+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Fico no aguardo pois e so vc falar o chip rf pro rubem que ele te fala se esse radio e bom ou não, mais e uma pena que não ficou bom eu tenho um par aqui e nem testei, ainda vou testar, quem devia dar uma opiniao e o zuchi pois ele usa esse tipo de equipamento e falou tão bem. Agora ele tem que opinar sobre esses tipo de problema.
    Opa @wala fiquei "away" por uns dias e acabei não conseguindo acompanhar o tópico aqui.
    Tentei de tudo quanto foi jeito ajudar o @JonasMT mas não tive sucesso. É a primeira vez que faço uma simulação no Link Planner que não bate com a realidade. Na simulação calculamos até a interferência do local.

    Fiquei realmente bastante decepcionado com o desempenho dele nas condições citadas e acabei ficando mais decepcionado ainda com o relato do Jonas. Confesso que estava na estrada quando li um dos e-mails dele e sentei o pau para chegar mais rápido e responde-lo pois eu mesmo fiquei com cara de espanto.

    Vale lembrar duas coisas aqui:

    - O rádio do Jonas é o Conectorizado e a distância dele é maior que os meus PTP's.

    - O meu PTP aqui é com rádios integrados (13dbi e porta /100) e uma distancia bem menor (1 de 2km e outro de 4km). Em um outro tópico aqui no fórum postei as screens em TCP, UDP e Both entre eles e entre as RB's. (é aquele topico que falamos do AC). O processador da minha 450G não deu conta em realizar o teste em TCP. Bateu nos 100% de processamento.

    Entre os rádios os valores apresentados são ligeiramente maiores que entre as RB's mas mesmo assim dentro de um limite aceitável.

    Ainda estou tirando algumas duvidas referente ao ponto citado acima com a Cambium e em cenários PTP e PMP.

    Quanto a nova versão com o ePTP 2.4, muitos voltaram a versão 2.3 devido a problemas de desempenho relatados no fórum da Cambium. Logo, acredito eu que ainda não seja a hora de utiliza-los.

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    com certeza, alguém usa em ptmp? o @Zucchi utiliza com gps em ptmp
    Agora permitam-me fazer um relato profundamente pessoal (rs):

    Acredito EU que, no meu entendimento e testes com o equipamento até o presente momento, a "MAGIA" do ePMP está na mesma magia do seu irmão mais velho e que o conheço desde 2006 - o Canopy e em cenários PMP/TDD.

    Nesta semana que passou tive de fazer diversas alterações em meus POPs - inclusive com o fechamento de 3 deles. Agora vou ter uma infra menor e mais "enxuta". Até o momento tenho 06 clientes ativados em cima de um ePMP com GPS/Sync que havia comprado para testes e com banda de 25mb de down por 10mb de up. Digo que tenho problemas em todos os equipamentos com exceção dos ePMP. É sol, chuva, vento, oscilação de energia. Tudo tenho que reiniciar, menos os danados citados. A latência destes clientes variam de 15 a 20ms dependendo do trafego de todos eles mas CONFESSO que não são usuários "Heavy."

    Eu queria MESMO é testar ele com 50 Zucchis conectados ao mesmo tempo a noite e sentando o pau no torrent, jogando e etc para ver como é que ele se sai hahaha.


    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @wala só tenho a agradecer ao amigo Zucchi! O cara mesmo com problemas pessoais me deu todo o suporte, desde a compra até certo ajustes que deveria solucionar o problema, mas que não teve efeito. Como falei testei ele foi bem em banca, fiquei até animado com os teste de banda, agora quando caio no quesito lactencia fique desapontado.
    Eu quem agradeço sua confiança, paciência, carinho e elogios. Peço desculpas pelas eventuais demoras. Tem épocas que as coisas resolvem sair do eixo X,Y, Z e até mais se tiver viu

  2. #62

    Padrão

    Permitam-me adicionar algumas dicas aqui:

    Referente ao modo TDD ele SÓ deve ser utilizado com rádios GPS/Sync. Não utilizar quando os rádios não tem sincronismo.
    Utilizar o modo flexible também. Os demais modos - 50/50 - 75/25 - 30/70 apenas com os rádios Sync e nos cenários TDD.

