+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal estranho subindo -12 Dbm

    Boa tarde, hoje fazendo umas mudanças em meus AP, notei que o sinal subiu -12 Dbm a -15 Dbm.

    Exemplo Cliente Com sinal -51 foi para -63 a -66.
    Potencia que uso em clientes, 10dbi a 16dbi. AP potencia 14dbi antena + 6 dbi saida.
    O que fiz de diferente para isso acontecer tirei de MCS15 (Auto) para MCS12 (Auto).
    Clientes todos com MCS2.

    Planos 1 a 4MB.
    Segue print de uma antena de um cliente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estranho.png
Visualizações:	248
Tamanho: 	39,0 KB
ID:      	58014

    Cliente que ficava -74, porem ficava com ccq normal e deixavo em mcs1, foi para -84.

    Alguem ja passou por isso, ou e normal ao mudar a modulação o sinal subir?
    OBS: Ainda não testei voltar igual tava antes.


    Edit ------
    Print ao deixar como era antes.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         normal.png
Visualizações:	352
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	58015

    Analisando aqui parece que não e culpa do MCS no AP e sim deu ter adicionado a potencia da antena, pois antes era 0 e no radio que eu adicionavo 20 ai mudei para 14 + 6, ao voltar 0 + 20 volto o sinal depois testar denovo com o MCS12.

    Porem acredito que esta resolvido o problema. Dou como finalizado, Mais em questão do MCS aguardo relatos se aumenta assim mesmo ou se era por causa da potencia da antena mesmo.
    Última edição por offzinho; 22-03-2015 às 16:11.

  2. #2

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    O datarate (MCS) nos modos automaticos depende do nível de sinal.

    Cada datarate (MCS) tem sensibilidade diferente, maior o datarate menor é a sensibilidade, conforme o nível de sinal cai o sistema automaticamente deve ir reduzindo o datarate.
    (DEVE, mas falha muito! A primeira coisa a fazer quando tem problema de desempenho é jogar no lixo os modos automaticos, e configurar manualmente)

    Aumentando a potencia total de um lado naturalmente se aumenta o nível de sinal no outro lado. Mas pro espectro não virar ZONA existem limites legais de potencia. Limites bem rígidos, infelizmente pouca gente respeita e a faixa dos 5GHz já está o mesmo lixo que a faixa dos 2,4GHz.

    Quando você diz "a potencia da antena", quer dizer ganho da antena?

    O limite EIRP (Potencia total de saída, somando ganho de antena com potencia do radio) nesses sistemas automatizados depende do ganho que você DIZ que a antena tem. O radio não tem como verificar o ganho da antena (Teria que calibrar), então se você preenche que tem antena de 0dBi, ou de 16dBi, isso muda muito o limite legal de potencia que o radio pode aplicar.
    (E nesse caso não há calibração prévia porque a mesma ponteira é usada em airgrid de 21 e 27dBi)

    O limite legal de potencia em 5,7 a 5,8GHz é de 36dBm EIRP. Se você marcar CORRETAMENTE que o ganho da antena é digamos 21dBi, o radio vai operar com 36 - 21 = 15dBm.
    Se você MENTIR dizendo que o ganho da antena é zero, ele vai levar em conta os 3dBi de ganho da ponteira (Tem um elemento bipolar dentro da ponteira, com 2,4 a 3dBi de ganho) ele vai aplicar a potencia máxima. Ele aplicaria 33dBm de potencia SE o hardware tivesse essa potencia, mas em MCS12 a potencia dele deve estar nuns 24dBm.

    Ou seja, MENTINDO o ganho da antena você está com 24dBm no radio, e 21 ou 27dBi na antena, dá uma potencia EIRP de 24 + 21 = 45dBm, ou então 24 + 27 = 51dBm. Ambos excedem o limite legal de qualquer país no mundo.

    Falo que a potencia está mudando porque provavelmente está marcada a opção "Auto adjusto TO EIRP limit", com essa opção ativa o controle manual que você faz não atua, o sistema vai elevar a potencia até o limite EIRP legal, e como o limite EIRP leva em conta o ganho da antena, mentindo sobre o ganho da antena você consegue emitir em potencia maior que os limites legais (Outro jeito de burlar isso é usando o maldito "Compliance test". Ainda bem que essa porcaria sumiu dos últimos firmwares!).

    Com 36dBm EIRP em 5,7 a 5,8GHz, ou 274dBm EIRP em 5,4 a 5,7GHz, não dá pra ir muito longe. Mas wifi não nasceu pra ir muito longe.

    Se bem que um ponto-a-ponto com 40 ou 50dBm EIRP é o MENOR dos males, grande parte da poluição no espectro vem no uso de malditas antes abertas de 60º (São antenas pra quem tem preguiça/incompetencia de apontar direito antenas de 6°), e do uso dessas potencias absurdas em setoriais de 90 a 120°.

