Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Particularmente acho que hoje a Anatel deveira por uma canalização específica para provedores(fora da faixa dos roteadores domésticos). Isso prejudica o próprio usuário, que ficamos sentados no PC ou dispositivos xingando, xingando até num poder mais.

2. Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Particularmente acho que hoje a Anatel deveira por uma canalização específica para provedores(fora da faixa dos roteadores domésticos). Isso prejudica o próprio usuário, que ficamos sentados no PC ou dispositivos xingando, xingando até num poder mais.
    Seria muito bom, mas tem um empecílho. O Brasil e signatário de um acordo internacional que regula o plano de frequencias. Se fizesse isso outros países iriam cair em cima, mesmo não fazendo a menor diferença para eles.

Nestes acordos tem coisas muito estranhas. Por ex. estaçoes de radiodifusão em AM aqui pelo se tiverem mais potencia precisam colocar pelo menos duas antenas-torre em fase para direcional o feixe mais para o lado do Brasil. Estações nas cidades mais próximas de fronteiras não conseguem liberação de muita potencia para não entrar lá nos hermanos. Mas basta ligar um rádio do fim da tarde e noite que vai chover de estações platinas.

3. Acho que ainda vamos precisar criar algo tipo:
    http://www.radioamador.com/?p=1695
    Pra "limpar" os espectros emporcalhados por roteadores domesticos mal-configurados, mal-posicionado, por provedores querendo furar arvore ou morro com alta potencia... enfim, a migração pra outras faixas anda lenta demais, o que temos a disposição por enquanto é coisa tipo 24 ou 60GHz, complicados demais pra uso ptmp outdoor. De 400 a 900MHz temos previsão futura apenas pra canal tão estreito que mal deveria atender 20 clientes de 1Mbps em cada cidade.

Já que a Anatel não fiscaliza nem atende denuncia de cidadão (Liga e diz que tem uma torre com sinal em 5180MHz tipo -30dBm a 500m da torre, o que claramente indica potencia muuuuito acima do limite legal, simplesmente nem aceitam anotar denúncia, que dirá fiscalizar), o jeito é campanha esclarecendo sobre os tiros nos pés que uns usuarios e provedores estão dando usando potencia ilegal, canal largo ou antenas baixas.

Não sei se é justo comparar a Anatel com a FCC americana, mas nos EUA não só o orgão regulador/fiscalizador é diferente, os provedores wireless tem uma organização invejavel, até com padrões:
    http://www.wballiance.com/resource-c...ifications/#10

E aparentemente tem funcionado, porque eles tem só 50MHz de espectro pra wimax 3,5GHz e tá cheeeeeeio de provedor operando com sucesso nessa estreita faixa! Por lá parece que a maioria desistiu de 2,4GHz e 4,9-5,8GHz. Não sei se o mérito é da organização dos provedores ou do padrão wimax.

4. Não me atiça, @rubem. Ando meio calmo no radioamadorismo. Mas neste quesito precisamos dar louvor a Labre.
    É uma entidade bem atuante e se levarmos em conta o carater totalmente pessoal que o radioamadorismo tem hoje, é realmente um exito ter uma entidade que luta pelo "prazer" dos radioamadores.

Se tivessemos uma entidade com metade da atuação da Labre, no setor de provedores de internet a coisa já seria bem diferente.
    Reportando ao que você citou sobre a faixa de 3.5, aqui no Brasil parece que "encalhou". Se falava muito em wimax e 3.5 alguns anos atrás e de repente a coisa empacou. Mas mesmo que volte a tona o assunto perante a Anatel, ainda assim será por licitação pois por acordos internacionais esta é uma faixa licenciada. Mas pode ser uma saida honrosa para os provedores que permanecerem

5. Seria adequado, que esse acordo mudasse pelo menos nessa parte. Nos roteadores domésticos vem com essas canalizações, não é justo que os provedores a utilizem mesmo nos ponto a ponto.

Tópicos Similares

1. Frequencia 5,8GHZ
    Por smvda no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 23-09-2004, 19:12
  2. Antenas p/ frequencia 5.8 Ghz
    Por sergio no fórum Redes
    Respostas: 19
    Último Post: 29-08-2004, 21:53
  3. Frequencias Wireless
    Por SDM no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4