+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Desde que iniciamos a nossa atividade no ramo de provedores, esse início de 2015 pelo menos aqui, se comparando a uns 4 anos para cá que a internet se popularizou, esse foi o pior início de ano no que tange a novas instalações/adesões aqui no provedor.

    Alta dos alimentos, combustíveis, energia elétrica, dollar em alta subindo o preço dos importados, poderia isso estar tendo reflexo no provedor?

    Bom, classe alta já usa internet faz tempo, quem se conecta agora é a classe baixa e também novas famílias que se formam. Porém esse ano parece que o pessoal não está muito motivado em ter internet em sua casa (pelo menos aqui). Final de ano são muitas suspensões/cancelamentos devido a férias, viagens, festas, perca ou mudança de emprego etc., inicio de ano sempre muitas reativações início das aulas, novos empregos, fim das férias.

    Esse início de ano, muitos dos clientes desligados não reativaram, obviamente tivemos que fazer uma correção no valor da internet já que o preço encontra-se defasado a anos ( quando começamos 1kg de carne não era 10,00), ajustamos alguns clientes com preço defasado coisa de 5,00, não sei se foi isso que afugentou os clientes (não acredito).

    Ocorre que pelo andar da carruagem, se no decorrer do ano, se não melhorar em geral, corremos o risco de fechar dezembro com menos clientes do que dezembro de 2014, o que para minha análise seria uma decadência ou desaceleração no crescimento, primeira vez nesses quase 10 anos.

    Percebo que os usuários que cancelam, realmente querem economizar o valor pago na mensalidade para gastar com outras coisas, e eles estão se satisfazendo em se conectar as vezes no wi-fi de um amigo, de um parente, de vizinho, ou na rua de algum estabelecimento, tem dezenas de senhas de wi-fi, para que mais ficar pagando internet na sua casa?

    A conclusão é que, o preço da internet está sempre defasado, porém os provedores aumentavam seus lucros constantemente através do aumento da carteira de clientes, porém se esse crescimento entrar em recessão, ocorrerá que o preço da internet terá que ser reajustada anualmente como outros setores (energia, combustíveis etc). até porque o salário mínimo sobe todo ano, então nossa folha de pagamento também sobe, caso contrário o ramo não será autossustentável e entrará em decadência.
    Última edição por delegato; 21-03-2015 às 11:13.

  2. #2

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Por aqui o que mais está me afetando é o aumento do dólar que está me fazendo gastar mais com a compra dos equipamentos para novos clientes.

    Mas as instalações estão indo muito bem. Pra falar a verdade nunca esteve tão bom, tivemos um crescimento de 10% em 3 meses.

    Eu tenho atribuído isso ao investimentos que fiz na empresa, tanto na rede que resultaram na melhoria da qualidade do serviço, mas também devido a investimento na melhoria da identificação visual da empresa (Placas na loja, divulgação em eventos da cidade, adesivação do carro, uniformes para os funcionários).

    Mas além desses fatores intrinsicos tem também um fator externo que é a massificação dos smartphones, que tem feito um número maior de pessoas se conectarem e consumirem dados.

    Será que não tem algum concorrente na sua cidade que está absorvendo esses clientes?

  3. #3

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Eu tive isso em janeiro de 2014, 90% dos parcelamentos não foram pagos, metade dos clientes atrasou internet, foi péssimo.

    Estou no meio do centro-oeste, região onde o nível de descontentamento com o governo segundo as pesquisas é de 75%, mas isso não é de hoje, fim de 2013 já estava assim, ano passado só piorou (Tanto que nas eleições varios municípios tiveram votação no governo atual de coisa tipo 15%!) e agora já normalizou, quem tinha que falir já faliu, que estava devendo já vendeu até as cuecas pra pagar o que pode e se mudou, etc. Enfim, a crise já está presente nalgumas areas do país.

    HOJE o mercado aqui está melhor que em janeiro de 2014, porque ao menos se sabe com certeza o futuro (Inflação, crescimento baixo, etc), enquanto em 2013 ou 2014 não se tinha certeza, não dava pra apostar.

    Sabendo do futuro provável, tem gente investimento em negócio de custo baixo. Carros provavelmente não vão vender, mas os carros em uso envelhecem e precisam manutenção. TV a cabo tem mensalidade cara, mas parabolica não tem então melhor comprar ela se a previsão é ter dinheiro reduzido. E por aí vai. Agora seria a hora de não investir em fibra ou algo assim, mas de investir em clientela que vai cancelar ADSL ou planos maiores e partir pra planinhos basicos só pra ver inutilidade tipo facebook ou messenger em casa (Fazer isso por R$ 90 ao mes não dá, mas por R$ 30 dá).

    Como atender esse pessoal com planos baratos é um desafio e tanto, mas acho que é bom pensar nas possibilidades de como fazer isso, de como lucrar com isso.

    Com o dolar a R$ 3,20 quem vive preso em UBNT e MK vai esfolar seus novos clientes na hora de vender o equipto, nessa hora quem tem rede padrão (Não-proprietária) e pode usar de tudo (802.11_) talvez leve vantagem, produto nacional deveria ficar atraente (Fora equiptos antigos, desencalhando de estoque).

