabos/cordoalha (como a Oi faz aqui na rede telefônica);
    - forma como cabos de atendimento podem sair do poste (ângulo, uso de dutos no poste e subterrâneos na calçada, etc.);
    - restrições quantitativas (máximo de cabos, caixas) nos postes.

    Enfim, alguém tem um manual de normas técnicas da CEMIG e pode fornecê-lo a mim?
    Não encontrei essas informações no site da empresa, e o contato que me passaram para falar com o setor responsável é lento para responder, e quando responde não fornece o que solicitei.


    Grato pela atenção.
    Até logo.
    Última edição por TsouzaR; 03-03-2015 às 22:51.

  2. #2

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    Ninguém tem as normas da CEMIG?

  3. #3

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    pede na cemig; eles te fornecem de graça;

  4. #4

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    pede na cemig; eles te fornecem de graça;
    Olá, obrigado por responder.

    Tanto por telefone, chat online ou na agência da CEMIG aqui na cidade eles não conseguem dar essas informações e pedem que eu entre em contato com o setor que trata do compartilhamento de infraestrutura (me passaram um e-mail e um telefone de BH que nem é 0800, não tenho dinheiro sobrando para gastar com ligações).

    O problema é que parece ter apenas 1 pessoa atendendo nesse setor. O cara levou 3 semanas para responder meus e-mails anteriores e ainda não me deu as informações que pedi, ao invés disso mandou um contrato para iniciar o processo de compartilhamento dos postes.

    Não posso ficar esperando tanto tempo assim, tem outras empresas surgindo aqui e estou ficando atrasado no meu projeto por causa da lentidão da CEMIG e de outras empresas para me responder. Por isso solicitei aqui no fórum que alguém me fornecesse o manual de normas técnicas, pois certamente aqui tem gente de provedor com rede cabeada em MG que já tem algum documento descrevendo tudo o que pode ou não pode, deve ou não deve fazer.

  5. #5

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    Amigo faça via oficio, que pode ser entregue em qualquer agencia deles. Procure alguem que ja fez projeto ai, fica mais facil.

  6. #6

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    Citação Postado originalmente por pinhais Ver Post
    Amigo faça via oficio, que pode ser entregue em qualquer agencia deles. Procure alguem que ja fez projeto ai, fica mais facil.
    O responsável pelo setor de compartilhamento de infraestrutura me informou que eles só passam as normas depois que fechar contrato com a CEMIG. Eu até expliquei que queria as normas antes do contrato, para verificar viabilidade técnica e financeira antes de iniciar processo para obtenção de licença da Anatel (o contrato exige que já tenha a licença) e ele ficou de me enviar as normas parciais, mas desde sexta-feira não recebi nada ainda, vou esperar mais um pouco - esse setor deve ser bem ocupado, só responde depois de 2 semanas...

    Já fui na agência daqui e eles me disseram que não têm acesso a essas informações de compartilhamento de infraestrutura, qualquer coisa relacionada a isso sempre me passam os mesmos contatos do setor responsável.

    Complicado, quanta lentidão (comum em empresas grandes e/ou desorganizadas).

  7. #7

    Padrão Re: Normas da CEMIG para uso de postes

    Caro TsouzaR, eu sou engenheiro e fazemos projetos de compartilhamento de rede de telecomunicações em postes/dutos/torres ou qualquer outra estrutura com concessionárias elétricas, telecom, petroleo. Com experiência nas concessionárias eletricas CEMIG, CELG, COPEL e ENCELSA. E praticamente todas as grandes de Telecom. Se precisar de assessoria podemos lhe ajudar. Se for duvidas pequenas posso tentar lhe ajudar, mas o projeto é muito complexo, além de precisar de profissional habilitado no CREA e empresa com registro de fornecedor na CEMIG(no caso) o que possuímos. Duvidas entre em contato comigo, um abraço.

    (34) 9106-2776 (TIM)
    (34) 3235-0900
    [email protected]