+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Bom dia pessoal,

    Estou com necessidade de interligar rapidamente um POP a outro, hoje o enlace é fechado com um par de rocket´s, mas por motivos óbvios preciso melhorá-lo, e pela urgência, fibra não é uma opção para o momento.

    É um enlace de 3km +/-.

    Estive pesquisando sobre rádios digitais, wi2be e outros, porém o preço me fez pesquisar o AirFiber.

    Nas pesquisas encontrei apenas tópicos antigos, por isso resolvi vir perguntar.

    - A faixa de 24Ghz é permitida para uso no Brasil ? (Caso sim, o uso é livre ou a frequência é licenciada?)
    - O AirFiber 24Ghz é homologado pela Anatel ?
    - Qual o custo de um par de AirFiber 24Ghz atualmente e quem vende?
    - Quem usa, o que me diz do equipamento?

    OBS: AirFiber 5Ghz não me interessa!

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Eu tenho rodando a alguns meses um ptp de air fiber 24 e até agora não tenho o que reclamar... que o pessoal tem reclamado é quanto se tem uma distância maior do que 7 km, que aí sim ele vai ter quedas, pois a frequência é muito alta. O meu link tem 8,5Km, mas quando o tempo fecha ele cai, por isso tenho um par de rb912 para segurar quando a chuva aperta. E uma coisa muito importante, tenha muita paciência na hora de fazer alinhamento, pois é muito difícil até deixar ele com sinal bom. Mas depois que deixar alinhado corretamente, é só alegria, pode colocar 750 MB nele que não vai ter problema.... o preço dele eu não sei te falar, mas entra em contato com a WDC que eles vendem.

  3. #3

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Se vc usar o Airfiber dentro da norma da Anatel. vc não fecha 1km com qualidade e muito menos com uma boa banda passante. Pode testar o Airfiber 5, mais se for muito poluido, esquece, como ele é 5ghz, vai atrapalhar muito mais!
    Se quer sossego, vai de radio de frequencia licenciada, tem muitos usados, pega de 18ghz que o mesmo passa mais de 300mgs full!!

  4. #4

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Então quer dizer que ele é homologado pela Anatel e a frequência de 24 Ghz também é de uso livre?

  5. #5

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Ele é homologado sim...

  6. #6

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Ele é homologado sim...
    E será que a frequencia 24Ghz é de uso livre ou preciso licenciar o enlace na Anatel?

    No caso de ser livre sera que compensa investir neste equipamento? Pois se um concorrente vier a usar num local proximo podera prejudicar meu enlace da mesma forma que os enlaces 5Ghz.

  7. #7

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Ele é liberado para uso sem precisar licenciar, e caso um concorrente tb coloque um 24ghz ele muito provavelmente não irá te atrapalhar em nada, pois precisa estar muito bem apontado para sua antena para que ele ache o sinal e te cause interferência.
    Para esta distância que vc citou, eu iria com esse rádio sem sombra de dúvida, pois sai muito mais em conta que um licenciado, e nenhum licenciado 1+0 vai passar a banda que ele passa... se quiser mais informação do rádio entre em contato pelo skype (lucas.intervel)que te mostro o meu em funcionamento....

  8. #8

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Ele é liberado para uso sem precisar licenciar, e caso um concorrente tb coloque um 24ghz ele muito provavelmente não irá te atrapalhar em nada, pois precisa estar muito bem apontado para sua antena para que ele ache o sinal e te cause interferência.
    Para esta distância que vc citou, eu iria com esse rádio sem sombra de dúvida, pois sai muito mais em conta que um licenciado, e nenhum licenciado 1+0 vai passar a banda que ele passa... se quiser mais informação do rádio entre em contato pelo skype (lucas.intervel)que te mostro o meu em funcionamento....
    Valeu amigo, já te add no skype.

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    pingou parou, choveu ...

  10. #10

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Alguém que tenha comprado esses rádios recentemente teria ideia do valor de um par deles e também quais fornecedores costumam ter em estoque ?


    Obrigado !

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    pingou parou, choveu ...
    mesmo em 3km ?

  12. #12

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Discordo completamente disso, pois se chover e ele parar é pq não está bem alinhado, esse rádio não é tão simples de fazer alinhamento, pode ficar de 2 a 4 dias só fazendo isso para deixar ele redondinho, depois é só alegria...

