+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão (R)STP Mikrotik+UBNT

    Olá,

    Eu to com um lab e gostaria da ajuda de quem entende o/os protocolos STP e RSTP.
    A solução simples é desativar o STP no UBNT.

    Problema:
    Quando ligo em bridge MT1(root) - UBNT1(AP WDS AIRMAX) - UBNT2(ST WDS AIRMAX) - MT2(funciona) sendo o MT1(primeiro Mikrotik) a bridge root funciona OK.
    Quando ligo em bridge MT3(root) - MT1 - UBNT1(AP WDS AIRMAX) - UBNT2(ST WDS AIRMAX) - MT2(root - errado) sendo o MT3 a bridge root, o MT2 também se identifica como root só pra ele. Se fizer uma segunda ligação sem passar pelos UBNT gera loop.

    Ou seja a root brige tem que esta colada ao UBNT AP. Por que?
    Se desativar o STP dos UBNT funciona tudo ok. Então quando usar STP da UBNT?

  2. #2

    Padrão Re: (R)STP Mikrotik+UBNT

    um cenário desenhado ajudaria melhor, essas coisas assim fica difícil de tentar ajudar, afinal você tem dois mikrotik ao final do seu enlace? ou um mikrotik ligado ao outro? já tentou regular o custo na interface que faz a root bridge?

    Vejam se esses videos te ajudam.





  3. #3

    Padrão Re: (R)STP Mikrotik+UBNT

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    um cenário desenhado ajudaria melhor, essas coisas assim fica difícil de tentar ajudar, afinal você tem dois mikrotik ao final do seu enlace? ou um mikrotik ligado ao outro? já tentou regular o custo na interface que faz a root bridge?

    Vejam se esses videos te ajudam.




    Agradeço a intenção mas os cenários não tratam marcas diferentes nem WiFi no meio. Eu sei que isso não deveria interferir.
    A ordem é a que eu coloquei 2 mikrotik ligados à um ptp ubnt ligado à um mikrotik.
    Se o mikrotik colado ao ubnt é root funciona normal, se o primeiro mikrotik é root o mikrotik depois do ptp não entende e se intitula root também não afeta o lado anterior ao ptp.

  4. #4

    Padrão Re: (R)STP Mikrotik+UBNT

    Qual função e serviços desses dois mikrotik ligado ao ptp?

  5. #5

    Padrão Re: (R)STP Mikrotik+UBNT

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Qual função e serviços desses dois mikrotik ligado ao ptp?
    Esse pequeno trecho pode ocorrer em diversos locais da rede por motivos diferentes. Pra isolar e entender e chegar a conclusão do meu problema fiz um laboratório. Só 2 2011 em bridge ligadas à 2 Nanos em bridge e uma 750 do outro lado. Nenhuma configuração depois do reset no default que não as bridges romon e ips fixos.