    Não utilizar a versão 2.4 no momento.... existem diversos relatos nada positivos sobre ela.

    Referente ao alinhamento:

    Escolher sempre a menor canalização. Só após 100% alinhado mude para 40Mhz. Verifique se a qualidade do link está BEM próximo do 100%, caso não esteja, realinhe.

    Após o alinhamento realizar o scan do espectro.

    Atentar-se ao fato da CAPACIDADE DO LINK próximo do 100%. Caso não esteja, provavelmente aquela frequência que está utilizando não é a ideal e é possível que ela não seja a ideal mesmo após o scan por algum motivo...

    Primeiro realizar o teste de ping e de banda pelas interfaces do rádio e sem trafego. Depois pode socar a bucha em tudo.

    Em modo PMP utilizar RÁDIOS COM GPS/SYNC.

  3. #63

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @rubem é limite da porta lan, eu cheguei a testar em bancada com iperf.

    @Zucchi mais uma vez muito obrigado por todo suporte via email, ja falei pra cambium te contratar pra ontem kkkkkk

    Segunda-feira vou fazer o down nos radios para versao 2.3 e ver como se comporta em PTP, no forum a um relato muito posito de 76km c/ 136mb down e 56up usando a versao 2.3 e que na versao 2.4 os radios nao conectarao mais voltando a 2.3 tudo normal novamente.

  4. #64

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @rubem é limite da porta lan, eu cheguei a testar em bancada com iperf.

    @Zucchi mais uma vez muito obrigado por todo suporte via email, ja falei pra cambium te contratar pra ontem kkkkkk

    Segunda-feira vou fazer o down nos radios para versao 2.3 e ver como se comporta em PTP, no forum a um relato muito posito de 76km c/ 136mb down e 56up usando a versao 2.3 e que na versao 2.4 os radios nao conectarao mais voltando a 2.3 tudo normal novamente.
    hehauheauheauhueha e olha que o escritório deles fica a 50km de casa . Mão na roda rsrs!

    Depois posta os testes

  5. #65

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @rubem é limite da porta lan, eu cheguei a testar em bancada com iperf.

    @Zucchi mais uma vez muito obrigado por todo suporte via email, ja falei pra cambium te contratar pra ontem kkkkkk

    Segunda-feira vou fazer o down nos radios para versao 2.3 e ver como se comporta em PTP, no forum a um relato muito posito de 76km c/ 136mb down e 56up usando a versao 2.3 e que na versao 2.4 os radios nao conectarao mais voltando a 2.3 tudo normal novamente.
    E ai como anda os testes com os epmp.

  6. #66

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    E ai como anda os testes com os epmp.
    Larguei de mao, to corrido até no provedor e como nesse pop preciso de pouca banda vai ficar eles mesmo no ptp até queimar ai troco por rb912 ou apc.

    Testei do firmware 2.3 até 2.4.1 esse ultimo o pior de todos totalmente bugado

  7. #67

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Pois é,
    Fumaça pura esse ePMP1000 no fim das contas né?

  8. #68

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Boa noite para distancia a baixo de 24km aonde pode se usar 20mhz e eptp e até que gostei viu. Aonde fui obriado a usar o modo PTP a latencia é muito pobre.
    @wala o epmp usa mesmo chipset do rocket m5, segundo andei lendo no proprio forum da ubnt

    https://community.ubnt.com/t5/airMAX.../1232426#M3006

  9. #69

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Boa noite para distancia a baixo de 24km aonde pode se usar 20mhz e eptp e até que gostei viu. Aonde fui obriado a usar o modo PTP a latencia é muito pobre.
    @wala o epmp usa mesmo chipset do rocket m5, segundo andei lendo no proprio forum da ubnt

    https://community.ubnt.com/t5/airMAX.../1232426#M3006
    Jonas e o Airfiber X quando aparece, tem noticia do mesmo?

