+ Responder ao Tópico

1. Jonas, nesse teu case o rádio passando mais de 150 mb agregado não estaria de bom tamanho? Pelo que eu notei ele só sobe a latência conforme o tráfego aumenta. Acredito que seja um descarte da própria porta LAN. A dúvida que eu tenho: será que se um UBNT conseguisse chegar a um tráfego desse volume descartaria pacotes e subiria a latência. Eu acredito que sim.

Eu vejo isso nas redes WiFi, quando a capacidade de tráfego da interface se esgota a primeira consequência é perder pacotes e aumentar o ping. As interfaces ath fazem isso. Agora, com as eth eu AINDA não tinha presenciado.

Mas fico feliz por um lado, porque o fabricante diz que o aparelho passa 200 mb agregado na Wireless, e PASSA. Significa que as ath dos Cambium são de longe superiores aos Ubiquiti, Mikrotik, Deliberant.

Pra mim valeu o teste. Agradecimento especial ao @JonasMT que dispendeu tempo para nos passar os resultados práticos do ePMP.

2. muito valido, epmp é outro nivel, gostaria muito de utilizar em ptmp com a cpe tbm, ai ficaria show, junto com o gps =)

3. Entao Jadir, rocket m5 nao faz nem um terço hehe.

Rb912 e apc 5m chega bem proximo custando cerca de 200,00 a menos a unidade.

Infelizmente o epmp nao deixa testar em apenas um sentido, mas rb912 38km dish 34 sinal -42 176mb udp e 120 tcp.

Sobre o descarte ele começa a apos 90mb as vezes um pouco depois.

Mas como falei acima pelo valor fica muito proximo de uma rocket ac e rb921 que temos case e mais cases de sucesso passando muita banda. Como tem cases de fracaso total kkkk

Confira ai o case do af5-x 33km e 260mb com latencia de 0 a 2ms
    https://community.ubnt.com/t5/airFib.../cns-p/1208295

Se alguem quiser mais algum teste só pedir que providencio.

4. Fora esse "Wireless Link test", ele não tem nenhum teste de banda pra você testar rumo a algo via cabo pra ver se não é limite da porta 100M?

Eu ví limite assim varias vezes, 85-95Mbps pela lan (Sempre testo pc a pc, windows<>linux geralmente, é half em teoria, mas cada pacote precisa resposta então na prática seria algo tipo 5%/95% up/down praticamente).

E eu estranho isso permitir link margin de 10 ou 12dB (Nível de sinal acima da sensibilidade) em MCS14 ou MCS15, a UBNT e a Cisco costumam recomendar mais de 20dB mesmo em datarate bem baixo tipo MCS11. Recomendam uma coisa mas o modo automatico do equipamento faz outra.

5. Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Fico no aguardo pois e so vc falar o chip rf pro rubem que ele te fala se esse radio e bom ou não, mais e uma pena que não ficou bom eu tenho um par aqui e nem testei, ainda vou testar, quem devia dar uma opiniao e o zuchi pois ele usa esse tipo de equipamento e falou tão bem. Agora ele tem que opinar sobre esses tipo de problema.
    Opa @wala fiquei "away" por uns dias e acabei não conseguindo acompanhar o tópico aqui.
    Tentei de tudo quanto foi jeito ajudar o @JonasMT mas não tive sucesso. É a primeira vez que faço uma simulação no Link Planner que não bate com a realidade. Na simulação calculamos até a interferência do local.

Fiquei realmente bastante decepcionado com o desempenho dele nas condições citadas e acabei ficando mais decepcionado ainda com o relato do Jonas. Confesso que estava na estrada quando li um dos e-mails dele e sentei o pau para chegar mais rápido e responde-lo pois eu mesmo fiquei com cara de espanto.

Vale lembrar duas coisas aqui:

- O rádio do Jonas é o Conectorizado e a distância dele é maior que os meus PTP's.

- O meu PTP aqui é com rádios integrados (13dbi e porta /100) e uma distancia bem menor (1 de 2km e outro de 4km). Em um outro tópico aqui no fórum postei as screens em TCP, UDP e Both entre eles e entre as RB's. (é aquele topico que falamos do AC). O processador da minha 450G não deu conta em realizar o teste em TCP. Bateu nos 100% de processamento.

Entre os rádios os valores apresentados são ligeiramente maiores que entre as RB's mas mesmo assim dentro de um limite aceitável.

Ainda estou tirando algumas duvidas referente ao ponto citado acima com a Cambium e em cenários PTP e PMP.

Quanto a nova versão com o ePTP 2.4, muitos voltaram a versão 2.3 devido a problemas de desempenho relatados no fórum da Cambium. Logo, acredito eu que ainda não seja a hora de utiliza-los.

Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    com certeza, alguém usa em ptmp? o @Zucchi utiliza com gps em ptmp
    Agora permitam-me fazer um relato profundamente pessoal (rs):

Acredito EU que, no meu entendimento e testes com o equipamento até o presente momento, a "MAGIA" do ePMP está na mesma magia do seu irmão mais velho e que o conheço desde 2006 - o Canopy e em cenários PMP/TDD.

Nesta semana que passou tive de fazer diversas alterações em meus POPs - inclusive com o fechamento de 3 deles. Agora vou ter uma infra menor e mais "enxuta". Até o momento tenho 06 clientes ativados em cima de um ePMP com GPS/Sync que havia comprado para testes e com banda de 25mb de down por 10mb de up. Digo que tenho problemas em todos os equipamentos com exceção dos ePMP. É sol, chuva, vento, oscilação de energia. Tudo tenho que reiniciar, menos os danados citados. A latência destes clientes variam de 15 a 20ms dependendo do trafego de todos eles mas CONFESSO que não são usuários "Heavy."

Eu queria MESMO é testar ele com 50 Zucchis conectados ao mesmo tempo a noite e sentando o pau no torrent, jogando e etc para ver como é que ele se sai hahaha.

Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    @wala só tenho a agradecer ao amigo Zucchi! O cara mesmo com problemas pessoais me deu todo o suporte, desde a compra até certo ajustes que deveria solucionar o problema, mas que não teve efeito. Como falei testei ele foi bem em banca, fiquei até animado com os teste de banda, agora quando caio no quesito lactencia fique desapontado.
    Eu quem agradeço sua confiança, paciência, carinho e elogios. Peço desculpas pelas eventuais demoras. Tem épocas que as coisas resolvem sair do eixo X,Y, Z e até mais se tiver viu

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L