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Como citou Rubem, o ano 2013/2014 foi de incertezas, por conta da copa, eleição, BC tentando segurar o dollar além de uma longa estiagem que ainda perdura podendo se perdurar até meados de 2016. A economia mundial está a beira do colapso, mas no mercado interno estamos investindo menos, e quando compramos para substituir o produto avariado, compramos com qualidade inferior ou deixamos de comprar por que o crédito está dificil; E em alguns casos sendo possivel, reativamos o velho guardado em algum canto ou conserta-se se tiver como. Nesta cidade, já o mercado é mais para aposentados e pensionistas que alguns aproveitam a ingenuidade desses coitados mas os netos tem evitado essa furada. O que acho que quando a crise estourou na era Lula, fez um estímulo gigantesco ao mercado interno mas uma hora para de comprar e hj com um s.m. não supre as despezas básica numa família com 5 pessoas(pai, mãe, 2 filhos e um dos pais) com água, luz, telefones(mais caro de todos no fim), e internet.

  5. #5

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Concordo com o pensamento do Rubem. O consumidor quer baixar custo com mensalidade. Em contrapartida acho que não é interessante ter cliente com mensalidade inferior a R$ 50,00. Tem cliente que dá muito trabalho...rsrs Já fizeram a conta de quanto custa manter estrutura para dar suporte rápido e de qualidade a seus clientes? (Mão de obra, carro, equipamentos de Backup)... Para sua empresa ter um Pós-venda de qualidade custa dinheiro e dedicação. Temos que fazer essa conta também. Baixar valor de mensalidade obriga o provedor a trabalhar em cima de quantidade. Quanto maior o N° de clientes, maior o numero de funcionários. O custo operacional é proporcional...Tenho me preocupado com isso e tenho refletido a respeito para tentar chegar em um denominador comum e traçar um plano.

  6. #6

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Citação Postado originalmente por nn71ca Ver Post
    Concordo com o pensamento do Rubem. O consumidor quer baixar custo com mensalidade. Em contrapartida acho que não é interessante ter cliente com mensalidade inferior a R$ 50,00. Tem cliente que dá muito trabalho...rsrs Já fizeram a conta de quanto custa manter estrutura para dar suporte rápido e de qualidade a seus clientes? (Mão de obra, carro, equipamentos de Backup)... Para sua empresa ter um Pós-venda de qualidade custa dinheiro e dedicação. Temos que fazer essa conta também. Baixar valor de mensalidade obriga o provedor a trabalhar em cima de quantidade. Quanto maior o N° de clientes, maior o numero de funcionários. O custo operacional é proporcional...Tenho me preocupado com isso e tenho refletido a respeito para tentar chegar em um denominador comum e traçar um plano.
    Pois bem, igualmente concordo com você, enquanto ao que disse SantiagoMG realmente o concorrente pode tá absorvendo alguns clientes, Antena em comodato instalação grátis e pos-pago por R$35,00 para mim é pagar para trabalhar ainda mais com o dollar em alta, mesmo que ele usa antena cpe aquário de 169,00, que instalada com cabo, mastro, suporte, parafusos, mão de obra não sairá menos do que 200,00 ou seja mais de 6 meses para tirar o investimento, ainda mais pesando a rede.

  7. #7

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    aqui uso só ubiquiti nos clientes, subiu sim, mas graças à Deus eu estou tendo que falar para clientes entrarem na fila de espera para fazer a instalação, são mais de 30 pessoas esperando, com inadimplência de 3%, só vendo velocidade de 2 megas por R$60,00 com ping excelente, trabalho só com indicação, não faço propagando em nenhuma mídia, tenho um concorrente com 3.000 clientes e estão perdidinhos passando cabos utp e switchs bobos que queimam e ficam 5 dias sem internet, o outro coitado já faliu e não dá o braço à torcer, e a vivo speedy que tá um desastre aqui, não tenho funcionários porque minha rede não tem manutenção, e com ajuda do @Arthur Bernardes que cuida da minha rede, trabalho só eu e Deus, abraço amigos.

  8. #8
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    Estou começando agora aqui na minha cidade como SVA, me deparei com a alta dos equipamentos..cliente assusta com os preços, já q nao vou trab com comodato. Dá medo.. a economia anda instável e incerta. mas por outro lado internet é um negócio do futuro! tem pessoas que compram o kit cliente pra acessar com o smartphone já q a internet da vivo aqui é mto ruim.. ngm qr ficar desconectado.. ofereço 600k/R$52,50. um pouco abaixo dos meus concorrentes superlotados. e sigo oq o colega falou acima: divulgação boca-a-boca. vlw galera boa sorte p nossa classe!!

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    aqui bombando depos que o 3g lascou com todo mundo tem fila de instalação .
    huhauhauhauha.

    asn ja vindo tamo junto.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Inflação, crise econômica e política no Brasil, alta do dollar, reflexos no provedor !?!

    fora que eu estava refletindo hoje e so aqui aonde moro tem pelo menos umas 300 mil pessoas .

    que vive socando o cacete na vivo e na claro ou seja mas um money e pra chegar aos 5 mil clientes e bobagem brincadeira de criança.