+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Boa tarde.
    Desculpem caso já tenha esse tópico aberto, ma eu desde manha estou rodando não achei resposta.
    Meu problema é:
    Eu tenho uma RB 750 com alguns pessoas conectadas, nada de clientes , apenas jogo para casa da minha filha, cunhada e outras pessoas da família.
    Tudo funciona perfeito com ADSL, modem roteado.
    Então, ontem instalaram aqui em casa uma fibra óptica e a internet, (diga-se de passagem é outra coisa de rápida) mas quando tiro o cabo do adsl e coloco da fibra não quer navegar por nada, já mexi em muitas coisas aqui e nada de navegar.
    Já reiniciei varias vezes a RB e nada.
    O que eu teria que fazer para que consiga navegar com fibra nele.

    Detalhe o mesmo IP que tem meu modem ADSL tem também o modem da fibra. que é 192.168.254.254.

    Certo que receberei ajuda. Aguardo.

  2. #2

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Bom dia. Já funcionou assim alguma vez apenas trocando? Se ligar só seu computador direto funciona?

  3. #3

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Conectando o cabo que vem do modem de fibra ao seu roteador você consegue pingar o modem , mesmo que seja a partir do roteador ?

  4. #4

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    No setup do fiber modem veja se tem um MAC Filter, não sei se isso é prática em todo país mas já foi comum bloquear o acesso a qualquer MAC via cabo, cadastravam somente o MAC do equipamento que estava plugado no ato da instalação/visita.



    Talvez seria mais fácil colocar na RB750 o mesmo mac do equipamento que funciona quando ligado na lan do fiber modem.

  5. #5

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Ontem eu consegui fazer funcionar, eu tive que mudar o DNS dos ips que uso para navegar, e hoje já não funciona mais, simplesmente parou de navegar.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Bom dia. Já funcionou assim alguma vez apenas trocando? Se ligar só seu computador direto funciona?
    Sem passar pelo Mikrotik funciona sim.

  7. #7

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No setup do fiber modem veja se tem um MAC Filter, não sei se isso é prática em todo país mas já foi comum bloquear o acesso a qualquer MAC via cabo, cadastravam somente o MAC do equipamento que estava plugado no ato da instalação/visita.



    Talvez seria mais fácil colocar na RB750 o mesmo mac do equipamento que funciona quando ligado na lan do fiber modem.

    Desculpa mas não entendi , colocar onde na RB esse tal mac, teria que ligar para o provedor e pedir o mac do equipamento.

  8. #8

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Citação Postado originalmente por Lucio Ver Post
    Desculpa mas não entendi , colocar onde na RB esse tal mac, teria que ligar para o provedor e pedir o mac do equipamento.
    Não conhece o bloqueio por MAC?

    Tem um fiber modem, correto? Esse fiber modem opera como bridge, ele autentica a rede com base no MAC adress do que está ligado na lan dele. O que está ligando na saída do fiber modem? Um roteador wifi? Se for, ele tem uma wan ou lan, estas tem MAC Adress. Você cadastra no fiber-modem o acesso somente a 1 (UM) mac adress, que é o MAC digamos do roteador wifi. O que está plugado na saída do roteador wifi (Ou nada rede wifi) funciona porque o controle de acesso é feito com o MAC adress da porta conectada do fiber modem.

    Tem acesso ao setup do fiber modem? Se sim, olhou no setup se tem MAC Filter, se ele está ativo, se ele tem 1 mac cadastrado?
    Se não tem acesso ao setup do fiber modem, então pegue o MAC da WAN do roteador que está plugado no fiber modem (Ou do PC que está plugado nele) e coloque na WAN da RB750, isso é "clonar o MAC".

    Se a RB750 não estava plugada quando o fiber modem foi instalado não tinha como pegar o MAC dela, provavelmente cadastraram com o MAC Adress do que estava em uso na hora, seja desktop, wan do roteador wifi, interface ethernet de notebook, etc.

    Isso SE esse fiber modem usa essa tecnologia ridícula de bloquear acesso via MAC Address, cable-modens docsis antigos faziam isso mas só operadora atrasada ainda usa isso em docsis 3.0, só comento isso porque sei de provedor com fibra que anda fazendo essa bobeira de 15 anos atras, cadastra o mac de um roteador wifi presente, e impede o cliente de trocar de roteador wifi no futuro (Sem clonar MAC, ou pagar visita técnica pra mudar o MAC cadastrado).

    Sabe o MAC do cable modem não interessa, o que tem que ver é o MAC do que funciona nele (Desktop, roteador, notebook via cabo, desktop via cabo) e colocar o MAC desse equipamento na WAN da RB750.

  9. #9

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Irei tentar depois posto aqui. Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Substituição ADSL por Fibra Optica não quer navegar

    Bom dia,
    Bem consegui fazer funcionar. Até agora tudo normal de novo.
    O que era?
    Pois bem, era apenas o NAT.
    Mudei e voltou a funcionar tudo perfeito. Vou fazer uns teste esse fds e depois peço pra fechar o post caso corra tudo bem.

    Abraços