+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como estaiar minha torre

    Olá amigos

    Vou usar um mastro de 7 m de altura em um terreno que tem uma ótima visada para Usar como Ap e receber meu link. Porém queria saber quais o espaçamento correto para estaiar esse mastro...Não quero que a base do estaio fique longe de mais ,pois não quero comprometer muito o lugar que o mastro vai ficar.

    É um cano de 1" com chapa firme ,não é molengo...Até difícil para manusear...Acredito que quando travar ele na sapata ele já vai ficar firme.Só queria mesmo amarrar para evitar que ele chacoalhe . Vou colocar nele um painél e 3 nanos m5 e um nanobeam 400 .

  2. #2

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Pra nao ter erro usa a metade da altura da torre para estaio. Se tem 7 metros, coloca a 3~3,5 metros de distancia.

  3. #3

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Ok

    Um tempo atrás vi um rapaz aqui no Under falando que tem uma teoria que quando está muito perto o cabo puxa pra a torre pra baixo. É isso mesmo?

  4. #4

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Pra baixo que vc fala, é derruba-la? Pq o estaido é para puxar pra baixo mesmo. Senao ela voa.
    rsrsrsrsrs

    É que estaio muito perto fica facil da torre girar. E muito distante ela nao fica firme.

  5. #5

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    kkkk Oh Matheus ,mas olha vou usar um mastro e travar umas barras de ferro de construção em 1m do mastro e fazer uma sapata de 1m ³ e colocar dentro esse 1m travado na ferragem....Não vai girar nada kkkk O que vc acha?

  6. #6

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Mas é torre ou Mastro? Coloca uma Dish de 30 la em cima e espera pra ver se vai virar ou nao. rsrsrsrsrsrsrs

  7. #7

  8. #8

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Esse seria o local ... ficará mais ou menos ao lado da primeira da direita para esquerda .Essa ai tem 10m .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         103_2811.JPG
Visualizações:	242
Tamanho: 	278,7 KB
ID:      	57839  

  9. #9

    Padrão

    Tem q ver como vai ser essa sapata. Como o mastro vai ficar preso nela. Se vai ter uns dentes e tals.

  10. #10

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Assim,vou fazer uns dentes com cantoneiras e barras de ferro,ai soldo no mastro e encaixo dentro da gaiola da sapata.Vou amarrar a gaiola aos dentes.

  11. #11

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    @Guimagal pq voce não faz uma torre pequena de 6 metros autoportante olha projeto é simples sapata não precisa ser muito grande não gasta muito, e fica muito melhor de tu subir depois pra dar suporte caso ocorra algum problema do que com o mastro, só uma sugestão caso queira usar o mastro vou na mesma ideia do @mathcardoso metade da altura do mastro.

  12. #12

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    O problema do mastro é subir nele. Mesmo que seja com degraus, aquilo da um problema danado.
    Manda fazer um torre, pode ser estaiada mesmo, com uma base de 1,5m q vc vai enterrar com concreto de 2 metros, ae vai ficar um pedaço pra fora, nele vc pede pra colocar dois parafusos pra fazer igual gangorra e outra parte com 6 ou 7 metros. Só vai precisar de estaios na ponta dela e vc tem a possibilidade de pode adicionar mais modulo depois.

  13. #13

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    Sobre essa questão de estaio puxar a torre pra baixo, eu mesmo já falei isso varias vezes.
    O problema é estaio esticado demais, aí puxa demais pra BAIXO e não apenas segura a torre.

    Por mais que você estique os estaios a torre sempre vai dançar um pouco, tem sistema anti-torção pra evitar isso porque é um problema grave. Com estaio esticado demais chega um momento que numa torcida meio leve a força pra baixo criada pelos estaios torce a torre e dobra ela. Em vendaval é quase sempre isso que ocorre, a torre torce e dobra sem arrebentar estaio.

    Tem torre com cabo de aço que os estaios nunca esticam, cabo de aço que falo são aqueles cabos digamos 6x36, são 3 conjuntos de 36 fios finos, no modelo 3/16" (Meio centimetro de espessura) a resistencia é de uns 1500Kg, mas por mais que você estique algum dos 216 fios finos vai estar mais esticado que outros, é bem fácil esticar demais usando esses cabos.

    Já a cordoalha 3/16" é feita com apenas 7 fios, são galvanizados juntos, a resistencia é de "apenas" uns 1300Kg, um torre pequena tipo até 15m não cria tanto empuxo nunca, mas como são apenas 7 fios geralmente todos estão com a tensão similar, é bastante simples com esse tipo de estaio ver se está esticado demais.


    Mas tubo de aço não torce, bom, nunca ví tubo maior que uns 10m, acima disso talvez torceria, mas pra 7m pode até usar arame liso como estaio, os de uso agricola tipo 15x17, tem capacidade pra mais de 600Kg, aqui tem até torre de 30m estaiada com arame liso levemente mais grosso (O 18, cuja capacidade é de quase 1000Kg, mas falo de torre de 30m).

    Então o problema não é "puxar pra baixo", o problema é esticar cabo de aço como se fosse tocar violão neles, o reflexo disso é a torre torcer muito mais facilmente. Mas em tubo ou em esturutra baixa que não dança com vento (Tipo 9 a 15m) não precisa se preocupar com isso.


    Sobre como prender estaio no cano, coloca um par de arruelas de aço, dá um pingo de solda eletrica ou mig em cada, recomendo 3 estaios (4 atrapalham mais que ajudam) então seriam por precaução 6 arruelas, coloca digamos 60cm abaixo do topo pros estaios não atrapalharem as antenas. Algo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Conjunto_de_Base_e_Estrila__49681_zoom.png
Visualizações:	415
Tamanho: 	826,2 KB
ID:      	57853
    Acredite, um pingo de solda numa arruela dessa aguenta tração grande, uma pessoa gorda pulando pra tentar arrebentar não solta, não subestime o poder da arruela
    Se a intenção for girar o cano depois (Pra alinhar PTP, talvez), faz como na imagem acima, um 2 partes, a parte de cima um cano mais grosso pra girar, e a parte de baixo é pra parafusar na altura que quiser. Pra não girar tem que prender de algum modo em baixo depois.

    É fundamental prender direito no chão a parte de baixo, qualquer coisa serve (Até com parafuso 8mm no concreto, qualquer coisa), só não pode deixar apenas apoiado sobre uma superfície, pra coisa baixa tipo 2 ou 3 já dá problema, imagina mais alto.

    Eu só acho fino um tubo 1". Eu sempre limite 1" a 4m, acima disso só com tubo de 1 e 1/2", diminuindo a espessura da chapa mas aumentando o diametro a resistencia geral aumenta.

  14. #14

    Padrão Re: Como estaiar minha torre

    amigo, procure utilizar 4 pontas( é um cabo de aço a mais e uma sapata sim, mas compensa.) e procure sempre ter no minimo 1/3 o recomendado é 1/2 de espaço quanto ao valor total da torre, por exemplo uma torre 15 metrtos no minimo 5 metros longe