Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre estaiada

    Tenho que montar uma torre de 24 a 30 metros em uma cidade vizinha (não decidi ainda pelo peso). Eu montei 5 peças triangulares de 6 mtr cada, com cantoneiras 7/8" x 1/8" emendadas a cada 57 cm por ferro chato 7/8" x 1/8" e largura de 30 cm.
    Sobre os estáios, encontrei várias postagens aqui e achei que o mais sensato é que devemos coloca-los a 1/3 ou 33% de abertura em relação a altura da torre.
    A dúvida é:
    Se minha torre é de 30 metros então devo estaia-la a 9,9 mtr do "pé" da torre. Essa medida deve ser feita no raio de abrangência? 3 estaios a 4,5 mtr do pé da torre?
    Obrigado pela ajuda.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio.jpg
Visualizações:	1288
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	57972
    Ps : Desculpe, errei nas contas e na informação do desenho - onde esta 4,5 considerar "4,95 metros"

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Torre estaiada

    A margem de segurança é de 33% para cada estaio, mas no seu caso eu colocaria uma porcentagem maior, pois acho fraca a cantoneiro que está usando, deveria ser no mínimo 1" x 1/8", já fiz torre igual a sua, mas nunca mais, agora só acima de uma polegada e 40cm de largura, a não ser que seja até 15m para clientes onde só vai uma airgrid.
    Da uma olhada nessa tabela que fiz e está disponível aqui mesmo no fórum.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=170363

  3. #3

    Padrão Re: Torre estaiada

    Planejamentos. Procedimentos. Metodologias. Técnicas. Normas Regulamentadoras. Resoluções Anatel. Telebrás. ANAC. ABNT. CREA. Prefeitura. Ibama. Denatran. Ciretran. Inmetro.

    Os cálculos de montagem e instalação de uma torre, quer seja estaida ou autoportante, quem mais indicado é o CREA.

    Tu procurar no CREA de tua cidade por profissionais que estudaram e tem habilitação para tanto, que seriam no caso dos engenheiros mecânicos, elétricos e do civil.

    Pessoas estas profissionais, que possuem as ferramentas certas, e quem podem avaliar cada caso.

    Para as referidas montagens existem normas regulamentadoras, resoluções dos órgãos compententes. Assim, o que se apresentam aqui, tem que ter uma certificação, dos cálculos que sejam os que realmente atendem as normas regulamentadoras, e dos engenheiros.

    Os cálculos aqui são básicos, sem base das pesquisas e, de como realmente possam atender uma estrutura metálica.

    Existem empresas que vendem softwares, para estes cálculos, mas nestes pacotes precisa ver a origem quem o programou, quem o fez e como ter grau de precisão dos softwares (suas fontes e referencias de empresas que utilizam de tais softwares se são realmente eficazes).

    Um leigo que compra um software, ele precisa ser um desenhista projetista, para ter noção de que os perfis que serão utilizados sejam condescendentes e, não por que o programa citou tais perfis, ai vai da experiência em muito, quando entra a experiência dos que estão aqui no Under-Linux, em dizer que realmente atende ou não ao objetivo de determinada torre.

    Nunca faça algo que achou que seria interessante, achar não é final, é algo que se apresenta dúvidas, e dúvidas quem pode resolver são os engenheiros, que são pagos para prestarem serviços, ou de empresas que tenham registro no CREA, ou de empresas que não estejam ainda no CREA tenham profissionais habilitados.

    Habilitado é o profissional que tem uma certificação naquele oficio, do contrário pode sair meia-boca, e a torre não ter o devido projeto.

    Nestas mensagens, vejo que não atendem as normas regulamentadoras, falta a presença de um engenheiro, para dizer o que seja correto ou não.

    Desejo sucesso, mas se existe um médico, quem vai diagnosticar a tua doença, não tente ser um médico, por que tu não estudou sete anos para ser um médico, procure um médico, no caso de torres procurem um profissional habilitado pelo CREA, tem custos, lógico, se quer investir sem por dinheiro é fazer tudo meia boca, ai um dia pagará indenização para quem vier a ser vitimado pelo seu erro de hoje.

    Vejo, que muitos que aqui entram, ou mesmo dos antigos, não parecem em não terem lido artigos já publicados aqui, por mim, e por outros desbravadores, neste campo, por que o que apresentam já foi em demasia discutido, e muitos já sabem que rumo tomar de seu barco, em prol de ter algo feito corretamente, assim aconselhor procurarem no pesquisar do forum, assuntos correlatos, ou solicitar aos moderadores assuntos já publicados, com certeza terão um retorno muito mais atraente e eficiente.

