+ Responder ao Tópico



  1. Cara, com essas bandas quem ta preocupado com latencia? :-)

    Eu ficaria feliz até com 50ms, desde que isso significasse tanta banda e estabilidade.
    Eu trocaria tranquilamente 15ms por não ter dor-de-cabeça como os MK e UBNT em 4ms dão.

    Eu suspeito que isso nem tenha um hardware tão poderoso, é mais otimização dentro do modo proprietário deles (E uns cuidados extras tipo aquela massa metalica dissipando calor). Canopy era assim, um hardware até fraquinho, mas não ficava prometendo mundos e fundos tipo datarate de 54M, tinha datarate muito mais baixo, com TDMA e cia, dava no mesmo throughput que um otimo sistema 802.11 padrão de preço bem grande.


    O ePMP 1000 integrado (13dBi) tá o preço de Nanobeam M5 25dBi mas proxima vez que precisar pra distancia curta tipo 10Km pode ter certeza que vou usar ePMP, tô gostando demais dos relatos de desempenho.

  2. Essas bandas rubem? Para amigo 40mb com uma lactencia alta dessa é ridiculo sim! E nao é só lactencia, mesmo em modo PTP-TDD 40mhz no teste de banda 96mb up e 68down, ele nao consegue passar 40mb de trafego real "clientes,trocentas conexoes,pps" e afins

    APC 5M+ Tem trocentos case de 80mb down 40mb up e lactencia de 3 a 6ms.

    RB912 + nv2 eu tenho em outros 4 saltos com essa mesma banda lactencia de 4 a 8ms

    Entao pq comprei cambium? Porque PROMETIA 200mbps com lactencia de 15 a 20ms, AI É BANDA. Agora com ridiculos 40mb o radio ta abrindo as perna.

    NAO RECOMENDO



  3. Eu imagino que se em bancada dá 190M/150M, em distancia curta (<1Km) deve dar isso também. Pra o que eu uso uma latencia dessa (50ms) não faz diferença por mais alto que seja, em PTP mais barato a latencia pc a pc (Com roteamentos no caminho) nunca é pequena mesmo, e ela não incomoda, o que incomoda muito é perda.

    O que eu não tinha lido direito é sobre as PERDAS de pacotes, num print seu está em 29%, aí é pra se preocupar mesmo.
    E como eu faço teste PC a PC sempre, eu lí os 60M/96M como banda usavel, agora entendi, 30M/6M é o real. Aí complica mesmo.

    Mas ainda assim vou comprar um par do integrado quando sobrar dinheiro, pelo menos eles falam alguma coisa em link sem visada (nLOS) decente (Em 802.11 nunca dá), sei que 200M e 15ms é exagero, mas geralmente preciso 5% disso, o que me parece é que essa latencia alta é culpa de otimização pra nLos, que é o que as fazendas por aqui precisam.

  4. Perca de pacote pode ficar despreocupado, ele só aconteceu pq chego no limite da placa de rede do epmp que é /100. Mais uma mancada /1000 somente na versao com gps que custa 1.650,00 a unidade.

    Eu vou testar eles dinovo na segunda com um par de algcom 22dbi e 12km, posto o resultado.



  5. Pessoal, bom dia!

    Meu nome é Adriana e trabalho na Cambium Brasil.

    Encontrei este tópico por indicação do Carlos da TCF Telecom.

    Algumas observações quanto aos temas discutidos aqui:

    - o ePMP possui 3 modelos de rádio: Sincronizado Conectorizado, Integrado sem Sincronismo, Conectorizado sem Sincronismo
    - o ePMP é um produto PTP e PMP, ou seja, no mesmo produto você configura AP, CPE ou PTP
    - Os rádios Sem Sincronismo possuem porta /100 - porém, lembre-se que este equipamento é half duplex. Ou seja, vai fazer o downlink e depois o uplink. Se pensarmos na capacidade total de 200Mbps @ 40MHz e 50/50, teriamos 100Mbps em cada direção. A porta suporta esta capacidade. E na prática, será muito dificil utilizar o equipamento com 40 MHz. O modelo de rádio com Sincronismo possui porta Giga.
    - A latência do equipamento depende do modo de operação (AP, SM, PTP). Quando selecionado o modo TDD, permite o sincronismo do equipamento com a utilização da antena GPS, que vem apenas no modelo Sincronizado. Esta utilização faz mais sentido em uma rede PMP, onde podemos fazer reuso de canal e eliminar a autointerferência do sistema. O modo TDD possui sim, uma latência mais alta, o motivo é que os frames tem que ter todos o mesmo tamanho, para que realmente o sistema sincronizado funcione. Porém está latência do ePMP é estável. O grande problema das redes e outros fabricantes está na variação da latência. Na versão 2.4, que já é oficial, temos a opção de configurar o equipamento como ePTP, com esta configuração específica para PTP, a latência é de 2-3ms.

    Temos diversos provedores no Brasil que também podem dar o sua opinião sobre o produto.

    Caso vocês tenham interesse ou outra dúvidas, entrem em contato comigo, para discutirmos caso a caso: adriana@cambiumnetworks.com

    Abs,

    Adriana

  6. Pocha vida, esperava no minimo uma resposta que tenta-se solucionar o problema. Nao apenas um ctrl+c+v da descriçao do produto traduzida

    Tenho todas as screen aqui dos testes feitos em campo e bancada.

    Vamos la:

    - Ele TDD é pior lactencia possivel, nao tem nada fixo ali ela ja começa com 15 a 18ms e vai até RIDICULOS 150ms

    - A porta lan perto de 92mb seja tpc/udp ele ja começa a descarta pacotes.

    - Em 50/50 ou flexivel, teste both de rb para rb ele nao passa faz mais que 43mb em ambos sentidos

    - Modo ePMP é que possui lactencia mais aceitavel, porem passo de 20mb ela vai subindo até chegar a essa postada acima.
    Mimimi é interferencia,visada e pomba giria. Nao é nada disso pois mesmo com radios a 2mts um do outro é exatamente como esta em campo agora.

    - Na patrica sera muito dificil usar equipamente em 40mhz? Voce só pode estar de brincadeira.

    Uma dica CAMBIUM, contrate nosso amigo Zucchi. Atendimento dele>>>>>>>anos luz>>>>resposta automaticas que em NADA ajuda ou acrescenta a discuçao.

    Bom fica a voce entao MEU convite, se tiver alguma t.i responsavel e queria me atender via skype ou email eu até me disponho a perder mais tempo e dou mais uma chance ao radio.



  7. Seria interessante que os revendedores fornecessem um exemplar do equipamento para teste, bem como um assessoria técnica para que usuários experientes desse fórum fizessem um teste isento, sempre que é apresentado um novo equipamento, para que não recaia a nós mesmo todo o custo de teste e verificação, além de que desta forma é mais fácil de se conseguir alcançar o desempenho máximo do equipamento.

    Penso que essa é uma boa forma de divulgação do equipamento também, pois se funcionar bem todos vão ficar sabendo e ninguém poderá alegar que comprou achando que era uma coisa e quando foi ver era bem pior do que acreditava. Por isso é bom para ambas as partes, cliente e fornecedor.

    Eu ia comprar um desse também, tinha chegado a fazer o pedido, mas desisti de última hora pois fiquei com receio... Ainda bem... A situação não está boa pra gente ficar correndo risco de perder dinheiro.

  8. Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Como o que eu escrevo n é nada.

    Fiquem com suas duvidas e receios e cheios de ubnt.

    N sei pq resolvi perder tempo com esse post.
    Eu não tinha visto seu post, pois comecei a escrever e tive que fazer outra coisa, somente voltei a escrever depois de uma hora e depois postei, nesse meio tempo vc publicou seu relato positivo. Gostaria que não ficasse ressentido por isso.

    Se teve uma experiencia positiva com o equipamento eu gostaria muito de conhecer melhor o cenário.

    Poderia nos dar mais detalhes?



  9. Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Lógico que qdo comprei qse bati ele na parece com firmware antigo é muito ruim, e por ser 100% em inglês e TODO o matérial tb ser da uma certa dificuldade comparada aos Ubnt da vida.

