+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Boa noite caros colegas.

    Por favor mim tirem uma dúvida, comecei a testar o LinkCalc Intelbras e gostaria de saber se os enlaces feitos em modo PTP podem servir de base também para o modo PtMP?

    Abaixo seguem 2 exemplos do que preciso fazer para atender esses clientes... Aproveitando, digam-me se está bom ou preciso fazer alguma correção afim de melhorar os mesmos, adianto que um dos enlaces está com a 1ª zona de fresnel obstruída.

    Mais peço-lhes auxílio sobre o que dá para melhorar.

    Imagens:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Mara.jpg
Visualizações:	289
Tamanho: 	161,3 KB
ID:      	57814

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Tadeu.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	166,3 KB
ID:      	57815

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Acho que tem uns erros conceituais nos parametros que você colocou.

    Você colocou os equipamentos a 0m de altura? Pela imagem parece. Se eles vão estar num mastro de 2m em cima de um telhado de 5m de altura você tem que colocar isso nos parametros. Mas... não tem nenhum software no mundo que tenha no mapeamento as arvores e construções, então pra ter certeza quando se fala em antenas baixa o ÚNICO jeito é ir olhar com os olhos se terá visada ou não.
    Uma casa de 2 andares pode ter 8 a 10m, se tiver um no meio do caminho NENHUM software no mundo irá exibir, mas essa construção vai atrapalhar muito. Arvores podem ter até 20m de altura, com 10m de largura, com uma densidade 10x maior que uma casa de concreto (Pois as folhas retem umidade, agua e RF não combinam!), arvore não aparece em mapa de relevo.

    Esse calculo no LinkCalc (Ou no RadioMobile, ou qualquer similar) é mais útil pra grandes distancias onde um binóculo não alcança, e desde que se use torres que excedam as arvores e construções na area urbana (Uns 15-20m). Em area urbana um calculo desse é inútil com antenas baixas.


    Mas sim, se tiver visada e a zona de fresnel estiver pelo menos 60% livre de arvores e construções (Que nenhum software irá mostrar) em 600m dá pra fazer um lindo PtP ou um lindo PtmP.

    Só cuida que algumas arvores crescem (Pra cima e pros lados) uns 2m por ano, se tiver uma arvore chegando na zona de fresnel e ela parecer nova (Pra isso é bom ter binóculos, os mais baratos servem) é bom ficar atento ao sinal desse cliente, e quando ele cair já ir visita-lo lembrando que tinha uma arvore crescendo no caminho. Pra evitar isso é bom já colocar um mastro tipo 4m acima do telhado, mesmo que tenha uma arvore nova apenas na altura do telhado (2m por ano, em 2 anos tapa a visada, se for algo tipo abacate, manga, seriguela, goiaba, se tiver muita calçada e pouca agua talvez cresçam 1m por ano...).

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Opa Rubem, bom dia...

    Sim, eu coloquei as alturas nos parâmetros sim, só tinha errado a altura de onde está a torre, que possui 10 metros de altura e antes tinha colocado 6 metros no parâmetros ( 4 metros laje + 6 torre ) ... Desculpas se não soube mim expressar bem a respeito de minha dúvida, na verdade eu queria somente saber se o cálculo em modo PTP serve também como base para o modo PtMP, só para conferência da zona de fresnel ? E se os cálculos dos parâmetros estão bons ou não ( tipo: nível de sinal do local RX, margem de perda térmica, etc ) ?

    Se existe obstruções no meio ao enlace ( árvores, edificações ) eu costumo usar uma caneta laser pointer ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...-forte-kit-_JM ) apontando para antena do cliente e vice versa... quando não dá pra fazer isto, vai no olhômetro mesmo.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Tadeu.jpg
Visualizações:	333
Tamanho: 	169,2 KB
ID:      	57822

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Tadeu_01.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	160,9 KB
ID:      	57823

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Citação Postado originalmente por alvescomunicacao Ver Post
    Opa Rubem, bom dia...

    Sim, eu coloquei as alturas nos parâmetros sim, só tinha errado a altura de onde está a torre, que possui 10 metros de altura e antes tinha colocado 6 metros no parâmetros ( 4 metros laje + 6 torre ) ... Desculpas se não soube mim expressar bem a respeito de minha dúvida, na verdade eu queria somente saber se o cálculo em modo PTP serve também como base para o modo PtMP, só para conferência da zona de fresnel ? E se os cálculos dos parâmetros estão bons ou não ( tipo: nível de sinal do local RX, margem de perda térmica, etc ) ?

