Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Olá a todos, gostaria de saber as vantagens e desvantagens de trabalhar com ip fixo, pppoe, hostpot ou qualquer outra forma?

  2. #2

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Acho que a maioria concorda em usar ppoe, para o cliente autenticar neh?
    Abre um leque de melhorias, segurança, uso em roteadores, cliente nao tem q ficar colocar usuario e senha toda vez que entra.
    Ou seja, é bem mais facil e pratico.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    provedor feliz e com pppoe ,um gerenciador de logins bom .
    uma boa rb para conexão .
    ccq dos cliente no minimo 95%
    e por ai vai .
    torre com nobreak para não parar ,cabeamento bem feito .
    affff e por ai vai .

    uma boa consultoria ajuda muito o dono de provedor que vai começar do zero.

    fora a parte burocratica que se não for bem feita desde o inicio da problema que pode ate fechar o provedor .

  4. #4

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Caro,wellitoncarlos
    É de muita importância que você tenha de inicio o controle total do seu provedor.
    Você consegue isso com um bom sistema de gestão, tendo desde o inicio o cadastro completo de seus assinantes, Contas a receber, Contas a pagar, Controle do seu patrimônio (estoque). Tem vários pontos a ser sitado aqui.
    Me coloco a disposição para apresentar nosso sistema de Gestão para o senhor, ver as suas necessidades e como podemos atende-las.
    Meu Skype é sistema.getenet
    www.gerenet.com.br


  5. #5

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    @wellitoncarlos como você é iniciante não utilize pppoe isso requer um pouco de estudo para aplicar em usa rede com sinal baixo ele não rola entre outras coisa... Porém é muito seguro menos brodcast entre cliente => servidor, etc porém muito seguro questão de segurança hotspot cara só utilize em eventos, cara o adequado pra você é ipxmac.

    E também faz essas soluções do @naldo864

  6. #6

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    PPoe, sempre foi uma solução exelente assim você consegue softwares de gerenciamento permitindo a ação do radius, assim podendo haver bloqueio automatico de clientes, e acesso remoto apartir de sua central de atendimento técnico.

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    eu tambem não abro mão do querido PPPoE ou IP+MAC.

  8. #8

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    @Arthur Bernardes, é show mesmo IPxMac.

  9. #9

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    já trabalhei com ip fixo, tive muita dor de cabeça, hotspot o cliente tem que ficar colocando login e senha toda vez, acho que isso de certa maneira "irrita" ou desagrada o cliente, hoje uso PPPOE, sem dores de cabeça, sem conflito de ip, vc ta começando agora ou ta usando alguns desses meios e quer mudar?

  10. #10

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Obrigado a todos pelas experiências. Bom através de estudos e algumas dúvidas tiradas resolvemos implantar o pppoe.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Gostaria de saber se o equipamento Mikrotik e ubiquiti se comunição bem ou terei problemas?

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Citação Postado originalmente por wellitoncarlos Ver Post
    Gostaria de saber se o equipamento Mikrotik e ubiquiti se comunição bem ou terei problemas?

    cada um tem, as suas configurações particular (Propietario) mais da pra funcionar juntos sim.

  13. #13

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    OK respondido.
    Estamos usando o mikrotik groove 5hpn para os ptp, está funcionando legal, porém tem muitos protocolos para habilitar ou desabilitar e não estou achando pdf completo. A dúvida é o seguinte será que deixando padrão esses protocolos eu não estária usando 100% do mikrotik? valeu desde então.

  14. #14

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Estou com problemas na configuração da velocidade da porta de um Switch dlink modelo DES-1210-28. Quando eu dou um ping no switch de qualquer lugar da rede o ping fica alto 300ms, 900ms 2000ms, porém quando eu dou um ping em um equipamento que está através dele o ping é normal 1ms, 10ms ou 5ms. Minha rede fica assim... Mikrotik --- Switch --- Clientes, alguém pode me ajudar...

  15. #15

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Meu mikrotik principal está gerenciando tudo na rede queue, liberação de portas para cameras entre outras. O processamento esta danto 80% e quero quebrar esse processamento entre as torres colocando mikrotik´s em cada torre alguem tem outra solução mais viável

  16. #16
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Citação Postado originalmente por wellitoncarlos Ver Post
    Meu mikrotik principal está gerenciando tudo na rede queue, liberação de portas para cameras entre outras. O processamento esta danto 80% e quero quebrar esse processamento entre as torres colocando mikrotik´s em cada torre alguem tem outra solução mais viável
    qual é a RB que esta com todo o gerenciamento da rede.
    e quantas torres vc tem.
    vc usa radius na sua rede?

  17. #17

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Um pc x86 v5.20 e um servidor radiusnet. Lembrando que a máquina mikrotik tem configurações boas.

  18. #18
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Amigo, vou ser bem técnico para você entender.

    Trabalhar com ip fixo direto nos clientes é uma alternativa que faz com que exista um tráfego desnecessário na sua rede, já que vai trabalhar tudo na camada 3, tudo interligado, fica complicado para ter segurança.

    PPPoE e Hotspot, são as duas maneiras mais usadas hoje em dia, pois você pode montar toda sua rede em Layer 2 (Camada 2) e só existirá trafego de Camada 3 (ip) quando estiver acessando o seus equipamentos, ou quando seu cliente conectar, dessa forma fica simples de gerenciar a rede e segurança, além de que a qualidade da conexão para seu cliente fica muito melhor.

    O sistema pppoe e hotspot hoje em dia é o mais usado devido a sua ampla capacidade de adaptação, gerando mais lucro $$.

  19. #19

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Estou colocando pppoe, porém em alguns clientes esta caindo e voltando, ai vai a pergunta meu pppoe tem que ficar no radio do telhado ou no roteador que disponibilizamos para os clientes.
    Eu estou colocando no rádio do telhado mas estão falando que sou louco e que não funciona alguém poderia me orientar desde já agradeço.

  20. #20
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Melhor forma de gerenciar um provedor via rádio

    Citação Postado originalmente por wellitoncarlos Ver Post
    Estou colocando pppoe, porém em alguns clientes esta caindo e voltando, ai vai a pergunta meu pppoe tem que ficar no radio do telhado ou no roteador que disponibilizamos para os clientes.
    Eu estou colocando no rádio do telhado mas estão falando que sou louco e que não funciona alguém poderia me orientar desde já agradeço.
    o telhado que vc esta falando, é direto na antena ou vc esta deixando o radio dentro dos forros do cliente?

    digamos que vc esta usando tipo uma nano ou uma airgrid, o melho mesmo é na antena, caso esteja usado no forro o melhor é deixar o router do cliente conectar com o PPPoE, mesmo.

    e quanto as quedas que esta tendo pode ser o sinal muito ruim, pode ser obstaculo, pode ser conector ruim.
    o telhado que vc esta falando, é direto na ant