+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como cliente

    Bom dia,


    Alguém poderia me ajudar em configurar as antenas Nanostation M5 se comunicando com a outra Nanostation Loco M5 (cliente), pois, sou leigo no assunto. Já pesquisei no youtube e cada um ensina de modo diferente.

    Qual a maneira correta de configurar; Nanostation M5 envia o sinal de internet para a nanostation Loco M5 (cliente).

    Qual a frequência correta no Brasil? Todas estas configurações são na frequência 5.8ghz.

    O meu cliente está a uma distancia de 600 metros?



    Desde já, agradeço a ajuda dada.

  2. #2

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Boa noite, amigo aqui no fórum tem material pra vc lê uns 6 meses rsrs, porém vou tentar lhe ajudar deixe em modo bridge o seu access point na mesma range de IP do seu mikrotik, já em seu cliente deixe em modo router e a lan como router também na mesma faixa de ip do seu access point essa é a maneira mais rápida. Sobre a frenquencia pesquisar aqui no fórum tem um post do Andrio se não mim engano.

  3. #3

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Amigo, na antena do meu cliente, se eu colocar em modo Router na mesma classe de IP do meu Mikrotik, desta forma a antena do cliente continuará a criar outras rotas. E se na antena do cliente, eu colocasse em modo de Bridge, tudo ou qualquer tentativa de conexão, cairia no mikrotik, ou eu estou errado? Esse modo que eu falei, interfere em alguma coisa?

  4. #4

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Citação Postado originalmente por williamtorre Ver Post
    Amigo, na antena do meu cliente, se eu colocar em modo Router na mesma classe de IP do meu Mikrotik, desta forma a antena do cliente continuará a criar outras rotas. E se na antena do cliente, eu colocasse em modo de Bridge, tudo ou qualquer tentativa de conexão, cairia no mikrotik, ou eu estou errado? Esse modo que eu falei, interfere em alguma coisa?
    No M5 vc coloca em bridge - vc deve colocar um ip fixo no nano na mesma faixa do MK para poder ter acesso ao mesmo

    No loco - A antena trabalha igual a um roteador, então se colocar em router a Wlan tem que estar em dhcp ou ip fixo mesma faixa do MK
    A lan em faixa diferente da Wlan, o MK vê apenas o nano router.

    Em bridge vc deve colocar um ip fixo no nano na mesma faixa do MK para poder ter acesso ao mesmo.
    Neste caso é como se o nano não existisse e qualquer máquina ou roteador ira passar direto para o mk (lembre-se de ativar WDS transparente mode) para repassar os MACs de cada equipamento.

  5. #5

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Amigo, se eu colocar a nano loco m5 configurada como routeador e colocar na mesma range do IP do mikrotik vai funcionar. Mas, minha intenção é configurar a nano loco para quando os clientes colocarem qualquer roteador não autorizado, aí a internet não pegaria. E quando eu colocasse um roteador em modo de bridge, aí , o roteador iria obedecer ao hotspot configurado como controle de mac. Se eu colocar o nano loco m5 como routeador e configurando o ip para a mesma range de ip do mikrotik, poderia surgir um cliente esperto, que resetasse o roteador tradicional, ou a antena Nanoloco m5 e alterasse as configurações para que qualquer roteador tradicional obedeça o primeiro usuário logado na rede e depois as portas do roteador ficaria aberta para o mundo.

  6. #6

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Vc quer que cada equipamento (pc, note, smart) chegue ao seu MK?

    Se sim, é só colocar tudo em bridge - M5, loco, e roteador no cliente, todos com WDS (Transparent Bridge Mode) ativado para repasse dos MACs e fazer controle dos clientes amarrando ip+mac, também pode ativar o hotspot ou ppoe.

    Assim terá uma visão limpa de quem está conectado, troque as senhas padrões dos equipamentos para ninguém mexer e coloque apenas 1 ip por MAC se o roteador for resetado vai repetir o mesmo mac (do roteador) para todos equipamentos e somente 1 vai conseguir conectar, rapidinho pessoal te liga pra pedir manutenção

  7. #7

    Padrão Re: Maneira correta de configurar Antena Nanostation M5 como matriz e Nanostation Loco M5 como clien

    Perfeito. Obrigado á todos pela ajuda.