  10. #70

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Boa noite para distancia a baixo de 24km aonde pode se usar 20mhz e eptp e até que gostei viu. Aonde fui obriado a usar o modo PTP a latencia é muito pobre.
    @wala o epmp usa mesmo chipset do rocket m5, segundo andei lendo no proprio forum da ubnt

    https://community.ubnt.com/t5/airMAX.../1232426#M3006
    Mais num conjunto bem melhor que o rocket

  11. #71

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    @jorgilson, assim que chegar no paraguas 4d depois ta na minha mao, ja deixei o fornecedor intimido hehe

    @wala, com certeza o conjunto firmw/restante do hard bem melhor.

  12. #72

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Tem uma empresa usando esse rádio nos clientes. Fica bom ? qual seria o AP lá na torre para distribuir ?

  13. #73

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Tem uma empresa usando esse rádio nos clientes. Fica bom ? qual seria o AP lá na torre para distribuir ?
    O AP seria o ePMP 1000 com GPS

    http://www.connectivitatelecom.com.b...0-sync-com-gps

    Qual distancia vc vai atender clientes?
    Qual antena irá usar?

  14. #74

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    O AP seria o ePMP 1000 com GPS

    http://www.connectivitatelecom.com.b...0-sync-com-gps

    Qual distancia vc vai atender clientes?
    Qual antena irá usar?
    Quero atender no máximo 3km desse pop (Estava pensando em montar uma célula toda intelbras com APC-5M-90+ e Wom 5000 Mimo)

    Só não sei, se vai ficar bom. Segundo o site diz que esse AP da cambium atende até 21,8km e suporta até 120 clientes. Será se aguenta mesmo ?

  15. #75

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Cara fuja de intelbras, ela nao se compara nem ao tplink. Quem dera ubnt,mk e principalmente cambium no quesito ptmp

  16. #76

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara fuja de intelbras, ela nao se compara nem ao tplink. Quem dera ubnt,mk e principalmente cambium no quesito ptmp
    é complicado mesmo, até comprei essa versão nova APC-5m-90+ (a versão +) pra fazer alguns testes. Pensei em usar tbm a rb912 com antenas setoriais e o sxt lite 5...

  17. #77

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Se não usar o won acho que vai de boa, so que ai tem que usar as cpe mais cara da intelbras que e da deliberant mesmo, ai não compensa muito. Melhor vc usar a rb912 com basestation 90/17 da ubnt e sxt.

  18. #78

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Se não usar o won acho que vai de boa, so que ai tem que usar as cpe mais cara da intelbras que e da deliberant mesmo, ai não compensa muito. Melhor vc usar a rb912 com basestation 90/17 da ubnt e sxt.
    Entendi, mais ainda não entendi qual o problema que da nessas da intelbras. Aqui pelo menos na cidade tem muitos provedores usando essa won 5000 mimo e rocket m5.

  19. #79

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Quero atender no máximo 3km desse pop (Estava pensando em montar uma célula toda intelbras com APC-5M-90+ e Wom 5000 Mimo)

    Só não sei, se vai ficar bom. Segundo o site diz que esse AP da cambium atende até 21,8km e suporta até 120 clientes. Será se aguenta mesmo ?
    Corre de intelbras como você correria de um leão faminto ok? Não faça isso. Esqueça esses rádios com protocolo 802.11 pelo menos para ponto-multiponto. O desenho do protocolo não é para uso outdoor.

    Se você quer qualidade ao extremo e ausência de dor de cabeça use Cambium. (acima dela tem redline, airspan, etc mas nenhum de nós pode pagar. Sério).

    Sim, ele faz exatamente o que diz o site, porém, você tem de planejar a sua celula. Para atender clientes até 20km é necessário utilizar a antena de 25bi force 110 com rádio conectorizado. Quantos clientes neste cenário/distancia você teria?

