Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Sobre "ruído em B" ou "ruído em G", eles usam a mesma faixa, não há diferença no "incomodo" só mudando o modo.

    Idem pro caso de usar canal de 5MHz ou 10MHz, o incomodo está lá, a única diferença é que não terá muitos SSID's com canais estreitos. A analise do espectro não pode levar com conta largura de canal ou modo, ela deve ser feita na faixa corrida, 2400 a 2483MHz.

    G me parece que é mais afrescalhado com ruído, eu testei pouco, e só tive desempenho bom com datarate abaixo de 18M (Nenhum dos 2 lados pode ter datarate grande se tem ruído).

    Mas seja lá qual for o ruído, nenhum faz o sinal cair, ficar tão baixo tipo -82dBm. Sinal baixo é por baixa potencia no radio, antena de baixo ganho na torre, ou antena de baixo ganho no cliente. Como a torre é acessada por muita gente e só 1 tem esse problema dá pra descartar problema nela.

    Ou será que a antena tem alguma caracteristica incomodando? Dá uma olhada no diagrama de irradiação da antena, como é feita a irradiação na vertical e na horizontal, se não é daquelas antenas com diagrama bem variado, que em 2º muda o ganho uns 10dB. Usando lóbulos secundários das antenas é bem comum isso, quando anteneiro conecta cliente nas costas de setorial olhando só na porcaria do sinal torre>cliente é comum ter isso, sinal -60 chegando no cliente, mas ele responde de modo que chega na torre com -80. E ví isso numa repetição com setorial 17dBi da Lcom (Primeira linha na época delas) e cliente usando antena 24dBi, em apenas 100m isso nunca devia ocorrer, mas... lóbulo secundário não é confiável, veja o diagrama de irradiação da antena pra ver se não é o caso (Nem toda omni é uma porcaria de elementos colineares empilhados que tem ganho perene por toda a lateral (Mas com desempenho lixo), as UBNT são 2 setoriais 180° uma de costas pra outra, as Pluton nunca olhei a construção (Apesar de já ter usado, meu problema era altura, só tive torre de 30m, com casas do lado com 5m de altura fica impossível ter conexão decente), mas suspeito que elas tem irradiação bem esquisita no diagrama).

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Sobre "ruído em B" ou "ruído em G", eles usam a mesma faixa, não há diferença no "incomodo" só mudando o modo.

    Idem pro caso de usar canal de 5MHz ou 10MHz, o incomodo está lá, a única diferença é que não terá muitos SSID's com canais estreitos. A analise do espectro não pode levar com conta largura de canal ou modo, ela deve ser feita na faixa corrida, 2400 a 2483MHz.

    G me parece que é mais afrescalhado com ruído, eu testei pouco, e só tive desempenho bom com datarate abaixo de 18M (Nenhum dos 2 lados pode ter datarate grande se tem ruído).

    Mas seja lá qual for o ruído, nenhum faz o sinal cair, ficar tão baixo tipo -82dBm. Sinal baixo é por baixa potencia no radio, antena de baixo ganho na torre, ou antena de baixo ganho no cliente. Como a torre é acessada por muita gente e só 1 tem esse problema dá pra descartar problema nela.

    Ou será que a antena tem alguma caracteristica incomodando? Dá uma olhada no diagrama de irradiação da antena, como é feita a irradiação na vertical e na horizontal, se não é daquelas antenas com diagrama bem variado, que em 2º muda o ganho uns 10dB. Usando lóbulos secundários das antenas é bem comum isso, quando anteneiro conecta cliente nas costas de setorial olhando só na porcaria do sinal torre>cliente é comum ter isso, sinal -60 chegando no cliente, mas ele responde de modo que chega na torre com -80. E ví isso numa repetição com setorial 17dBi da Lcom (Primeira linha na época delas) e cliente usando antena 24dBi, em apenas 100m isso nunca devia ocorrer, mas... lóbulo secundário não é confiável, veja o diagrama de irradiação da antena pra ver se não é o caso (Nem toda omni é uma porcaria de elementos colineares empilhados que tem ganho perene por toda a lateral (Mas com desempenho lixo), as UBNT são 2 setoriais 180° uma de costas pra outra, as Pluton nunca olhei a construção (Apesar de já ter usado, meu problema era altura, só tive torre de 30m, com casas do lado com 5m de altura fica impossível ter conexão decente), mas suspeito que elas tem irradiação bem esquisita no diagrama).

