Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Fala galera, beleza?

Meu primeiro tópico aqui no fórum

Estou precisando de um "help" para configurar um ftp externo.

Vamos aos detalhes:

Eu possuo um servidor na minha rede interna ftp://192.168.0.5:3131 instalado e funcional na própria rede interna. Este servidor foi configurado numa máquina Linux(CentOS 6,6) e usado o programa VSFTPD para criar o serviço.

O problema meu é que minha rede possui dois roteadores um Mikrotik RB 750 e um Loadbalance TP Link TL-R470T+ (sei que poderia balancear os links no mikrotik e retirar o TP link, mas a rede não foi configurada por mim e no momento to sem tempo para fazer esse tipo de configuração).

Já tentei criar um serviço no site no-ip, liberar a porta 3131 nos dois routers e assim como também setar um NAT no Mikrotik (não sei muito bem fazer isto, pode ser este o problema de não ter funcionado) e mesmo assim não obitive sucesso.

Obs: Eu possuo um IP Fixo, então ficaria mais fácil apenas configurar o roteador par aceitar ftp://meu_ip_fixo:3131 sem depender do serviço no-ip.com

Resumindo a rede;

Servidor FTP ---------------------> Loadbalance ------------------> Mikrotik ---------------> Internet
    IP: 192.168.0.5 192.168.0.2 //WAN2:192.168.0.3 IP_fixo: 177.XXX.XXX.XXX

Este IP da WAN2 é o endereço que o Loadbalance entrega para o Mikrotik, mas não é o IP fixo que está configurado no Mikrotik que é o 177.XXX.XXX.XXX que foi configurado por meio do PPPoE.

2. Alguém poderia me ajudar por favor?

3. Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que você tem que fazer é usar NAT mesmo, agora confira se está configurado certo.
    Obrigado por responder.

Em testes que eu realizei eu consegui no máximo duas coisas, mexendo com as opções Firewall/NAT e em Services/FTP;

1) Consegui acessar externamente o servidor FTP, porém NÃO foi o meu servidor e sim o do Mikrotik. (Services/FTP)
    2) Depois de configurar um NAT, externamente fica carregando infinitamente até dar "Tempo limite esgotado" no navegador e nos Statistics fica passando alguns bits só que bem poucos. (Firewall/NAT)

Creio que eu esteja perto, porém ainda está faltando alguma coisinha na configuração do NAT.

Segue a forma que usei:

Em IP/Firewall/NAT;

GENERAL
    Chain: dstnat
    Dst. Address: 177.XXX.XXX.XXX (Meu IP externo)
    Protocol: 6(tcp)
    Dst. Port: 3131
    In. Interface: pppoe-operadora
    ACTION
    Action: dst-nat
    To Addresses: 192.168.0.5 (IP do meu servidor FTP interno)
    To Ports: 3131
    Em IP/Services;

IP Service List

Enable: ftp port:3131 avaible from: 192.168.0.0/24

4. Eu configurei a porta 3131 no VsFTPD e acesso internamente como ftp://192.168.0.5:3131 normalmente.

Eu já liberei essa porta no CentOS, criei um Virtual Server no LoadBalance e o RB está como DMZ.

Mas parece que mesmo assim ainda está havendo algum bloqueio ou falta de algum detalhe simples.

5. Alguém pode dar uma luz?

Tópicos Similares

1. Servidor FTP atrás do Mikrotik (Ajuda )
    Por Hoberdan no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 15-02-2012, 19:10
  2. Servidor FTP no Mikrotik
    Por rps67 no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-11-2009, 12:49
  3. Servidor FTP no Mikrotik
    Por devit no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 24-07-2009, 22:24
  4. Proteção do Servidor FTP do Mikrotik