+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Pessoal estou com o seguinte problema:

    Estou com o mikrotik com servidor PPPoE escutando a interface Bridge, e quem faz parte da bridge são as Vlan 500,501 etc
    no lado do cliente existe um nanostation discando o PPPoE e quando o trafego do nanostation chega no meu POP ele recebe a Vlan 500 e o pacote vem marcado até meu servidor Mikrotik. neste cenário o nanostation autentica e cai após alguns segundo tentando autenticar.

    Outra coisa se eu colocar o servidor PPPoE escutando direto a Vlan do cliente não fazendo parte da bridge funciona normal.
    e um computador com sistema windows passando pelo mesmo POP com a mesma vlan tbm funciona normal.

    Já tentei mudar o MTU do nanostation que o padrão é 1492/1492 para 1500/1500 e nada não resolveu
    no servidor PPPoE estou usando MTU de 1500

    Alguém poderia me dar uma solução ou alguma ajuda nesse caso já não sei mas o que fazer

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Qual a saída do log quando isso ocorre?

    Tenta sniffar a conexão e analisar no wireshark para ver o que está vindo nos pacotes. Caso esteja habilitado Interim Updates, pode ser que o problema esteja neste ponto.

    Qual a versão do AirOS rodando no CPE da Ubiquiti?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Essa bridge está com qual protocolo?
    Porque não deixa 1 servidor PPPoE em cada VLAN?
    Você segmentou sua rede, isolou problemas e dai no seu servidor jogou tudo numa bridge?! Não deixe assim.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Mas todo mundo por onde essa VLAN passa (PTP e cia) tem L2MTU acima de uns 1510?

    É que tem alguns produtos MK com L2MTU de só 1508, UBNT é se não me engano 1500 mesmo, mas PPPoE em VLAN tem cabeçalho bem grande, ACHO que seria bom l2mtu de 1520 pra cima.

    (Ou reduzir o MTU na CPE do cliente ainda mais, algo na casa dos 1450 talvez)

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    @rubem por padrão o L2MTU que passa dentro da VLAN deve ser o valor de L2MTU da menor interface em todo o caminho MENOS 4 bytes que é o valor ocupado pela VLAN.
    Então como nenhum equipamento tem L2MTU menor que 1500 bytes e supomos que o autor do post deixou padrão, ao estabelecer a VLAN ele pode trafegar no máximo 1496 bytes dentro da VLAN.

    Each VLAN tag is 4 bytes long, VLAN tag is added by router.
    Por padrão o servidor PPPoE roda em 1480 ou 1492 bytes. Sendo assim, se ele não tem uma redução de L2MTU na rede de propósito, duvido que isso esteja causando um problema a ele.

    E não recomendo de nenhuma forma reduzir mais que 1480 o L2MTU de PPPoE, vai ficar fragmentando bem mais.


    Eu suspeito que seja STP rodando nessa bridge.
    Última edição por klabundee; 30-03-2015 às 08:52. Razão: Corrigindo são 4 bytes e não 8 bytes.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Ah tá... são 32 BITS... eu sempre troco por 32 bytes na VLAN.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Bom dia Pessoal Obrigado pelos comentários

    Acredito que não seja nada a ver com o MTU pois é só retirar o servidor PPPoE de cima da interface bridge e colocar em cima da interface Vlan500 que funciona normal o cliente conecta.

    Segue o log do mikrotik quando é colocado o pppoe em cima da bridgeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Log_pppoe.png
Visualizações:	275
Tamanho: 	49,4 KB
ID:      	58182

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik com servidor PPPoE escutando interface Bridge

    Observação:
    Meus POP cada um vem em uma Vlan diferente, então não quero mexer na estrutura da rede ( retirar vlan ) e no filtro da bridge posso fazer filtros de bridge dizer que uma vlan não sai por outra e etc.

    Alguem usa PPPoE escutando uma Bridge com VLAN ?
    qualquer maquina windows conecta normal mas, o radio discando não conecta. porque ?