+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ponto a Ponto com obstrução

    Galera bom dia a todos, preciso de uma ajuda preciso fazer um PTP de 12 Km so que tenho arvores á 500mts do meu ap conforme a imagem hj uso nanobeam porem estou tento muita dor de cabeça devido o tamanho do disco ser pequeno.O que me sugerem estou pensando em fazer com discos da aquario 30dbi e bullet 5.8.

    http://prntscr.com/6kpnbo

    Ponto com obstrução de galhos

    http://prntscr.com/6kpvzf

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Ponto com obstrução de galhos

    http://prntscr.com/6kpvzf

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Sem chance amigo, erga mais os pontos e saia da obstrução!!

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Tentar levantar ou fazer a curva da obstrução usando um terceiro ponto
    Obstrução = dor de cabeça
    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Amigo, Não faz sem visada, é dor de cabeça!!

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Blz apos a desobstrução o que recomendam a beam mesmo de 25DBI ?:

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    dependendo de quantos mega vc quer passar a beam vai funcionar.... alguns ajustes na configuração fica bom ok

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Amigao poca coisa até 100Mpbs resolve, 1 MB vamos trafegar no maximo.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Amigo, 100Mbps é muita coisa pra nanobeam.. mas como vc falow que 1 mega resolve... vc vai conseguir sim.... com bom ajuste vai passar até uns 30 mega bem estavel..


    Citação Postado originalmente por Andersonseifert Ver Post
    Amigao poca coisa até 100Mpbs resolve, 1 MB vamos trafegar no maximo.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    12 km nanobeam 25 vai bem,
    Tenho um ptp de 14 kms com 2 beam, passa 35 megas

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Pra ter mais precisão e saber o "quanto" erguer cada lado, use o LinkCalc:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx

    Se a intenção é usar Nanobeam M5-400 coloque o Ganho em 25dBi nos 2 lados, a potencia de TX em 24dBm, no outro lado o "limite RX" é a sensibilidade de recepção, depende do datarate mas como media coloque -75dBm.

    Um exemplo de resultado em 10Km, com 2 NanoBeam M5 de 25dBi:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linkcalc.jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	106,1 KB
ID:      	58073
    Com seta está marcado o importante.

    O nível de sinal no RX é o nível de sinal que chegará do ponto A ao ponto B, -52dBm é suficiente pra usar MCS15.
    MAS... veja que a zona de fresnel não é limpa, ela é só 60% limpa. Isso significa que muita coisa será perdida, e provavelmente em MCS15 terá muitas perdas, e você é obrigado a usar MCS12 quando tem essa obstrução. MCS12 com largura de canal de 20MHz é o datarate de 78Mbps, que deve dar um throughput no exemplo de uns 30Mbps (SE tivesse 100% da zona de fresnel livre talvez chegaria em 40Mbps).


    E 100Mbps não é "qualquer coisa", wifi é bem limitado, pra wifi 100Mbps é muita coisa nessa distancia. Coisa pouca é 10Mbps. Pra 100Mbps vai precisar um belo equipamento (R$ 1000 a 1200 o par) além de provavelmente torre pra erguer eles o suficiente pra tirar pelo menos 60% da zona de fresnel das obstruções.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Amigao quando mudo pra 24DBM da erro olha

    http://prntscr.com/6l9f0k

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Citação Postado originalmente por Andersonseifert Ver Post
    Amigao quando mudo pra 24DBM da erro olha

    http://prntscr.com/6l9f0k
    Tenta desabilitar o DFS

    Tenta colocar em "compilance test" em contry code muda pra 24 de change e volta para "Brasil"

    Tira a frequência de Auto

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto com obstrução

    Ah, o setup do equipamento é outra estória, o teste no LinkCalc é só pra avaliar possibilidade.

    O setup dos equipamentos tem um limite de potencia por país, no brasil entre 5,7 e 5,8GHz o limite legal é 36dBm EIRP.
    Operar em qualquer potencia o equipamento pode, excede o limite legal. Pra PTP geralmente não tem jeito, PRECISA exceder os limites legais.

    Se a antena é de 25dBi, só restam apenas 11dBm de potencia pra usar no radio pra então atingir o limite legal de 36dBm EIRP (25 + 11 = 36). Qualquer potencia acima desses 11dBm ele deve barrar por motivos legais.

    Teria que ver se quando habilita o DFS o hardware não fica APENAS na faixa dos 5,3 a 5,6GHz (Que é o onde DFS é obrigatório, mas por sua vez é onde a maxima potencia EIRP (Antena + radio) é de 27dBm. Ou seja, informando que a antena tem 25dBi só poderia usar até 2dBm no radio).

    Então teste desmarcar DFS, colocar algum canal fixo de 5750 a 5860MHz. (5,7 a 5,8GHz não precisa DFS, ele não ajuda em nada nessa faixa. Já em 5,3 a 5,6GHz o DFS é obrigatório).
    E veja como fica o sinal no outro lado com essa configuração.

    (Mas se tem obstrução na visada te digo que nem adianta testar, tem que subir antena até ficar acima das obstruções, sem visada só se alcança 50m, ou talvez com muita potencia (A toa) uns 150m)

    (E o que EU faço pra enlace é configurar em bancada com potencia maxima, canal estreito tipo 10MHz se houver, senão 20MHz mesmo, estuprando os limites legais de potencia, no datarate mínimo pra ter a maior sensibilidade. Depois de posicionados eu baixo pra potencia legal e vejo que datarate tem. Mas se subindo o equipto ele nem conectar, é porque não tem condições de fazer esse enlace, afinal está no menor datarate (Portanto que se contenta com qualquer sinal baixo tipo -80dBm) e na maior potencia. Usando canal mais estreito a sensibilidade é maior, então COMECE o link com datarate baixo, canal estreito, e potencia alta, depois conforme o sinal REAL escaneado vai reduzindo a potencia, aumentando datarate (Max TX Rate) e aumento largura de canal, assim você descobre fácil qual o limite do seu ponto-a-ponto, indo da configuração mais lenta (Mas de maior alcance) até a de maior banda passante sem que comece a perder pacotes demais e a banda volte a ficar cada vez menor (Se subir demais o datarate começa a perder pacotes, as vezes um MCS15 tem trafego real igual um MCS9 de tanto pacote perdido)