    Amigo vc tem ração nisso eu não tinha pensado no diagrama da antena essa omni pluton é bem estável , eu optei pelo modo G pois a maioria aqui não usa e ficou melhor.

  3. #23

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Eu não achei nada dessa antena Pluton no google (Fechou? Não fabrica mais?), mas me baseio das slot típicas do Trevor Marshal, a irradiação é bem variada.
    Dá pra ser basear nessa, que parece mais igual a Pluton:
    http://www.emctest.com.br/wifi/5.8/e...mni_16-slh.htm

    Uns apontamentos sobre a irradiação "irregular":
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         slot.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	124,9 KB
ID:      	58126

    A impressão que tenho é a seguinte com esse diagrama: Onde o diagrama marca 0º (Ponto mais acima) o ganho me parece ser de 20dBi. No ponto marcado como 270º o ganho parece ser só 10dBi. Isso é uma diferença grande, deixa ver, de 10 pra 13 aumenta 100%, em 16 dobra pra 200%, em 19 dobra pra 400%, em 20 aumenta 1/3, então pelo menos 500% a mais de sinal em 0º com relação a 270º.

    Na prática isso não costuma dar problemas, só não permite muito alcance nesses "buracos" de baixo ganho. Onde a zona de fresnel está ruim as vezes tem reflexo, o sinal omni>cliente vai por um caminho refletindo em objeto proxio e chega alto, mas o sinal cliente >omni não reflete de volta pelo mesmo caminho e chega baixo. Mas com visada acho difícil isso acontecer, só se estiver nesse "buraco" de baixo ganho e o sinal de 20dBi está refletindo em algo e chegando pelo reflexo num nível mais alto que o que chega por linha direta. O jeito mais fácil de testar isso é só trocando o radio ou levando esse radio pra testar em outro local, como sempre fiz comodato eu sempre tive muito disso, radio A não funciona bem no cliente 1, mas radio B funciona perfeito no cliente 1 e radio radio A funciona perfeito no cliente 2 (As vezes o radio, as vezes a antena tinha esse comportamento, parei de testar depois de uns meses porque tudo que levava pra casa pra testar funcionava, era só questão de mudar de lugar, aí que comecei a dar bola pra esses problemas de irradiação, de reflexo, de zona de fresnel, de ruído...).

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Gostaria de entender um problema que ocorre com varios clientes .
    Tenho uma base de distribuição com rb433 catão r52hn com potencia de 63mw e uma antena omni slot 17dbi plutton polaridade horizontal . NO cliente 1 antena de grade de 25dbi 1 aprouter com potencia de 16mw distancia de 500mtrs.

    O estranho que no cliente o sinal é de -57dbm e praticamnete sem ocilação e na base de distribuição o sinal é de -82dbm e sem ocilação fuciona mais têm hora que o ccq fica muito baixo então fica caindo e voltando só que o ping entre eles é baixo quando não cai mais como cai e volta toda hora fica com lentidao , a visada entre os 2 ponto é limpa 100%

    Alguem sabe porque acontece isso.

    Sei sim!!!! seu radio cliente esta com problemas!!!! Etapa de potencia damificada!!!

    Trocou o radio do cliente???

  5. #25

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu não achei nada dessa antena Pluton no google (Fechou? Não fabrica mais?), mas me baseio das slot típicas do Trevor Marshal, a irradiação é bem variada.
    Dá pra ser basear nessa, que parece mais igual a Pluton:
    http://www.emctest.com.br/wifi/5.8/e...mni_16-slh.htm

    Uns apontamentos sobre a irradiação "irregular":
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         slot.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	124,9 KB
ID:      	58126

    A impressão que tenho é a seguinte com esse diagrama: Onde o diagrama marca 0º (Ponto mais acima) o ganho me parece ser de 20dBi. No ponto marcado como 270º o ganho parece ser só 10dBi. Isso é uma diferença grande, deixa ver, de 10 pra 13 aumenta 100%, em 16 dobra pra 200%, em 19 dobra pra 400%, em 20 aumenta 1/3, então pelo menos 500% a mais de sinal em 0º com relação a 270º.