    Detalhe o equip passando 200MB de thg, não esquentou !!!, com os APC esquenta muito... rocket então frita ovos. Me parece que deve durar mais por isso.
    Amigo qual o nivel de interferencia nesse local do teste externo?

  10. Humm, aí sim.. Só pra gente ficar por dentro:

    - Em quanto fica o ping com um tráfego de 90 Mbps?
    - Está usando canal de 40 Mhz?
    - Qual nível de sinal nesse enlace?



  11. guigol, quanto a ter aberto nao vejo nada d+. Garantia no br nao funciona isso é fato.

    Problema na antena,pigtail ou alinhamento eu descarto completamente. Eu ja tinha uma rb912 nesse mesmo ponto passando cravado 40mb de down que é meu link contratado no momento. Ping raramente passava de 10ms.

    Pretende aumentar o link e sempre prezo por uma boa lactencia pois sao 5 saltos ai nesse enlace, entao nosso amigo zucchi falo do epmp latencia de 1 a 3ms banda nao sei das quantas resolvi testar.
    Por sorte peguei na promoçao por 450,00 a unidade. Sei que o valor dele agora esta beirando os 650 a 700,00.

    E rocket dish nao tem qualidade? Po rapaz fala isso nao, no forum da ubnt case com af5-x em pouco mais de 33km passando 200mb como é que antena nao presta? Area extremamente poluida.

    Porta /100 em um radio do valor e das promessas do epmp 1000 é uma pisada de bola sem tamanho.

    Outro problema em ePTP só da pra usar 40mhz até 24km, como vou passar mais que 50mb em 36km usando 20mhz? Ou nos enlace maiores que tenho de 46 e 56km!

    Nesse enlace de 46km teste de rb912 para rb912 110mb tcp, que na "vida real" sabemos que ela só vai bem até seus 70mb

    Outro enlace de 37km 126mb tcp novamente por rb912 para 912.

    Se o radio só trabalha bem até 18dbm, como fechar enlace grande com ele?

    Tbm fiz teste com iperf e apresento os mesmo problemas que teste de radio/radio e rb1200/rb1100 x2.

    Bom mandei um email para a Adriana lotado de screen e informaçoes. Até o exato momento nao recomendo o radio.

    Nao resolvendo até domingo tiro eles e anuncio no ml, ja é mais um $$$ pro cofrinho do af5-x rsrsrs

  12. Jonas, essa limitação de 24 Km para canal de 40 Mhz é no firmware dele? Se vc tentar "enganar" o rádio e manter ele em 40 Mhz numa distancia maior ele não conecta?



  13. @SantiagoMG exatamente, e limitaçao do firmware. Nesse quesito ele nao é burro uahhuahaa

    Ele confere a distancia do outro radio, se nao estiver de acordo ele nem conecta =/


    @guigol nao estou diflamando e muito menos apontando uma arma pra cabeça de ninguem falando "NAO COMPREMMM"

    Estou apenas repassando os teste que fiz "só em lab foi quase 2 semanas", resolvi postar pois só aqui no under tenho trocentos pedido de como fico os radios e mais trocentos no face. Explicar um a um iria dar um trabalho danado.

    Zucchi até acho que o problema de lactencia alta era devido ao pequeno espaço entre eles aqui na loja e que em campo isso deveria sumir. Nadinha rsrsrs

  14. Nao estou batendo boca parceiro, e longe de mim torce pra fabricante que NAO ESTA NEM AI PRO SEU CONSUMIDOR. Voce acha realmente que ubnt,mk e afins nao sabe da fragilidade do produto? Po se nao queimar eles nao vendem um novo kkkkkk

    Tudo o que voce falo sobre ubnt nem oque discutir é um fato.

    Tbm uso sxt, com rb912 no ap e nv2 fica lindo.

    Sim li todo o data e testei em bancada com 2dbi em campo agora esta com 23dbi, a noite vou baixar pra 17dbi e ver como fica.

    Esse enlace nao precisa de potencia extra,extrutura fraca e etc. Sao 36km com rocket dish 34dbi, torre galvanizada a fogo, art e crea de minas.

    sinal com rb912 -42 sinal com epmp 1000 -53

    Como ele fica distante, simplismente vou volta ao que funcionova rb912 e anunciar os epmp no ml.