    Planejamentos. Procedimentos. Metodologias. Técnicas. Normas Regulamentadoras. Resoluções Anatel. Telebrás. ANAC. ABNT. CREA. Prefeitura. Ibama. Denatran. Ciretran. Inmetro.

  4. #4

    Padrão Re: Torre estaiada

    Sou projetista e fabricante de torres e posso te responder:

    1) A separação do estai do centro da torre aconselha se 0,50 da altura , porem pode ser QUALQUER distancia que comporte o calculo da estrutura (Nunca estaie a menos de 0,30 da altura pois nao compensa a estrutura necessaria passa a ser muito robusta)

    2) A quantidade de estaios vai por ,e altura de cada, depende exclusivamente do calculo de sua torre. Ninguem pode te responder essa pergunta pois NÃO EXISTE resposta. Nossas torres por padrao sao calculadas para estaios a cada tres modulos de 3m cada, obtendo um estai a cada 9m de altura porem foram calculadas usando esse parametro.


    Aconselho mandar fazer um projeto para suas torres, vai gastar R$ 1.000 e vai obter todas as informações necessarias como : Carga das antenas, deflexao no topo (necesario para verificar os links) , alturas dos estaiamentos, tipo de cordoalha, tipo de emendas dos modulos, separação das horizontais e diagonais, etc. e a segurança de construir algo que vai resistir seus requerimentos.



    Citação Postado originalmente por glperon Ver Post
    Tenho que montar uma torre de 24 a 30 metros em uma cidade vizinha (não decidi ainda pelo peso). Eu montei 5 peças triangulares de 6 mtr cada, com cantoneiras 7/8" x 1/8" emendadas a cada 57 cm por ferro chato 7/8" x 1/8" e largura de 30 cm.
    Sobre os estáios, encontrei várias postagens aqui e achei que o mais sensato é que devemos coloca-los a 1/3 ou 33% de abertura em relação a altura da torre.
    A dúvida é:
    Se minha torre é de 30 metros então devo estaia-la a 9,9 mtr do "pé" da torre. Essa medida deve ser feita no raio de abrangência? 3 estaios a 4,5 mtr do pé da torre?
    Obrigado pela ajuda.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estaio.jpg
Visualizações:	1288
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	57972
    Ps : Desculpe, errei nas contas e na informação do desenho - onde esta 4,5 considerar "4,95 metros"

  5. #5

    Padrão Re: Torre estaiada

    Então, no meu caso mesmo eu nao tendo um projeto, do centro da torre (da base concretada) devo colocar cada estaio no mínimo a 9 metros sendo que o ideal seria a 15 metros, certo ? Bom, então devo procurar outro local para alugar. O espaço que tenho disponível é pequeno. Oobrigado.


    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Sou projetista e fabricante de torres e posso te responder:

    1) A separação do estai do centro da torre aconselha se 0,50 da altura , porem pode ser QUALQUER distancia que comporte o calculo da estrutura (Nunca estaie a menos de 0,30 da altura pois nao compensa a estrutura necessaria passa a ser muito robusta)

    2) A quantidade de estaios vai por ,e altura de cada, depende exclusivamente do calculo de sua torre. Ninguem pode te responder essa pergunta pois NÃO EXISTE resposta. Nossas torres por padrao sao calculadas para estaios a cada tres modulos de 3m cada, obtendo um estai a cada 9m de altura porem foram calculadas usando esse parametro.


    Aconselho mandar fazer um projeto para suas torres, vai gastar R$ 1.000 e vai obter todas as informações necessarias como : Carga das antenas, deflexao no topo (necesario para verificar os links) , alturas dos estaiamentos, tipo de cordoalha, tipo de emendas dos modulos, separação das horizontais e diagonais, etc. e a segurança de construir algo que vai resistir seus requerimentos.

  6. #6

    Padrão Re: Torre estaiada

    Bom dia a todos, estou montando um Torre estaiada de 30M em casa e minha dúvida é a seguinte, os estaios tem sempre que seguir a ponta da torre (triangular) conforme o link: https://under-linux.org/showthread.php?t=127009?

    Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: Torre estaiada

    Olha este outro aqui, quem sabe lhe ilumine.Anexo 61485

  8. #8
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Torre estaiada

    Citação Postado originalmente por acls Ver Post
    Bom dia a todos, estou montando um Torre estaiada de 30M em casa e minha dúvida é a seguinte, os estaios tem sempre que seguir a ponta da torre (triangular) conforme o link: https://under-linux.org/showthread.php?t=127009?

    Obrigado.
    Imagino que sua dúvida seja por falta de espaço no terreno, certo? A questão de ficar nos cantos é devido a princípios físicos, imagina que se colocar desalinhado com os bicos e o meio do lado oposto a torre sofrerá um torque para o lado que o cabo estará puxando, essa ação faz a torre sofrer uma torção (o objetivo do anti-torção: evitar que a torre sofra esse deslocamento em parafuso). O que pode ser feito é adicionar um outro estaio do mesmo lado onde ficará o estaio desalinhado, forçando para o lado oposto. Veja o desenho:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torretriangular.png
Visualizações:	294
Tamanho: 	4,7 KB
ID:      	61486

  9. #9

    Padrão Re: Torre estaiada

    Ai, neste caso, tem que ser autoportante.

  10. #10

    Padrão Re: Torre estaiada

    Isso mesmo, é por falta de terreno, mesmo eu colocando vários estaio segurando a mesma, não daria certo? Vou colocar um anti-torção quando chegar a 15M e um outro com 28M, facilitando até o apoio do técnico, seria suficiente? Obrigado mais uma vez.

  11. #11

    Padrão Re: Torre estaiada

    é como o @TreiscBr falou, se não tem muito espaço, não vai resolver ter anti-torção.
    O teu caso aí me parece que não tem como afastar as ancoragens dos estais do centro da torre.
    Que distância vai ficar cada ancoragem de estaio do centro?

    O Anti-torção tem por finalidade evitar que a torre gire sobre seu próprio eixo. E se você já está com problema de espaço para abrir os estais normais, vai ter mais problemas para abrir os anti-torção.

    Os anti-torção devem ficar num angulo quase de 90º com os estais normais.

  12. #12

    Padrão Re: Torre estaiada

    posta aqui , quantidade e tipo de antenas vai montar, altura da torre, comprimento dos modulos e vou te indicar como estaiar. Tambem qual as medidas do terreno.

  13. #13

    Padrão Re: Torre estaiada

    Obrigado emilidani, o terreno é de 6,75 - Largura e 6,60 - Comprimento, a torre é de 30M, vou colocar de inicio 3 Rocket M5 e cada um com Base Station, ambos da Ubiquiti. O terreno é no quintal de casa, e estava pensando em colocar uma coluna de concreto em cada canto dos estaios, eu vou utilizar os cabo de aço em cada estaio.

    Cada estaio ficaria preso a na torre a cada 6M. Mais caso precise colocar mais ao redor da torre também colocaria. Daria certo? Obrigado a todos mais uma vez.

  14. #14

    Padrão Re: Torre estaiada

    Olha, complementando o 1929. Seria interessante mandar fotos do local, quem sabe a gente que já viu outras coisas, pode lhe sugerir algo, mas sem ver, meu caro, fica dificil. As fotos tem que ser do terreno e, dos vizinhos, tipo assim até de uns 30 metros da torre, para ver o que se pode fazer, neste caso, meio apertado. E, tem que ser de 30 metros está torre, quem sabe uma altura em função do terreno, e não da torre!!!! Se amarra uma medida e trabalha nela.

  15. #15

    Padrão Re: Torre estaiada

    Tenho uma solução.

  16. #16

    Padrão Re: Torre estaiada

    Obrigado TreiscBr, vou providenciar as fotos, porem, no momento, só tenho o layout do quintal junto com a casa com as medidas. Serve? Pode informa por gentileza a solução? Obrigado de novo.

  17. #17

    Padrão Re: Torre estaiada

    O que tem na divisa do terreno: muro com altura de quantos metros, ou casa de vizinho, ou ......

  18. #18

    Padrão Re: Torre estaiada

    a solução tô neste momento fazendo um cálculo.

  19. #19

    Padrão Re: Torre estaiada

    Muro dos fundos e do vizinho são de 3M.

  20. #20

    Padrão Re: Torre estaiada

    Só para vocês terem uma ideia, olha essa foto em anexo. Estava de passagem e vi. Ele amarrou vários arames nos caibo e linha da casa. Na minha ideia, eu posso arrasta vários aços por cima da casa, porem, todos preso em colunas e mais esticados.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Image1.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	971,6 KB
ID:      	61490