Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Boa tarde,
    Adquiri recentemente uma olt e 30 onus da Cianet, para começar minha primeira rede gepon. São inúmeras dúvidas mas expecificamente na utilização de splitters, devo usar splitters desbalanceados, se sim quando? ou não, posso utilizar normais com razões iguais?
    Meu projeto desse bairro tem basicamente uma rua linear onde durante o trajeto tem vários entrocamentos secundários, a rua principal é a maior com uma distancia máxima de uns 20km, onde segundo datasheet da olt ela alcança perfeitamente, isso claro se no final desse trajeto terei uma força de luz que atenda a senbilidade da onu. Na ispshop eles tem caixas de atendimento já montadas com 8,16 e 24 portas com seus respectivos splitters, porém são normais sem ser desbalanceados, ai fica a dúvida posso comprar essas cxs ou devo comprar tudo separado e montar com explitters desbalanceados?exemplo 5/95% onde com 5% ilumino a cx de atendimento e com 95% dou continuidade na rede, dessa maneira estaria empurrando a maior força da luz adiante, está certo esse meu pensamento ou não há necessidade? podendo usar splitters normais bastando apenas ter bastante cuidado com fusões durante o caminho? Amigos se puder dar uma ajuda a um desconhecido, ficarei muito grato. É que somos pequenos e o sucesso disso depende da continuidade de nossa Empresa entende, não posso errar..

    Att,Marcelo Gomes

  2. #2

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Pô 24 views e nada de contribuição? Galera vamos contribuir ai gente!!!

  3. #3

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    o uso do spliter 1x2 desbalanceado varia conforme o projeto, ele é mais usado em areas rurais, onde vc tem uma caixa e 1 cliente para atender e deseja continuar com a mesma fibra.

    Tb é possivel usar ela na cidade desde que a perca somada da perna de maior perca, mais o spliter que vai ligar os clientes não ultrapasse os -22 db de sinal que a onu precisa para subir a conexão.

    Ex vc sai do provedor com +4db na primeira esquina vc coloca uma caixa com 1x2 90%, a perna com perca de 90% vc liga em um spliter de 1x8, ai vc soma 90% de 3,7db + 10,5 db +6db conectores cabo cliente + 3db percas fusao dos dois spliters =-23,2
    na proxima caixa vc coloca o spliter 1x16 direto na fibra, pois o desbalanceado aqui ja passar dos -24db

  4. #4

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Cara desculpe mas não consegui entender seu exemplo, em meu caso trata-se de uma região rural onde as casas são bem pulverizadas, a minha preocupação é manter no ultimo cliente a potencia ótica necessária para a onu subir. Tendo em vista que esse ultimo terá uma distancia de 20km. Pretendo usar splitter nesse layout: saindo do provedor com 1x4, 1x2 (esse serão vários pois nesse trajeto serão varias cxs de 8portas, e por ultimo em pontos com maior concentração de casas alguns de 1x16. O que acha por sua experiencia?

  5. #5

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Na verdade ainda não tenho experiencia, fiz o meu primeiro projeto basico mes passado e semana que vem o engenheiro vem me trazer protocolado na concecionaria de energia.
    Se é como vc disse casas distantes e esparramadas, vc irá colocar o spliter 1x2 na perna com maior perca 1 spliter de 1x8, a perna do spliter com menor perca vc vai ligar na fibra dando continuidade na rede, no proxima caixa vc coloca 1x2 com a mesma perca do primeiro, coloca um spliter 1x8, e em qualquer perna desse 1x8 vc coloca um power meter, e ai vc vai ver qual o nivel de sinal que vc tem, caso a perca tenha ficado grande, vc tira ele e coloca um spliter 1x4.
    Se vc usar spliter 1x4 depois do 1x2 vc terá sinal melhor.

  6. #6

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Obrigado pela resposta, aproveitando deixa te pergunta uma coisa já que comentou. Como foi a questão do projeto junto a concessionaria? foi muito complicado demorado? Pois como aqui a fiscalização não é nada presente nesse sentido irei fazer como todo mundo faz, iniciar e dar entrada e aos poucos irei regularizando. Para você ter uma ideia aqui em minha cidade tem provedor gigante que não paga nenhum poste e ainda faz gato na energia elétrica em plena avenida central da cidade.
    Eu que só uma mosca tenho medidor para alimentar minha rede.

  7. #7

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Galera bom dia, por favor contribuição de alguém que tenha implementado na prática uma rede ftth, como fazer com relação a splittagem?

