+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Conexão caindo sem parar

    Boa noite amigos, recentemente estou vendo no mikrotik as conexões de um pop cair, já não sei mais o que fazer a respeito, tenho a seguinte topologia:

    RB 750 -> SWITCH -> NANOSTATION M5 (ENVIANDO LINK) -> NANOSTATION M5 (RECEBENDO O LINK) -> RB 433

    no nano que recebe o link eu estou usando a porta secundaria também, pra poder dar internet na empresa aonde eu estou usando o telhado, minha rede está em bridge, estou notando também que a conexão pela porta secundaria do nano esta caindo também... segue algumas imagens...

    ABAIXO FOTOS NO NANO QUE EMITE O SINAL PARA O OUTRO PONTO...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 3.PNG
Visualizações:	218
Tamanho: 	48,8 KB
ID:      	57997Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 4.PNG
Visualizações:	228
Tamanho: 	54,0 KB
ID:      	57998Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 5.PNG
Visualizações:	188
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	57999Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP.PNG
Visualizações:	199
Tamanho: 	67,3 KB
ID:      	58000Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP2.PNG
Visualizações:	358
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	58001

    ABAIXO FOTOS QUE RECEBE O LINK...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT4.PNG
Visualizações:	184
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	58005Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT3.PNG
Visualizações:	204
Tamanho: 	48,9 KB
ID:      	58004Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT2.PNG
Visualizações:	265
Tamanho: 	47,1 KB
ID:      	58003Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT1.PNG
Visualizações:	171
Tamanho: 	67,4 KB
ID:      	58002Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT5.PNG
Visualizações:	228
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	58006

    Obs.: as conexões só cai nesse ponto, que no caso só tenho 2 clientes, que um seria entregue no radio através da 433 e o outro através de um cabo que fica conectado na segunda porta do nano!

    Fico grato se alguém puder me AJUDAR!

  2. #2

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Esta com cara de link obstruindo e um pouco de interferência verifique o caminho onde seu link passa e calcule o fresnel corretamente.

  3. #3

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por emanuelnet Ver Post
    Esta com cara de link obstruindo e um pouco de interferência verifique o caminho onde seu link passa e calcule o fresnel corretamente.
    não existe nada pelo caminho, troquei o canal do radio, e nada mesmo assim..

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.PNG
Visualizações:	208
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	58007

  4. #4

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Programa de cálculo de enlace só tem 30% de acerto quando ao fresnel me passe as duas coordenadas que faço pra vc.

  5. #5

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Esse sinal está baixo demais!

    Você está conectando com datarate de 180M, que vem a ser MCS12 em 40MHz.
    Veja no datasheet a sensibilidade em MCS12:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf
    La na página 11. -84dBm é a sensibilidade em MCS12.
    Sensibilidade não quer dizer estabilidade. A UBNT pouco fala da margem de sinal x sensibilidade, mas quando fala é em 20dB de link margin.
    Ou seja, o sinal ideal pra MCS12 seria -64dBm.

    O que você pode fazer? Reduzir o datarate.
    MCS9 tem quase 10dBm a mais de sensibilidade.

    Ou então reduza a largura do canal. Canal de 20MHz geralmente exige 10dBm a menos de sinal (40MHz não só desperdiça espectro (Se você tem muito link pra passar não devia usar antena com abertura de 60º, devia usar direcional, que com angulo de 5 ou 6º só vai atingir o PTP e quem está atras, enquanto antena de porcos 60º atinge uns 700m de largura nessa distancia. Pra não atingir ninguem dos lados existem as direcionais).

    Pra baixar o datarate você precisa desmarcar a caixa "automatic" nos 2 lados, comece com MCS9, se tiver sinal suficiente teste MCS10, depois MCS11.
    Teste também um ACK timeout (Distance) fixo e maior. Desmarque o automatic e coloque ele em 1,1Km, mesmo que o correto seja 900m. TESTE se isso melhora alguma coisa o ping.
    (Teste a partir do seu pc plugado na rede:
    ping -t 20.0.0.2 -l 1450
    e
    ping -t 20.0.0.2
    (Ou rumo ao 20.0.0.3, depende do lado que estiver)
    O ping com 1450 bytes corresponde melhor aos pacotes que trafegam sob navegação. Se perder muito ping de 1450B e nenhum de 32B (Ping padrão) você tem problema na zona de fresnel.


