+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvida ospf

    Boa tarde amigos,

    Minha dúvida é a seguinte, em uma rede roteada ospf, digamos que tenha uma rb 450g, pode ser com pppoe ou hotspot, esta sendo a torre principal onde chega o link e tenho 4 setoriais, se usar rocket, neste caso serão 4, sendo que na rb 450g ether1 porta link, ether2 radius (mk-auth), ether3 ptp torre 2, ether4 ptp torre 3, sobra a ether5 clientes sendo que uso na torre 4 rockets, aqui é a dúvida posso colocar uma switch? se não como deve ser?

    desde já agradeço,

    até mais

  2. #2

    Padrão Re: dúvida ospf

    Sobrando essa porta ether5, sim pode colocar uma switch para os paineis. o que vai autenticar é a rb450g. e lembrando que se for uma switch poe fica melhor para evitar as fontes e cabos espalhados.

  3. #3

    Padrão Re: dúvida ospf

    Acredito que sua duvida seja se os paineis ou dispositivos que colocar na eth5 com um Switch vão operar normal usando OSPF.

    Bem, o protocolo OSPF vai identificar a eth5 como uma unica porta, caso use a porta em modo router ou ate mesmo em Briedge e colocar nesse Switch algum equipamento, ponto a ponto com IP fixo deve "setar" a config na Eth5 para que o OSPF possa replicar esses IP em sua tabela de rotas.

    Não gosto de trabalhar com todas as portar em Briedge, isso diminui a capacidade do equipamento limitando minha rede a operar em 10/100 quando tenho algum equipamento que não operar em 1000 conectado nela. (bem, isso aconteceu aqui comigo em uma CCR1036)

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: dúvida ospf

    Não sei se entendi bem a tua pergunta, até porque não esta muito clara. Mas se eu entendi, o que você quer saber é se vai funcionar o roteamento utilizando o switch. Bem, a resposta é sim vai funcionar sem problema. Só lembre de deixar a porta que vai para os clientes sem IP, se trabalhar com pppoe.

  5. #5

    Padrão

    bom dia amigos,
    obrigado pelas respostas.
    citei apenas um pop, mas se eu tiver outros, por exemplo 05, usando rb 750 fazendo ptp, concentrador pppoe ou hotspot, usando setorias com rocket ou rb, ainda assim poderei colocar switch, lembrando que se trata de uma rede roteada, a switch não irá interferir no roteamento e autenticação dos cliente no radius na central/


    até mais

  6. #6

    Padrão Re: dúvida ospf

    Amigo, O seguinte.. se vc quer trabalhar de forma bem correta vc teria que fazer assim..

    Como vc vai fazer tudo roteado.. faz com PPPoE altenticando em cada torre....

    sobre os sw.. ex. se vc usa uma rb 750 ela tem 5 interface certo;;; eu costumo usar uma porta em um sw gerencivel.. seguimentando por vlan .. fazem com que cada painel tenha sua propria interface... ficando muito mais facil de monotorar os clientes.... trafego etc....

    as outras portas da Rb eu uso pra fazer PTP...

    claro que ser um pop com um unico ptp.. daria pra usar uma porta pro ptp e as outra para paineis..