  8. #8

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    A conclusão que cheguei foi ;
    Olt +splitter desbalanceado+splitter p clientes
    A fibra viria até o splitter desbalanceado 5/95%.A fibra 5% desceria para o splitter de distribuição para os clientes a fibra 95% seguiria direto.Isso se repetiria até o quanto a olt permitir.Ex: no caso 64 clientes.
    Eu calculei assim;
    Olt-(metragem fibra+splitter desb+splitter comum+perdas conectores cliente)
    Obs:considerando que a olt tem 4 dbi e 5% dá 0,2.Vamos considerar zero(0).
    Então seria metragem fibra+splitter comum+perdas conectores cliente.
    Exara uma distribuição oito ruas não muito distantes.Seria olt-(perd MT fibra spt desb+spt com(8)+perd) cliente.Considerando splitter desbalanceado 5/95% ,a perna 5% ganho zero.
    Perd MT fibra+Splitter 8+perd cliente=1+11+6=18 (menos 18 dbi).
    Como a ONU tem sensibilidade até -27,acho q ficaria bom até a ultima rua.
    Segue algumas informações link.
    http://adrenaline.uol.com.br/forum/i...cnologias.html

  9. #9

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Pessoal, o splitter desbalanceado serve para usar em diversos cenários..
    O principal deles é o melhor aproveitamento das fibras no backbone, vou explicar...

    Vocês tem uma fibra de 12 passando na avenida de sua cidade e quer iniciar atendimento a clientes via GPON ou EPON. Para isso você pôs uma OLT no data center e logo na primeira caixa colocou 1 splitter de 1x8 e ligou uma saída em cada fibra, agora você está apto a colocar mais 8 splitters de 1x8 nessa sua fibra e atender 64 clientes.

    Bom, você praticamente acabou de matar uma fibra de 12 para atender somente 64 clientes.. isso não se faz..
    Evite usar as fibras principalmente do backbone.
    Faça da seguinte forma: Leve o sinal até o primeiro ponto que você quer atender um cliente, use um splitter de 1x2 desbalanceado, coloque o splitter que mais lhe atende.. 1x4, 1x8.. enfim, e na fibra que você usou para receber o sinal no splitter desbalanceado siga com o sinal mais forte, no próximo ponto de atendimento faça a mesma coisa... até que o sinal não seja mais splitável. Isso tudo ocupará somente 1 fibra e continuará atendendo a mesma quantidade de clientes.

    Ele não serve só para evitar o uso de fibras, mas digamos que você tem em um local remoto somente 1 cliente e precisa atende-lo, não vai por um splitter de 1x2 balanceado.. não é necessário, pode por simplesmente um splitter de 1x2 1/99 que irá perder na fibra onde você atenderá o cliente cerca de 20dB.. e na outra seguirá com 99% do que tinha antes do splitter.. ou seja, perderá somente 0.04dB.

  10. #10

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    klabundee
    Meu caro na pratica vc usa assim? tem de fato experiencia de uma rede na pratica dessa maneira?
    Cara muito bom sua explicão, é exatamente isso que estava pensando, mas por não ter experiencia alguma em rede ftth será a primeira que irei montar fiquei na dúvida. Mais vamos lá, na prática vc usa em sua rede assim como citou? Conseguiu chegar a qual distancia dessa maneira? Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    klabundee
    Meu caro na pratica vc usa assim? tem de fato experiencia de uma rede na pratica dessa maneira?
    Cara muito bom sua explicão, é exatamente isso que estava pensando, mas por não ter experiencia alguma em rede ftth será a primeira que irei montar fiquei na dúvida. Mais vamos lá, na prática vc usa em sua rede assim como citou? Conseguiu chegar a qual distancia dessa maneira? Obrigado.
    Na verdade eu já fiz das 2 formas..
    Comecei fazendo sem splitter desbalanceado.. e matei diversas fibras que agora se tornaram preciosas e eu necessito elas..
    Você até pode usar sem o splitter desbalanceado, mas vai do seu projeto.. por exemplo:
    Você passou uma fibra de 24 na sua avenida, fez uma caixa de emenda e quer atravessar em outra rua uma fibra para abrir somente PON.. dai passa uma de 6.. e usa todas as fibras, ou usa umas 4..

    Mas de fibras importantes nunca faça isso.
    Bem calculado você consegue por mais que 64 pontos de splitter.. talvez até 128.. mas a OLT limita a 64.
    Distância é relativo.. a cada km considero perda de 0.4-0.5db, na teoria você não pode passar de 10Km com os lasers comuns.

  12. #12

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    brunocemeru
    Sua explicação foi muito conclusiva também amigo, em outras palavras mais concordando totalmente com o "
    klabundee ". Agora o que precisava saber se na prática vocês subiram a rede como citaram acima? Para ter certeza que na prática é isso mesmo e funciona.
    Agora o que notei pesquisando por fornecedores de splitters que a maioria vende balanceados e desbalanceados são poucas as ofertas.

    Meu cenário é uma rua linear com entroncamentos onde tenho de splittar para entrar nessas ruas, justamente o que achei em usar 5/95% onde a razão de 5% entra na rua do entroncamento e o de 95% de sequencia na rede, tá certo assim mesmo? Ai entra também uma outra pergunta: essa razão de 5% que entrou na rua poderei ir até que ponto com ela? Quantas cx de atendimento a cliente poderei distribuir?
    Desculpe ai se estou abusando nas perguntas mas é muito importante para não ter de comprar materias e depois ter de sair trocando tudo, entendem né?