    Sobre a visada, os calculos automaticos não tem como ver arvores ou construções, no calculo que você postou, tem logo depois dos 0,3m um ponto em que a zona de fresnel chega a uns 2 ou 3m do chão. E se tivert um poste com rede eletrica alí? Nenhum software consegue identificar isso. E se uma arvore cresceu naquele ponto? Tem arvore como manga que cresce 2m ao ano, se essas imagens de satelite tem mapa de relevo antigo ela nem leva em conta grandes construções, pode ter algo tapando até 60% da zona de fresnel!
    (E pra ter sinal baixo assim parece ser esse o problema, um percentual muito grande da zona de fresnel obstruído. Coisas tipo rede eletrica e telhado metalico (Até calhas metalicas) atrapalha MUITO quando estão na zona de fresnel. Se levar em conta uma instalação decente que respeite zona de fresnel a antena tem que ficar cerca de 2m ACIMA do telhado, nada de CPE aberta de 60° num matrinho a 50cm acima do telhado! Nessa distancia a zona de fresnel é de quase 4m, isso significa 2m pra cada lado da linha de visada, inclusive pra baixo (Ou seja, passar apenas 5m acima do solo é arriscado, arvores chegam fácil a 10 ou 15m de altura, postes estão a 6 ou 7m, casas tem no mínimo 5 ou 6m, etc)

    Começa com MCS9 em 20MHz, ack-timeout em 1Km. Se assim ficar estável, seu problema não é ruído em canal nem nada disso, é simples questão física, obstrução fisica no caminho (Não necessariamente na visada, pode ser na zona de fresnel. Pra isso tem que usar binóculo).

    E coloca certinho o país brasil, não necessariamente o pais EUA tem mais canais ou outras potencias. Na verdade é mais facil você setar um país cujo limite legal de potencia é MENOR que o brasil. Se mantenha entre 5,7 e 5,8GHz pois nessa faixa com o país brasil você pode ter potencia maior. Mas potencia alta não vence obstrução (Nem na zona de fresnel!), sem zona de fresnel limpa é melhor baixar a potencia e aumentar o ack-timeout pra deixar menos ruim (Não tem como ser bom com obstrução, não tem potencia alta que resolva, subir a antena uns 4m num mastro é mais simples e funcional que trocar de país pra cometer o CRIME de usar potencia alta em frequencia tipo 5,1 a 5,6GHz. O espectro está poluído por conta dessas criancisses de sair metendo potencia alta ou usando canal não-permitido pra conectar em 20 ou 40MHz quando a banda passante necessaria mal passa de 10Mbps, que com datarate decente pode ser conseguida com 10MHz de largura, com potencia muito mais baixa)

  6. #6

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por emanuelnet Ver Post
    programa de cálculo de enlace só tem 30% de acerto quando ao fresnel me passe as duas coordenadas que faço pra vc.
    bbone - altura 12 metros
    latitude: -22.346039623768586
    longitude: -48.763949275016785

    ptp - altura 10 metros
    latitude: -22.34226133363308
    longitude: -48.759212493896484

  7. #7

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Esse sinal está baixo demais!

    Você está conectando com datarate de 180M, que vem a ser MCS12 em 40MHz.
    Veja no datasheet a sensibilidade em MCS12:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanost...nsm_ds_web.pdf
    La na página 11. -84dBm é a sensibilidade em MCS12.
    Sensibilidade não quer dizer estabilidade. A UBNT pouco fala da margem de sinal x sensibilidade, mas quando fala é em 20dB de link margin.
    Ou seja, o sinal ideal pra MCS12 seria -64dBm.

    O que você pode fazer? Reduzir o datarate.
    MCS9 tem quase 10dBm a mais de sensibilidade.

    Ou então reduza a largura do canal. Canal de 20MHz geralmente exige 10dBm a menos de sinal (40MHz não só desperdiça espectro (Se você tem muito link pra passar não devia usar antena com abertura de 60º, devia usar direcional, que com angulo de 5 ou 6º só vai atingir o PTP e quem está atras, enquanto antena de porcos 60º atinge uns 700m de largura nessa distancia. Pra não atingir ninguem dos lados existem as direcionais).