    Na prática isso não costuma dar problemas, só não permite muito alcance nesses "buracos" de baixo ganho. Onde a zona de fresnel está ruim as vezes tem reflexo, o sinal omni>cliente vai por um caminho refletindo em objeto proxio e chega alto, mas o sinal cliente >omni não reflete de volta pelo mesmo caminho e chega baixo. Mas com visada acho difícil isso acontecer, só se estiver nesse "buraco" de baixo ganho e o sinal de 20dBi está refletindo em algo e chegando pelo reflexo num nível mais alto que o que chega por linha direta. O jeito mais fácil de testar isso é só trocando o radio ou levando esse radio pra testar em outro local, como sempre fiz comodato eu sempre tive muito disso, radio A não funciona bem no cliente 1, mas radio B funciona perfeito no cliente 1 e radio radio A funciona perfeito no cliente 2 (As vezes o radio, as vezes a antena tinha esse comportamento, parei de testar depois de uns meses porque tudo que levava pra casa pra testar funcionava, era só questão de mudar de lugar, aí que comecei a dar bola pra esses problemas de irradiação, de reflexo, de zona de fresnel, de ruído...).
    Gostei muito de sua explicação , pela logica se for isso seu girar a antena mudando o lobulo de direção vai alterar alguma coisa no cliente assim eu posso saber se derrepente é algum buraco no lobulo , certo

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Sei sim!!!! seu radio cliente esta com problemas!!!! Etapa de potencia damificada!!!

    Trocou o radio do cliente???
    Eu tirei o radio do cliente , e instalei na minha empresa para outra torre funcionou normalmente

  7. #27

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Gostei muito de sua explicação , pela logica se for isso seu girar a antena mudando o lobulo de direção vai alterar alguma coisa no cliente assim eu posso saber se derrepente é algum buraco no lobulo , certo
    Exato. Se for fácil girar a omni, é isso.

    Se girando o problema continua, e em outro ponto (Cliente ou não) o roteador funciona bem, dá pra pensar em algum incomodo grande na linha de visada ou na zona de fresnel tipo rede de alta tensão ou algo elétrico perto do cabo de RF tipo lampada fluorescente (Compacta ou não) ou antena via satelite (Banda C ou KU, ambas jogam muito EMI nos 10cm da vizinhança do cabo geralmente).
    (Ou problema na antena)

    Quando ví algo assim eu reposicionei a antena mais pro alto e fugindo de alguma obstrução mais densa na zona de fresnel. Já tive problema em familiar que testei 3 antenas de grade no mesmo mastro, e até CPE tanto 2,4 como 5GHz (Só com familiar pra perder tanto tempo), mas o comportamento era o sinal das costas chegar alto e o da frente baixo. Imaginei que o telhado mais pra frente estava refletindo sinal das costas então subi a antena de 50cm de altura pra 2m, e movi pouco mais de 1m pra um lado, o problema foi resolvido com um reposicionamento bobo, voltei a antena velha e antiga, e o radio idoso e tudo ficou ótimo. Aqui é quase impossível não ter arvore tipo pé de manga ou rede de baixa tensão da zona de fresnel (Casas de 5m, postes da rede eletrica de 9m com 4 fios separados, ficam exato na frente da maioria das antenas, isso detona com o CCQ, o fio é fino mas o campo de EMI ao redor de cada fio é bem mais grosso, me parece que varia conforme consumo, aí as vezes a conexão fica ruim das 18 as 21h, as vezes não fica, quando chove melhora (Porque muito equipamento de alto consumo é desligado) e você fica louco sem saber o porque da variação, essa é a hora de olhar cada item que tem na zona de fresnel, ou simplesmente reposicionar antena subindo ela, aqui um cano de 6m de 1" chapa 17 está uns R$ 35, dá pra fazer 3 instalações de 2m, ou 2 de 3m, ou 1 de 4 e outra de 2m, enfim, não sai caro colocar as antenas bem altas pra que nada fique na zona de fresnel e tenha o máximo ccq conseguível (E muita gente usa antena encostada em telhado, ou na lateral de parede, aí acha que vai resolver o CCQ baixo aumentando a potencia, boa parte da poluição no espectro no brasil é culpa disso, posicionamento porco das antenas, sem levar em conta reflexo ou zona de fresnel).

  8. #28

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Exato. Se for fácil girar a omni, é isso.

