+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Olá, boa noite!

    Tenho uma dúvida, um colega meu tem um pequeno provedor de internet e ele um dia estava me dizendo que todas as operadoras que fornecem a internet e até mesmo os links dedicados tem um limite que até onde sei é meio desconhecido por muitos, de 10 mil páginas abertas (segundo ele, são páginas abertas ao mesmo tempo), daí ele disse que se vc por exemplo arrumar um link da GVT de 100 mega e querer mandar internet para centenas de clientes, chegará um momento que a "internet irá parar", simplesmente nada mais será enviado ou recebido por esse único link, por atingir as tal das 10 mil páginas abertas simultaneamente ou somadas, não... Ele disse que o ideal é ter vários links pequenos, num balance, assim serão 10 mil de um e também dos outros links, o que não resultará nesse "congelamento"...

    Queria saber se isso é verdade, pois penso que quando entramos numa página, ela é baixada e a "conexão é parada", até clicarmos em outros links ou sei lá, ele disse que é de páginas simultâneas abertas, assim, após atingir o limite, uma página deveria ser fechada para que uma nova fosse aberta (inicialmente tinha pensado em 10 mil páginas por dia, mas fiquei pensando naqueles gerenciadores de downloads que abrem milhares de conexões, a não ser que conte a mesma página uma só vez). Ele falou também que imagens e algumas coisas exibidas em uma página são contadas, que a do face tem vários numa só página.

    Alguém aí sabe alguma coisa a respeito? Há realmente algum limite? (Falei de link dedicado também no tópico, as ressalto que não sei se é verdade, ele citava mais links adsl com essa limitação)

  2. #2

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Até onde sei o controle é feito sim! É feito pela Franquia de consumo e/ou quantidade de Tráfego diário. Isso tudo é monitoras pelas operadoras De Link ADSL. Agora quanto a Link dedicado Full acredito que não seja por aí, claro se tratando de vc comprar de operadora séria. Recentemente fui ao um Evento de Telecomunicações e lá estavam representantes da Telebras, Antes e outros Órgãos e eles falaram sobre esse controle que existe sim é é aplicado em planos residenciais.

  3. #3

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Nossa! E eles falaram sobre as limitações? São 10 mil páginas mesmo? Mesmo por exemplo vc tendo um Link da oi velox em casa, há então limitações?

  4. #4

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    O que é da ciencia de qualquer operadora e que fazem uso disso é aplicar controle de trafego em multiplas conexoes! Esse é o recurso que as operadoras tem para quem faz uso de compartilhamento da internet.

  5. #5

    Padrão

    Isso não existe em se tratando de link dedicado, porém ADSL tem controle de conexões simultâneas e não de páginas simultâneas,
    uma única página pode abrir mais de 100 conexões.
    Dá uma pesquisada no "ORACLO" sobre isso, tem muita coisa na net!

  6. #6

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Até porque com https não tem como ninguém saber de nada de "páginas", daria pra contar os pacotes e numero de conexões simultaneas, mas saber se o pacote contem tráfego pra uma página (htm e cia), ou se é download, ftp, gopher, ou mesmo p2p, isso anda difícil com encriptação.

    Conteúdo encriptado indica origem e destino, não o conteúdo. Acessando um banco a operadora não sabe se você acessou 1 ou 1000 "páginas". Banco nem todo mundo acessa, mas Facebook e Google (Youtube, Gmail, etc) todos acessam e eles usam https, sem chance de saber se está abrindo uma página, ou se é qualquer outro conteúdo.

    Muito antiquada essa classificação de "página", isso existia em 1995, uma página *.htm era contável, hoje são dados em formularios, é conteúdo dinamico, nem sem encriptação não teria como contar "páginas".


    Essas lendas urbanas que os leigos inventam e o facebook prolifera...

    (Não faz muitas semanas ouvi um noob dizendo que leu que "a internet mínima segundo a anatel agora é 80 mega!". Logo entendi que o pequeno analfabeto ouviu algo sobre os 80% (PORCENTO!) de média nos testes de velocidade que deve haver, mas noutros casos é difícil "rastrear" a origem do mal-entendido (A brincadeira do telefone-sem-fio com leigos é linda, "Arquivo de 1MB" vira "Um baita de um mega arquivo"))

  7. #7

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Até porque com https não tem como ninguém saber de nada de "páginas", daria pra contar os pacotes e numero de conexões simultaneas, mas saber se o pacote contem tráfego pra uma página (htm e cia), ou se é download, ftp, gopher, ou mesmo p2p, isso anda difícil com encriptação.

    Conteúdo encriptado indica origem e destino, não o conteúdo. Acessando um banco a operadora não sabe se você acessou 1 ou 1000 "páginas". Banco nem todo mundo acessa, mas Facebook e Google (Youtube, Gmail, etc) todos acessam e eles usam https, sem chance de saber se está abrindo uma página, ou se é qualquer outro conteúdo.

    Muito antiquada essa classificação de "página", isso existia em 1995, uma página *.htm era contável, hoje são dados em formularios, é conteúdo dinamico, nem sem encriptação não teria como contar "páginas".


