+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando provedor wireless

    Amigos

    Gostaria de saber o que vocês me indicam para iniciar um provedor com 15 clientes de inicio ..

    Qual radio usar pro AP ?
    Qual antena usar para o AP ?
    Qual RB usar ?
    Qual antena usar nos clientes ?

    Lembrando provedor iniciante, quero começar aos poucos e conforme for investindo mais alto nos equipamentos !

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JohnnyAlbuquerque Ver Post
    Amigos

    Gostaria de saber o que vocês me indicam para iniciar um provedor com 15 clientes de inicio ..

    Qual radio usar pro AP ?
    Qual antena usar para o AP ?
    Qual RB usar ?
    Qual antena usar nos clientes ?

    Lembrando provedor iniciante, quero começar aos poucos e conforme for investindo mais alto nos equipamentos !

    Obrigado
    Rocket M5 com Antena omni de 13db da propria ubiquiti, nos clientes nano loco M5

  3. #3

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Se for em 5.8. Coloca Bullet5 ou groove com omni de 13dbi. Nos clientes argrid m5. Para autenticar os clientes pode-se usar Rb 450g ou a 750Gl ou até mesmo 2011uias-rm.

    Se for em 2.4. Coloca bullet2 com omni de 15dbi. Nos clientes pode usar gridstatio de 20 e 25dbi ou até mesmo o nanostatio2loco ou nanostatio m2. Para autenticar os clientes pode-se usar Rb 450g ou a 750Gl ou até mesmo 2011uias-rm.

    Minha rede hj está assim em 2.4 com esses equipamentos que te falei atualmente tenho 16 clientes reclamações só pra tirar vírus dos computadores, até agora nenhuma reclamação de lentidão na rede.

    Conheço provedor que tem mas de 40 clientes em pop 5.8 com bullet5 com omni de 13dbi e com planos de até 5M.

  4. #4

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Se vc colocar uma omni, fica dificil depois trocar para painel. Sua torre fica no centro? no canto?

  5. #5

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por Checkinho Ver Post
    Rocket M5 com Antena omni de 13db da propria ubiquiti, nos clientes nano loco M5
    Comparto 100%

  6. #6

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Comparto 100%
    Usa a de 10dbi, a de 13dbi dobra, e mata quem ta embaixo da torre próximo.

  7. #7

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Usa a de 10dbi, a de 13dbi dobra, e mata quem ta embaixo da torre próximo.
    É literal isso?
    Dobra como?
    Boiei com a frase, explica denovo.

  8. #8

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Usa a de 10dbi, a de 13dbi dobra, e mata quem ta embaixo da torre próximo.
    Eu fiz uma compra da de 10DBI por conta desse tal de dobrar e matar quem tá por perto...e aumentar mais ainda o ruido. Esperando $$ para comprar painel!

  9. #9

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É literal isso?
    Dobra como?
    Boiei com a frase, explica denovo.
    Creio que vc tenha entendido Rubem!

    Mas vou usar as palavras do Zé Alves (granlabor).

    "
    Essa é uma percepção equivocada que muito dono e técnico de provedor tem.
    A cada 3 DBi a potência irradiada dobra, portanto, usar uma antena de 13 no lugarde uma antena de 10 faz uma diferença danada.

    Agora fica ligado que isso não significa que o sinal vai fazer o dobro da distância, ok?

    Muito bem, vamos falar das antenas omni polarização dupla da Ubiquiti... Pega a ficha técnica da antena e observa o perfil do lóbulo de elevação. Essas antenas omni da Ubiquiti pussuem apenas 10 graus de elevação, isso significa duas coisas:
    1) ao colocar ela muito baixo você terá problema de obstrução de visada.
    2) se colocar ela muito alto os clientes próximos do POP terão problemas para se conectar com qualidade.

    Essa Omni dupla polarização da Ubiquiti é bastante complexa e o instalador tem que saber muito bem o que está fazendo pra ficar legal.

    Na dúvida, eu recomendo que você faça com a setorial. Pode ser a de 90 ou a de 120 graus.

