+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dividir Banda Total entre Usuários Conectados no Mikrotik

    Boa Noite Pessoal!
    É o seguinte, trabalho em uma faculdade aqui no paraná, atualmente temos um link via fibra Óptica de 15M, a minha rede com mikrotik está configurada somente com DHCP Server 10.1.0.0/23 com 512 endereços.

    O problema é o seguinte tenho que bloquear todos os celulares da rede, hoje estou fazendo através do firewall ( chain:forward / dst adress:ip / action:drop) é a forma que encontrei, para que pudesse fazer isso tive que fixar todos ips dos celulares do leases do DHCP, isso é o mais correto?

    A Principal questão é que quero dividir a banda total ou seja os 15M entre os usuários conectados no momento, usando o Queues, vi varios videos e posts aqui mais nenhum esclarece exatamente como fazer nessa situação, quais as regras devo fazer ?

  2. #2

    Padrão Re: Dividir Banda Total entre Usuários Conectados no Mikrotik

    exatamente amigo, quero usar o PCQ, mais não sei como fazer a regra para que a minha banda TODA seja dividida entre o numero de usuários conectados em cada momento.

    Exemplo:
    15Mega Link e 15 Usuários conectados 1 Mega pra cada um
    15Mega Link e 30 usuários conectados 512k pra cada um
    15Mega Link e 2 usuários conectados 7,5Mega Pra cada usuário conectado.

  3. #3

    Padrão Re: Dividir Banda Total entre Usuários Conectados no Mikrotik

    Boa tarde...
    Tenho a mesma situação nas mãos...

  4. #4

    Padrão Re: Dividir Banda Total entre Usuários Conectados no Mikrotik

    Olá

    Realmente voce vai fazer em Queues,

    Vá em QUEUES -> Queue Types, + Type Name PCQDown Kind pcq Rate
    depois em Simple Queues vc ADD em target coloca a faixa de IP da rede em Advanced vc vai em Queue Type Donwload e coloque o PCQ que vc criou

    No link abaixo tem os exemplo da Mikrotik

    https://wiki.mikrotik.com/index.php?...CQ&redirect=no

    Abraço
    Leonardo Vieira
    Contract TI
    www.contractti.com.br
    Curta facebook.com/contractti