    Mas enfim, "Adjust TO eirp limit" é quem faz seu sinal mudar quando muda o ganho da antena. Se mudar o país (E achar um país cujo limite EIRP seja digamos 40dBm EIRP) o sinal no outro lado também pode mudar, porque a potencia de transmissão muda.

    Alias, o sinal pode mudar até quando troca automaticamente de modulação. Cada modulação tem um sensibilidade diferente, mas cada datarate tem potencia limitada também, olha o datasheet:
    http://dl.ubnt.com/datasheets/airgri...asheet_web.pdf
    Em MCS2 a potencia é maxima, 25dBm.
    Em MCS3 a potência é menor, 24dBm.

    Se preencher corretamente o ganho da antena em ambos os datarates terá a mesma potencia (Afinal 36dBm EIRP menos os 21 ou 27dBi da antena fariam o radio ficar (Em qualquer datarate) limitado a 15 ou 19dBm de potencia), mas como o ganho da antena é baixo o radio usa toda a potencia que tem, afinal nem com a potencia maxima ele chega em 33dBm (Pra somar com os 3dBi da antena e atingir 36dBm EIRP).

  3. #3

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    @rubem antena 14dBm + 6dBm radio = 20dBm correto? uso essa potencia devido a muitas arvores, porem quando tiro os 14dBm e deixo 0dBm + 20dBm o sinal fica melhor.

    Porem o CCQ continua sempre a mesma coisa na faixa dos 96% a 100% mesmo os que foi pra sinal -84 depois das mudanças.

    Antena dos cliente todas com 3dBm + 5dBm a 13dBm onde daria 8dBm a 16dBm.

    Meu Ponto a Ponto mesmo usa, 3dBm + 7dBm = 10dBm com CCQ 100% Sinal -37 Distancia 1Km, visada limpa.

    Tento deixar sempre a potencia o minimo possivel, pois possuo 2 concorrentes que os mesmo sempre deixam a potencia as alturas.

    Estavo testando aqui ao deixar em 14dBm + 4dBm meu sinal ja começa a cair mesmo nos que tem visada 100% de -48 a -68 estando a 600 metros da torre, estou achando que a potencia dos meu concorrentes esteja me afetando pois fico no meio dos 2.

    A respeito do "Auto adjusto TO EIRP limit" realmente eu deixo ele ativado.

    Faixas que transmito.

    2.4Ghz
    Canal 2457 Omni, Potencia final 13dBm 10+3

    5.7Ghz-5.8Ghz
    Canal 5745 Painel 1 20dBm
    Canal 5765 Painel 2 20dBm
    Canal 5785 Painel 3 20dBm
    Canal 5805 Painel 4 20dBm
    Canal 5825 PTP 10dBm

    Estavo tentando setar o MCS em 10 ou 12 pois 15 acho muito, afinal vendo planos de 1 a 4mb e ao olhar cada painel não passa de 4/8mb e lendo a respeito vi que em 10 ou 12 da uma melhorada no CCQ e afins. Pois nos meus clientes nunca usei mais que MCS2.

    Porem acredito que o sinal indo de -50 pra -70, não foi culpa do MCS e sim da potencia que estavo diminuindo na torre. Acredito que meu vilão está sendo eu ficar no meio dos dois concorrentes e eles estarem com potencia muito alta fazendo meu sinal degradar quando seto um valor meio baixo. Pois meu POP e para um raio de 4,5Km.

    Irei fazer mais um teste com o MCS voltando ele para 12 e ver se fica normal e depois diminuir a potencia do AP em uns 3dBm e ver se vai acontecer como antes.

  4. #4

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    Uns detalhes: Antena é em dBi. O radio é que é em dBm.

    dBi onde o I é de isotropico, é uma referencia que compara uma antena isotropica teórica (Um ponto no espaço onde toda a energia é transferida do fio pro ar) com uma antena de referencia, um dipolo simples, que tem ganho na casa dos 2,4dBi.

    dBm onde o M é de miliwatt, é uma referencia que compara a potencia emitida em miliwatts.

    Lembre que uma antena omni em pé tem formato de I :-)
    E o dBm é fácil lembrar porque tem relação com os mW de potencia do radio.

    Sobre preencher o ganho no software, no setup você preenche o ganho que a antena tem, você não controla o ganho da antena.
    A antena é uma coisa física, não tem como controlar o ganho dela via software. Você só pode controlar a potencia do radio.

    Se a antena tem 20dBi ela sempre terá 20dBi, independente do que preenche no setup de qualquer radio!
    (Exceto trocando de canal, cada antena tem frequencia ideal, as vezes entre 5,4 e 5,8GHz o ganho muda 4dBi, mas o qualquer que seja o radio em 5,4GHz naquela antena o ganho da antena será o mesmo naquela frequencia)

    Se você coloca 0 no campo de ganho da antena a antena na verdade continuará a ter os 20dBi dela de sempre. Só o que muda é que o software entende que como o ganho da antena é menor (Você disse que a antena é OUTRA, uma de 0dBi), ele pode injetar potencia maior, afinal o limite EIRP é bem grande.