    Essas lendas urbanas que os leigos inventam e o facebook prolifera...

    (Não faz muitas semanas ouvi um noob dizendo que leu que "a internet mínima segundo a anatel agora é 80 mega!". Logo entendi que o pequeno analfabeto ouviu algo sobre os 80% (PORCENTO!) de média nos testes de velocidade que deve haver, mas noutros casos é difícil "rastrear" a origem do mal-entendido (A brincadeira do telefone-sem-fio com leigos é linda, "Arquivo de 1MB" vira "Um baita de um mega arquivo"))
    Rubem em outro tópico vc mencionou que o upload baixo das grandes operadoras é proposital e que isso já serve em muito para fazer o controle de conexões.Isso mesmo ou eu entendi errado?

  8. #8

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Até porque com https não tem como ninguém saber de nada de "páginas", daria pra contar os pacotes e numero de conexões simultaneas, mas saber se o pacote contem tráfego pra uma página (htm e cia), ou se é download, ftp, gopher, ou mesmo p2p, isso anda difícil com encriptação.

    Conteúdo encriptado indica origem e destino, não o conteúdo. Acessando um banco a operadora não sabe se você acessou 1 ou 1000 "páginas". Banco nem todo mundo acessa, mas Facebook e Google (Youtube, Gmail, etc) todos acessam e eles usam https, sem chance de saber se está abrindo uma página, ou se é qualquer outro conteúdo.

    Muito antiquada essa classificação de "página", isso existia em 1995, uma página *.htm era contável, hoje são dados em formularios, é conteúdo dinamico, nem sem encriptação não teria como contar "páginas".


    Essas lendas urbanas que os leigos inventam e o facebook prolifera...

    (Não faz muitas semanas ouvi um noob dizendo que leu que "a internet mínima segundo a anatel agora é 80 mega!". Logo entendi que o pequeno analfabeto ouviu algo sobre os 80% (PORCENTO!) de média nos testes de velocidade que deve haver, mas noutros casos é difícil "rastrear" a origem do mal-entendido (A brincadeira do telefone-sem-fio com leigos é linda, "Arquivo de 1MB" vira "Um baita de um mega arquivo"))
    Até ia dar meus pitacos, mais este e outros colegas já disseram tudo. Só um conselho, entendam como as coisas funcionam antes de perguntar algo tão absurdo. Como muito bem colocado, nada mais do que uma Lenda Urbana!!!

  9. #9

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Até ia dar meus pitacos, mais este e outros colegas já disseram tudo. Só um conselho, entendam como as coisas funcionam antes de perguntar algo tão absurdo. Como muito bem colocado, nada mais do que uma Lenda Urbana!!!
    Não considero minha pergunta como "tão absurda", não existem perguntas absurdas. Existem perguntas!
    Acredito que cada um entende um conjunto de coisas que julgam necessários dentro de sua área, normalmente aprendemos através de perguntas. Pesquisei muito sobre o assunto e não encontrei muita coisa, nem mesmo ao ler um contrato de prestações de serviços que tenho da Oi. Meu amigo me disse que eram páginas, então era só trocar o título para "Toda internet é limitada a 10 mil conexões abertas???".

    Agradeço pelas respostas. Após elas, queria confirmar: Então existe um tipo de limitação, que é pelo "número de conexões simultâneas", correto? esse limite é de quantas conexões? ou não existe nada?

  10. #10

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Vamos por partes:
    1) Tudo se resume ao número de conexões simultâneas, não o número de páginas abertas;
    2) Algumas operadoras usam a regra de conexões simultâneas para alguns produtos ( dsl por exemplo - GVT, a cabo tambem - NET por exemplo );
    3) Em links full, tem muito mais a ver com os roteadores no caminho do que no com a operadora, exemplo: uma rb750 suporta menos conexões que uma rb1100, um cisco 1800 suporta menos que um cisco 2600 e por ai vai.
    4) O sistema operacional também tem limitações, exemplo o Windows antigamente limitava a 100 conexões ( http://smallvoid.com/article/winnt-tcpip-max-limit.html ), somente nas versões professional, station e server este limite era um pouco maio , em teoria todos os OSes podem usar ate 64.000 portas abertas, mas algumas são reservadas; Os sistemas operacionais Unix Like, por padrão tem um numero de conexões default maior que 100;

  11. #11

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Rubem em outro tópico vc mencionou que o upload baixo das grandes operadoras é proposital e que isso já serve em muito para fazer o controle de conexões.Isso mesmo ou eu entendi errado?
    Sim, bem isso. Upload em adsl e cia já é naturalmente menor, mas se você castrar ainda mais você limita a navegação mas mantém um download razoavel e usa ele no marketing (E usuario geralmente compra pelo marketing, não pela velocidade real). Nem tem como ter upload grande em adsl, mas se ele for liberado o consumo de banda será grande demais (Pro tipo de infraestrutura que as operadoras tem entre dslam e "o mundo lá fora")