    Outro ponto é que no AP ePMP você diz a ele qual é o tamanho da celula de atendimento. Digamos que você sete 3km, ele vai ajustar o clock/tempo que cada cliente seu irá falar com base na distancia. Se você disser que é 20km, ele fará a mesma coisa dando mais tempo ao cliente mais longe. É claro que você poderá continuar colocando até 120 CPE por setor porém poderá ter lentidão.

    Existe uma ferramenta da Cambium para você calcular sua rede PMP por exemplo:

    Em uma celula de 2/3/4 km você pode atender clientes com plano de 1 a 5mb e colocar os 120 CPE naquele setor.

    Em 2 km você pode atender 88 clientes colocando planos de 25mb de down por 10mb de up sem ter problemas com lentidão. O ePMP trata cada cliente multiponto como se fosse um ponto a ponto possibilitando assim integrar mais banda para cliente.

    Ficou confuso ou deu para entender?

    OBS: Pode usar TRANQUILAMENTE as antenas SETORIAIS de no minimo 17dbi da Ubiquiti para celula de até 2/3km. Acima disso antenas de 20/21/22dbi

    EDIT para o topico do ePMP Multiponto: https://under-linux.org/showthread.php?t=179535

  20. #80

    Padrão Re: Review ePMP 1000

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Corre de intelbras como você correria de um leão faminto ok? Não faça isso. Esqueça esses rádios com protocolo 802.11 pelo menos para ponto-multiponto. O desenho do protocolo não é para uso outdoor.

    Se você quer qualidade ao extremo e ausência de dor de cabeça use Cambium. (acima dela tem redline, airspan, etc mas nenhum de nós pode pagar. Sério).

    Sim, ele faz exatamente o que diz o site, porém, você tem de planejar a sua celula. Para atender clientes até 20km é necessário utilizar a antena de 25bi force 110 com rádio conectorizado. Quantos clientes neste cenário/distancia você teria?

    Outro ponto é que no AP ePMP você diz a ele qual é o tamanho da celula de atendimento. Digamos que você sete 3km, ele vai ajustar o clock/tempo que cada cliente seu irá falar com base na distancia. Se você disser que é 20km, ele fará a mesma coisa dando mais tempo ao cliente mais longe. É claro que você poderá continuar colocando até 120 CPE por setor porém poderá ter lentidão.

    Existe uma ferramenta da Cambium para você calcular sua rede PMP por exemplo:

    Em uma celula de 2/3/4 km você pode atender clientes com plano de 1 a 5mb e colocar os 120 CPE naquele setor.

    Em 2 km você pode atender 88 clientes colocando planos de 25mb de down por 10mb de up sem ter problemas com lentidão. O ePMP trata cada cliente multiponto como se fosse um ponto a ponto possibilitando assim integrar mais banda para cliente.

    Ficou confuso ou deu para entender?

    OBS: Pode usar TRANQUILAMENTE as antenas SETORIAIS de no minimo 17dbi da Ubiquiti para celula de até 2/3km. Acima disso antenas de 20/21/22dbi

    EDIT para o topico do ePMP Multiponto: https://under-linux.org/showthread.php?t=179535
    Legal, na realidade ainda não temos clientes, estamos iniciando os serviços julho a agosto desse ano. E estava procurando algo melhor que ubnt/mk/intelbras para colocar na torre (distribuindo sinal) e nos clientes num raio de até 5 km de cada pop.

    Usando essa solução da cambium qual seria o melhor equipamento da linha epmp para distribuir sinal(qual antena setorial você recomenda usar ?) e para os clientes (cpe) qual seria a melhor solução para até 5 km? Você indica um local para comprar ?

    Muito Obrigado pela ajuda. Prezo muito na qualidade. (Os planos na região é de 1 até 5 mb e no máximo 10 mb)


    EDIT-

    O provedor da região ta usando esse equipamento:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC_0030.JPG
Visualizações:	410
Tamanho: 	1,38 MB
ID:      	58828Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC_0034.JPG
Visualizações:	425
Tamanho: 	1,33 MB
ID:      	58829

    Só que nesse cliente ele colocou uma espécie de antena (não sei como é o nome correto).