    Se girando o problema continua, e em outro ponto (Cliente ou não) o roteador funciona bem, dá pra pensar em algum incomodo grande na linha de visada ou na zona de fresnel tipo rede de alta tensão ou algo elétrico perto do cabo de RF tipo lampada fluorescente (Compacta ou não) ou antena via satelite (Banda C ou KU, ambas jogam muito EMI nos 10cm da vizinhança do cabo geralmente).
    (Ou problema na antena)

    Quando ví algo assim eu reposicionei a antena mais pro alto e fugindo de alguma obstrução mais densa na zona de fresnel. Já tive problema em familiar que testei 3 antenas de grade no mesmo mastro, e até CPE tanto 2,4 como 5GHz (Só com familiar pra perder tanto tempo), mas o comportamento era o sinal das costas chegar alto e o da frente baixo. Imaginei que o telhado mais pra frente estava refletindo sinal das costas então subi a antena de 50cm de altura pra 2m, e movi pouco mais de 1m pra um lado, o problema foi resolvido com um reposicionamento bobo, voltei a antena velha e antiga, e o radio idoso e tudo ficou ótimo. Aqui é quase impossível não ter arvore tipo pé de manga ou rede de baixa tensão da zona de fresnel (Casas de 5m, postes da rede eletrica de 9m com 4 fios separados, ficam exato na frente da maioria das antenas, isso detona com o CCQ, o fio é fino mas o campo de EMI ao redor de cada fio é bem mais grosso, me parece que varia conforme consumo, aí as vezes a conexão fica ruim das 18 as 21h, as vezes não fica, quando chove melhora (Porque muito equipamento de alto consumo é desligado) e você fica louco sem saber o porque da variação, essa é a hora de olhar cada item que tem na zona de fresnel, ou simplesmente reposicionar antena subindo ela, aqui um cano de 6m de 1" chapa 17 está uns R$ 35, dá pra fazer 3 instalações de 2m, ou 2 de 3m, ou 1 de 4 e outra de 2m, enfim, não sai caro colocar as antenas bem altas pra que nada fique na zona de fresnel e tenha o máximo ccq conseguível (E muita gente usa antena encostada em telhado, ou na lateral de parede, aí acha que vai resolver o CCQ baixo aumentando a potencia, boa parte da poluição no espectro no brasil é culpa disso, posicionamento porco das antenas, sem levar em conta reflexo ou zona de fresnel).

    Amigo estou totalmente de acordo com que vc escreveu , eu vou ser sincero com vc , na verdade o cliente não esta reclamando , eu que vi o problema e fiquei querendo entendeu porque , pois hj eu fui lá e falei que estava mudando as configurações e perguntei se estava lento , ela disse que esta normal , como faz tempo que eu não dava manutenção lá eu fui ver como estava , faz ums 5 ano que ela é minha cliente e vi que ela ainda esta usando o radio com cabo rgc58 com 8m , é ap engenius com aprouter 6.1 e antena de grade 25dbi aquario , o cano da antena tem 1,80m , a casa é num lugar alto no topo do morro fica mais alto que minha torre e não tem nenhuma obstrução de visada não reparei se tem fios eletricos na zona de fresnel , e nem se tem alguma antena de satelite em volta mais ou observar , a instalação estava em ordem , sera que se eu diminuir o cabo melhora

  9. #29
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    amigo @fagtinti tenho uma omni com bullet m2(B/G/N)+omni L-com 15dbi.. antes era um bullet hp(B/G) q queimou, nesse tempo acabei comprando uns radios aprouter B/G. funcionou, mas a impressao que tive é q eles sao meio fraquinho.. gradativamente estou substituindo por radios N, por ter uma datarate e processamento melhor.. já pensou em substituir esses rádios dos clientes???

  10. #30

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    vou ser sincero , pela distancia que esta o cliente não creio que seja o radio e sim alguma interferência no local só não sei o que é , o amigo rubens me deu umas ideias , como fios eletricos e antenas de banda KU que eu não prestei muita atençao, pior que o radio seja 500m se der é muito pouco, e sugiro que tome cuidado com essas omni de 15dbi , elas vêm com angulo elevado muito pequeno se eu não me engado essa da L-Com que é a mesma da Hyperlink tem um angulo elevado de 4° isso significa se usado em uma torre muito alta seu 1° cliente tera que ser a 1km de distancia se não fica na area de sombra , existem em alguns site que tem como calcular o downtilt em relação a distancia para saber qual antena correta a usar para diminuir a area de sombra

  11. #31

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Amigos do topicos , hj eu fui em outro cliente que tinha um problema parecido ele tinha também um sinal de -80 e de cima do telhado eu vi que tinha um cabo de tenção no mesmo rumo que a antena ai eu abaixei a antena para que ela fica-se abaixo da rede de tensão para minha surpresa o sinal de -80 foi para -70 e ficou estabilizado sem cair nenhuma x , fiquei muito contente acho que o nosso amigo Rubem esta bem certo sobre a rede de tensão da zona de fresnel, vou testar naquele cliente problemático para ver se é o mesmo caso e posto para vcs

