+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Boa tarde Pessoal,

    estou com um problema que não consigo resolver, e ele se resolve sozinho às vezes.. acreditem..uso Mikrotik para administração.

    tenho um servidor windows com um programa de ponto eletrônico instalado no mesmo.. e está com um IP qualquer com classe 172.16.0.0/16

    Tenho 3 Pontos eletrônicos aqui , dois na faixa de ip 192.168.0.0/24 e outro na faixa de ip 192.168.11.0/24 ..


    O que tenho que fazer é o seguinte: preciso fazer com que o programa que está no windows com o ip 172.16.1.121
    consiga enxergar esses pontos eletronicos que estão em outra rede..NA MESMA RB..

    consigo pingar, se tem uma pasta compartilhada no samba também consigo acessar, mas não consigo fazer com que o programa encontre esses equipamentos.


    há alguma regra no Mikrotik que eu consiga fazer para efetivar isso?

    Agradeço antecipadamente.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Citação Postado originalmente por Pedroh Ver Post
    Boa tarde Pessoal,

    estou com um problema que não consigo resolver, e ele se resolve sozinho às vezes.. acreditem..uso Mikrotik para administração.

    tenho um servidor windows com um programa de ponto eletrônico instalado no mesmo.. e está com um IP qualquer com classe 172.16.0.0/16

    Tenho 3 Pontos eletrônicos aqui , dois na faixa de ip 192.168.0.0/24 e outro na faixa de ip 192.168.11.0/24 ..


    O que tenho que fazer é o seguinte: preciso fazer com que o programa que está no windows com o ip 172.16.1.121
    consiga enxergar esses pontos eletronicos que estão em outra rede..NA MESMA RB..

    consigo pingar, se tem uma pasta compartilhada no samba também consigo acessar, mas não consigo fazer com que o programa encontre esses equipamentos.


    há alguma regra no Mikrotik que eu consiga fazer para efetivar isso?

    Agradeço antecipadamente.
    Boa tarde, o computador onde o programa está instalado consegue pingar os pontos eletronicos?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Citação Postado originalmente por 4networks Ver Post
    Boa tarde, o computador onde o programa está instalado consegue pingar os pontos eletronicos?
    Sim, consigo pingar todos os pontos.. o programa quando está na mesma rede que o ponto se encontra.. encontra o aparelho.. mas como tem mais de um ponto, o programa vai para um servidor... para melhor administração.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Citação Postado originalmente por Pedroh Ver Post
    Sim, consigo pingar todos os pontos.. o programa quando está na mesma rede que o ponto se encontra.. encontra o aparelho.. mas como tem mais de um ponto, o programa vai para um servidor... para melhor administração.
    Amigo, no mikrotik tem ip da rede 192.x?

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Amigo, isso ta com cara que o seu software precisa de um Layer2 para fazer a comunicação. Nessa caso a comunicação esta por Layer3 por isso não está encontrando, e quando se coloca na mesma rede encontra.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Citação Postado originalmente por 4networks Ver Post
    Amigo, no mikrotik tem ip da rede 192.x?
    - sim, o Mikrotik tem uma placa com o range 192.168.0.0/24.

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo, isso ta com cara que o seu software precisa de um Layer2 para fazer a comunicação. Nessa caso a comunicação esta por Layer3 por isso não está encontrando, e quando se coloca na mesma rede encontra.
    é L3 Sim felipe, por isso venho pedir ajuda, o programa só funciona em bridge será? obs: todas as interfaces se comunicam.

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Provavelmente sim. Nesse case vc terá que fazer um túnel L2.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Qual o procedimento para configurar algo assim, poderia me auxiliar?

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Pra fazer os runeis vc precisaria de routers antes de cada ponto, pois como estão numa mesma rb não da pra fazer vpn e nem vlan.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda Em Rede Mkrotik - Encontrar equipamentos.

    Nunca mechi com isso em MK, mas alguns modulos TCP/IP <> RS232 precisavam acesso à portas específicas nos softwares deles, ou pra configurar via setup.
    Algo tipo porta 8080 pra config. via browser, mas o software próprio do modulo escaneava na porta 1220.

    Imagino que seria só fazer uma regra dstnat pra porta 1220 e 8080 (Ou outra porta que o fabricante do relogio indicar, e talvez seria mais fácil ver se não é um modulo laranja interno, antes da portaria obrigando relogios com memoria permanente tinha muito relogio com RS232 que só conectava via wifi, modem ou TCP/IP com modulos adaptadores, geralmente importados).

    Se é mais de um relogio talvez teria que ir com notebook e configurar no setup portas diferentes pra cada, pelo que lembro precisa nat udp e outra tcp (Pelo menos pra acesso via web), com todos usando a mesma porta não daria.