+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Galera, quero contratar um serviço de internet via radio, e o equipamento cliente é comigo. não sei oq tem la na torre, ela esta a 1,4Km e deve estar a uns 125mt de altitude, e eu moro no segundo andar de um AP, campo 100% livre, a uns 50mt de altitude.
    preciso de Wifi para conectar Notebook e Celulares, e Cabo para um ou dois Receptores de TV com Card Sharing, jogo CS e tb preciso de PING bom.
    O Intelbras WOG212 tem rede Wifi B/G/N interna, ja economizo no router, boa resistencia a sobretenção etc, parece um produto atualizado(talvez tirando o FIRMWARE), mas sera que esse CPE vai dar conta legal? tem outros bem mais potentes mas não achei outro com roteador(só o TI-wa5210g), tem uns que não vem nem fonte DC heheehe to pelo CUSTO x FUNCIONALIDADExBENEFICIO
    Então eu levo? podem me recomendar outro tb.. VALEU !!

  2. #2

    Padrão CPE WOG212 da Intelbras atende meus requisitos?

    Galera, quero contratar um serviço de internet via radio, e o equipamento cliente é comigo. não sei oq tem la na torre, ela esta a 1,4Km e deve estar a uns 125mt de altitude, e eu moro no segundo andar de um AP, campo 100% livre, a uns 50mt de altitude.
    preciso de Wifi para conectar Notebook e Celulares, e Cabo para um ou dois Receptores de TV com Card Sharing, jogo CS e tb preciso de PING bom.
    O Intelbras WOG212 tem rede Wifi B/G/N interna, ja economizo no router, boa resistencia a sobretenção etc, parece um produto atualizado(talvez tirando o FIRMWARE), mas sera que esse CPE vai dar conta legal? tem outros bem mais potentes mas não achei outro com roteador(só o TI-wa5210g), tem uns que não vem nem fonte DC heheehe to pelo CUSTO x FUNCIONALIDADExBENEFICIO
    Então eu levo? podem me recomendar outro tb.. VALEU !!

  3. #3

    Padrão Re: CPE WOG212 da Intelbras atende meus requisitos?

    Você esta contratando o serviço e você tem de dar conta do equipamento ? desculpe se entendi errado, mas se for isso, procure outro provedor.

  4. #4

    Padrão Re: CPE WOG212 da Intelbras atende meus requisitos?

    Shinigami, não é isso, não irei morar para sempre aqui e não quero o comodato, com o dinheiro compro o patrimonio, por isso.

  5. #5

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    RoyNelson, Bom dia!


    Informamos que o WOG 212 atende na distância de 1.4Km, porém confirme se a frequência utilizada em seu provedor é realmente 2,4GHz.
    * Lembramos que essa informação é baseada em um ambiente sem interferência e podem variar de acordo com o ambiente de operação.


    Possuímos também o APC 2M-14 com antena integrada de 14 dBi, que fornece uma solução completa para estabelecer acesso de alta qualidade usando a frequência em 2,4 GHz. (http://redesoutdoor.intelbras.com.br...4-dbi-mimo-2x2)

    Caso seja na frequência de 5Ghz, indicamos nessa distância o WOM 5000 (http://www.intelbras.com.br/empresar...r/cpe/wom-5000) ou WOM 5000 MIMO(http://www.intelbras.com.br/empresar.../wom-5000-mimo).

  6. #6

    Padrão Re: CPE WOG212 da Intelbras atende meus requisitos?

    Quando fala em "conectar celular na WOG212", não está falando em colocar ela como repetidor?
    (Não sei se tem esse modo)

    Se for isso, AP + cliente na mesma interface gera perda de pacote, todo pacote da sua rede interna vai lá pro provedor, e a CPE como repetição pesa pro provedor o mesmo que meia-duzia de CPE's apenas em modo cliente.

    Então... use repetições só em caso de vida ou morte, porque é um modo péssimo.
    (Fora que a antena é direcional, ela vai conectar nas costas só em poucos metros de distancia. Se usar smartphone piorou, eles não tem antena decente, o smartphone chega na CPE com sinal ridículo tipo -85dB, quando devia ter algo maior que uns -70dBm)

    Acess point de mesa você devia ter, independente de contratar conexão via radio (Com CPE, ou com antena de grade, com CPE 2,4 ou de 5GHz), via adsl, via cable modem, ou via fibra. Na hora de comprar smartphone já tem que colocar o custo de um roteador wifi de mesa (Tipo do Intelbras WRN150, tem de R$ 60 a 70).

  7. #7

    Padrão Re: CPE WOG212 da Intelbras atende meus requisitos?

    Okk, mas e a entrada de antena em baixo do WOG212? não resolve a questão do sinal local?
    mas deixe-me ver se entendi, este CPE não tem um ROUTER interno? ou n funciona como deveria?

  8. #8

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    RoyNelson, Bom Dia!

    O WOG 212 funciona em modo de rede: bridge e roteamento e em modo wireless: Access Point, Repetidor e Cliente.

    Que antena você deseja colocar no WOG 212?



  9. #9

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Essa e todas as CPE's no mercado só tem 1 etapa de RF, roteador de mesa com 2 ou 3 antenas idem, é só 1 etapa de RF independente de quantas antenas tem. Operando como repetidores eles usam a mesma etapa de RF pra receber e transmitir, por isso o desempenho como repetidor é sempre ruim.