    Abraço,

    ZéAlves"

  10. #10

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por wagnerfilho Ver Post
    Eu fiz uma compra da de 10DBI por conta desse tal de dobrar e matar quem tá por perto...e aumentar mais ainda o ruido. Esperando $$ para comprar painel!
    Por experiencia própria, tive mais qualidade com a de 10dbi do que com a de 13dbi, em 3 pontos que usei.
    Além claro de ser mais barato e ter uma abertura maior.

  11. #11

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Putz... eu tava entendendo que ela se curvava ou quebrava e caia :-)

    O nível de sinal emitido é que dobra. Certo.

    Eu também tenho experiência "menos ruim" com omni 9dBi (Oiw) que com 12dBi (Aquario), e muito menos ruim que com omni 15dBi (L-com), mas acho interessante maior ganho pra trabalhar com potencia menor.

    Quem quer trabalhar com datarates altos que exigem sinal alto tipo -50 se dá muito mal com omni, acho que o negócio é trabalhar com sinal bem baixo, abaixo de -70 cliente>torre, com clientes usando AirOS você tem ajuste de potência com 1dBm de precisão, fica mais fácil conseguir isso. Só que sinal baixo assim só serve pra datarates bem baixos.

  12. #12

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Quebra a antena nao rsrsrsrsrs...
    Para essa omni o melhor é usar Aigrid 11x14 23dbi sem esgoelar de potência.
    No rocket dela usar de 10 a 15dbi.
    Da pra pendurar uns 20 clientes e usar legal.

    Mas pense bem antes mesmo, pq substituir ela depois por painel nem sempre dá sorte de todos os clientes terem sinal bom.
    E em um lugar plano nao passe de 20 metros de altura.

  13. #13

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Bem acredito eu que a melhor solução para quem quer começar com omni e depois passar para painel seria usar como AP um grover da MK pq teria a possibilidade de criar AP's virtuais.

    Ex: SSID1, SSID2, SSID3, SSID4 assim quando ele for trocar pelos paineis ele so colocaria cada painel com os SSID que a que ja tinha na omni!

    Peço desculpas se falei besteira, como vcs podem ver sou novato!

  14. #14

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Quebra a antena nao rsrsrsrsrs...
    Para essa omni o melhor é usar Aigrid 11x14 23dbi sem esgoelar de potência.
    No rocket dela usar de 10 a 15dbi.
    Da pra pendurar uns 20 clientes e usar legal.

    Mas pense bem antes mesmo, pq substituir ela depois por painel nem sempre dá sorte de todos os clientes terem sinal bom.
    E em um lugar plano nao passe de 20 metros de altura.

    MATHCARDOSO,

    Meu cenário vai ser justamente esse, uma omni 10dbi da ubnt com rocket m5, pena que vou começar com os nanostation 13dbi e poucos airgrid de 23 dbi. Você acha que posso ter problemas??

  15. #15

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por Santosjt Ver Post
    Bem acredito eu que a melhor solução para quem quer começar com omni e depois passar para painel seria usar como AP um grover da MK pq teria a possibilidade de criar AP's virtuais.

    Ex: SSID1, SSID2, SSID3, SSID4 assim quando ele for trocar pelos paineis ele so colocaria cada painel com os SSID que a que ja tinha na omni!


    Peço desculpas se falei besteira, como vcs podem ver sou novato!
    No caso nao seria o problema com os SSID, isso é o de menos. O problema maior é a propagação de sinal que é diferente nos dois modelos de antena omni/painel.

  16. #16

    Padrão Re: Montando provedor wireless

    Citação Postado originalmente por wagnerfilho Ver Post
    MATHCARDOSO,

    Meu cenário vai ser justamente esse, uma omni 10dbi da ubnt com rocket m5, pena que vou começar com os nanostation 13dbi e poucos airgrid de 23 dbi. Você acha que posso ter problemas??

    Nanostation nao combina com Omni, sério. Antes trabalhar 1x1 com Airgrid do que usar Nano. E nao esqueça, usar a linha M.