+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Malhação de Judas com a RB922

    Vendo o pessoal criticar a RB922 me lembrou a malhação de judas que o pessoal fez com o cartão minipci SENAO. Todo mundo criticava, dizia que era uma b@$ta, mas funcionava direitinho pra quem sabia usar.

    Farei o papel do advogado do diabo...

    Pra começar, uma analogia:
    A tecnologia que a 922 oferece é o equivalente a uma moto esportiva, enquanto a tecnologia da 912 é equivalente a uma Titan.

    Já que comparei os rádio com mitos, vou comparar o espectro eletromagnético de 5GHz com uma via de chão batido, com direito a buraco, lama e tudo mais.

    Ou seja, nedte cenário, a Titan vai aos trancos e barrancos, mas vai.
    A esportiva pesadona, com pneu de corrida fica patinando e nem sai do lugar.

    Quem fizer a comparação acima, vai dizer que a Titan é melhor do que a esportiva, mas é uma comparação burra

    É preciso testar os equipamentos em condições similares pra fazer uma comparação justa.

    Se você instalar a RB922 e não ficar bom, é indicação que o ambiente não é apropriado pra usar um equipamento com 256 QAM e 80 MHz de amplitude de canal.
    Neste caso você precisa reavaliar yso de canak, instalação física, remover as grades do lical e tudo mais que seja necessário pra fazer melhor uso do espectro.

    Antes de tirar a 922 e meter o pau, substitua a configuração para algo similar à configuração da RB 912, que na melhor das hipóteses é:
    64 QAM, 40 MHz de amplitude de canal.

    Configurando a 922 com as mesmas características técnicas da 912, você verá que a 922 "vai andar no barro" tão bem quanto a 912.

    Afinal, 64 QAM são 4x menos resolução do que 256 QAM.
    40 MHz é a metade da amplitude de 80 MHz e cada vez que a gente divide pela metade a amplitude, dobramos a sensibilidade do rádio.

    Ao configurar a 922 com as mesmas características da 912, vai permitir que o operador compare laranja com laranja e não se faça injustiça com o equipamento.

    Quem gostou da explicação e tá afim de ter una visão mais técnica, venha participar do Treinamento Provedor Wireless (www.granlabor.com/tpw.php)

    Forte abraço,

    ZéAlves
    Granlabor Tecnologia

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    grande ze alves .

    agora uma pergunta .

    sera que blindando as antenas com radome + shield sera viavel usar 80 mhz em lugares poluidos .

    iluminame com sua sabedoria ooooo sabio guru ....kkkk

  3. #3

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Já usei as 922 em local bem poluído, realmente me deu dor de cabeça para ajustar e ter algo razoável.
    O melhor resultado ainda foi em 40Mhz.
    Em 20Mhz a latência tinha ficado melhor ainda mas não me atendia a capacidade de link..
    Em 40Mhz consegui 85/20Mb com latência de 2-6ms.
    Mas deu muito mais dor de cabeça para conseguir isso do que o antigo enlace que era um par de Rocket Titanium.

    Não tinha radome para testar, mas acredito que com ele teria obtido resultados melhores.
    Quando digo que consegui 85/20 não é o limite, é o limite que eu coloquei para uso.. ela ia a mais de 90Mb.. mas não ficava estável e sem qualidade.

    Att.

  4. #4

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Grande Zé granlabor tem que aparecer mais por aqui, mata cobra e mostra o pau.

    Cara tu não cozinha na primeira fervura hein ... cartão minipci SENAO credo nem me lembre destes tempos ... kkkk tomei muuuuuito pau ate aprender os macetes ....

    Brincadeiras aparte, agora Zé o espectro para funcionar uma 922 é complicado, como vc falou tem que eliminar tudo em volta e rezar para não ter algum POP de concorrente próximo, talvez no meio nada a gente consiga 256 QAM 80 Mhz, o ambiente ta mais pra Titan do que pra esportiva, agora ela dando metade do que promete ja tá de bom tamanho .

  5. #5

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Tô achando que este cara faz trilha em.... Mas pelo que descreveu aparentemente é a tecnologia AC ainda não está madura o suficiente para uso em outdoor. Eu li que o pessoal tinha descobrindo uma forma de transformar sinal de rádio em optico sem passar pelo elétrico. Talvez só assim para conseguir fazer bom uso desta tecnologia

  6. #6

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    O problema nem é só espectro, ele é ainda nao passa de uma carroça puxada a boi! Muito por culpa do mk bugando ela.

    Testei por 2 semanas a 921.
    38km dish 34 sinal -40
    Mk 6.19
    Espectro limpo, no maximo 4 canal em uso

    - 240mb udp
    - Teste em tcp ela travava
    - A banda fica nao estavel, variava muito
    - lactencia idem acima
    -
    Apos rodar por 2x 400km pra reiniciar, acabei voltando as minhas titan. E agora estou partidando para ePMP.

    Rocket AC tem sofrido do mesmo problema, travamentos, quedas no link e etc.

    Pra quem procura estabilidade acima de 100mb a soluçao é digital, em 5.8 ainda tenho esperança nos na linha da cambium e por Airfiber5X

  7. #7

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Tenso, logo agora que pedi 3 peças pra testar, deu medo de ter perdido o investimento.

  8. #8

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Nada a declarar, tenho um par de 912 e um par de dish de 30 dbi ubiquiti e 38 km, sinal -54 e passa muita banda a mais de 16 meses, travamentos?? ainda nenhum de ter que ir reiniciar nada. Bateria automotiva de 50 amperes zettha, fonte nobreak volt de 12v/8A e path panel de 5 portas junto com mais uma rb 433 e uma airgrid. Sou de sorte pq tenho um pop totalmente misto e sem problemas. Atendendo cerca de 70 clientes simultaneos. Detalhe 40 mhz e nv2.

  9. #9

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Problema que vejo da 922 é que vc tem uma moto esportiva mas não pode passar da segunda marcha, pq não tem estrada para tais velocidades(Muito Buracos).

  10. #10

    Padrão Re: Malhação de Judas com a RB922

    Hj o cenário é o mesmo? Com antenas blindadas da algcom e com polarização em X?