    O conector SMA na CPE é pra subsituir a antena interna. Você usa OU a antena interna OU a antena nesse conector SMA (É tipo colocar fone de ouvido em celular ou radio, não funciona os 2 ao mesmo tempo, é um ou outro).

    Roteador com 2 ou 3 antenas usa as 2 ou 3 pra fazer multiplas conexões com o MESMO equipamento, não é uma antena pra conectar aqui e outra pra conectar lá. Até existe equipamento com 2 etapas de RF pra conexões distintas, mas são mais caros que uma CPE + um roteador de mesa (R$ 220 da CPE + R$ 60 de um roteador de mesa).

  10. #10

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Acho que entendi, quer dizer que este CPE tem uma etapa de RF, tanto para a conecção com o servidor, quanto para repetição interna da rede? qual seria um outro CPE com 2 RF para uso Cliente?

  11. #11

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Nenhuma CPE tem 2 etapas de RF pra operar como cliente e AP ao mesmo tempo com decencia.
    A CPE fica lá fora, no alto. O roteador pra você acessar tem que ficar dentro de casa.

    Não é caro, uma CPE uns R$ 180 a 220, um AP interno R$ 40 a 60.

    Uma CPE com eventuais 2 etapas de RF independentes provavelmente ia custar mais de R$ 300, e ela ficaria lá fora, com uma parede ou telhado entre ela e seu notebook, seria uma péssima conexão.

    Todo mundo usa a CPE lá fora, 2 a 4m acima do telhado pra ter visada, desce um cabo de rede de 8 a 15m ligado numa fonte POE, e no outro jack da fonte POE vai pra um acess point barato. Procurar uma CPE pra operar como cliente+AP é querer reinventar a roda, quem tenho dinheiro pra ter smartphone ou notebook tem dinheiro (R$ 40 a 60) pra comprar um roteador simples. Ou vai dizer que um smartphone ou notebook custa menos que isso?
    (Antes de comprar um video-game você precisa ter uma TV pra ligar ele. Antes de comprar um smartphone então você precisa ter um plano de dado ou um roteador wifi pra conectar. Mesma analogia)

  12. #12

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Beleza amigo! é que o CPE ficaria na sacada do apartamento, ao lado da sala e do quarto, portanto no mesmo plano de nivel...
    estou insistindo porque eu não gostaria de passar cabo RJ45 porque não posso furar a parede e nem queria deixar um canto a porta aberta pra passar o cabo ou ver um cabo azul no chão da sacada ou da sala amigo, não eh inventar a roda, imagina se funcionasse com desempenho como gostariamos?
    Mas sei fazer calculos e acho que o jeito sera colocar um router embaixo do CPE mesmo, se puder me recomendar um agradeço!

  13. #13

    Padrão Re: CPE WOG 212 Intelbras me antederia?

    Outro problema de CPE é que a antena tem ganho bom pra frente, a antena até recebe/envia pros lados ou pra tras mas com ganho muito baixo, geralmente inútil pra se comunicar com aparelho que tem potencia baixa e antena pequena demais tipo smartphone.

    Sobre roteador pra uso interno, qualquer um serve. Poucos tem o modo cliente, mas o que você precisa é modo acess point, e isso todos tem.
    Tem coisa barata tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-4-portas-_JM
    Mas se quiser a possibilidade de troca de antena (Pra melhorar alcance interno) tem por exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-garantia-_JM
    Se é pelo espaço ocupado, e por ter uma antena de ganho bom, tem por exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...as-wrn-150-_JM
    (Cuida que a antena não é removível)

    Em apartamente a parede externa é muitas vezes de tijolo deitado, ou seja, 20cm, aí complica furar pra passar fio (A broca de 10mm mais longa que consigo é de 15cm), mas... colocar roteador do lado de forma também diminui muito o alcance! Parede de 20cm é muita coisa, isso se não der azar de colocar o roteador atras de uma das vigas do predio, que é basicamente 20cm de concreto puro, as vezes isso significa conectar com smartphone só no comodo ao lado, porque com mais 1 parede no maio o sinal já cai demais (E o sinal AP>smartphone fica bom, mas o sinal smartphone>AP é que é péssimo, smartphone não tem potencia). Então é bem facil trocar o problema de furar a parede por um problema de baixo alcance devido ao AP ficar do lado de fora (Existe caixa hermetica).

    A parte "menos ruim" de CPE externa é que você pode até furar um buraquinho de 8mm que já serve, você passa o cabo ethernet (Que tem uns 6mm) e só, a fonte POE fica dentro de casa, do lado da fonte do roteador interno (Num nobreak, por exemplo, pra não ficar sem internet em qualquer blackout). Pode furar bem em baixo, rente ao chão, é só passar o fio e encher com silicone que não tem perigo de entrar agua, e geralmente em baixo é mais fácil de esconder atras de um movel do que um buraco a 2m de altura.

    Se quiser mesmo colocar um AP do lado de fora, já te antecipo que vidro reflete muuuuuito sinal, então colocar o AP na sacada em frente a uma porta de vidro não ajuda muito, o alcance interno com o roteador estando do lado de fora depende do tipo de parede, vigas, material da area e cia. Já se for um prédio mais comum com paredes externas de apenas 10cm (Predios do Sérgio Naya?) o alcance interno é mais tranquilo, provavelmente 2 paredes internas qualquer roteador barato passará pra uma conexão suficiente (Talvez precise configurar em modo B, e não em N, pra ter mais alcance, mas só se preocupe com isso SE o alcance ficar baixo).