  15. Tenho paradas aqui na loja algcom 30dbi, segundo o proprio Fabio é pouco para 36km. Seria no minimo 1x 0,90cm e outra de 0,60cm.
    Interferencia no local é minima, mesmo assim comprei um par de radomes pra elas. Pq nao comprei a algcom de 90cm?

    Porque pretendo usa af5-x e algcom novamente segundo o fabio nao tem nem previsao de quando seria possivel posicionar o seu alimentador a 45° tirando assim o maximo de proveito do af5-x, entao resolvi comprar os radome.

    O valor do epmp, vou falar com financeiro e te passo amanha cedo ok, nfe da connectivitatelecom.com.br

    Scan do proprio epmp
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	192,3 KB
ID:      	58151

  16. Pois é rodrigo aguilar ja me envio screen de 40km 100mb com dish 30.

    Olha ai as criança parada
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20150108_13_23_09_Pro.jpg
Visualizações:	400
Tamanho: 	998,1 KB
ID:      	58152

  17. O @JonasMT esse radio foi aquele que apareceu no post que eu fiz sobre 802.11ac la do Ze alves ?

    Se foi, eu vi o barulho todo e pensei assim comigo:
    Será que a motorola vai fazer um radio bom e barato pra quebrar as pernas da linha PTP que sao radios que resolvem o problema mas sao CARISSIMOS pensei comigo, acho que nao . Ta ai né o radio pode ser bom para curtas distancia 20 ate 30km como pensei, mas passou disso complica pra ele, agora fica a pergunta mesmo para curta distancias vale a pena o custo ?

    Eu nao conhecia os radios por isso nao opinei mas pelos resultados ai nao sei nao ....

  18. @speedpc é justamente esse radio que apareceu no topico la, tenho um enlace de 12km pra fechar com algcom 22dbi. Era pra subir hj, mas resolvi esperar até segunda e vou testar novamente pra tirar de vez a duvida.

    Eu acho que ele pode ir bem até 24km aonde se pode usar 40mhz + ePTP, porque nos outro modos ele se comporta na MINHA opiniao no MEU CENARIO de forma ridicula no quesito latencia ptp, temos radios mais baratos e com performace melhor.

  19. Citação Postado originalmente por guigol Ver Post
    Ok,

    - PTP de 26Km
    - Antenas Algcom com blindagem lateral acredito cerca de 30 db é do tamanho da rocket dish
    - os ePmp 1000

    Antes usava APC 5m, era bom mais queria mais...

    Hj estou usando somente a porta Main 100Mb mas nos testes usei as duas. Como nesse PTP não preciso de imediato de mais não desci da torre mais um cabo.

    Esse teste é de uma maquina x86 para uma rb450G, ai se coloco TCP já viu né processamento em 100% e atrapalha tudo.

    Nunca vi um rádio dar 100/100 e pelo que pode ser esse hardware tem mais de anos não é AC nem nada !!! Fiquei besta e qdo abriram o post fiquei chateado em difamar esse equip. espero que não aumente o valor pelo dolar subir .

    Anexo 58138
    Como e que se usa as 2 portas nele? e por bonding?

  20. Ei Jonas como vc é cobaia, que tal comprar esse ai, http://www.streakwave.com/Itemdesc.asp?ic=B5c&o1=0






Tópicos Similares

  1. Review - ePMP 1000 para Ponto-Multiponto
    Por Zucchi no fórum Análises Técnicas
    Respostas: 100
    Último Post: 14-11-2016, 20:57
  2. Ubiquiti ou ePMP 1000?? Qual usar?
    Por fhilippe no fórum Ubiquiti
    Respostas: 31
    Último Post: 23-05-2016, 10:25
  3. Problemas com HP Laser Jet 1000
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 21-09-2003, 23:36
  4. Configuração de AP 1000
    Por rafaelpazcolles no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 05-05-2003, 07:38
  5. Desktop Padrao para 1000 usuarios
    Por s3ri4l no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 16-04-2003, 17:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L