  13. #13

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Também , acho que o cara que fala que cai quando chove não deve ter tido o cuidado no alinhamento e nas configurações, gaste o tempo que for preciso para alinhar , deixe na modulação adaptativa , e nunca coloque potência excessiva , vai ver que pode chover o que for que o radio se adapta corretamente ao tempo e diminui a capacidade de tráfego no momento do temporal , é um equipamento fantástico , vale cada centavo investido ,não tem como se arrepender , recomendadíssimo para ate 5km , é o melhor radio que a ubiquiti possui , pena que aqui no Brasil seja tão caro.

  14. #14
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    @powernetbr sei de alinhamento afinal são 11 anos no ramo de telecomunicações projetos etc, comprei logo que lançou, cai sim, no datasheet informa 11km, fizemos com 9km, choveu ele começa a atenuar, choveu forte, ele causa desconexão por alguns momentos, 3 meses e tivemos que trocar, para um siae, resolveu o problema, estávamos passando 580mb, e estes rádios não cumpri o que promete, cheguei a discutir com Chadi em uma palestra sobre isso, a ubnt informar algo e na realidade ele ser diferente, o que foi me falado foi "o provedor tem que saber que essas antenas não passará 1gb em 11km" onde eu falei "não o provedor não tem que saber exatamente isso, ele tem que confiar na documentação do fabricante, pois se a documentação esta mentindo quer dizer que o fabricante não da a minima para especificações técnicas


    Isso vale para o fiber5 que promete promete, mas se tiver um pouco de logica saberá que ele não passará nem 300mb em 100km conforme no datasheet e conforme a ubnt tanto fala,

  15. #15

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    @Acromino concordo com você que nessa distância de 9Km ele não funciona bem, fiz teste de 11km tb e não faz o que promete. Mas como você já tem bastante tempo no ramo, você logicamente sabe que na frequência 23Ghz não chega nem perto disso, então temos que ter o bom senso de não acreditar em tudo que o fabricante diz... já no caso do nosso amigo que abriu o tópico, ele precisa de um ptp de 3Km, no qual essa frequência é totalmente indicada, e com certeza ele vai conseguir fechar link de 1Gb quando o tempo tiver bom, e quando chover ele se adapta para uma modulação menor, mas mesmo assim não irá cair.

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Sim @lucas.intervel, veja bem comprei devido a pensar que resolveria, isso la pra 2012/2013 a ubnt afirmou que resolveria o problema que tinha, etc, foi um fiasco, por isso que muitos que tem o af5 e o af24 optam pro radios licenciados

  17. #17

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Sim, quando comprei o meu achei que iria fechar maiores distâncias, mas não consegui, por isso onde tenho um ptp de 11 km coloquei um Wi2be, já usei tb o siae e não tenho o que reclamar de nenhum deles, como disse anteriormente, eu tenho um air fiber24 fazendo 8,5km só que tenho que deixar um rb912 ao lado para segurar qnd a chuva aperta, mas até aí sei que é limitação da frequência, mas acho um ótimo equipamento tb.... e nessa distância não temos nenhum rádio que passe a mesma banda que ele...

  18. #18

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Quem fecha essas distancias, é pq usa fora da norma e muito, pois dentro da norma, ate 1km vai bem com uma banda boa, acima de 1km é irregular, se a anatel passar ai ai, é pado!!
    Por isso não vale o investimento.
    Prefira radio em 18ghz q passa 360mgs full em 1+0...
    Comprar qualquer Airfiber, seja 24ghz ou 5ghz, é jogar dinheiro fora!

  19. #19

    Padrão Re: Como está o uso do AirFiber 24Ghz no Brasil ?

    Tenho certeza que não é jogar dinheiro fora , vale o investimento , todos os equipamentos tem limitações , não é por que eu compro um carro e o velocímetro dele vai a 220km que vou conseguir chegar a essa velocidade , até 5km é impossível se arrepender do airfiber 24 , com o investimento feito , no meu provedor passando 620 mega e ping a 1 e 2ms perfeito . Também possuo 2 pares de fiber 5 , distâncias de 25 a 30 km , passa 300 mega mole , isso em lugares com grande poluição , esses fibers nem se comparam aos outros rádios tipo rocket ou outro do gênero , a tecnologia é outra , eu mesmo não recomendaria usar uma fiber 5 acima de 50km.