  12. #32
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    @fagtinti esse Rubem é o Cara! sempre atencioso e gosta de compartilhar o conhecimento! mas voltando ao tópico anterior, realmente..estou com problema com um cliente bem no vizinho a minha torre (15 mts) lá é um aprouter.. estou esperando chegar pelos Correios uns radios Oiw tech q comprei p testar.. vamos ver no que dá. mas estou ciente q vou ter de aumentar o mastro do cliente. vlw

  13. #33
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    comprei uma SXT lite2 pra brincar um pouco e gostei, tem uma sensibilidade boa! pena q o dollar esta massacrando.

  14. #34

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    Citação Postado originalmente por SanchezMT Ver Post
    @fagtinti esse Rubem é o Cara! sempre atencioso e gosta de compartilhar o conhecimento! mas voltando ao tópico anterior, realmente..estou com problema com um cliente bem no vizinho a minha torre (15 mts) lá é um aprouter.. estou esperando chegar pelos Correios uns radios Oiw tech q comprei p testar.. vamos ver no que dá. mas estou ciente q vou ter de aumentar o mastro do cliente. vlw


    Amigo esse seu cliente esta muito proximo da sua torre , utilize esse link http://www.novanetwork.com.br/suport...s/downtilt.php para verificar se ele não esta na zona de sombra da antena nesse site vc coloca a altura da antena + o dowtilt (geralmente eu deixo em 0 que seria a posição reta da antena) + o feixe vertical da antena o da aquario de 15 varia de 2 a 8 e o site mostra qual distancia o cliente pode ficar perto da torre.

  15. #35

    Padrão Re: Cliente com sinal excelente e ruim no mesmo tempo 2.4ghz

    O problema dessa conta é que toda antena tem lóbulo secundário de menor ganho, na prática as vezes tem lobulo lateral com coisa tipo 3 ou 4dBi, o que é bem suficiente pra conectar a 50 ou 100m.

    Então o jeito em distancia pequena é testar, e ver como fica em dia de sol forte e de chuva, porque lobulo secundário varia nessas horas.

    Se a conexão falhar demais (CCQ baixo, por exemplo, apesar de sinal alto) colocar antena de ganho bem mais alto no cliente dá uma ajuda, mas... tem que colocar antena de 23dBi a 60m, sendo que no angulo certo poderia colocar a 4Km, é muito desperdício de equipamento pro meu gosto.

    (Mais fácil colocar uma omni pequena em baixo se tiver mais clientes proximos, omni pequena tipo 3 a 5dBi, seja 2,4 ou 5GHz é suficiente pra conectar CPE a 200m, omni pequena assim tem angulo vertical absurdo tipo 50° então é bom colocar bem abaixo das setoriais no alto)


    (Alias, "sacanagem" a NovaNetwork colocar a conta no site, eu tava a uns meses tentando fazer isso de um jeito simples no Excel, como eu não ví isso?)

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fagtinti Ver Post
    Gostaria de entender um problema que ocorre com varios clientes .Tenho uma base de distribuição com rb433 catão r52hn com potencia de 63mw e uma antena omni slot 17dbi plutton polaridade horizontal . NO cliente 1 antena de grade de 25dbi 1 aprouter com potencia de 16mw distancia de 500mtrs.O estranho que no cliente o sinal é de -57dbm e praticamnete sem ocilação e na base de distribuição o sinal é de -82dbm e sem ocilação fuciona mais têm hora que o ccq fica muito baixo então fica caindo e voltando só que o ping entre eles é baixo quando não cai mais como cai e volta toda hora fica com lentidao , a visada entre os 2 ponto é limpa 100%Alguem sabe porque acontece isso.
    Verificou o cabo pigtail e o conector da antena de 25dbi ? já tive problemas parecidos, e geralmente 100% era o conector da antena. a solução mais pratica e adequada seria a troca do conector da antena, verificar se o cabo da antena(1 m ou 10 m) esta danificado em algum local, (linha de papagaio costumar cortar a proteção do cabo). se você possui uma visada sem obstrução, com zona de fresnel livre, verificou o cabo e conector da antena e não obteve resultados, possivelmente o roteador desse cliente deve estar com algum defeito.