    Pra baixar o datarate você precisa desmarcar a caixa "automatic" nos 2 lados, comece com MCS9, se tiver sinal suficiente teste MCS10, depois MCS11.
    Teste também um ACK timeout (Distance) fixo e maior. Desmarque o automatic e coloque ele em 1,1Km, mesmo que o correto seja 900m. TESTE se isso melhora alguma coisa o ping.
    (Teste a partir do seu pc plugado na rede:
    ping -t 20.0.0.2 -l 1450
    e
    ping -t 20.0.0.2
    (Ou rumo ao 20.0.0.3, depende do lado que estiver)
    O ping com 1450 bytes corresponde melhor aos pacotes que trafegam sob navegação. Se perder muito ping de 1450B e nenhum de 32B (Ping padrão) você tem problema na zona de fresnel.


    Sobre a visada, os calculos automaticos não tem como ver arvores ou construções, no calculo que você postou, tem logo depois dos 0,3m um ponto em que a zona de fresnel chega a uns 2 ou 3m do chão. E se tivert um poste com rede eletrica alí? Nenhum software consegue identificar isso. E se uma arvore cresceu naquele ponto? Tem arvore como manga que cresce 2m ao ano, se essas imagens de satelite tem mapa de relevo antigo ela nem leva em conta grandes construções, pode ter algo tapando até 60% da zona de fresnel!
    (E pra ter sinal baixo assim parece ser esse o problema, um percentual muito grande da zona de fresnel obstruído. Coisas tipo rede eletrica e telhado metalico (Até calhas metalicas) atrapalha MUITO quando estão na zona de fresnel. Se levar em conta uma instalação decente que respeite zona de fresnel a antena tem que ficar cerca de 2m ACIMA do telhado, nada de CPE aberta de 60° num matrinho a 50cm acima do telhado! Nessa distancia a zona de fresnel é de quase 4m, isso significa 2m pra cada lado da linha de visada, inclusive pra baixo (Ou seja, passar apenas 5m acima do solo é arriscado, arvores chegam fácil a 10 ou 15m de altura, postes estão a 6 ou 7m, casas tem no mínimo 5 ou 6m, etc)

    Começa com MCS9 em 20MHz, ack-timeout em 1Km. Se assim ficar estável, seu problema não é ruído em canal nem nada disso, é simples questão física, obstrução fisica no caminho (Não necessariamente na visada, pode ser na zona de fresnel. Pra isso tem que usar binóculo).

    E coloca certinho o país brasil, não necessariamente o pais EUA tem mais canais ou outras potencias. Na verdade é mais facil você setar um país cujo limite legal de potencia é MENOR que o brasil. Se mantenha entre 5,7 e 5,8GHz pois nessa faixa com o país brasil você pode ter potencia maior. Mas potencia alta não vence obstrução (Nem na zona de fresnel!), sem zona de fresnel limpa é melhor baixar a potencia e aumentar o ack-timeout pra deixar menos ruim (Não tem como ser bom com obstrução, não tem potencia alta que resolva, subir a antena uns 4m num mastro é mais simples e funcional que trocar de país pra cometer o CRIME de usar potencia alta em frequencia tipo 5,1 a 5,6GHz. O espectro está poluído por conta dessas criancisses de sair metendo potencia alta ou usando canal não-permitido pra conectar em 20 ou 40MHz quando a banda passante necessaria mal passa de 10Mbps, que com datarate decente pode ser conseguida com 10MHz de largura, com potencia muito mais baixa)
    então fiz o procedimento de mudar o datarate, mudei o ack, porém notei uma coisa, quando 1 cliente nesse ponto conecta o outro cai, então quando o cliente conectado vai cabo conecta o cliente via wifi cai, e vice versa, a conexão dura menos de 2 minutos, e torna a cair... já nem sei mais o que fazer

  8. #8

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por peder Ver Post
    então fiz o procedimento de mudar o datarate, mudei o ack, porém notei uma coisa, quando 1 cliente nesse ponto conecta o outro cai, então quando o cliente conectado vai cabo conecta o cliente via wifi cai, e vice versa, a conexão dura menos de 2 minutos, e torna a cair... já nem sei mais o que fazer
    Se cai só quando X ou Y conecta, aí não parece ser questão de wireless, mas da rede. Testa modo Acesso Point + wds, e no outro lado cliente + wds.

    Também pode usar roteamento em ambos, a wlan e um a wan numa faixa de IP diferente, usando WDS qualquer discagem PPPoE passa.

