+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Servidor FTP externo #vsftpd #mikrotik

    Fala galera, beleza?

    Meu primeiro tópico aqui no fórum

    Estou precisando de um "help" para configurar um ftp externo.

    Vamos aos detalhes:

    Eu possuo um servidor na minha rede interna ftp://192.168.0.5:3131 instalado e funcional na própria rede interna. Este servidor foi configurado numa máquina Linux(CentOS 6,6) e usado o programa VSFTPD para criar o serviço.

    O problema meu é que minha rede possui dois roteadores um Mikrotik RB 750 e um Loadbalance TP Link TL-R470T+ (sei que poderia balancear os links no mikrotik e retirar o TP link, mas a rede não foi configurada por mim e no momento to sem tempo para fazer esse tipo de configuração).

    Já tentei criar um serviço no site no-ip, liberar a porta 3131 nos dois routers e assim como também setar um NAT no Mikrotik (não sei muito bem fazer isto, pode ser este o problema de não ter funcionado) e mesmo assim não obitive sucesso.

    Obs: Eu possuo um IP Fixo, então ficaria mais fácil apenas configurar o roteador par aceitar ftp://meu_ip_fixo:3131 sem depender do serviço no-ip.com

    Resumindo a rede;

    Servidor FTP ---------------------> Loadbalance ------------------> Mikrotik ---------------> Internet
    IP: 192.168.0.5 192.168.0.2 //WAN2:192.168.0.3 IP_fixo: 177.XXX.XXX.XXX

    Este IP da WAN2 é o endereço que o Loadbalance entrega para o Mikrotik, mas não é o IP fixo que está configurado no Mikrotik que é o 177.XXX.XXX.XXX que foi configurado por meio do PPPoE.

  2. #2

    Padrão Re: Servidor FTP externo #vsftpd #mikrotik

    Alguém poderia me ajudar por favor?

  3. #3

    Padrão Re: Servidor FTP externo #vsftpd #mikrotik

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que você tem que fazer é usar NAT mesmo, agora confira se está configurado certo.
    Obrigado por responder.

    Em testes que eu realizei eu consegui no máximo duas coisas, mexendo com as opções Firewall/NAT e em Services/FTP;

    1) Consegui acessar externamente o servidor FTP, porém NÃO foi o meu servidor e sim o do Mikrotik. (Services/FTP)
    2) Depois de configurar um NAT, externamente fica carregando infinitamente até dar "Tempo limite esgotado" no navegador e nos Statistics fica passando alguns bits só que bem poucos. (Firewall/NAT)

    Creio que eu esteja perto, porém ainda está faltando alguma coisinha na configuração do NAT.

    Segue a forma que usei:

    Em IP/Firewall/NAT;

    GENERAL
    Chain: dstnat
    Dst. Address: 177.XXX.XXX.XXX (Meu IP externo)
    Protocol: 6(tcp)
    Dst. Port: 3131
    In. Interface: pppoe-operadora
    ACTION
    Action: dst-nat
    To Addresses: 192.168.0.5 (IP do meu servidor FTP interno)
    To Ports: 3131
    Em IP/Services;

    IP Service List

    Enable: ftp port:3131 avaible from: 192.168.0.0/24

  4. #4

    Padrão Re: Servidor FTP externo #vsftpd #mikrotik

    Eu configurei a porta 3131 no VsFTPD e acesso internamente como ftp://192.168.0.5:3131 normalmente.

    Eu já liberei essa porta no CentOS, criei um Virtual Server no LoadBalance e o RB está como DMZ.

    Mas parece que mesmo assim ainda está havendo algum bloqueio ou falta de algum detalhe simples.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor FTP externo #vsftpd #mikrotik

    Alguém pode dar uma luz?