    Se existe obstruções no meio ao enlace ( árvores, edificações ) eu costumo usar uma caneta laser pointer ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...-forte-kit-_JM ) apontando para antena do cliente e vice versa... quando não dá pra fazer isto, vai no olhômetro mesmo.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Tadeu.jpg
Visualizações:	333
Tamanho: 	169,2 KB
ID:      	57822

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Residência Tadeu_01.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	160,9 KB
ID:      	57823

    alvescomunicacao, Bom dia!

    Para Ponto-Multiponto utilize a aba "PtMP" na parte superior do software LinkCalc.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Anotei uns detalhes pra calculos futuros:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	300
Tamanho: 	121,2 KB
ID:      	57836Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	440
Tamanho: 	133,5 KB
ID:      	57837

    Em distancia curta, ou tão perto do chão, não vale a pena usar software do tipo, mais fácil olhar no olhometro mesmo.
    Como não tem como medir vegetação e construções no olhometro, o negocio é testar. Pra 600m até a CPE mais barata serve, uma WOG212 digamos. Você marcou potencia de saída de 10dBm, que é bem modesto, e marcou antena de 12dBi, que é antena bem pequena, se mudar a potencia pra 12dBm o nível de sinal no ponto B (RX) será maior, se o ganho da antena for maior que 12dBi também, então em distancia pequena esse tipo de calculo não ajuda em nada.

    Bota logo as antenas, seja PTP ou PTMP, testa as potencias e datarates pra ter sinal suficiente pra banda desejada (Não desperdice 40MHz se for passar banda pequena tipo 20Mbps, não coloque potencia tipo 27dBm se tiver obstaculo na zona de fresnel como tentativa de atravessar obstaculos). A prática em ambiente urbano é bem diferente dos calculos, pode ter calha metalica atrapalhando com reflexo do lado ou em baixo, pode ter arvore em 60% da zona de fresnel que um dia tem umidade e outra não, pode ter rede eletrica (Postes, com fiação de alta tensão ou não) no caminho e a perturbação destes variar conforme o gasto de eletricidade... enfim, tem uma duzia de fatores que podem atrapalhar muito e nenhum software pode prever.

    Em 600m tendo visada e 60% de zona de fresnel qualquer antena direcional ou cpe serve, mesmo o mais vagabundo hardware chines de R$ 40 com antena direcional ou setorial de 12dBi serve, nesse ponto não precisa ter duvida, o desempenho vai depender dos fatores que nenhum software mostra (Não existe mapa de postes, de arvores, etc) e da configuração nos roteadores.

    Quanto a calculo de PTP servir pra PTMP, muda a interpretação a dar nos resultados exibidos, mas pode usar como regra que é tudo quase igual. Em distancia maior existe diferença, mas em distancia pequena tipo 1 ou 2Km e em altura tão baixa onde a existencia ou não de uma arvore de 20m faz toda a diferença, ambos não são confiáveis, tem que verficiar no olho mesmo.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    @rubem, como cê citou umas coisas na passagem da banda tenho uma dúvida boba rsrs estou prestes a realizar um PTP com um par de rocket m5 + um par de dish 30 distância 25 km visada 100% não quero nada mais que 30 full o que acha??

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre LinkCalc Intelbras

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    @rubem, como cê citou umas coisas na passagem da banda tenho uma dúvida boba rsrs estou prestes a realizar um PTP com um par de rocket m5 + um par de dish 30 distância 25 km visada 100% não quero nada mais que 30 full o que acha??
    Dá sim, se tiver quase 100% da zona de fresnel acho que dá pra chegar nuns 70Mbps half, quase 40Mbps full provavelmente.

    Mas faz o calculo no site pra ver a zona de fresnel, põe no calculo potencia de TX em 24dBm, e sensibilidade de RX em -75dBm, assim terá uma boa noção do que vai ter de sinal em MCS13 com canal de 40MHz.
    (Na hora do vamos-ver você configura em bancada com 27dBm de potencia, com ambos em MCS8 por precaução, só pra ter certeza de conexão, depois vai testando aumentar, MCS10, MCS12, MCS13, e diminui a potencia pra chegar no mínimo necessário. Não deixe de testar airmax e datarate module em alternative, isso melhora estabilidade mas softwares não tem como calcular viabilidade disso)