Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. amigo, vale lembrar que o clima financeiro do nosso pais não é dos melhores no momento e que o preço do dólar americano está em alta assim aumentando nossos custos, minha opinião é que antes de meter as caras num projeto assim eu seguraria um pouco pra ver como acabará a historia dessa alta absurda de valores que no final aumenta e munto nossos custos, já na opinião sobre se realmente vale a pena você precisa fazer uma analise do perfil de seus clientes e dos clientes que você quer atender, é um publico exigente?, procuram planos maiores do que você oferece hoje?, pois o investimento é bastante alto pra uma area pequena, abraço.

2. Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Tópico bem interessante e direto.
    Também tenho vontade de montar um rede gpon.
    Mas para atender a estas velocidades acho que gastará mais que 5 mil de link de internet.Pois precisará de muita banda.
    O calculo que uso aqui é 1 x 10,ou seja,1 mega dedicado para 10 clientes de 1 mega.Isso vai depender do perfil dos usuários de sua rede,as vezes 1 x 8 ou 1 x 5.Mas supondo que sua rede seja 1 x 10,consiga 150 cliente no plano 50 megas e vc pegue o link em um pop em SP no valor de 39,00 por mega.Vai ser (150/10)*50*39=29250,00.
    Se estivesse no seu lugar colocaria planos de no máximo 20 megas.Depois vc poderá aumentar.
    Então, só esse valor do link já inviabiliza qualquer projeto de GPON para pequeno ISP. O aluguel mensal do link já seria maior que o faturamento mensal esperado.

3. Citação Postado originalmente por Kalius Ver Post
    Então, só esse valor do link já inviabiliza qualquer projeto de GPON para pequeno ISP. O aluguel mensal do link já seria maior que o faturamento mensal esperado.
    Oferecer 50mb e 100mb é pra operadora amigo que tem link quase de graça, servidores GGC, Akamai e Netflix em suas estruturas. Ofereça tipo 5, 10, 15 e 20Mb na fibra e com link dedicado fica excelente. Planos acima de 20Mb é pra famílias grandes com vários smartfones e tvs com Netflix rodando em HD funcionando ao mesmo tempo.

Acho que 50mb e 100mb seu projeto não vira não, só acho...

4. Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Oferecer 50mb e 100mb é pra operadora amigo que tem link quase de graça, servidores GGC, Akamai e Netflix em suas estruturas. Ofereça tipo 5, 10, 15 e 20Mb na fibra e com link dedicado fica excelente. Planos acima de 20Mb é pra famílias grandes com vários smartfones e tvs com Netflix rodando em HD funcionando ao mesmo tempo.

Acho que 50mb e 100mb seu projeto não vira não, só acho...
    Tem razão. So não vejo sentido em usar uma rede GPON para oferecer planos de 5, 10, 15 ou 20MB/. No maximo um cabo coaxial ja seria suficiente

5. Citação Postado originalmente por Kalius Ver Post
    Tem razão. So não vejo sentido em usar uma rede GPON para oferecer planos de 5, 10, 15 ou 20MB/. No maximo um cabo coaxial ja seria suficiente
    Essa questão tem um outro pensamento..
    Hoje atendemos esses planos com via rádio.
    Mas o fator fibra vai bem mais além.
    A tecnologia de rádio muda de tempos em tempos e você precisa reestruturar sua rede e trocar equipamento.. investir em POPs atualizados e consequentemente trocar equipamentos dos clientes.

Veja o exemplo do AC.. ele não é compatível com A/N.

Quando você faz uma rede GPON e entrega ao cliente uma ONU você está capacitando esse cliente a ter planos muito superiores ao que ele tem hoje..

Ele não vai querer pagar o preço por isso hoje, mas e daqui 1 ano? 2 anos? 4 anos?
    Você terá como atender essa demanda.

Em 4 anos você terá trocado pelo menos 1x sua tecnologia wireless.

Fora que com a fibra você pode transportar TV.. telefone..
    É outro tipo de investimento no final das contas..

É mais caro? É. Mas as possibilidades são muito maiores.. explore-as.

Tópicos Similares

1. Respostas: 21
    Último Post: 30-08-2015, 16:31
  2. Usar WAP11 para pequeno provedor....
    Por Andersons no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 23-08-2004, 13:53
  3. 1º Rede via rádio 2º ISP
    Por Neckratal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 04-09-2003, 08:08
  4. Solucao para pequeno escritorio