  13. #13

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    klabundee
    Então pela sua ultima explicação hoje vc usa mais "desblanceados do que balanceados, correto? Se sim, quais as razões que mais usa na prática que poderia me orientar a comprar? Valeu!

    Dentro dessa pergunta acima, vi que tem expliters conectorizados e desconectorizados, o que acha melhor da preferencia na compra? vejo que os conectorizados são mais práticos.
    Na entrada do splitter conectorizado vc faz a fusão ou põe um adaptador? Vejo que com adaptador acho eu que aumenta a atenuação correto?

  14. #14

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         gpon.jpg
Visualizações:	4270
Tamanho: 	37,7 KB
ID:      	58050
    Com Splitter desbanlanceado você tem níveis de potencia diferentes nas saída e continua com a mesma fibra.
    Atente-se para o calculo das potencias.
    Podemos usar varias combinações.
    Boa Sorte Amigo.

  15. #15

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    nilsondeitz
    Obrigado por contribuir para essa questão de suma importância. Gente quem mais tiver a acrescentar que tenha de preferencia botado a mão na massa implementado uma rede em ftth fique a vontade, será que grande valia. E aos que já ajudaram com suas experiencias muito obrigado.

  16. #16

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    @teresopolis;
    Nosso colega @nilsondeitz; enviou a imagem que eu estava desenhando aqui.
    É assim mesmo que fica.

    E uso assim hoje. Tenho uma rede antiga que está diferente, tem uma esplitagem grande na saída já... mas estou mudando.
    Cada fibra tem seu valor, um dia pode faltar..

  17. #17

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    klabundee
    Claro concordo perfeitamente quando diz que um dia pode faltar, no desenho que ele enviou pelo que percebi são splitters balanceados. O projeto que estou fazendo quero ter certeza que no final da rede terei potencia ótica suficiente para atender a sensibilidade da minha onu, que no meu caso é -28db. Como citei anteriormente tenho vários entroncamentos para atender durante o trajeto, sendo assim, pelo que estou vendo diante da afirmação de todos e com o que li até agora a maneira de consegui estender a rede com potencia sufuciente é mesmo utilizando splitters desbalanceados. Continuem contribuindo galera!!!

  18. #18

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Faz assim, manda o kmz do trajeto que você precisa e marca onde e quantos clientes precisa atender que te ajudamos..

    Att.

  19. #19

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Blz, irei te mandar as coordenadas, tenho no escritório. Obrigado.
    Cara tenho a tabela de atenuação de splitter balanceado, alguém tem a tabela para desbalanceados?

  20. #20

    Padrão Re: Qundo devo usar Splitters desbalanceados? há necessidade?

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Pessoal, o splitter desbalanceado serve para usar em diversos cenários..
    O principal deles é o melhor aproveitamento das fibras no backbone, vou explicar...

    Vocês tem uma fibra de 12 passando na avenida de sua cidade e quer iniciar atendimento a clientes via GPON ou EPON. Para isso você pôs uma OLT no data center e logo na primeira caixa colocou 1 splitter de 1x8 e ligou uma saída em cada fibra, agora você está apto a colocar mais 8 splitters de 1x8 nessa sua fibra e atender 64 clientes.

    Bom, você praticamente acabou de matar uma fibra de 12 para atender somente 64 clientes.. isso não se faz..
    Evite usar as fibras principalmente do backbone.
    Faça da seguinte forma: Leve o sinal até o primeiro ponto que você quer atender um cliente, use um splitter de 1x2 desbalanceado, coloque o splitter que mais lhe atende.. 1x4, 1x8.. enfim, e na fibra que você usou para receber o sinal no splitter desbalanceado siga com o sinal mais forte, no próximo ponto de atendimento faça a mesma coisa... até que o sinal não seja mais splitável. Isso tudo ocupará somente 1 fibra e continuará atendendo a mesma quantidade de clientes.

    Ele não serve só para evitar o uso de fibras, mas digamos que você tem em um local remoto somente 1 cliente e precisa atende-lo, não vai por um splitter de 1x2 balanceado.. não é necessário, pode por simplesmente um splitter de 1x2 1/99 que irá perder na fibra onde você atenderá o cliente cerca de 20dB.. e na outra seguirá com 99% do que tinha antes do splitter.. ou seja, perderá somente 0.04dB.
    Estou concluindo minhas pesquisas sobre FTTH usando GPON para iniciar um projeto de um condomínio horizontal, dentre as dúvidas sobre splitter desbalanceado que eu tinha, já que é difícil encontrar material referente a esse assunto, essa discussão me ajudou a compreender.
    Obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         GPON.png
Visualizações:	4733
Tamanho: 	76,6 KB
ID:      	58968