Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Nenhuma CPE tem 2 etapas de RF pra operar como cliente e AP ao mesmo tempo com decencia.
    A CPE fica lá fora, no alto. O roteador pra você acessar tem que ficar dentro de casa.

Não é caro, uma CPE uns R$ 180 a 220, um AP interno R$ 40 a 60.

Uma CPE com eventuais 2 etapas de RF independentes provavelmente ia custar mais de R$ 300, e ela ficaria lá fora, com uma parede ou telhado entre ela e seu notebook, seria uma péssima conexão.

Todo mundo usa a CPE lá fora, 2 a 4m acima do telhado pra ter visada, desce um cabo de rede de 8 a 15m ligado numa fonte POE, e no outro jack da fonte POE vai pra um acess point barato. Procurar uma CPE pra operar como cliente+AP é querer reinventar a roda, quem tenho dinheiro pra ter smartphone ou notebook tem dinheiro (R$ 40 a 60) pra comprar um roteador simples. Ou vai dizer que um smartphone ou notebook custa menos que isso?
    (Antes de comprar um video-game você precisa ter uma TV pra ligar ele. Antes de comprar um smartphone então você precisa ter um plano de dado ou um roteador wifi pra conectar. Mesma analogia)

2. Beleza amigo! é que o CPE ficaria na sacada do apartamento, ao lado da sala e do quarto, portanto no mesmo plano de nivel...
    estou insistindo porque eu não gostaria de passar cabo RJ45 porque não posso furar a parede e nem queria deixar um canto a porta aberta pra passar o cabo ou ver um cabo azul no chão da sacada ou da sala amigo, não eh inventar a roda, imagina se funcionasse com desempenho como gostariamos?
    Mas sei fazer calculos e acho que o jeito sera colocar um router embaixo do CPE mesmo, se puder me recomendar um agradeço!

3. Outro problema de CPE é que a antena tem ganho bom pra frente, a antena até recebe/envia pros lados ou pra tras mas com ganho muito baixo, geralmente inútil pra se comunicar com aparelho que tem potencia baixa e antena pequena demais tipo smartphone.

Sobre roteador pra uso interno, qualquer um serve. Poucos tem o modo cliente, mas o que você precisa é modo acess point, e isso todos tem.
    Tem coisa barata tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-4-portas-_JM
    Mas se quiser a possibilidade de troca de antena (Pra melhorar alcance interno) tem por exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-garantia-_JM
    Se é pelo espaço ocupado, e por ter uma antena de ganho bom, tem por exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...as-wrn-150-_JM
    (Cuida que a antena não é removível)

Em apartamente a parede externa é muitas vezes de tijolo deitado, ou seja, 20cm, aí complica furar pra passar fio (A broca de 10mm mais longa que consigo é de 15cm), mas... colocar roteador do lado de forma também diminui muito o alcance! Parede de 20cm é muita coisa, isso se não der azar de colocar o roteador atras de uma das vigas do predio, que é basicamente 20cm de concreto puro, as vezes isso significa conectar com smartphone só no comodo ao lado, porque com mais 1 parede no maio o sinal já cai demais (E o sinal AP>smartphone fica bom, mas o sinal smartphone>AP é que é péssimo, smartphone não tem potencia). Então é bem facil trocar o problema de furar a parede por um problema de baixo alcance devido ao AP ficar do lado de fora (Existe caixa hermetica).

A parte "menos ruim" de CPE externa é que você pode até furar um buraquinho de 8mm que já serve, você passa o cabo ethernet (Que tem uns 6mm) e só, a fonte POE fica dentro de casa, do lado da fonte do roteador interno (Num nobreak, por exemplo, pra não ficar sem internet em qualquer blackout). Pode furar bem em baixo, rente ao chão, é só passar o fio e encher com silicone que não tem perigo de entrar agua, e geralmente em baixo é mais fácil de esconder atras de um movel do que um buraco a 2m de altura.

Se quiser mesmo colocar um AP do lado de fora, já te antecipo que vidro reflete muuuuuito sinal, então colocar o AP na sacada em frente a uma porta de vidro não ajuda muito, o alcance interno com o roteador estando do lado de fora depende do tipo de parede, vigas, material da area e cia. Já se for um prédio mais comum com paredes externas de apenas 10cm (Predios do Sérgio Naya?) o alcance interno é mais tranquilo, provavelmente 2 paredes internas qualquer roteador barato passará pra uma conexão suficiente (Talvez precise configurar em modo B, e não em N, pra ter mais alcance, mas só se preocupe com isso SE o alcance ficar baixo).

Tópicos Similares

1. Problemas com a cpe wog 212
    Por berjon no fórum Intelbras
    Respostas: 10
    Último Post: 28-11-2017, 16:56
  2. Problema com CPE Intelbras WOG 212
    Por edilsonmsf no fórum Intelbras
    Respostas: 55
    Último Post: 23-10-2015, 20:33
  3. cpe wog 212
    Por berjon no fórum Redes
    Respostas: 0