    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Vamos por partes:
    1) Tudo se resume ao número de conexões simultâneas, não o número de páginas abertas;
    2) Algumas operadoras usam a regra de conexões simultâneas para alguns produtos ( dsl por exemplo - GVT, a cabo tambem - NET por exemplo );
    3) Em links full, tem muito mais a ver com os roteadores no caminho do que no com a operadora, exemplo: uma rb750 suporta menos conexões que uma rb1100, um cisco 1800 suporta menos que um cisco 2600 e por ai vai.
    4) O sistema operacional também tem limitações, exemplo o Windows antigamente limitava a 100 conexões ( http://smallvoid.com/article/winnt-tcpip-max-limit.html ), somente nas versões professional, station e server este limite era um pouco maio , em teoria todos os OSes podem usar ate 64.000 portas abertas, mas algumas são reservadas; Os sistemas operacionais Unix Like, por padrão tem um numero de conexões default maior que 100;
    Das 65.535 portas no Windows, as reservadas são até poucas, as dinamicas são algo tipo 49 mil a 65 mil, são 15 mil portas que a maioria dos softwares usa pra conexões dinamicas. As primeiras 1024 tem usos específicos, então ainda dá pra falar em no mínimo no mínino 47 mil portas usáveis em uso fixo (Não são dinamicas). Ao todo são mesmo 64 mil usaveis (E usadas, é facil ver o range todo no netstat). Mas a maioria dos usuarios usa tudo automatizado (Preguiça ou desinformação) aí o limite é o das portas dinamicas, se não me engano algo tipo 49200 a 65535. O gargalo não é mais esse, porta tem, seja fixa ou dinamica (XP/Vista/7/8). No Android também é liberado qualquer coisa de 1025 a 65535, também não é mais esse o gargalo.

    (Não que se use tanta porta, é que tem muita conexão com timeout longo tipo 5 minutos, dependendo do software usado pode ter 50 conexões ativas em uso, mas 1000 reservadas porque foram usadas nos últimos minutos mas ainda não atingiram o timeout, e podem voltar a ser usadas nos próximos minutos, especialmente p2p)

    Mas hoje o grande gargalo é o equipamento de rede do cliente. Usando p2p fica fácil notar isso, o default da maioria é fazer até 200 conexões simultaneas, mas mesmo que você limite o trafego essas 200 conexões travam muito modem adsl, muito roteador wifi, muita CPE, muito cable modem, e até conversor de fibra (fiber modem). Pra travar MESMO geralmente tem que configurar pra algo tipo 500 conexões simultaneas ativas, aí trava qualquer coisa barata (200 trava os baratos que estão mais ruins que o normal).

    Convenhamos que um hardware de R$ 60 ou 90 não tem como suportar tanta conexão simultanea ativa e aberta, afinal um bom roteador Cisco está 10 a 20x mais caro. Essa diferença de preço tem que ter um motivo.

    Eu acho que o limite de conexões simultaneas nas operadoras pra cliente comum é alto, tipo mais de 1000 conexões, porque em p2p configurando algo abaixo disso você nota bem a diferença na navegação, de 500 pra 600 muda então o limite parece maior. Em dedicado já usei meu amado Ed2k com 1000 conexões liberadas, aí o gargalo era meu HD Sata2, não pela velocidade do barramento, mas na incapacidade de pegar 1000 partes de arquivos, é tipo ler arquivo fragmentado, o braço vai como louco de um lado pro outro e o HD aquece demais. Até pela durabilidade do HD é melhor limitar o numero de conexões simultaneas nos P2P, mesmo com apenas 50 simultaneas dá pra trafegar 10Mbps de upload, quem tem hardware barato (Roteador de menos de R$ 200) não tem link decente, não faz sentido deixar liberado pra até 200 conexões simultaneas, hoje não só trava roteador/modem, não traz nenhum lucro, só obriga cada conexão a ser mais lenta, trafega os mesmos dados mas com mais conexões, usando mais HD e pesando mais no roteador basicão (Que precisa ser reiniciado a cada X dias nesses usuarios por isso).

    O gargalo prático pro cliente eu diria que é de 200 a 500 conexões simultaneas ativas, porque são poucos os modens ou roteadores que aguentam mais que isso sem travar.
    (Conexão de navegação que é feita e encerrada em segundos não conta, o problema é conexão ativa e trocando dados, que seja 0,1Kbps em cada um modem barato trava com 200 simultaneas, alguns com 500)

  12. #12

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Muito obrigado pelas explicações, vocês realmente são demais!
    Bom saber que os equipamentos como modens são os que mais "limitam" as múltiplas conexões.

    Valeu!

  13. #13

    Padrão Re: Toda Internet é limitada a 10 mil páginas abertas???

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Até ia dar meus pitacos, mais este e outros colegas já disseram tudo. Só um conselho, entendam como as coisas funcionam antes de perguntar algo tão absurdo. Como muito bem colocado, nada mais do que uma Lenda Urbana!!!
    Perguntas por mais que seja absurda para quem já e da área, talvez seja algo desconhecido por novatos, e de tanto muitas vezes de navegar em lixo.