  9. #9

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    é bom tambem reviasar a parte fisica, fonte e conectores rj45 ou ate mesmo cabos de rede entrando agua.

  10. #10

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    A relação S/N esta baixa para a largura de banda escolhida de 40MHz. Quer diser que sua imunidade ao ruido esta BAIXA demaias para as velocidade que pretende.

    1) Diminuir Bandwith de 40 para 10MHz.
    2) Aumentar as potencias manualmente ate que a diferença Noise Floor - Signal Strength seja maior que 25dB.
    3) Mais facil, aumente as potencias ate que o signal stength em cada lado seja pelo menos -65dB.

    Assim de simples.



    Citação Postado originalmente por peder Ver Post
    Boa noite amigos, recentemente estou vendo no mikrotik as conexões de um pop cair, já não sei mais o que fazer a respeito, tenho a seguinte topologia:

    RB 750 -> SWITCH -> NANOSTATION M5 (ENVIANDO LINK) -> NANOSTATION M5 (RECEBENDO O LINK) -> RB 433

    no nano que recebe o link eu estou usando a porta secundaria também, pra poder dar internet na empresa aonde eu estou usando o telhado, minha rede está em bridge, estou notando também que a conexão pela porta secundaria do nano esta caindo também... segue algumas imagens...

    ABAIXO FOTOS NO NANO QUE EMITE O SINAL PARA O OUTRO PONTO...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 3.PNG
Visualizações:	218
Tamanho: 	48,8 KB
ID:      	57997Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 4.PNG
Visualizações:	228
Tamanho: 	54,0 KB
ID:      	57998Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP 5.PNG
Visualizações:	188
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	57999Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP.PNG
Visualizações:	199
Tamanho: 	67,3 KB
ID:      	58000Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WISP2.PNG
Visualizações:	358
Tamanho: 	49,8 KB
ID:      	58001

    ABAIXO FOTOS QUE RECEBE O LINK...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT4.PNG
Visualizações:	184
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	58005Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT3.PNG
Visualizações:	204
Tamanho: 	48,9 KB
ID:      	58004Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT2.PNG
Visualizações:	265
Tamanho: 	47,1 KB
ID:      	58003Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT1.PNG
Visualizações:	171
Tamanho: 	67,4 KB
ID:      	58002Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PTT5.PNG
Visualizações:	228
Tamanho: 	58,8 KB
ID:      	58006

    Obs.: as conexões só cai nesse ponto, que no caso só tenho 2 clientes, que um seria entregue no radio através da 433 e o outro através de um cabo que fica conectado na segunda porta do nano!

    Fico grato se alguém puder me AJUDAR!

  11. #11

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    é bom tambem reviasar a parte fisica, fonte e conectores rj45 ou ate mesmo cabos de rede entrando agua.
    vou verificar isso, mais acredito que está tudo ok nessa parte, mais é melhor prevenir do que remediar

  12. #12

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    não adianta abaixar a largura do canal para 10 mhz, tive que deixar em 40 mesmo, coloquei em modo wds dos dois lados, agora a conexão parece instável nesses dois clientes, faz 10 min que estão conectados sem queda, estranho isso, eu realmente nunca vi isso :s Obrigado a todos até o momento, ah e essa semana mesmo irei pedir para o serralheiro me fazer um mastro maior! para ver se o sinal fica na casa dos -60

  13. #13

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Ativa o Airmax também, na primeira guia, onde tem o símbolo da ubiquiti, pois suas duas antenas são compatíveis. Ativei aqui e ele cria uma comunicação 2x2 e ficou bem melhor...

  14. #14

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por andrefernando25 Ver Post
    Ativa o Airmax também, na primeira guia, onde tem o símbolo da ubiquiti, pois suas duas antenas são compatíveis. Ativei aqui e ele cria uma comunicação 2x2 e ficou bem melhor...
    vou ativar aqui, vamos ver como fica!

  15. #15

    Padrão Re: Conexão caindo sem parar

    Citação Postado originalmente por andrefernando25 Ver Post
    Ativa o Airmax também, na primeira guia, onde tem o símbolo da ubiquiti, pois suas duas antenas são compatíveis. Ativei aqui e ele cria uma comunicação 2x2 e ficou bem melhor...

    deixe na estação o modo "No ACK Mode for PtP" habilitado, e do outro lado deixei o "AirMax Priority" em medium!