    Ou seja, na prática você está alterando a potencia de emissão do radio, porque a antena NUNCA muda de ganho.

    O ganho tem a ver com a area de disco ou de grade que reflete o sinal pra ponteira, pra mudar o ganho via software ia precisar um mecanismo pra diminuir ou afastar a ponteira de modo que o perca sinal refletido, aí sim mudaria o ganho da antena.

    O setup permite que você selecione qualquer ganho de antena (Em versão mais antiga só selecionava entre 2 versões do airgrid) porque o AirOS é comum a muito hardware. Coisa tipo o Nanostation Loco tem antena fixa, não tem saída pra antena externa, então poderia ter a informação fixa de ganho da antena, mas existem kits offset pra ele, tipo:
    http://www.aquario.com.br/?action=produto&id=199
    Aí um Nanostation Loco M5 passa de 8,5dBi de ganho na antena pra ganho total na antena de 21,5dBi (8,5dBi do patch do NS Loco + 13 dBi extras do disco. Idem com Airgrid, são 3dBi do dipolo na ponteira + 18 a 24dB das grades, somando 21 ou 27dBi ao todo). Pra fins LEGAIS você deve informar o ganho correto, pra que o limitador EIRP atue corretamente.

    (E o jeito de limitar o EIRP é você informando o ganho da antena em uso, não tem como o software descobrir ganho, nem emissão EIRP, precisaria outro equipamento na frente da antena (E principalmente: calibrado) medindo os sinais totais emitidos)

  5. #5

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    Sim corretor do celular troca os dBi para dBm hehe adicionei no corretor.

    Em questão da omni, aqui o sinal 2.4 e uma maravilha. O 5.7 e 5.8 que anda doido.
    Porem to reajustando aqui os painel pra testar denovo. pois quero tirar o MCS15 e deixar menor, antes eu definia a potencia da antena e ficava normal agora quando seto os 14dBi da antena e mesma coisa de nada e unica coisa que fica valendo e a potencia do radio. Mais irei testar outro radio as vezes ele pode estar apresentando problemas.

  6. #6

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    Tá certo esse comportamento, você está apenas INFORMANDO o ganho que a antena tem, você não altera nada na antena.

    Se o limite de 5,7 a 5,8GHz é de 36dBm EIRP, uma antena de 14dBi (O radio não tem como medir, ele acredita que tem 14dBi porque você disse que tem no setup) significa "faltar" 22dBm de potencia pra chegar no limite. Se você colocar potencia de transmissão acima disso, ou seja, 22 a 25dBm, não vai fazer diferença, o hardware vai limitar a 22dBm.

    Já se usar 5,4 a 5,7GHz o limite legal é mais baixo, são 27dBm EIRP (Com DFS ativo, tem que estar), nessa faixa se informar que a antena tem 14dBi a potencia maxima do radio será 13dBm. Pode ajustar manualmente 18 ou 24dBm que tanto faz, o limite que o radi obedecerá é de 14dBi.

    Já se você usar potencia de saída decente tipo 18dBm, usando 5,7 a 5,8GHz, pode informar o ganho da antena de 0 a 18dBi que não vai fazer diferença, afinal não atinge o limite EIRP.

    De 5,4 a 5,7GHz tem que usar DFS, pra não atrapalhar radar. Não sei bem em que condições, mas pode ocorrer do nível de sinal mudar ou potencia mudar, pois há a mudança automatica de banda usada, e em frequencias diferentes as antenas tem ganho e VSWR diferentes (Isso quer dizer sinal mudando de nível, ou CCQ mudando (Devido ao VSWR principalmente).

    Cada país tem regulamentação diferente, então trocando de país você vai ter outros níveis. Indico que preencha o país brasil, preencha o ganho correto da antena, e trabalhe apenas potencia (Baixa!), largura de canal (O menor possível!) e ack-timeout.

    Se for usar Airmax, atualiza o firmware pra um com a opção "Datarate module", coloca em Alternative, costuma melhorar muito o CCQ. Só tem essa feature em firmware recente.

  7. #7

    Padrão Re: Sinal estranho subindo -12 Dbm

    Entendo @rubem, Não utilizo airmax, porem tento manter sempre os radios atualizadas. Ja deixo setado em Brazil e com DFS sempre ativado.

    Porem ao ler aqui e ver a palavra "atualiza" hehe, fui e atualizei o radio e ficou normal. pois quando eu setavo 14 + 7 era como se ele não reconhece-se esses 14dBi da antena agora ficou tudo normal.

    Vlw aew do como encerrado,